Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20196
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Nathalia de Souza-
dc.date.accessioned2025-02-25T15:31:50Z-
dc.date.available2025-02-25T15:31:50Z-
dc.date.issued2023-12-28-
dc.identifier.citationSILVA, Nathalia de Souza. Docência universitária online e híbrida: A experiência da disciplina teorias e política curricular do curso de pedagogia durante a pandemia de COVID-19. 2023. 195f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20196-
dc.description.abstractEsse trabalho buscou compreender as potencialidades da educação online e híbrida na docência universitária no contexto da pandemia de COVID-19. Apresentamos discussões sobre a importância da formação de professores para a docência na cibercultura, refletindo sobre temas como a inclusão digital e cibercultural, diálogo e interatividade, desenho didático interativo e atos de currículo pós-críticos. Nossa opção metodológica foi a ciberpesquisa-formação pelo seu entrelaçamento com a multirreferencialidade, complexidade, cibercultura e com os estudos nos/dos/com os cotidianos. Esta metodologia foi adotada devido a compreensão de que o processo de formação do professor-pesquisador ocorre simultaneamente ao formar seus alunos, resultando em uma troca de saberes que emergem na relação entre a cidade e o ciberespaço. O campo da pesquisa foi o cotidiano da disciplina Teorias e Política Curricular do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRRJ, onde foram vivenciadas experiências nas modalidades on-line e híbrida. Adotamos a pedagogia de projetos no planejamento das atividades da disciplina organizando as aulas de forma a integrar atividades síncronas (presenciais e on-line) e assíncronas (SIGAA), criando atividades de produção de artefatos curriculares midiáticos, com uma abordagem pós-crítica do currículo objetivando o desenvolvimento de momentos de formação docente. Como achados da pesquisa, identificamos quatro noções: a pedagogia de projetos na educação universitária online, a docência online interativa e colaborativa na mediação pedagógica, a aprendizagem experiencial na articulação da práticateoriaprática e as potencialidades do digital em rede na articulação entre espaços, tempos e pedagogias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectformação de professorespt_BR
dc.subjectdocência universitária online e híbridapt_BR
dc.subjectciberculturapt_BR
dc.subjecteducação onlinept_BR
dc.subjectpandemiapt_BR
dc.subjectciberpesquisa-formaçãopt_BR
dc.subjectteacher trainingpt_BR
dc.subjectonline and hybrid university teachingpt_BR
dc.subjectcyberculturept_BR
dc.subjectonline educationpt_BR
dc.subjectpandemicpt_BR
dc.subjectcyber-research trainingpt_BR
dc.titleDocência universitária online e híbrida: a experiência da disciplina teorias e política curricular do curso de pedagogia durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeOnline and hybrid university teaching: the experience of the theories and curriculum policy discipline in the pedagogy course during the COVID-19 pandemic.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis work aimed to understand the potentialities of online and hybrid education in university teaching in the context of the COVID-19 pandemic. We present discussions on the importance of teacher training for teaching in cyberculture, reflecting on themes such as digital and cybercultural inclusion, dialogue and interactivity, interactive didactic design, and post-critical curriculum acts. Our methodological choice was cyber-research-training due to its intertwining with multireferentiality, complexity, cyberculture, and studies in/on/with daily life. This methodology was adopted because of the understanding that the process of training the teacher-researcher occurs simultaneously with training their students, resulting in an exchange of knowledge that emerges in the relationship between the city and cyberspace. The research field was the daily life of the Theories and Curriculum Policy discipline of the Pedagogy Degree at UFRRJ, where experiences were lived in online and hybrid modalities. We adopted project pedagogy in planning the activities of the discipline, organizing classes to integrate synchronous (face-to-face and online) and asynchronous (SIGAA) activities, creating activities for the production of media curriculum artifacts with a post-critical curriculum approach aimed at the development of teacher training moments. As research findings, we identified four notions: project pedagogy in online university education, interactive and collaborative online teaching in pedagogical mediation, experiential learning in the articulation of practice-theory-practice, and the potential of digital networking in the articulation between spaces, times, and pedagogies.en
dc.contributor.advisor1Santos, Edméa Oliveira dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4978-9818pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023554724278836pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Edméa Oliveira dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4978-9818pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4023554724278836pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Souza dos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6617-7720pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663575610102204pt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Raquel Silva-
