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dc.contributor.authorGarcia, Renata de Aguiar-
dc.date.accessioned2025-03-06T12:50:40Z-
dc.date.available2025-03-06T12:50:40Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.identifier.citationGARCIA, Renata de Aguiar. Criando memória institucional: mapeamento e padronização de processos nas coordenações dos cursos de licenciaturas do IFAM/CMC. 2023. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20246-
dc.description.abstractO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro (CMC) possui 11 cursos de nível superior, os quais são coordenados por um professor de cada curso. Porém, estes docentes não têm conhecimento sobre a execução dos processos acadêmicos que são realizados nas coordenações, e para realizá-los adquirem conhecimento informal passado por ex-coordenador, técnicos administrativos e docentes dos cursos. A pesquisa teve como objetivo identificar práticas de gestão do conhecimento facilitadoras para o refinamento dos processos da gestão administrativa das coordenações dos cursos de Licenciaturas do DAEF/CMC/IFAM. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e natureza aplicada, descritiva-exploratória, utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental, levantamento de campo, estudo de caso e pesquisa-ação. Os dados foram coletados na instituição por meio de dois questionários e da realização de dois grupos focais. Os resultados apresentados revelaram que os processos executados nas coordenações dos cursos de licenciaturas são feitos utilizando conhecimento informal dos coordenadores de curso, que executavam os processos e atividades das coordenações, de maneiras distintas e de forma não compartilhada. Este fato demonstrou a necessidade do mapeamento e da padronização dos processos das coordenações dos cursos analisados visando a celeridade e gestão dos mesmos. As principais contribuições deste trabalho estão relacionadas ao compartilhamento do conhecimento informal adquirido pelos coordenadores para a execução dos processos das coordenações, assim como à padronização dos mapeamentos que torna os processos mais eficientes e desenvolve a memória institucional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMapeamento de processospt_BR
dc.subjectpadronização de processospt_BR
dc.subjectgestão acadêmicapt_BR
dc.subjectProcess mappingpt_BR
dc.subjectprocess standardizationpt_BR
dc.subjectacademic managementpt_BR
dc.titleCriando memória institucional: mapeamento e padronização de processos nas coordenações dos cursos de licenciaturas do IFAM/CMCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM) Campus Manaus Centro (CMC) has 11 higher education courses, which are coordinated by a professor from each course. However, these professors do not have knowledge about the execution of the academic processes that are carried out in the coordinations, and in order to carry them out, they acquire informal knowledge passed on by former coordinators, administrative technicians and professors of the courses. The research aimed to identify practices of knowledge management that facilitate the refinement of the processes of administrative management of the coordination of the Degree courses of the DAEF/CMC/IFAM. This research has a qualitative approach and applied nature, descriptive-exploratory, used as procedures bibliographical research, documental research, field survey, case study and action research. Data were collected at the institution through two questionnaires and two focus groups. The results presented revealed that the processes carried out in the coordinations of the degree courses are made using informal knowledge of the course coordinators, who performed the processes and activities of the coordinations, in different and not shared ways. This fact demonstrated the need to map and standardize the coordination processes of the analyzed courses, aiming at their speed and management. The main contributions of this work are related to the sharing of informal knowledge acquired by the coordinators for the execution of the coordination processes, as well as the standardization of the mappings that makes the processes more efficient and develops the institutional memory.en
dc.contributor.advisor1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7562-7367pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ramos Filho, Américo da Costa-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4643-9767pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7562-7367pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee2Cova, Marcia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-7477-5421pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2757009092492002pt_BR
dc.contributor.referee3Ramos Filho, Américo da Costa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4643-9767pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3305607479621540pt_BR
dc.contributor.referee4Meiriño, Marcelo Jasmim-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1209386477961973pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3515-2605pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4470220642163625pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
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