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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20188
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | Borges, Moisés Augusto de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-24T15:57:03Z | - |
dc.date.available | 2025-02-24T15:57:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Moisés Augusto de Oliveira. Fatores motivacionais e principais barreiras para a prática de atividade física de estudantes de ensino superior. 2023. 67 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20188 | - |
dc.description.abstract | Introdução: Estudantes universitários constituem uma população vulnerável para o comprometimento da sua saúde física, mental e social, aumentando o risco dessa população incorporar hábitos sedentários. Objetivo: Identificar os fatores motivacionais que levam estudantes de graduação de uma universidade pública brasileira a praticarem atividade física de esporte e lazer, dentro e fora da universidade, assim como as principais barreiras para a sua prática. Método: Participaram deste estudo 377 alunos de graduação, de ambos os gêneros e com 18 anos ou mais, sendo a seleção dos participantes por conveniência e estratificada por curso. Foram utilizados quatro questionários: um de informações gerais, um sobre o perfil de prática de atividade física, um de motivação (MPAM-R) e um sobre barreiras para a prática de atividade física. Resultados: Do total da amostra, 239 (63,4%) discentes praticavam atividade física antes de ingressar na UFRRJ. Sendo que, atualmente, o quantitativo de alunos fisicamente ativos é igual a 201 (53,32%). A respeito dos compromissos e atividades relacionadas ao ambiente acadêmico, 49,07% da amostra declarou impactar no seu tempo de prática de atividade física semanal. Acerca do estado de saúde atual, 44 (11,67%) estudantes apontaram para um estado de saúde ruim e 154 (40,85%) para um estado de saúde regular. Nessa perspectiva, é possível notar a correlação positiva significativa (<0,01) entre o estado atual de saúde dos respondentes e a prática regular de atividade física atual, demonstrando que a prática regular de atividade física está relacionada a autopercepção de um estado de saúde melhor. Assim, pensando a motivação à prática de atividade física, o fator Saúde obteve a maior média (5,82±1,01), seguido pelos fatores Diversão (5,18±1,56), Aparência (4,79±1,28), Competência (4,62±1,50) e Social (3,27±1,39). Na escala de Barreiras à Prática de Atividade Física, a amostra apresentou uma média de 32,87±14,86 pontos para a versão original da escala, e, 37,83±16,11 para a versão utilizada nesse estudo, acrescido de duas perguntas relacionadas a Universidade. verificou-se que as barreiras: Tempo dedicado aos estudos (n= 259; 68,70%), Jornada de trabalho extensiva (n= 209; 55,44%), Falta de energia (n= 189; 50,14%), Falta de recursos financeiros (n= 168; 44,56%) e Falta de incentivo da Universidade (n= 154; 40,85%), foram, nesta ordem, as cinco principais barreiras apontadas como impeditivos ou maiores responsáveis pela inatividade física ou insuficiência ativa da população deste estudo. Destaca-se o fato de 75,6% da amostra, que não praticam atividade física, relatarem que a barreira Falta de Recursos Financeiros sempre os dificulta na adesão ao exercício físico. Considerações Finais: A partir da análise da MPAM-R, verificou-se que o fator Saúde é o principal motivador para a amostra investigada, e o fato Social o de menor influência. Dentre as barreiras à prática, o Tempo Dedicado aos Estudos foi a barreira mais citada. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Inatividade Física | pt_BR |
dc.subject | Exercício Físico | pt_BR |
dc.subject | Saúde do Estudante | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.subject | Physical Inactivity | pt_BR |
dc.subject | Physical Exercise | pt_BR |
dc.subject | University Health | pt_BR |
dc.title | Fatores motivacionais e principais barreiras para a prática de atividade física de estudantes de ensino superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Motivational factors and main barriers for physical activity practice among higher education students | en |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Introduction: University students constitute a vulnerable population for compromising their physical, mental, and social health, increasing the risk of this population incorporating sedentary habits. Objective: Identifying the motivational factors that lead undergraduate students from a Brazilian public university to engage in physical activities for sports and leisure, both within and outside the university, as well as the main barriers to their practice. Method: 377 undergraduate students, of both genders and aged 18 years or older, participated in this study, with participant selection by convenience and stratified by course. Four questionnaires were used: one on general information, one on physical activity practice profile, one on motivation (MPAM-R), and one on barriers to physical activity practice. Results: Of the total sample, 239 (63.4%) students practiced physical activity before entering UFRRJ. Currently, the number of physically active students is equal to 201 (53.32%). Regarding commitments and activities related to the academic environment, 49.07% of the sample declared an impact on their weekly physical activity practice time. Regarding the current health status, 44 (11.67%) students reported a poor health status and 154 (40.85%) reported a regular health status. From this perspective, it is possible to notice the significant positive correlation (<0.01) between the respondents' current health status and their regular physical activity practice, demonstrating that regular physical activity practice is related to self-perception of a better health status. Thus, regarding motivation for physical activity practice, the Health factor obtained the highest mean (5.82±1.01), followed by the Fun (5.18±1.56), Appearance (4.79±1.28), Competence (4.62±1.50), and Social (3.27±1.39) factors. In the Barriers to Physical Activity Practice scale, the sample presented a mean of 32.87±14.86 points for the original version of the scale and 37.83±16.11 for the version used in this study, plus two questions related to the University. It was found that the barriers: Time dedicated to studies (n= 259; 68.70%), Extended work hours (n= 209; 55.44%), Lack of energy (n= 189; 50.14%), Lack of financial resources (n= 168; 44.56%), and Lack of University support (n= 154; 40.85%), were, in this order, the five main barriers identified as hindering physical inactivity or insufficient activity of the population in this study. It is noteworthy that 75.6% of the sample who do not practice physical activity report that the Lack of Financial Resources barrier always makes it difficult for them to adhere to physical exercise. Final considerations: From the analysis of MPAM-R, it was found that the Health factor is the main motivator for the investigated sample, and the Social factor has the least influence. Among the barriers to practice, Time Dedicated to Studies was the most cited barrier. | en |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Wanderson Fernandes de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-9389-6234 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7822122440477341 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Wanderson Fernandes de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-9389-6234 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7822122440477341 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ruffoni, Ricardo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8193088509334234 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Lima, Vicente Pinheiro | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6309509377099865 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1379974196956882 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
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dc.subject.cnpq | Psicologia | pt_BR |
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