dc.contributor.referee4Veloso, Maristela Midlej Silva de Araujo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267415144528916pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0608089136313112pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Wallace Carriço de Almeida. Atos de currículo na perspectiva de app-learning. 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Cortez, 2019. ______.; ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra N. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos - após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Org. Inês Barbosa de Oliveira ([et. Al]) – Curitiba: CRV, pp. 19-45, 2019. ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: Barbosa, J. Multirreferencialidade nas ciências e na educação.(pp. 24- 51). São Carlos: EdUFSCar, 1998. BRUNO, Adriana. A mediação partilhada em redes sociais rizomáticas: (des)territorialização de possibilidades para a discussão sobre o ser tutor e a tutoria em cursos online. Práticas Pedagógicas, Linguagem e Mídias: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões / Helena Amaral da Fontoura e Marco Silva (orgs.). Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011. ______. PESCE, Lucila. (2015). Docências na/com a contemporaneidade: experiências (trans)formadoras em meio à cultura digital e em rede. Perspectiva, 33(2), 589–611. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p589 CABRAL, Socorro; SANTOS, Ana Cristina de S; SANTOS, Edméa. Live Graduação interdisciplinar online: a experiência do curso de Pedagogia da UESB - https://youtu.be/BBwWc9m1RBM CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2009. CORREIA, Ana Paula Live CONVERSAS INTERNACIONAIS "PARA ADIAR O FIM DO MUNDO" seguindo Krenak - Pós-Graduação online - Proped UERJ. Disponível em: https://youtu.be/sFJlOWusrxA DURAN, Maria C. G. Ensaio sobre a contribuição de Michel de Certeau à pesquisa em formação de professores e o trabalho docente. Educação & Linguagem, V. 10, No 15, pp 117-137, jan-junh. 2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25a edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996. ______. Educação e Mudança, 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. ______; PAPERT, Seymour. Vídeo: “Diálogo entre Paulo Freire e Seymour Papert, 1995. Disponível em: https://youtu.be/41bUEyS0sFg HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, M. (1998). A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio (5a ed.). Porto Alegre: Artmed. ______. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998. JOSSO, M. C. Experiências de Vida e Formação. São Paulo: Cortez Editora, 2004. 193 KRAMER. Sônia. O que é básico na escola básica: Contribuições para o debate sobre o papel da escola na vida social e na cultura. In: KRAMER, Sônia; LEITE, Maria Isabel Ferraz Pereira (orgs). Infância e produção cultural. 4 ed. Campinas: Papirus, 2005, págs. 11-24 KOLB, David A. Experiential Learning: experience as the Source of learning and development. EUA, New Jersey: Prentice Hall, 1984. LEITE, L. H. A.; OLIVEIRA, M. E. P. de; MALDONADO, M. D. Projetos de trabalho. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação à Distância. Diários: projetos de trabalho. Brasília: MEC/SEED, 1998. p. 57-98. (Cadernos da TV Escola. PCN na Escola; n. 3). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002684.pdf MACEDO, Roberto S. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em Ciências da Educação. Campinas: Pontes Editores, 2020. ______. Pesquisa-Formação/Formação-Pesquisa: criação de saberes e heurística formacional. Campinas: Pontes Editores, 2020. MARTINS, Vivian. Os cibervídeos na educação online: uma pesquisa-formação na cibercultura. 2017. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. PICANÇO, Alessandra A. Os meios de comunicação: um problema para a EAD. In: ALVES, L.; NOVA, C.(org). Educação e tecnologia: trilhando caminhos. Salvador: Editora UNEB, 2003, p.35-47. RIBEIRO, Djamila. O que é lugar de fala? São Paulo: Pólen, 2019. Coleção Feminismos Plurais. RIBEIRO, Mayra R. F.. A sala de aula no contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo. Orientador: Edméa Oliveira dos Santos. 2015. 199 p. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, [S. l.], 2015. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2013_1-1113-DO.pdf. ROSSINI, Tatiana S. S.; SANTOS, Edméa O.; VELOSO, Maristela M. S. A. A Educação Online na Formação do Pesquisador na Pós-Graduação Stricto Sensu: uma experiência com a produção de vídeos-pesquisa. e-Curriculum, São Paulo , v. 21, e61543, 2023. SANTAELLA, Lucia. Humanos hiperhíbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021. SANTOS, Boaventura de S. O Fim do Império Cognitivo : a Afirmação das Epistemologias do Sul / Boaventura de Sousa Santos. - 1a Edição. - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. SANTOS, Edméa O. Escrevivências ciberfeministas e ciberdocentes: narrativas de uma mulher durante a pandemia Covid-19. São Carlos: Pedro e João Editores, 2022. SANTOS, Edméa O. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. ______. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014. ______. Pedagogia de Projetos: (re)significando a práxis pedagógica. Revista da Educação CEAP. Ano VIII, No 31 (2000) pp. 71-79. ______. Ideias sobre currículo: caminhos e descaminhos de um labirinto. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade. V. 13, No 22 (2004), pp. 417-439. 194 ______. Educação Online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. 2005. 351 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, 2005. Disponível em: http://bit.ly/tesedmeasantos1. ______; SANTOS; Rosemary dos; PORTO, Cristiane. Múltiplas Linguagens nos Currículos. João Pessoa: Editora da UFPB, 2017. ______.; OKADA, Alexandra, L. P. O diálogo entre a teoria e a empiria: mapeando noções subsunçoras, com o uso de software, uma experiência de pesquisa e docência em EAD Online. Congresso da ABED, 2004. ______.; SILVA, Marco. O Desenho Didático Interativo na Educação Online. Revista Iberoamericana de Educación. N.o 49 (2009), pp. 267-287. ______.; SALES, Kathia M. B.; VELOSO, Maristela M. S.de A.. Portfólios online no desenho didático da Pós-graduação Stricto Sensu. ROTEIRO, v. 47, p. e30200, 2022. SANTOS, Rosemary. Formação de formadores e educação superior na cibercultura: itinerâncias de grupos de pesquisa no Facebook. Tese de Doutorado, 2015. Disponível em: http://www.proped.pro.br/teses/teses_pdf/2010_1-505- DO.pdf. SILVA, Marco. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas. No 3 (2010), pp. 36-51. ______. Interatividade na Docência Online. Lives de segunda da UFRRJ, 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ALrxcaaYgMk&list=PLSTpSBlk1lbNDAER0i2145DW6u4D_q5 Me ______. Interatividade na educação híbrida. In: PIMENTEL, Mariano; SANTOS, Edméa; SAMPAIO, Fábio F. (orgs.). Informática na educação: interatividade, metodologias e redes. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação, v.3). Disponível em: <https://ieducacao.ceie-br.org/interatividade> SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3a edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023 - Nathalia de Souza Silva.pdf6.81 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.