Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20180
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAzevedo, Maria Carolina Almeida de-
dc.date.accessioned2025-02-21T18:31:26Z-
dc.date.available2025-02-21T18:31:26Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Maria Carolina Almeida de. Lições de Bolekaja: Experiências pedagógicas antirracistas e afrocentradas no ensino de Inglês. 2022. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20180-
dc.description.abstractA presente pesquisa visa a analisar as experiências pedagógicas da autora baseadas em princípios antirracistas e afrocentrados. As atividades estão divididas entre ações pedagógicas performadas com alunos do 2o ano do ensino fundamental I e alunos da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro no ano de 2019, e três encontros formativos com professores e outros profissionais ligados ao ensino de língua inglesa, que foram promovidos pelo Conselho Britânico de Educação, o British Council. Como base teórica, mas não única, serão utilizados alguns preceitos presentes em obras de autores pertencentes ao Intelectualismo Bolekaja, como Chinweizu et al. (1975), Wa Thiong’o (2021) e Mudimbe (2013), além de teóricos de outros movimentos africanos e afrodiaspóricos, como Asante (2017) e Appiah (2018). Aqui, descrevo o movimento social Bolekaja e o movimento intelectual crítico Intelectualismo Bolekaja, com o apoio da obra de Anyaegbunam (1994), focando em como as metáforas deste movimento serviram de inspiração para construir pontes com o estudo aqui feito. Diante da análise dos capítulos acerca das identidades raciais e sobre o panorama atual encontrado no embricamento entre raça, relações étnico-raciais e o ensino de Inglês, desenvolvo a base teórica que sustentará este estudo. O objetivo desta pesquisa é compreender como se estabelece a conexão entre o ensino de língua inglesa e as relações étnico-raciais, e como essa relação ecoa em alguns agentes presentes neste processo, como os professores, os alunos, o ensino de inglês e a pesquisadora. Além disso, pretendo investigar como os ensinamentos presentes no Intelectualismo Bolekaja podem contribuir para o desenvolvimento de um ensino de língua inglesa moldado para os objetivos e aprimoramento das populações indígena e negra brasileiras. A metodologia utilizada nesta pesquisa será a narrativa autobiográfica, tendo em vista que se trata de um estudo voltado às experiências vivenciadas pela professora pesquisadora. Os resultados e as conclusões apontam que a identidade racial da professora e seu letramento racial crítico são fatores determinantes para o desenvolvimento de atividades que não endossem perspectivas racistas e que, mesmo que já contemos com profissionais empenhados na promoção de uma educação linguística outra, há uma lacuna na formação destes docentes sobre o conhecimento determinado pelas leis federais n. 10.639/03 e n. 11.645/08.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectBolekajapt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectPedagogia críticapt_BR
dc.subjectDecolonialidade.pt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectBolekajapt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectCritical pedagogypt_BR
dc.subjectDecolonialitypt_BR
dc.titleLições de Bolekaja: Experiências pedagógicas antirracistas e afrocentradas no ensino de Inglêspt_BR
dc.title.alternativeBolekaja lessons: Antiracist and afrocentered pedagogical experiences in english language teachingen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present research aims to analyze the author's pedagogical experiences based on antiracist and afrocentered principles. The activities are divided between pedagogical actions performed with students of 2nd grade and students of Youth and Adult Education of the Municipal Secretariat of Education of Rio de Janeiro in 2019 and three formative meetings with teachers and other professionals linked to the teaching of English language, which were promoted by the British Council of Education. As a theoretical basis, but not the only one, some precepts present in works by authors belonging to Bolekaja Intelectualism such as Chinweizu ET AL. (1975), Wa Thiong'o (2021) and Mudimbe (2013), as well as theorists from other African and Afrodiasporic movements such as Asante (2017) and Appiah (2018). Here I describe the Bolekaja social movement and Bolekaja Intelectualism, drawing on the work of Anyaegbunam (1994), focusing on how the metaphors of these movements have served as inspiration to build bridges with the study here. After analyzing the chapters on racial identities and the current panorama found in the intersection between race, ethno-racial relations, and the teaching of English, I develop the theoretical basis that will sustain this study. The purpose of this research is to understand how the connection between English language teaching and ethno-racial relations is established, and how this relationship echoes in some agents present in this process such as teachers, students, English teaching and the researcher. Furthermore, I intend to investigate how the lessons present in Bolekaja Intelectualism can contribute to the development of an English language teaching modeled towards the objectives and improvement of the indigenous and black Brazilian populations. The methodology used in this research will be autobiographical narrative, since it is a study of experiences lived by the teacher himself. The results and conclusions indicate that the teacher's racial identity and critical racial literacy will be determinant for the development of activities that do not endorse racist perspectives and that, even though we already have teachers committed to promoting a different language education, there is a gap in the training of these teachers on the knowledge determined by the federal laws n. 10.639/03 and n. 11.645/08.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiz Fernandes de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3955-3732pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Fernandes de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3955-3732pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7006752768658988pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Viviane Conceição-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3322639097507507pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Alyxandra Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7732767894341855pt_BR
dc.contributor.referee4Vianna, Cintia Camargo-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-2784-0443pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6105339070953272pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8344-3875pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5063491008305473pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesABBOU, Tahar. Mansa Musa’s journey to Mecca and its impact on Western Sudan. [S.l.: s.n.], 2016. Disponível em: http://dspace.iua.edu.sd/bitstream/123456789 /932/1/Taha %20abbou. pdf. Acesso em: 22 ago. 2022. ACHEBE, Chinua. A educação de uma criança sob o protetorado britânico: ensaios. Brasil: Editora Companhia das Letras, 2012. AFOLAYAN & OLUSOLA, S. Pragma-Criticism: An Afrieurocentric Reaction to the Bolekaja Agenda on the African Novel. The Journal of Pan-African Studies, [s.l.], n. 3, p. 85-103, 2010. AKBAR, Na’im. Akbar papers in African psychology. Tallahassee, FL: Mind Productions & Associates, 2003. ANYAEGBUNAM, Chike. Bolekaja in the Construction of Africa in Intellectual Discourse. The Special Edition of Journal of Communication Inquiry, [s.l.], v. 17, n. 2, p. 3-10, 1993. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/019685999301700201. Acesso em: 25 jan. 2022. ANYAEGBUNAM, Chike. Bolekaja Intellectualism: The Genesis of Syncretistic Model Building in Communication for Development in Africa. Dissertation (Unpublished Ph.D.) – University of Iowa, 1994. APPIAH, Kwame Anthony. “Out of Africa: Topologies of Nativism”. The Bounds of Race: Perspectives on Hegemony and Resistance. Edited by Dominick LaCapra. Ithaca, NY: Cornell University Press, 2018. p. 134-163. ASANTE, Molefi Kete. Revolutionary Pedagogy. Primer for Teachers of Black Children. New York: Universal Write Publications LLC, 2017. ASSIS-PETERSON, Ana Antônia; COX, Maria Inês Pagliarini. Inglês em tempos de globalização: para além de bem e mal. Calidoscópio, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 5-14, 2007. AZEVEDO, M. C. Inglês x Pretuguês: qual vale mais? In: NETO, Mauricio J. Souza. (org.). Lingua(gem) e justiça social: saberes, práticas e paradigma: volume 2. Tutóia: Diálogos, 2022. p. 85-102 (livro eletrônico). Disponível em: https://www.editoradialogos.com/livros/linguagem-e-justica- social-saberes-praticas-e-paradigmas-v-2/. Acesso em: 02 fev. 2022. BÂ, Amadou Hampatê. Amkoullel: o menino fula. São Paulo: Pallas Athenas, 2003. BÂ, Amadou Hampatê. Tradição viva. In: ZERBO, J.K. (org.). História geral da África I. Brasília: MEC/Unesco, 2010. BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 1999. BANIWA, Gersem Luciano. Movimentos e políticas indígenas no Brasil contemporâneo. Tellus, [s.l.], p. 127-146, 2007. BENTO, Maria Aparecida da Silva. Pactos Narcísicos no Racismo: branquitude e poder nas organizações empresariais e no poder público. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. BRAINE, George. Non-native educators in English language teaching. [S.l.]: Routledge, 2013. 133 BRASIL. Lei 10.639/2003 (lei ordinária) de 09 de janeiro de 2003. Altera a lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “história e cultura afro-brasileira” e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil [...]. Brasília. BRASIL. Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a. Disponível em: http:// basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_ EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 8 out. 2021. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Parecer CNE/CP 003/2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: MEC, 2004. BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Brasília: Ministério da Educação. SECAD; SEPPIR, jun. 2009. BROWN, Cecilie Waallann; HABEGGER-CONTI, Jena L. Visual representations of indigenous cultures in Norwegian EFL textbooks. Nordic Journal of Language Teaching and Learning, [s.l.], v. 5, n. 1, 2017. Disponível em: https://journal.uia.no/index.php/NJLTL/article/view/369. Acesso em: 13 abr. 2022. CALEFFI, Paula. “O que é ser índio hoje?” A questão indígena na América Latina/Brasil no início do século XXI. Diálogos Latino-americanos, [s.l.], n. 7, p. 20-42, 2003. CAMARGO, Mábia. Atlântico Negro Paiol. Como estão sendo conduzidas as questões de raça e etnia nas aulas de língua inglesa? Dissertação (Mestrado em Linguagem, identidade e Subjetividade) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2012. CANAGARAJAH, Suresh. Translingual practice: Global Englishes and cosmopolitan relations. New York and London: Routledge, 2012. CARDOSO, Lourenço. Branquitude acrítica e crítica: A supremacia racial e o branco antirracista. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, [on-line], v. 8, n. 1, p. 607-630, 2010. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692- 715X2010000100028&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 22 set. 2022. CAVALLEIRO, Eliane. Do silêncio do lar ao silêncio escolar – racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. São Paulo: Contexto, 2003. CHAVES, Carla. O ensino de inglês como língua estrangeira na educação infantil: para inglês ver ou para valer? Monografia (Curso em Especialização em Educação Infantil) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: http://www.leffa.pro.br/ensinole.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021. CHINWEIZU; ONWUCHEWKA, J.; IHECHUKWU, M. Towards the Decolonization of African Literature. Transition, [s.l.], n. 48, p. 29-57, 1975. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/293 5056?origin=crossref&seq=1#metadata_info_tab_contents. Acesso em: 24 ago. 2021. CHINWEIZU. Decolonising the african mind. Lagos, Nigéria: Pero Press, 1987. CHINWEIZU. Toward the decolonization of African literature Washington: Howard University Press, 1983. Vol. 1. 134 COTRIM, Rodrigo Guimarães Prudente Marquez. Ensino do inglês em contexto indígena bi/tri/plurilíngue intercultural. Articulando e Construindo Saberes, [s.l.], v. 5, 2020. CUSTÓDIO, Francinaldo dos Santos. A representação do negro no livro didático de língua inglesa. Dissertação (Mestrado), 2020. Disponível em: https://repositorio.ifpb.edu.br/xmlui/bitstream/ handle/177683/1158/TCC%20com%20ficha%20catalogr%C3%A1fica%20-%20Francinaldo% 20dos%20Santos%20Cust%C3%B3dio.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 fev. 2022. DANNER, Leno Francisco; DORRICO, Julie; DANNER, Fernando. Decolonialidade, lugar de fala e voz-práxis estético-literária: reflexões desde a literatura indígena brasileira. Alea: Estudos Neolatinos, [s.l.], v. 22, p. 59-74, 2020. DIANGELO, Robin. White Fragility: Why Understanding Racism Can Be So Hard for White People. Boston, EUA: Beacon Press, 2018. DICIONÁRIO DE FAVELAS MARIELLE FRANCO. Vila Kennedy (bairro), 2022. Disponível em: https://wikifavelas.com.br/index.php/Vila_Kennedy_(bairro). Acesso em: 18 jun. 2022. DUBOC, Ana Paula Martinez. Falando francamente: uma leitura bakhtiniana do conceito de “inglês como língua franca” no componente curricular língua inglesa da BNCC. Revista da ANPOLL, [s.l.], v. 1, n. 48, p. 10-22, 2019. DUSSEL, E. Europa, modernidade e eurocentrismo. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. In: LANDER, Edgardo. (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciÍncias sociais. Argentina, Buenos Aires: CLACSO, 2005. (Perspectivas latinoamericanas. ColecciÛn Sur Sur). Disponível em: https://ufrb.edu.br/educacaodocampocfp/images/Edgardo-Lander-org-A- Colonialidade-do-Saber-eurocentrismo-e-ciC3AAncias-sociais-perspectivas-latinoamericanas- LIVRO.pdf. Acesso em: 23 jan. 2022. EDUCAÇÃO BRAND CONTENT. Novas diretrizes para a Educação Bilíngue no Brasil. [S.l.: s.n.], 2021. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2021/02/01/educacao-bilingue-edify/. Acesso em: 07 abr. 2022. FAIRCLOUGH, Norman. Critical discourse analysis: The critical study of language. 2. ed. London and New York: Routledge, 2013. FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EdUFBA, 2008. FAZ SENTIDO. Cap.5 – Abandono e Evasão escolar. [S.l.: s.n.], 2019. Disponível em: https://fazsentido.org.br/wp-content/uploads/2018/12/ESTUDO_DIVERSIDADES_CAP_5_rev.pdf. Acesso em: 20 de jan. 2022. FERREIRA, Aparecida. Ensino de Língua Inglesa e Microagressões Racistas. Ciclo de colóquio - Ensino de línguas e violência. PPGEL, Universidade Federal de Catalão, Goiás, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KFYU3OwVtWQ&t=1186s. Acesso em: 10 jan. 2022. FERREIRA, Aparecida. Identidades sociais, letramento visual e letramento crítico: imagens na mídia acerca de raça/etnia. Trabalhos em Linguística Aplicada, [s.l.], v. 51, p. 193-215, 2012. FERREIRA, Aparecida. Teoria Racial Crítica e Letramento Racial Crítico: narrativas e contranarrativas de identidade racial de professores de Línguas. Revista da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as, [s.l.], v. 6, n. 14, 2014. 135 FERREIRA, Aparecida; GOMES, Cássio Murilo Lourenço. Falta representatividade negra em materiais didáticos e na mídia, entrevista. Letramento Racial Crítico, Livro Didático e Interseccionalidades. UniLetras, [s.l.], v. 41, n. 1, p. 123-127, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/uniletras/article/view/14825. Acesso em: 13 fev. 2021. FERREIRA, Rosineia da Silva. A (des) construção da identidade feminina em Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019. FERREIRA, Susana Aparecida. Identidades Sociais de Raça, Multiletramentos e a prática pedagógica do professor de Língua Inglesa. 2016. 319 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2016 . FIGUEIREDO, Angela. Raça, Racismo e Classe Média Negra no Brasil e nos Estados Unidos. Formação e Estudos em Racismo e Antirracismo. [S.l.: s.n., s/d]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b4lcR0WopRo&t=39s. Acesso em: 14 jan. 2022. FONSECA, Mariana Bracks. Nzinga Mbandi e as guerras de resistência em Angola. Século XVII. 2012. Dissertação (Mestrado em História Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. FU-KIAU, Kimbwandende Kia Bunseki; LUKONDO-WAMBA, A. M. Kindezi: The Kongo art of babysitting. [S.l.]: Black Classic Press, 2000. GARCÍA, Ofelia. Education, multilingualism and translanguaging in the 21st century. In: Social justice through multilingual education. Multilingual Matters, 2009. p. 140-158. GERER. Gerência de Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. [S.l.: s.n], 2021. Disponível em: https://sites.google.com/view/gerer-sme/in%C3%ADcio. Acesso em: 10 jul. 2022. GODOY, Marcos Vinícius Ferreira. Modernismo e Raça Negra. [S.l.: s.n.], 2012. Disponível em: https://www.geledes.org.br/modernismo-e-raca-negra/. Acesso em: 18 jan. 2022. GOHN, Maria da Glória. “Movimentos Sociais e Lutas pela Educação no Brasil: Experiências e Desafios na Atualidade”. Palestra de encerramento. ANPEDSUL, 2016. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Palestra-de-Encerramento- Maria-da-Gloria-Gohn.pdf. Acesso em: 15 jan. 2022. GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador. Saberes construídos na luta por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. GORDIEN, Ary. The Afro: More than a hairstyle. Literature Compass, [s.l.], v. 8, n. 5, p. 332-350, 2011. GRETTA, Maella. Histórias sobre a aprendizagem de francês nas escolas de Gabão e Costa do Marfim: o não reconhecimento educacional da diversidade linguística. Ciclo de colóquios “Ensino de línguas e violência”. Goiás: PPGEL-Universidade Federal de Catalão, 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=46o2aDlc5eM. Acesso em: 15 jan. 2022. HALL, Stuart. Cultura e representação. Organização e Revisão Técnica: Arthur Ituassu; Tradução: Daniel Miranda e William Oliveira. PUC-Rio: Apicuri, 2016. HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. 2. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2017. 136 HOOKS, bell. Teaching Community: a pedagogy of hope. New York and London: Routledge, 2003. IBGE, 2010. Crianças. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/nosso-povo/20507- indigenas.html. Acesso em: 13 jan. 2022. KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogá, 2019. KOAMA, Eldaa. Cúpula França – África. [S.l.: s.n.], out. 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jc8RRhmwK80&t=5404s. Acesso em: 20 jan. 2022. KOUTSOUKOS, Sandra Sofia Machado. Zoológicos humanos: gente em exibição na era do imperialismo. São Paulo: Editora da Unicamp, 2020. KPOHOLO, Fabrice. A ancestralidade africana e a necessidade da reconexão. Encontro Temático sobre Imaginário, ANIME (Africanidades, Imaginário e Educação) – UFJF. Fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EyM9RgeDgSE. Acesso em: 20 jan. 2022. KUBOTA, R.; LIN, A. M. (ed.). Race, culture, and identities in second language education: Exploring critically engaged practice. New York: Routledge, 2009. LADSON-BILLINGS, Gloria et al. Para além de uma educação multicultural: teoria racial crítica, pedagogia culturalmente relevante e formação docente: entrevista com a Professora Gloria Ladson- Billings. São Paulo: Educação e sociedade, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hZfZ qnWsYWXT9Rk9BJNnZYw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 ago. 2022. LEFFA, Vilson J. O ensino de línguas estrangeiras no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, [s.l.], n. 4, p. 13-24, 1999. LENCASTRE, Carla. “Pandemia” de abandono e evasão escolar. [S.l.: s.n.], 2021. Disponível em: https://projetocolabora.com.br/ods4/pandemia-de-abandono-e-evasao-escolar/. Acesso em: 23 jan. 2022. LIGGETT, Tonda. Unpacking white racial identity in English language teacher education. Race, culture, and identities in second language education: Exploring critically engaged practice, [s.l.], p. 27-43, 2009. Disponível em: https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9780203876657- 7/unpacking-white-racial-identity-english-language-teacher-tonda-liggett-education. Acesso em: 03 set. 2022. LIMA, Maiana. Live no Instagram no perfil do Prof. Paulo Vendaval com o título Necropolítica em múltiplos olhares. Ep2 part.2: Raciolinguística. 2020, 59:52 min, son., color. Disponível no Instagram pelo link: https://www.instagram.com/tv/CEutG_Ql1dHLnoUnTkmyVI8L8Bzd KCJv2BNeHo0/. Acesso em: 10 jul. 2022. LOVE, D. Stanford study: ‘Culturally relevant’ teaching boosts GPA, attendance for at-risk youth, so why not make it universal?”. Atlanta Blackstar, [s.l.], 2016. Retrieved from: http://atlantablackstar.com/ 2016/01/26/stanford-studyculturally-relevant-teaching-boosts-gpa- attendance-for-at-risk-youth-so-whynot-make-it-universal/. MAHBOOB, Ahmar; GOLDEN, Ruth. Looking for native speakers of English: Discrimination in English language teaching job advertisements. Age, [s.l.], v. 3, n. 18, p. 21, 2013. Disponível em: http://nnestevo2015.pbworks.com/w/file/fetch/88957718/5._VIAJ_1.1._Mahboob_and_Golden__pp._ 72%E2%80%9081_1_.pdf. Acesso em: 15 mar. 2022. 137 MAKALELA, Leketi. Ubuntu translanguaging: An alternative framework for complex multilingual encounters. Southern African Linguistics and Applied Language Studies, [s.l.], v. 34, n. 3, p. 187- 196, 2016. MARQUES, Valéria; SATRIANO, Cecilia. Narrativa autobiográfica do próprio pesquisador como fonte e ferramenta de pesquisa. Linhas Críticas, [s.l.], v. 23, n. 51, p. 369-386, 2017. MBEMBE, Achille. Necropolítica. Tradução de Renata Santini. Rio de Janeiro: n-1 Edições, 2018. MEDFORD, Kendall. Respeitando os falantes das variedades não-padrão na aula alfabetização nos Estados Unidos. Palestra do Ciclo de colóquios Ensino de Língua e Violência, Universidade Federal de Catalão, maio 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=iupZMkOa_ck. Acesso em: 04 set. 2021. METZ, Mike. Addressing English teachers’ concerns about decentering Standard English. English Teaching: Practice & Critique, [s.l.], v. 16, n. 3, p. 363-374, 2017. MICHAELIS. [S.l.: s.n.], 2022. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/palavra/qqwyp/negro/. MIGNOLO, Walter. “El pensamiento des-colonial, desprendimiento y apertura: un manifiesto.” Revista Telar, [s.l.], p. 7-38. 2008. MIGNOLO, Walter. Colonialidade: o lado mais escuro da modernidade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [s.l.], v. 32, 2017. MOORE, Carlos. Racismo e Sociedade: novas práticas epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Nandyala, 2012. MUDIMBE, V. Y. A invenção de África: Gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Mangualde (Portugal), Luanda: Edições Pedago; Edições Mulemba, 2013. MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. NASCIMENTO, Gabriel; MASTRELLA-DE-ANDRADE, M. R. Lazer no livro didático de inglês: identidades de classe social. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [s.l.], v. 16, n. 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1495. Acesso em: 25 ago. 2021. NASCIMENTO, Gabriel. O negro-tema na Linguística: rumo a uma descolonização do racialismo e do culturalismo racialista nos estudos da linguagem. Polifonia, [s.l.], v. 27, n. 46, 2020. NASCIMENTO, Gabriel. Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2020. NCES. Racial/Ethnic Enrollment in Public Schools. [S.l.: s.n.], 2022. Disponível em https://nces.ed.gov/programs/coe/indicator/cge/racial-ethnic-enrollment#:~:text=Of%20the%2049.4% 20million%20students,Native%2C%20and%20180%2C000%20were%20Pacific. NDLOVU-GATSHENI, Sabelo J. Decoloniality in Africa: A continuing search for a new world order. Australasian Review of African Studies, [s.l.], v. 36, n. 2, p. 22-50, 2015. NDLOVU-GATSHENI, Sabelo J. Discourses of decolonization/decoloniality. Papers on Language and Literature, [s.l.], v. 55, n. 3, p. 201-226, 2019. 138 NETO, Mauricio Souza. “Por que pensar hoje em uma educação linguística antirracista.” Revista Paraguaçu, [s.l.], 2021. Disponível em: http://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/revistaparaguacu/ article/view/2042. Acesso em: 20 abr. 2022. NJERI, Aza. Reflexões artístico-filosóficas sobre a humanidade negra. Ítaca, Especial Filosofia Africana, Rio de Janeiro, UFRJ, n. 36, p. 164-226, 2020. NOBLES, Vera L.; FREDERICO, Roberta M. African Tongues in Our Mouths: Their Role in African-Centred Psychology. [S.l.: s.n.], 2021. Disponível em: https://doi.org/10.29086/2519- 5476%2F2020%2Fv27n1a4 . Acesso em: 23 jan. 2022. NOBLES, W. W. From Black Psychology to Sakhu Djaer: Implications for the Further Development of a Pan African Black Psychology. Journal of Black Psychology, [s.l.], p.1-17, 2015. OBSERVATÓRIO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA. Professoras e Professores de Inglês no Brasil: Retratos de uma Profissão a partir do Censo Escolar e do Censo da Educação Superior. São Paulo: British Council, 2021. Disponível em: www.inglesnasescolas.org. Acesso em: 15 jun. 2022. OLIVEIRA, Josué Petrônio Quirino de. Zumbi dos Palmares: a afro-resiliência. Revista espaço acadêmico, [s.l.], v. 17, n. 197, p. 102-113, 2017. OLIVEIRA, L. F. O que é uma educação decolonial. Nuevamérica, [s.l.], v. 149, 2016. OYINSAN, Olubunmi. Healing tongues: an exploration of the impact of orature on literary texts by Black women. Dissertação (Mestrado) – Saint Mary’s University, Nova Escócia, 2006. PAIVA, V. L. M. O. História do material didático de língua inglesa no Brasil. O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p. 17-56. CHINWEIZU et al. and the Evaluation of African Literature. International Fiction Review, Eustace Palmer, v. 15, n. 1, p. 54-57, 1988. Disponível em: https://journals.lib.unb.ca/index.php/IFR/article/ download/13903/14985. Acesso em: 20 set. 2022. PASSEGI, M. C. Narrativas da experiência na pesquisa formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, [s.l.], v. 41, 2016. PENNYCOOK, Alastair. English and the discourses of colonialism (the politics of language). London: Routledge, 2002. PEREIRA, D. R. M. Um estudo dos gêneros orais aula espetáculo e aula show. Olhares & Trilhas, [s.l.], v. 19, n. 2, p. 196-229, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/ view/40261. Acesso em: 23 jan. 2022. PETIT, Sandra Haydeé. Pretagogia: Pertencimento, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral. Contribuições do Legado Africano para a Implementação da Lei n. 10.639/2003. Fortaleza: EdUECE, 2015. PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. Introdução à linguística, [s.l.], v. 6, p. 11-24, 2002. PNUD, 2022. 