Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Ana Silveira-
dc.date.accessioned2025-02-24T17:16:27Z-
dc.date.available2025-02-24T17:16:27Z-
dc.date.issued2024-05-17-
dc.identifier.citationMARTINS, Ana Silveira. Da Construção à Difusão - o saber-fazer e as demais vertentes do campo da música: caminhos para a preservação da memória a partir da obra e trajetória musical de Joyce Moreno. 2024. 113 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20191-
dc.description.abstractTendo como objeto de estudo a música, no viés da prática da musicalidade e do saber-fazer musical, pretende-se, neste trabalho de pesquisa, apontar as conexões de sensibilidade existentes entre os campos da música e do patrimônio, que são igualmente vivos e dinâmicos. Sendo os dois campos marcados não só por conhecimentos e aprendizados formais acadêmicos, como também por práticas e experiências sensoriais e socioafetivas, tem-se o intuito de sensibilizar o leitor para esta construção vivida em torno da música. Como exemplo prático, após contextualizar a Música Popular Brasileira como referência cultural, são projetados elementos da obra e trajetória da cantora e compositora Joyce Moreno, com vistas a contribuir para a constituição futura de um instrumento virtual que, agregando tecnologias e apresentando um viés metodológico, possa servir de imersão no campo da criação artístico-musical para posterior difusão cultural. A metodologia utilizada é ancorada no levantamento e leitura de pesquisas bibliográfica e documental, e complementarmente em entrevistas semiestruturadas, realizadas com a artista. A pesquisa busca, ainda, para ilustração, trazer exemplos de instrumentos já concebidos de outros artistas, demonstrando a importância da concepção de instrumentos virtuais de memória que sejam pontes para unir conhecimentos acadêmicos e práticas artísticas, visando à salvaguarda e difusão da memória da música brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectmúsicapt_BR
dc.subjectsaber-fazer musicalpt_BR
dc.subjectreferência culturalpt_BR
dc.subjectpatrimônio imaterialpt_BR
dc.subjectmúsica popular brasileirapt_BR
dc.subjectinstrumento virtual de memóriapt_BR
dc.subjectdifusão musicalpt_BR
dc.subjectJoyce Morenopt_BR
dc.subjectmusicpt_BR
dc.subjectmusical craftsmanshippt_BR
dc.subjectcultural referencept_BR
dc.subjectintangible cultural heritagept_BR
dc.subjectpopular musicpt_BR
dc.subjectvirtual tool of memorypt_BR
dc.subjectmusical diffusionpt_BR
dc.titleDa Construção à Difusão – o saber-fazer e as demais vertentes do campo da música: caminhos para a preservação da memória a partir da obra e trajetória musical de Joyce Morenopt_BR
dc.title.alternativeFrom Collection to Divulging – practical knowledge and other approaches in the field of music: pathways for the preservation of memory based on the work and musical trajectory of Joyce Morenoen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherCentering on the study of music, within the realm of musical practice and musical craftsmanship, the aim of this research is to highlight the existing sensibility connections between the fields of music and heritage, which are equally vibrant and dynamic. As both fields are characterized not only by formal academic knowledge and learning, but also by sensory and socio-affective practices and experiences, this work intends to sensitize the reader to an experiential construction around music. As a practical example, after contextualizing Brazilian Popular Music as a cultural reference, elements of the work and trajectory of singer and composer Joyce Moreno will be highlighted, with the aim of contributing to the future establishment of a virtual tool that incorporates technologies and a proper methodology, as a means of providing immersion in the field of artistic-musical creation for subsequent cultural diffusion. Research methodology is based primarily on survey and reading of bibliography and on documentary exploration, and is supplemented by semi-structured interviews with the artist. Additionally, this research brings examples of tools already conceived by other artists, for illustrative purposes, thus demonstrating the importance of conceiving such virtual instruments of memory that act as bridges to connect academic knowledge and artistic practices, aiming at the preservation and dissemination of Brazilian music memory.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Raquel Alvitos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1402-2588pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7366704633040953pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Raquel Alvitos-
dc.contributor.referee2Barros, José Costa D’Assunção-
dc.contributor.referee3Martins, Monica de Souza Nunes-
dc.contributor.referee4Lemos, Maya Suemi-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5719048484517474pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadept_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Ana Silveira Martins.Pdf2.54 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.