Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento Y Mansour, Renata-
dc.date.accessioned2025-03-06T13:34:41Z-
dc.date.available2025-03-06T13:34:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationNASCIMENTO Y MANSOUR, Renata . Educação patrimonial como ação política e prática pedagógica inclusiva. 2022. 99 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20247-
dc.description.abstractEsta pesquisa reflete sobre a criação de estratégias didático-pedagógicas em Educação Patrimonial e seu aspecto político, dialógico e comunicativo, numa perspectiva sensibilizadora e participativa que aponte dilemas e complexidades existentes na aproximação de saberes e metodologias que precisam ser negociadas no processo de elaboração do discurso pedagógico da Educação Patrimonial. A ideia que apresentamos compreende o Patrimônio Cultural como meio essencial para constituição de identidades e a Educação Patrimonial como espaço de expressão e representação política do Outro e de Si e, também, de reconhecimento da diferença como uma possibilidade de construção de sentido. Desse modo, procuramos estabelecer um diálogo entre Patrimônio Cultural e Educação, tendo a escola como lugar de investigação, por ser espaço diferenciado de produção de saberes interdisciplinares, evidenciando que o campo da Educação Patrimonial é uma área do conhecimento eminentemente interdisciplinar e que a ideia de transformação do conhecimento científico com intenção de ensino e divulgação não se organiza na forma de simples “ajuste” ou “simplificação” de conhecimento. A compreensão do processo de produção do discurso pedagógico pode auxiliar de maneiras diferenciadas a construção e apropriação do discurso apresentado no campo da Educação Patrimonial. Temos como objetivos compreender o discurso pedagógico da Educação Patrimonial apresentado nas políticas públicas para educação e cultura, e sua relação com aspectos de cidadania e direitos culturais, a partir de conceitos da semiótica discursiva e da arte-educação; investigar práticas de educação patrimonial e arte-educação interessadas em construir processos de interação entre as diferenças que constituem a diversidade social brasileira; observar estudos da semiótica discursiva no ensino-aprendizagem escolar, direcionados à construção de discursos de aceitação da diferença e inclusão social e articular de forma sistêmica aspectos da educação patrimonial como prática de intervenção pedagógica para inclusão social e as ações estatais na área da cultura. Para fundamentar nosso conhecimento sobre o assunto reunimos em pesquisa bibliográfica pressupostos teóricos de autores do campo do Patrimônio Cultural, tais como Márcia Chuva (2012), Dormaels (2011), Mário Chagas (2006), José Reginaldo Gonçalves (2003); da Educação Patrimonial, Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg e Adriane Queiroz Monteiro (1999), Elisa Roberta Zanon, Leandro Henrique Magalhães e Patrícia Martins Castelo Branco (2009); das Políticas Culturais, Isaura Botelho (2007), Marilena Chauí (2006) e Lia Calabre (2018); da Semiótica Discursiva, Algirdas Julius Greimas (2008), Diana Barros (1988), Lucia Teixeira (2008), Eliane Soares de Lima (2021); da Análise do Discurso Digital, Marie-Anne Paveau (2021); da Arte-Educação, Ana Mae Barbosa (1999), Fayga Ostrower (2018), articulados pelo conceito de Recontextualização de Basil Bernstein (2003) e Transposição Didática, de Yves Chevallard (1998) entre outros, como suporte didático e metodológico para possíveis intervenções direcionadas à efetivação, continuidade, avaliação e ajuste das políticas de democratização dos direitos culturais para todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectpolítica culturalpt_BR
dc.subjecteducação inclusivapt_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.subjectcultural policypt_BR
dc.subjectinclusive educationpt_BR
dc.titleEducação patrimonial como ação política e prática pedagógica inclusivapt_BR
