Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20220
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Priscila de Alantino Braz-
dc.date.accessioned2025-02-27T14:08:31Z-
dc.date.available2025-02-27T14:08:31Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.citationALANTINO, Priscila. O impacto da covid-19 na trajetória educacional de imigrantes venezuelanos warao em Tinguá – Nova Iguaçu. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20220-
dc.description.abstractA história das migrações é marcada pela atração ou repulsão de seus agentes, os migrantes, por parte dos Estados. Em contextos de epidemia ou pandemia chegam até mesmo a serem vistos como vetores de doenças. Tais percepções acabam por impactar diretamente no processo de integração e de desenvolvimento escolar desta população no país de acolhida. Diante deste cenário, o objetivo principal deste trabalho é verificar o quanto a pandemia de COVID-19 afetou a rotina escolar dos alunos imigrantes venezuelanos, da etnia Warao, matriculados em uma escola em Tinguá, bairro de Nova Iguaçu, um município do Rio de Janeiro. Para alcançar este objetivo verificamos como o distanciamento social intensificou desigualdades e preconceitos presentes no contexto escolar e na relação dos alunos migrantes com os colegas nacionais. Como metodologia foram feitas revisões bibliográfica e documental, aplicação de questionários, entrevistas com os alunos estrangeiros, professores e direção, bem como órgãos públicos e instituições que lidam diretamente com migrantes e refugiados. Isto possibilitou a percepção das dificuldades para a integração e para o processo educativo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectimigrantespt_BR
dc.subjectWaraopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento escolarpt_BR
dc.subjectintegraçãopt_BR
dc.subjectimigrantspt_BR
dc.subjectWaraopt_BR
dc.subjectschool developmentpt_BR
dc.subjectintegrationpt_BR
dc.titleO impacto da covid-19 na trajetória educacional de imigrantes venezuelanos warao em Tinguá – Nova Iguaçupt_BR
dc.title.alternativeThe impact of covid-19 on educational trajectory of venezuelans Warao imigrants in Tinguá – Nova Iguaçuen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe history of migration is marked by the attraction or repulsion of its agents, the migrants, by the States. In contexts of epidemics or pandemics, they are even seen as vectors of diseases. Such perceptions end up having a direct impact on the process of integration and school development of this population in the host country. Given this scenario, the main objective of this work is to verify how much the COVID-19 pandemic affected the school routine of venezuelans Warao imigrants students, enrolled in schools in Tinguá, district of Nova Iguaçu, county of Rio de Janeiro. To achieve this objective, we verified how social distancing intensified inequalities and prejudices present in the school context and in the relationship of migrant students with their national colleagues. As a methodology, bibliographic and document reviews were carried out, questionnaires were applied, interviews with foreign, teachers and directors, as well as public bodies and institutions that deal directly with migrants and refugees. This made it possible to perceive the difficulties for integration and for the educational process.en
dc.contributor.advisor1Santos, Miriam de Oliveira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9177-2417pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150444010498123pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Miriam de Oliveira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9177-2417pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6150444010498123pt_BR
dc.contributor.referee2Petrus, Maria Regina Piquet Carneiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9542439188038835pt_BR
dc.contributor.referee3Aragão, Luciano Ximenes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7660810648030001pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Gustavo Junger da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1722037376693392pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6124978446075948pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.relation.referencesACNUR. ACNUR parabeniza Brasil por reconhecer milhares de venezuelanos como refugiados. ACNUR, Brasil. 06 Dez. 2019. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/2019/12/06/acnur-parabeniza-brasil- porreconhecermilhares-de-venezuelanos-como-refugiados/>. Acesso em: 10 Out. 2020 ____________. Tendencias Globales: Desplazamiento Forzado en 2019, 18 jun. 2020. Disponível em: <https://www.unhcr.org/5ee200e37/#_ga=2.143485557.1364177628.1602373985- 1084923908.1598226287>. Acesso em 20 Ago. 2020 _________. Os Warao no Brasil: Contribuições da antropologia para a proteção de indígenas refugiados e migrantes. Disponível em: << https://www.acnur.org/portugues/wp- content/uploads/2021/04/WEB-Os-Warao-no-Brasil.pdf >> Acesso em 10 Nov. 2020. ANDRADE, José H. Fischel de. O Brasil e a organização internacional para os refugiados (1946-1952). Revista Brasileira de Política Internacional. v. 48, n.1. p. 60-96. 2005. ANDRÉ, Bianka. P. A diversidade dos alunos estrangeiros e seu processo de adaptação em escolas brasileiras. In: SANTOS, M.; BAHIA, J. (Org.). Um olhar sobre as diferenças: a interface entre projetos educativos e migratórios. São Leopoldo: Oikos, 2016. 152p. p. 56-78 AYDOS, Mariana Recena. Migração forçada: uma abordagem conceitual a partir da imigração de angolanos para os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, Brasil (1970- 2006). 2010. 185 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/279346>. Acesso em: 07 Ago. 2021. 65 BAENINGER, Rosana; PERES, Roberta. Migração de crise: A migração haitiana para o Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, Belo Horizonte, v.34, n.1, p.119- 143, jan./abr. 2017 BECKER, Howard S. Sobre Metodologia. In: Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1999, Cap.1 pp.17-46. BRASIL. Lei n o 601 de 18 de Setembro de 1850. . [S.l: s.n.]. 1850. Livro 1o do Actos Legislativos. fl. 57. Secretaria d'Estado dos Negocios do Imperio em 2 de outubro de 1850. BRASIL. LEI No 13.445, DE 24 DE MAIO DE 2017. Institui a Lei de Migração. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, Ed. 99, p. 1, 24 mai. 2017. Seção 1. BRASIL. PORTARIA No 478, DE 14 DE OUTUBRO DE 2020. Diário Oficial [da] União, Brasília, DF, Ed. extra, p. 1, 14 out. 2020. Seção 1. Brasil torna-se o país com maior número de refugiados venezuelanos reconhecidos na América Latina. ACNUR, Brasil. 31 Jan. 2020. Disponível em: <https://www.acnur.org/portugues/2020/01/31/brasil-torna-se-o-pais-com-maiornumero-de- refugiados-venezuelanos-reconhecidos-na-america-latina/>. Acesso em: 10 Out. 2020 BRUBAKER, R. Nacionalismo “cívico” e “étnico”. Sociedade e Cultura, v. 20, n. 1, p. 295– 312, 2017. CABECINHAS, Rosa; MACEDO, Isabel. (Anti)racismo, ciência e educação: teorias, políticas e práticas. Revista Mediações, online. Escola Superior de educação – IPS, v.7. n.2, p.16 – 36, 2019. CASTLES, Stephen; MILLER, Mark. J. La era de la migración: Movimentos internacionales de población en el mundo moderno. México: Cámara de Diputados, 2004. CAVALCANTI, Leonardo; OLIVEIRA, Wagner. Os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre a imigração e o refúgio no Brasil: uma primeira aproximação a partir dos registros administrativos. PÉRIPLOS, Revista de Pesquisa sobre Migrações. v. 4, n. 2, pp. 11-35. 2020. CLASTRES, Pierre. Copérnico entre os selvagens In: CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac Naify: 2003. Francisco Alves, 1978, p. 7-20; 132-152. 66 FRANÇA, Rômulo A.; RAMOS, Wilsa Maria; MONTAGNER, Maria Inez. Mapeamento de Políticas Públicas para os Refugiados no Brasil. Revista Estudos e pesquisa em Psicologia (online), Rio de Janeiro. V.19. n.1, jan/abr, 2019, p.89-106. Disponível em: <https://www.e- publicacoes.uerj.br/index.php/revispsi/article/view/43008/29657> Acesso em: 22 jan. 2021 FRONTOURA, Caroline de S. Leis de imigração brasileiras e os dilemas do estado- nação: do período colonial à lei n.o 13.445, de 24 de maio de 2017. Londrina, 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) – Curso Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2017. GARCÍA CASTRO, Alvaro A. Mendicidad indígena: Los Warao Urbanos. Boletín Antropológico: Universidad de Los Andes. n.48. ISSN: 1325-2610, Fev-Abr, 2000. Haitianos lideram ranking de imigração para a Região Metropolitana de Campinas. G1, Campinas. 29 Jun. 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/campinasregiao/noticia/2020/06/29/haitianos-lideram-ranking-de- imigracao-para-a-regiaometropolitana-de-campinas>.ghtml>. Acesso em: 09 Out. 2020. HALL, Stuart. A Questão Multicultural. In: HALL, Stuart. Da Diáspora: Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, p. 51-100. 2003. HEBENBROCK, Mariano. Imigração Venezuelana no Brasil: Xenofobia e Racismo como Pano de Fundo. Revista Coletiva, Brasil, n. 23, p. 1-10, out/nov/dez/jan. 2018-2019. HOBSBAWM, Erik J. Nações e Nacionalismo: desde 1780. São Paulo: Paz e Terra. 