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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20230
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Moreira, Priscila Vicente Leal | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-28T12:48:10Z | - |
dc.date.available | 2025-02-28T12:48:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Priscila Vicente Leal. Estimulando o engajamento estudantil nas aulas de matemática do ensino fundamental: uma experiência baseada em gamificação. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20230 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho busca contribuir para a Educação Matemática, através da elaboração de atividades que estimulem o aumento do engajamento dos estudantes nas aulas de matemática, o qual diminuiu consideravelmente após o período de afastamento da rotina de aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19. Como estratégia metodológica, foi elaborada uma sequência didática fundamentada na teoria da Gamificação com materiais manipuláveis, sem uso de tecnologias digitais. Esta pesquisa teve como público-alvo os alunos de uma turma do 7° ano de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Foi utilizada uma abordagem qualitativa para a análise dos dados da pesquisa, que foram coletados através de formulários e observação dos alunos nas aulas. Buscou-se comparar o engajamento dos alunos nas aulas de matemática e a relação deles com a disciplina antes e após a aplicação da sequência de atividades gamificadas. Dentre os resultados obtidos nesta pesquisa, destaca-se uma melhora significativa na relação dos alunos com a professora. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologias Ativas de Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Engajamento Estudantil | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Active Learning Methodologies | pt_BR |
dc.title | Estimulando o engajamento estudantil nas aulas de matemática do ensino fundamental: uma experiência baseada em gamificação | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This work seeks to contribute to Mathematics Education, through the development of activities that encourage increased student engagement in Mathematics classes, which has decreased considerably after the period of removal from the routine of face-to-face classes due to the Covid-19 pandemic. As a methodological strategy, a didactic sequence was elaborated based on the theory of Gamification with manipulable materials, without the use of digital technologies. This research had as target audience the students of a 7th grade class of a municipal school in Rio de Janeiro. A qualitative approach was used to analyze the research data, which were collected through forms and observation of students in class. We sought to compare student engagement in math classes and their relationship with the discipline before and after applying the sequence of gamified activities. Among the results obtained in this research, a significant improvement in the students' relationship with the teacher stands out. | en |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Douglas Monsôres de Melo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8339690725325820 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Santos, Douglas Monsôres de Melo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8339690725325820 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Orlando dos Santos | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8102-5765 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6519459974850664 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Concordido, Cláudia Ferreira Reis | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-0767-9170 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1627234282126631 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3844155089896864 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.relation.references | ANDREETTI, T. C. Gamificação de aulas de matemática por estudantes do oitavo ano do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2019. AUSUBEL, D. P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva.1° ed. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. 2000. BACICH, L.; MORAN, J. (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 48-67, maio/ago. 2013. Disponível em: https://doaj.org/article/26dd7f03f98546f8bf588f001d489134. Acesso em: 30 mar. 2023. BERBEL, N. A. N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: http://proiac.sites.uff.br/wp- content/uploads/sites/433/2018/08/berbel_2011.pdf. Acesso em: 25 jun. 2023. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. MEC/SEF. 1997, Brasília. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. DESCOVI, L. M. G.; MEHLECKE, Q. T. C.; COSTA, J. S. Modelo de Rotação por Estações: Tecnologias Digitais e Infográficos. 2019. Relato de Experiência Inovadora. Taquara, Rio Grande do Sul, julho 2019. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2019/anais/trabalhos/32213.pdf. Acesso em: 24. jun. 2023. DETERDING, Sebastian. Et al. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining “Gamification”. Proceedings of the 15th international academic MindTrek conference: 67 Envisioning future media environments. Tampere, Finândia. 28 set. 2011. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/2181037.2181040. Acesso em: 08 jun. 2023. ESQUIVEL, H. C. da R. Gamificação no ensino da matemática. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017. FREITAS, H. B. de. Gamificação como proposta pedagógica em aulas de matemática. 2020. Monografia de Especialização (Especialização em Ensino de Ciências) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007. KAPP, K. Game-based learning can turn disconnected, bored learners into engaged participants. Association for Talent Development. Disponível em: https://www.td.org/magazines/td-magazine/games-gamification-and-the-quest-for-learner- engagement. Acesso em: 09 abr. 2023. MATTOS, S. M. N. de. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: As abordagens do processo. 12. ed. São Paulo: EPU, 1986. MORAN, J. Metodologias ativas em sala de aula. Pátio Ensino Médio, Porto Alegre, n. 39, p. 10-13, dezembro 2018. MORAN, J. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. In: SOUZA, C. A., MORALES, O. E. T. (orgs.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto PROEX/UEPG, 2015. 68 RICHARDSON, R. J. et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. SENA, A.; COELHO, D. K. Gameficação: Uma análise das técnicas de engajamento atualmente utilizadas. Anais XI SBGames. Brasília, 2012. p. 84-92 SILVA, A. J. de C. Guia prático de metodologias ativas com uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Lavras: UFLA, 2020. SILVA, W. P. da. A gamificação como estratégia didática de professores na educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2020. STIEGLITZ, S. et al. Gamification: Using Game Elements in Serious Contexts. Cham - Suíça: Springer, 2017. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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