dc.title.alternativeHeritage education as a political action and inclusive pedagogical practicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis research intends to reflect on the creation of didactic-pedagogical strategies in Heritage Education and its political, dialogic and communicative aspect, in a sensitizing and participative perspective that points out dilemmas and complexities existing in the approximation of knowledge and methodologies that need to be negotiated in the process of elaboration of the pedagogical discourse of Heritage Education. The idea that we present comprises Cultural Heritage as an essential means for the constitution of identities and Heritage Education as a space for expression and political representation of the Other and of the Self, and also for the recognition of difference as a possibility of construction of meaning. In this way, we seek to establish a dialogue between Cultural Heritage and Education, having the school as a place of investigation, as it is a differentiated space for the production of interdisciplinary knowledge, showing that the field of Heritage Education is an eminently interdisciplinary area of knowledge and that the idea of The transformation of scientific knowledge with the intention of teaching and dissemination is not organized in the form of a simple “adjustment” or “simplification” of knowledge. Understanding the process of production of pedagogical discourse can help in different ways the construction and appropriation of the discourse presented in the field of Heritage Education. We aim to understand the pedagogical discourse of Heritage Education presented in public policies for education and culture, and its relationship with aspects of citizenship and cultural rights, based on concepts of discursive semiotics and art-education; to investigate heritage education and art education practices interested in building processes of interaction between the differences that constitute Brazilian social diversity; to observe studies of discursive semiotics in school teaching and learning, aimed at the construction of discourses of acceptance of difference and social inclusion and to systematically articulate aspects of heritage education as a practice of pedagogical intervention for social inclusion and state actions in the area of culture. To base our knowledge on the subject, we gathered theoretical assumptions from authors in the field of Cultural Heritage, such as Márcia Chuva (2012), Dormaels (2011), Mário Chagas (2006), José Reginaldo Gonçalves (2003); from Heritage Education, Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg and Adriane Queiroz Monteiro (1999), Elisa Roberta Zanon, Leandro Henrique Magalhães and Patrícia Martins Castelo Branco (2009); from Cultural Policies, Isaura Botelho (2007), Marilena Chauí (2006) and Lia Calabre (2018); from Discursive Semiotics, Algirdas Julius Greimas (2008), Diana Barros (1988), Lucia Teixeira (2008), Eliane Soares de Lima (2021); from Digital Discourse Analysis, Marie-Anne Paveau (2021); from Art Education, Ana Mae Barbosa (1999), Fayga Ostrower (2018), articulated by Basil Bernstein's concept of Recontextualization (2003) and Didactic Transposition, by Yves Chevallard (1998) among others, as didactic and methodological support for possible interventions aimed at the effectiveness, continuity, evaluation and adjustment of policies for the democratization of cultural rights for all.en
dc.contributor.advisor1Cerdera, Fabio Pereira-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7130-4891pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0423533589985477pt_BR
dc.contributor.referee1Cerdera, Fabio Pereira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7130-4891pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0423533589985477pt_BR
dc.contributor.referee2Angelo, Elis Regina Barbosa-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1799-3910pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597395193689428pt_BR
dc.contributor.referee3Simões, Janaina Machado-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6316080219746524pt_BR
dc.contributor.referee4Nogueira, Sonia Aparecida-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7307056029955929pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8119775406529778pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadept_BR