1990. KENICKE, Pedro Henrique G.; LORENZETTO, Bruno M. O estatuto do estrangeiro e a mudança da Fundamentação da política migratória brasileira. Direito e Desenvolvimento, João Pessoa, v. 8, n. 2, p. 195-209. 2017. LUCENA, Jamerson B. Impressões criadas sobre os indígenas Warao nas ruas de João Pessoa-PB em tempos de pandemia. TRAVESSIA - Revista do Migrante. v. XXXIV, n. 91. Mai – Ago. 2021. p.101-115. MARX, Anthony. A construção da raça e do Estado-Nação. Estudos Afro-Asiáticos, n. 29, mar. 1996. P.9-36. MENEZES, Lená. M. de. Refúgio no Brasil no Pós-Segunda Guerra: A ilha das flores como lugar de acolhimento e representação do paraíso. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 07, p. 109-125, jan./abr. 2018. 67 OIM. Informe sobre las Migraciones em el Mundo 2020. Genebra. OIM. 2020 OLIVEIRA, Gabriela C. de. A Segunda Geração de Latino-Americanos na Cidade de São Paulo: A Questão Do Idioma. REMHU, Brasília. Ano XXII. N. 42, p. 213-230, jan./jun. 2014. PAGER, Devah. Medir a discriminação. Tempo Social, Revista de Sociologia da USP, v. 18, 2017. PEDONE, Luiz. Formulação, Implementação e Avaliação de Políticas Públicas. Brasília: Ed. FUNCEP, 1986. PETRUS, Maria Regina. Refugiados congoleses no rio de janeiro e Dinâmicas de “integração local”: das ações Institucionais e políticas públicas aos recursos relacionais das redes Sociais. Rio de Janeiro, 2010. 790f. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. REIS, Elisa. O Estado Nacional como ideologia: o caso brasileiro. Revista Estudos Históricos. V.1, n.2, p.187-203, 1988. REIS, Rossana Rocha. A política do Brasil para as migrações internacionais. Revista Contexto Internacional. v. 33, n. 1, jan/jun. p. 47-69. 2011. RESTIER, Henrique. O duelo viril: confrontos entre masculinidades no Brasil mestiço. In: RESTIER, Henrique; SOUZA, Rolf M. Diálogos contemporâneos sobre homens negros e masculinidades. São Paulo: Ciclo Contínuo Editorial, 2019. RODRIGUES, Leda Maria O. et al. Migração Contemporânea e Educação. Cadernos Ceru, São Paulo. Série 2, v. 25, n. 1, p.225-240, jun, 2014. RUSEISHVILI, Svetlana. Quatro lições da pandemia sobre a mobilidade no mundo contemporâneo. In: ZUBEN et al. Migrações internacionais e a pandemia de COVID-19. UNICAMP, SP. p.160-166. 2020. SAKURAI, Célia; PAIVA, Odair da Juan. Migrações Internacionais, Geopolítica e Desenvolvimento Econômico (1947-1980). In: Encontro anual da ANPOCS, 28o, 2004, Caxambu. Anais, Caxambu, 2004. p. 1-21. 68 SANTOS, Elis Alberta R. dos. Deslocamentos transfronteiriços de indígenas Warao: Impactos do desenvolvimentismo moderno à vida indígena. Trabalho apresentado na 32a Reunião Brasileira de Antropologia. Out- Nov. 2020. p.1-17. SEYFERTH, Giralda. O Estado brasileiro e a imigração. In: NETO, Helion P. et al. (Org.). Caminhos da migração: memória, integração e conflitos. 2. ed. – E-book. São Leopoldo: Oikos, 2015. 424p. p. 108-133. __________. Identidade nacional, diferenças regionais, integração étnica e a questão imigratória no Brasil. In: ZARUR, G (Org.). Região e Tradição na América Latina. 1aed. Brasília: UNB, p.81-109, 2000. __________. O Beneplácito da desigualdade: Breve digressão sobre o racismo e outros textos sobre questões étnicorraciais. Rio de Janeiro: 7 Letras. 2020. SILVA, César Augusto S. A política brasileira para refugiados (1998-2012). Porto Alegre, 2013. 292f. Tese (Doutorado em Ciência Política), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. SMDHC; CMI; OIM; ACNUR. 1o Plano Municipal de Políticas para Imigrantes 2021- 2024. São Paulo. SMDHC; CMI. 2020. SOUZA, Hebert José de (Betinho). Como se faz análise de Conjuntura. Petropólis: Ed. Vozes, 1984, p. 9-19 SOUZA, Rolf Malungo De. FaloMaquia: Homens negros e brancos e a luta pelo prestígio da Masculinidade em uma Sociedade do Ocidente. Rev. Antropolítica: Niterói. n.34, p.35- 52, 2013. STOLCKE, Verena. O Enigma das Interseções: classe, “raça”, sexo, sexualidade. A formação dos Impérios Transatlânticos do século XVI a XX. In: Estudos Feministas, Florianópolis, 14(1):336, janeiro-abril, 2006, pp. 15-41. __________ . Sexo está para gênero assim como raça para etnicidade?. In: Estudos Afro- Asiáticos, n. 20, junho de 1991, p. 101-119. TILLY, Charles. Coerção, capitais e estados europeus (990-1992). São Paulo: Edusp, 1996. WENDEN, Catherine W. de. As Novas Migrações. Revista Internacional de Direitos Humanos, v.23, n.23, p. 17-28, 2010.pt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Priscila de Alantino Braz Silva.Pdf2.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.