10 curiosidades sobre povos indígenas. [S.l.: s.n.], 2022. Disponível em https://news.un.org/pt/gallery/168991#:~:text=1%20%2D%20Existem%20cerca%20de%20370,Pnud. &text=2%20%2D%20Povos%20ind%C3%ADgenas%20criaram%20e,das%207%20mil%20linguas% 20mundiais. Acesso em: 13 maio 2022. 139 QUIJANO, Aníbal. The challenge of the “indigenous movement” in Latin America. Socialism and Democracy, [s.l.], v. 19, n. 3, p. 55-78, 2005. RAJAGOPALAN, Kanavillil. O professor de línguas e a suma importância do seu entrosamento na política linguística do seu país. Política linguística e ensino de língua. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014. p. 73-82. REZENDE, Tânia Ferreira. Políticas de apagamento linguístico em contexto brasileiro. In: BARROS, Débora Magalhães de; SILVA, Kleber Aparecido da; CASSEB-GALVÃO,Vânia Cristina. (org.). O ensino em quatro atos: interculturalidade, tecnologia de informação, leitura e gramática. Campinas, SP: Pontes Editores, 2015. p. 63-77. RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das letras, 2019. ROCHA, Carlos. Introdução. In: WA THIONG’O, NGUGI. Descolonização mental. São Paulo: Editora Filhos da África, 2021. p. 10-31. ROCHA, Simone. A educação como ideal eugênico: o movimento eugenista e o discurso educacional no boletim de eugenia 1929-1933. Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, [s.l.], v. 6, n. 13, p. 162-177, 2011. RODNEY, Walter. Como a Europa subdesenvolveu a África. Tradução: Edgar Valles. Lisboa: Seara Nova, 1975. ROQUE et al. Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Brasil, 2015: o importante é celebrar! [S.l.]: Ministério do Esporte, 2017. ROSA, Jonathan; FLORES, Nelson. Unsettling race and language: Toward a raciolinguistic perspective. Language in society, [s.l.], v. 46, n. 5, p. 621-647, 2017. SANTOS, Gabriel Nascimento; RIBEIRO, Maria D’Ajuda Alomba. Análise semântica e pragmática dos significantes “neguinho(a)”, e “nego(a)” no século XIX e no mundo contemporâneo. Cadernos do CNLF, [s.l.], v. 4, n. 3, p. 2347, 2010. SANTOS, Gislene Aparecida dos. A invenção do “ser negro”: um percurso das ideias que naturalizaram a inferioridade dos negros. São Paulo: Univ. Pontifícia Comillas, 2002. SANTOS, Joelma Silva. Raça / etnia, cultura, identidade e o professor na aplicação da Lei n. 10.639/03 em aulas de língua inglesa: Como?184f,2011. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas. Campus I. 2011. SANTOS, Luiz Paulo Oliveira dos. “Não me chame de moreno, eu sou negão”: uma análise do discurso autorreferente do bloco afro-baiano Ilê Aiyê. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019. SATYRO, Diego. Affectivity and agency in English teaching for Youth and Adult Education. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, [s.l.], v. 22, p. 94-124, 2022. SCHEYERL, Denise Chaves de Menezes; SIQUEIRA, Sávio. Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. [S.l.]: EDUFBA, 2012. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16424. 140 SCHUCMAN, Lia Vainer. Sim, nós somos racistas: estudo psicossocial da branquitude paulistana. Psicologia & Sociedade, São Paulo, v. 26, p. 83-94, 2014. SECOM, 2022. Indígenas/Etnia, Manual de Comunicação da SECOM. [S.l.: s.n.], 2022. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/estilos/indio#:~:text=Ind%C3% ADgena%20significa%20%22origin%C3%A1rio%2C%20aquele%20que,vez%20de%20Dia%20do% 20%C3%8Dndio. Acesso em: 13 set. 2022. SENRA, Iara Andrade. O brasileiro: a formação da identidade nacional e a questão racial. [S.l.]: Paco Editorial, 2014. SHIM, Jenna Min. Towards a more nuance understanding of white teachers of English learners: Increasing capacity and capabilities. Journal of Language Teaching and Research, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 1, 2019. SILVA, Carla Pereira. Resenha “Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico” de Joaze Bernardino- Costa, Nelson Maldonado-Torres e Ramón Grosfoguel. Revista Brasileira de Estudos Africanos, [s.l.], v. 5, n. 9, 2020. SILVA, M. L. da. Biopolítica, educação e eugenia no Brasil (1911-1945). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 900-922, 2014. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5070. Acesso em: 31 jan. 2022. SILVA, Tomaz Tadeu et al. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102. SME, 2020. Currículo carioca 2020. Disponível em http://www.rio.rj.gov.br/web/rioeduca/ exibeconteudo/?id=10885079. Acesso em: 15 jan. 2022. SOUZA, Carlos Fabiano de. O professor de língua inglesa em cursos de idiomas: uma análise crítico- reflexiva do exercício docente nesse “locus” de ensino-aprendizagem de LE/Inglês. Revista Contexturas, [s.l.], n. 21, p. 53-74, 2013. Disponível em https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/35087684/O_professor_de_lingua_inglesa_em_cursos_de_idio mas_Contexturas-libre.pdf?1413041167=&response-content- disposition=inline%3B+filename%3DO_PROFESSOR_DE_LINGUA_INGLESA_EM_CURSOS.pdf &Expires=1682878341&Signature=AuS2K1aapbH8- MX3WFGjgk4nocpFzLgAcUCf8wSZjz7NqavAEVAOP~nSSh3BZdY9K9khiZ9IC8GXZfSz8c5qzk WMSDb4SCZG0OhSED8bDwwGyPnY1z0WQTWupNNNIPZmV~7FM7vH0TMjsvTLBTQQxyanI epVaQSBsj64r8MoNAyoO2vP6iBOLBIEqob3NyxZsCuVk4Ib79vfQUkD8UNOJvi800INJ8lt8JHEAc SK4r-IztVzWrk9FAHTLGmhzgx74QENY5MX7ZK1QK6FP5Ab695cBgY0kOCKtSgtStyID2~M- Tp-3ZTwJIIjI30XHkk2Zgk5nfDSm-vOV9LY-3vrYA__&Key-Pair- Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em: 08 maio 2022. SOUZA, Jaqueline Santos de. BNCC de Língua Inglesa X Práxis Decolonial: 10.639 Silenciamentos. In: NETO, Mauricio J. Souza. (org.). Lingua(gem) e justiça social: saberes, práticas e paradigma. Tutóia: Diálogos, 2022. p. 67-84. (livro eletrônico). Disponível em: https://www.editoradialogos.com/ livros/linguagem-e-justica-social-saberes-praticas-e-paradigmas-v-2/. Acesso em: 02 fev. 2022. SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro. Rio de Janeiro: Graal, 1983. STASCXAK, Francinalda Machado; SANTANA, Juliana Silva. Narrativas autobiográficas de professoras da educação básica: a constituição da identidade docente como processo permanente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-Rev. Pemo, [s.l.], v. 1, n. 2, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://revistastestes.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3512/3119. Acesso em: 20 mar. 2022. 141 TANNER, Samuel Jaye. Whiteness Is a White Problem. English Education, [s.l.], v. 51, n. 2, p. 182- 199, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Samuel-Tanner- 2/publication/330366785_Whiteness_Is_a_White_Problem_Whiteness_in_English_Education_A_Whi te_Problem/links/5c3caab0a6fdccd6b5ac688d/Whiteness-Is-a-White-Problem-Whiteness-in-English- Education-A-White-Problem.pdf. VEIGA, Lucas Motta. Descolonizando a psicologia: notas para uma Psicologia Preta. Fractal: Revista de Psicologia - Dossiê Psicologia e epistemologias contra-hegemônicas, Niterói, v. 31, n. esp., p. 244-248, set. 2019. VITOR, Viviane da Silva Araújo. Educação antirracista e práticas pedagógicas em uma escola pública de Guanambi/BA: entre ausências e emergências. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEn, Vitória da Conquista, 2021. WA THIONG’O, Ngugi. Decolonizing the cognitive process. [S.l.: s.n.], 2022. Disponível em: https://www.sgoki.org/no/2022/02/25/ngugi-wa-thiongo-lecture-at-howard-university-qbl- decolonizing-the-cognitive-process-discussing-w-ruha-benjamin-philip-kurian-and-dag-herbjornsrud/. WA THIONG’O, Ngugi. Descolonização da mente africana: a política da linguagem na cultura africana, 1938. Tradução: Carlos R. Rocha (Foca). Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2021. WA THIONG’O, Ngugi. Education for a National Culture1. Apresentação de trabalho no Seminário de Educação do Zimbabwe - Past, Present and Future, em Agosto de 1981. Forward, [s.l.], v. 4, n. 2 e 3, 1982. WA THIONG'O, Ngugi. Moving the center: The struggle for cultural freedoms. Reino Unido: James Currey, 1993. WATERS, Amanda; ASBILL, Lisa. Reflections on cultural humility. [S.l.]: CYF News, 2013. WATSON-VANDIVER, M.J.; WIGGAN, G. The genius of Imhotep: An exploration of African- centered curricula and teaching in a high achieving U.S. urban school. Teaching and Teacher Education, [s.l.], 2018. WEST, Cornel. Questão de raça. Tradução de Laura Teixeira Motta. 2. ed. São Paulo: Companhia de Bolso, 2021. WOLFRAM, Walt. Language Ideology and Dialect: Understanding the Oakland Ebonics Controversy. Journal of English Linguistics, [s.l.], v. 26, n. 2, p. 106-121, jun. 1998. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/007542429802600203. Acesso em: 04. set. 2021. ZELEZA, Paul T. The decolonization of African knowledges. [S.l.: s.n.], 2017.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Maria Carolina Almeida de Azevedo.pdf2.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.