Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20198
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBarreto, Angélica Costa-
dc.date.accessioned2025-02-25T21:39:57Z-
dc.date.available2025-02-25T21:39:57Z-
dc.date.issued2024-05-24-
dc.identifier.citationBARRETO, Angélica Costa. A educação como prática libertadora em territórios de vulnerabilidade. 2024. 49 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20198-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo mapear a atuação da Educação como Prática Libertadora em Territórios de Vulnerabilidade no estado do Rio de Janeiro, mas com um foco nas regiões onde a criminalidade atua de forma reiterada, mais especificamente na região da zona norte e baixada fluminense, onde se concentram as maiores operações de policiais militares, observando o que estas ações podem desencadear na vida de sujeitos pertencentes a estes territórios considerados de segregação espacial e educacional. Diante disso, é identificado o papel da educação na vida dos sujeitos, principalmente os mais vulneráveis socialmente. Assim, trazendo para complementação do nosso diálogo uma pesquisa de campo em uma escola que nos permitiu dialogar como a educação diferenciada e quais as ferramentas esta escola pública de uma cidade como a do Rio de Janeiro utiliza para diminuir o impacto que a violência urbana causa na vida dos alunos e seus familiares. Contextualizando as atuações das políticas públicas, políticas educacionais e a segurança pública nos territórios onde a criminalidade atua de forma agressiva impossibilitando a educação libertadora atuar de forma transformadora na sociedade. Partindo da metodologia estudo de caso que nos permitiu visualizar a real situação da localidade foi aplicado como instrumento a observação e entrevistas. Buscou-se trazer os conceitos de uma educação que liberta e que busca promover uma pedagogia diferenciada na vida das pessoas, atuando de forma que transforme a vida dos sujeitos e os torne protagonistas de suas próprias histórias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectCriminalidadept_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectLiberating educationpt_BR
dc.subjectCrimept_BR
dc.subjectTerritorypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleEducação como prática libertadora em territórios de vulnerabilidadept_BR
dc.title.alternativeEducation as a liberating practice in territories of vulnerabilityen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present research aimed to map the role of Education as a Liberating Practice in Vulnerable Territories in the state of Rio de Janeiro, but with a focus on regions where crime acts repeatedly, more specifically in the region of the north zone and Baixada Fluminense, where the largest military police operations are concentrated, observing what these actions can trigger in the lives of subjects belonging to these territories considered to be of spatial and educational segregation. In view of this, the role of education in the lives of individuals is identified, especially the most socially vulnerable. Thus, bringing to complement our dialogue field research in a school that allowed us to discuss how differentiated education and what tools this public school in a city like Rio de Janeiro uses to reduce the impact that urban violence causes on lives of students and their families. Contextualizing the actions of public policies, educational policies and public security in territories where crime acts aggressively, making it impossible for liberating education to act in a transformative way in society. Starting from the case study methodology that allowed us to visualize the real situation of the locality, observation and interviews were applied as instruments. We sought to bring the concepts of an education that liberates and seeks to promote a differentiated pedagogy in people's lives, acting in a way that transforms the lives of subjects and makes them protagonists of their own stories.en
dc.contributor.advisor1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2622-0506pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9632990540395574pt_BR
dc.contributor.referee1Mattos, Sandra Maria Nascimento de-
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee3Sarniva, Darlane Cristina Maciel-
dc.creator.LattesNão informadopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Angélica Costa Barreto.Pdf3.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.