dc.relation.referencesABREU, Regina e CHAGAS, Mário. Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. 2a ed. Lamparina Editora: Rio de Janeiro, RJ, 2003. BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. Editora Perspectiva: São Paulo, 1999. ---- (org.). Arte-educação: leitura no subsolo. Cortez Editora: São Paulo, 2002. BARBOSA, Maria Helena Rosa. Leitura de imagens e o ensino da arte: considerações em educação não formal – em museus. III Seminário Leitura de Imagens para a Educação: múltiplas mídias. Florianópolis, 2010. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/ceart/id_cpmenu/5931/MariaHelena_artigo_155059571 5347_5931.pdf. Acesso em: 2 nov. 2020. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso. Atual Editora Ltda, 1988. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Algumas reflexões sobre o papel dos estudos linguísticos e discursivos no ensino-aprendizagem na escola. Estudos Semióticos, vol. 15, n. 2, pp. 1-14, São Paulo, 2019. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/esse/article/view/165195. Acesso em: 2 nov. 2020. BATISTA, Ronaldo de Oliveira. 2016. História da linguística e retórica revolucionária. Linguística. vol. 34, n.2, pp. 145-168, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.scielo.edu.uy/pdf/ling/v34n2/2079-312X-ling-34-02-145.pdf. Acesso em: 2 nov. 2020. BENTO, Berenice. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, vol. 19, n. 2, pp. 549-559, Florianópolis, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v19n2/v19n2a16.pdf . Acesso em: 4 jul. 2022. BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, pp. 75-110, 2003. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/cp/n120/a06n120.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020. BIONDO, Fernanda Gabriela. Desafios da educação no campo do patrimônio cultural: Casas do Patrimônio e redes de ações educativas. 2016. 201f. Dissertação (Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural) – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Fernanda%20Biondo_Disserta%C3%A7 %C3%A3o%20completa.pdf BOTELHO, Isaura. Dimensões da cultura e políticas públicas. São Paulo em perspectiva, vol. 15, n. 2, São Paulo, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000200011. Acesso em: 2 nov. 2020. BRAH, Avtar. Diferença, diversidade, diferenciação. Cadernos Pagu, n. 26, pp. 329-376, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cpa/n26/30396.pdf. Acesso em: 7 mar. 2021. 95 BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/CON1988_05.10.1988/art_216_.asp. Acesso em: 7 mar. 2021. BRASIL. Ministério da Cultura. Plano Nacional de Cultura. 3a ed. Brasília, DF, 2013. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 dez. 2020. BRASIL. Decreto N° 3.551/2000, de 4 de agosto 2000. Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3551.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA %203.551%2C%20DE%204,que%20lhe%20confere%20o%20art. Acesso em: 7 mar. 2021. CHAGAS, Mário. Educação, museu e patrimônio: tensão, devoração e adjetivação. Dossiê Educação Patrimonial, n. 3, Iphan, jan.-fev. 2006. CHAUÍ, Marilena. Uma opção radical e moderna: Democracia Cultural. In: RUBIM, Albino (Org.). Política cultural e gestão democrática no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2016, pp. 55-80. ---- Cidadania Cultural: o direito à cultura. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006. ---- Cultura política e política cultural. Estudos Avançados. n. 9, pp. 71-84. Conferência no Instituto de Estudos Avançados/USP. São Paulo, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000100006. Acesso em: 7 mar. 2021. CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sábio al saber ensiñado. 3a ed. Aique Grupo Editor: Buenos Aires, 1998. CHUVA, Márcia. Por uma história da noção de patrimônio cultural no Brasil. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, n. 34, pp. 147-165, Brasília, 2012. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Numero%2034.pdf. Acesso em: 5 dez. 2020. COELHO, Teixeira. A cultura e seu contrário: cultura e política pós-2001. Editora Iluminuras, São Paulo, 2008. CRUVINEL, Tiago. Qual o futuro da disciplina Arte a partir da BNCC do Ensino Médio? Urdimento, Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 40, mar./abr. 2021. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18970 . Acesso em: 6 mai. De 2022. CURY, Isabelle (Org.). Cartas patrimoniais. Brasília: IPHAN, 2000. 96 DORMAELS, Mathieu. Patrimonio, patrimonialización e identidade: hacia una hermenéutica del patrimônio. Revista Herencia, vol. 24 (1 y 2), 2011. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/herencia/article/view/1432/1450 . Acesso em: 9 nov. 2021. FALQUET, Jules. Repensar as relações sociais de sexo, classe e raça na globalização neoliberal. Mediações. v. 13, n.1-2, Jan/Jun e Jul/dez. 2008, pp. 121-142. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/7886. Acesso em: 18 fev. 2021. FECHINE, Yvana. Produção de sentido por meio do sincretismo de linguagens: um estudo a partir de um filme de Guel Arraes. Trabalho apresentado na Compós, 2008. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_889.pdf . Acesso em: 9 nov. 2021. FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. 14a ed. Contexto, São Paulo, 2008. ---- As Astúcias da Enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 2a ed. Editora Ática, São Paulo, 2001. FONSECA, Annelise Nani da; BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Movimentos dispersivos da criatividade: da novidade ao engajamento. Anais 29o Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas – DISPERSÕES 2020. Goiânia: [s.n.], 2020. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producaoacademica/003016 083.pdf . Acesso em: 6 mai. 2022. FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 42a ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018. GATTI, Thérèse Hofmann; MARTINS, Margarida Helena Camurça. Trânsitos e incertezas no ensino de arte no Brasil. Anais do 27o Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 2018, São Paulo: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, 2018. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2018/content/PDF/27encontro______GATTI_Th%C3%A9r%C3%A 8se_Hofmann__MARTINS_Margarida_Helena_Camur%C3%A7a.pdf . Acesso em: 6 mai. de 2022. GREIMAS, Julien Algirdas; COURTÉS, Joseph. Dicionário de Semiótica. Cultrix: São Paulo, 1979. HJAVARD, Stig. A Midiatização da Cultura e da Sociedade. RS: Unisinos, 2014 (1a ed.) HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO Adriane Queiroz. Guia básico da educação patrimonial. Brasília: IPHAN\Museu Imperial, 1999. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Cartas Patrimoniais. Carta Brasília. 2010. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Carta%20Brasilia.pdf. Acesso em: 5 nov. 2020. IPHAN. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2014. Disponível em: http://www.iphan.gov.br/baixaFcdAnexo.do?id=4240 97 LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. Editora Perspectiva: São Paulo, 2012. LEITE, Miriam Soares; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Contribuições de Basil Bernstein e Yves Chevallard para a discussão do conhecimento escolar. Rio de Janeiro, 2004. 116 p. Dissertação de Mestrado. Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc- rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=5269@1. Acessado em: 6 mai. 2022. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez Editora: São Paulo, SP, 1990. LIMA, Eliane Soares de. De triagens a misturas: por uma compreensão semiótica do processo de transposição didática. Estudos Semióticos, [S. l.], v. 15, n. 2, pp. 114-132, 2019. DOI: 10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165206. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/165206 . Acesso em: 6 mai. 2022. LIMA, Eliane Soares de. Prática didática: entre a programação, a manipulação e o ajustamento. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), [S. l.], v. 50, n. 2, pp. 669–684, 2021. DOI: 10.21165/el.v50i2.2869. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos linguisticos/article/view/2869 . Acesso em: 6 mai. 2022. LIMA, Eliane Soares de. Contribuições da Semiótica e de outras teorias do texto e do discurso ao ensino. Estudos Semióticos, [S. l.], v. 15, n. 2, pp. i-ix, 2019. DOI: 10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.165324. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/esse/article/view/165324 . Acesso em: 6 mai. 2022. MACEDO, Elizabeth. Base Nacional Curricular Comum: novas formas de sociabilidade produzindo sentidos para educação. Revista e-Curriculum. Programa de Pós-graduação Educação: Currículo – PUC/SP São Paulo, v. 12, n. 03 pp. 1530-1555, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/21666 . Acesso em: 12 mai. 2022. MANNHEIN, Karl. Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar Editôres, 1968. MARANDINO, Martha. Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciências. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 26, pp. 95- 108, 2004. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo. Acesso em: 2 nov. 2020. Cadernos Pagu, n. 26, pp. 329-376, 2006. Acesso em: 6 mai. 2022. MORAES, Dênis de. A batalha da mídia: governo progressistas e políticas de comunicação na América Latinas e outros ensaios. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2009. MOUTINHO, Laura. Diferenças e desigualdades negociadas: raça, sexualidade e gênero em produções acadêmicas recentes. Cadernos Pagu, n. 42, pp. 201-248, 2014. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104 83332014000100201&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 fev. 2021. NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Diversidade e sentidos do patrimônio cultural: uma proposta de leitura da trajetória de reconhecimento da cultura afro-brasileira como patrimônio nacional. Anos 90. Porto Alegre, v. 15, n. 27, pp. 233-255, jul. 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/anos90/article/viewFile/6745/4047. Acesso em: 7 mar. 2021. 98 NOVAIS, Pedro. Uma estratégia chamada “planejamento estratégico”: deslocamentos espaciais e atribuição de sentidos na teoria do Planejamento Urbano. Rio de Janeiro: 7 letras, 2010. OSTROWER, Faiga. Universos da Arte. São Paulo: Editora da Unicamp, 2018. PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital. 1a ed. São Paulo: Pontes Editores, 2001. PEREIRA, Denieverlin Renata Marques. Semiótica Discursiva na Educação: caminhos possíveis. Estudos Semióticos, vol. 15, n. 2, pp. 82-98, 2019. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/esse/article/view/160582. Acesso em: 2 nov. 2020. PERES, José Roberto Pereira. Questões atuais do Ensino de Arte no Brasil: O lugar da Arte na Base Nacional Comum Curricular. Revista Educação, Desenho e Artes Visuais. Colégio Pedro II, Departamento de Desenho e Artes Visuais, Rio de Janeiro, n. 1, ano 1, pp. 25-36, 2017. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/revistaddav/article/view/1163 . Acesso em: 6 maio de 2022. QUEVEDO, Luis Alberto. Voltar às perguntas originais: do que estamos falando quando falamos de cultura, gestão e território? In: CALABRE, Lia (Org.) Políticas culturais e problemáticas contemporâneas: financiamento, gestão e formação. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa. São Paulo: Itaú Cultural, pp. 10-18, 2018. Disponível em: http://portal-assets.icnetworks.org/uploads/attachment/file/99799/IC- POLCULTURAIS_vol4.pdf. Acesso em: 5 dez. 2020. READ, Herbert. A educação pela arte. Martins Fontes: São Paulo, 2001. REY, Gérman. As políticas culturais em tempos de crise: sobre cordeiros, elefantes e vendedores ambulantes In: CALABRE, Lia (Org.) Políticas culturais e problemáticas contemporâneas: financiamento, gestão e formação. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa. São Paulo: Itaú Cultural, pp. 20-29, 2018. Disponível em: http://portal- assets.icnetworks.org/uploads/attachment/file/99799/IC POLCULTURAIS_vol4.pdf. Acesso em: 5 dez. 2020. SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Companhia das Letras: São Paulo, 2007. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319 . Acesso em: 10 ago de 202. SILVEIRA, Flávio Leonel Abreu da; BEZERRA, Marcia. Educação patrimonial perspectivas e dilemas. In: LIMA FILHO, Manuel Ferreira; ECKERT, Cornelia; BELTRÃO, Jane Felipe (org.). Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Florianopólis: Nova Letra, 2007. pp. 81-97. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/442 . Acesso em: 7 mar. 2021. SOUZA, Alice Moraes Rego de. Base Nacional Comum para quê/quem? uma cartografia de conflitos discursivos na produção de um currículo oficial / 99 Alice Moraes Rego de Souza; Del Carmen Daher, orientadora. Niterói, 2019. 361 f. : il. Tese (doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019. TEIXEIRA, Lucia. Leitura de textos visuais: princípios metodológicos. In: BASTOS, Neusa Barbosa (org.). Língua portuguesa: lusofonia – memória e diversidade cultural. São Paulo: EDUC, 2008. pp. 299-306. Disponível em: https://pdfcoffee.com/2008-teixeira- leituradetextosvisuais-pdf-free.html Acesso em: 6 mai. de 2022. TEIXEIRA, Lucia. Mediações do corpo e da linguagem na visita on-line a acervos de arte. In: VASCONCELOS, Maria Lucia Marcondes Carvalho; BATISTA, Ronaldo de Oliveira; PEREIRA, Helena Bonito (Orgs.). Estudos linguísticos: língua, história, ensino. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017. TEIXEIRA, Lucia. Percursos de visita em sites da internet. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v.13, n. 2, 2015, pp. 33-55. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/casa/article/view/8494 . Acesso em: 6 maio de 2022. TORRINHA, Francisco. Dicionário Latino-Português. Editora Maranus: Porto, 1945. ZANON, Elisa Roberta; MAGALHÃES, Leandro Henrique; BRANCO, Patrícia Martins Castelo. Educação patrimonial: da teoria à prática. Londrina: UniFil, 2009.pt_BR
dc.subject.cnpqAntropologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - RENATA NASCIMENTO Y MANSOUR.pdf1.66 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.