Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20207
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBraz, Pablo Rosa-
dc.date.accessioned2025-02-26T16:12:25Z-
dc.date.available2025-02-26T16:12:25Z-
dc.date.issued2023-08-02-
dc.identifier.citationBRAZ, Pablo Rosa. Jogos de tabuleiro educativos – um olhar sobre a educação integral da matemática. 2023. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20207-
dc.description.abstractEste trabalho pretende abordar a aplicação dos jogos de tabuleiro educativos através de um olhar sobre a educação integral da matemática. O objetivo é investigar o impacto dos jogos de tabuleiro no interesse e no aprendizado dos alunos com relação às operações básicas da matemática na educação integral, tendo, como produto, a seleção e elaboração de jogos de tabuleiro para o aprendizado das operações básicas da matemática. A abordagem metodológica a ser utilizada para o desenvolvimento da pesquisa consiste em utilizar os instrumentos de pesquisa (Observação, Questionário, Entrevista, Testes e Diário de Campo), com atividades em grupo em estações de jogos previamente definidas e direcionadas, onde buscaremos ter um olhar crítico e participativo, visando captar a afetividade dos participantes de forma qualitativa, com o registro dos fatos. Esta pesquisa tem como justificativa a possibilidade de os jogos de tabuleiro auxiliarem na redução das dificuldades dos discentes constatadas pelo autor em sala de aula, no aprendizado dos conceitos básicos das operações matemáticas. Dessa forma, fazemos valer o sistema integral, aproveitando o tempo na escola de maneira eficiente, lecionando de forma lúdica, buscando ampliar o processo de ensino aprendizagem e a equidade no aprendizado, retomando, por parte dos alunos, o interesse em querer aprender. Com isso, pretendemos responder à seguinte questão: “Como os jogos de tabuleiro podem auxiliar no aprendizado das operações básicas da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental II, numa escola pública do município de Resende que apresenta educação integral?”. Como referencial teórico, buscamos e analisamos diversos projetos com assuntos similares, ou seja, referente à utilização de jogos no ensino de conteúdos de matemática de forma geral e na teoria de desenvolvimento de produtos, que serviram como base e foram primordiais para o desenvolvimento do nosso projeto. Este projeto deu origem ao nosso produto educacional, que consiste em uma caixa com 4 jogos de tabuleiro educativos, chamados VipSoccer, Jogo das Expressões Numéricas, Avançando com o Resto e Bingo da Multiplicação, que visam auxiliar os professores a lecionar os conteúdos das operações básicas da matemática de forma lúdica e em um ambiente diferenciado. A utilização desse produto educacional gerou uma melhoria considerável no que diz respeito às operações básicas da matemática, identificado na comparação do pré-teste com o pós-teste realizado após a aplicação dos jogos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos de Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos Educativospt_BR
dc.subjectJogos de Tabuleiropt_BR
dc.subjectEnsino Lúdicopt_BR
dc.subjectMath Teachingpt_BR
dc.subjectMath Gamespt_BR
dc.subjectEducational Gamespt_BR
dc.subjectBoard Gamespt_BR
dc.subjectPlayful Teachingpt_BR
dc.titleJogos de tabuleiro educativos – um olhar sobre a educação integral da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeEducational board games - a look at integral mathematics educationen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis paper aims to approach the application of educational board games through the lens of integral mathematics education. The goal is to investigate the impact of board games on the students' interest and learning in relation to the basic operations of mathematics in integral education, having, as a product, the selection and elaboration of board games for learning the basic operations of mathematics. The methodological approach to be used to develop the research consists of using the research instruments (Observation, Questionnaire, Interview, Tests and Field Diary), with group activities in previously defined and directed game stations, where we will seek to have a critical and participatory look, aiming to capture the affectivity of the participants in a qualitative way, with the registration of the facts The justification for this research is the possibility of board games helping to reduce the difficulties the author found in the classroom during the learning of the basic concepts of mathematical operations. This way, we make use of the integral system, making the most of time at school efficiently, teaching in a ludic way, seeking to broaden the teaching-learning process and equity in learning, restoring students' interest in wanting to learn. With this, we intend to answer the following question: "How can board games help in learning the basic operations of mathematics in the early years of fundamental school II, in a public school in the city of Resende that offers integral education. As a theoretical reference, we searched for and analyzed several projects with similar subjects, that is, referring to the use of games in the teaching of mathematics content in general and the theory of product development, which served as a base and were essential for the development of our project. This project gave origin to our educational product, which consists of a box with 4 educational board games, called VipSoccer, Number Expressions Game, Advancing with the Rest and Multiplication Bingo, which aim to help teachers teach the contents of the basic operations of mathematics in a playful way and in a different environment. The use of this educational product led to a considerable improvement in basic mathematical operations, as identified in the comparison between the pre-test and the post-test carried out after the application of the games.en
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5171-9133pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363558791271144pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5171-9133pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363558791271144pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Emerson Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229442671399164pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6590074934060928pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.relation.referencesALVES, F.S. Estilos de aprendizagem e jogos no ensino da matemática. 2021. Dissertação (Programa de Pós Graduação em Matemática – Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais). 2021. BRASIL, Ministério da Educação, Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Acessado em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, acesso em 17/06/2022. BRANDT, N. Diferentes Modos de Compreender o Lúdico e suas Apropriações no Ensino de Matemática no Brasil. 2019. Dissertação (Universidade Federal do Rio Grande Do Sul) – Rio Grande, Rio Grande do Sul, 2019 DE OLIVEIRA, A. P. Educação Integral x Escolas em Tempo Integral: Explorando os Espaços para a Educação em Valores. 2019. Tese (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) – Presidente Prudente, São Paulo, 2019. DEVIR, Neuro Educação e Jogos de Mesa. Acessado em https://devir.com.br/escolas/arquivos/Neuroeducacao.pdf , acesso em 13/06/2022. DEVIR, BNCC e Jogos de Mesa. Acessado em https://devir.com.br/escolas/ arquivos/BNCCJogosDeMesa.pdf , acessado em 13/06/2022. DEUS, L. F. Jogos no Ensino de Matemática: Uma proposta para o ensino e aprendizagem de Probabilidade. 2018. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Departamento de Matemática e Estatística, Universidade Federal de São João Del Rei, Minas Gerais, 2018. DUARTE, G.R. Uso de jogos para o desenvolvimento do estudo da matemática financeira. 2022. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. LEIVA, E.L. Uma proposta de jogo para o ensino de congruências de números inteiros. 2021. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, 2021. MELO, L. C. O Jogo de Tabuleiro no Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática Financeira para Alunos do Terceiro Ano do Sistema de Organização Modular de Ensino. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional) - Fundação Universidade Federal do Tocantins – Campus Universitário de Palmas, Tocantins, 2018. MELO, M.C.M. Jogos no Ensino da Álgebra. 2021. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021. OLIVEIRA, S.P. A utilização de jogos no ensino de matemática. 2018. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – 55 Universidade Federal Rural do Semi-árido, Campus Mossoró, Rio Grande do Norte, 2022. SANTOS, T. M. Jogos Matemáticos como Metodologia de Ensino e Aprendizagem de Equações de 1o Grau. 2021. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Unidade Acadêmica Especial de Matemática e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás / Universidade Federal de Catalão, Goiás, 2021. SILVA, S.A.C. Propostas de aplicações do lúdico e materiais manipuláveis no processo de ensino-aprendizagem de matemática. 2019. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática – PROFMAT) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Pablo Rosa Braz.Pdf5.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.