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dc.contributor.authorAugusto, Renato Gadioli-
dc.date.accessioned2025-03-06T14:04:38Z-
dc.date.available2025-03-06T14:04:38Z-
dc.date.issued2022-03-30-
dc.identifier.citationAUGUSTO, Renato Gadioli. A formação docente em geografia e a extensão: caminhos possíveis através do estágio supervisionado. 2022. 115 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20248-
dc.description.abstractO estágio curricular supervisionado é o momento em que o professor em formação se depara com a realidade da profissão (PIMENTA E LIMA, 2006; LIMA, 2012; ZABALZA, 2014), analisando e iniciando a construção de sua jornada docente. Tendo em vista que o estágio supervisionado se apresenta como importante momento formativo onde o docente em formação correlaciona a teoria e a prática no ambiente onde se desenvolve a profissão, pode-se entender esse momento como possibilidade de aproximação entre universidade e comunidade através do estagiário, que pode desenvolver uma função de “ponte”, possibilitando atividades dialógicas através da realização do estágio, em especial na Licenciatura em Geografia por ser uma ciência que possibilita a leitura e compreensão da realidade. Já a extensão universitária, que vem ganhando forças, é constituinte do tripé fundante da universidade em conjunto com o ensino e a pesquisa, tem por característica, seguindo o que nos ensina Freire (1985), a concretização dos saberes desenvolvidos na universidade revertidos em ações diretas e em conjunto com a comunidade, cumprindo assim parte das funções sociais da universidade. Diante disso, essa pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as potencialidades da extensão universitária através do estágio supervisionado no curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IM-UFRRJ). Faz-se importante destacar que grande parte dessa pesquisa foi desenvolvida em contexto de pandemia de COVID 19 e foi desenvolvida em modalidade remota. É uma pesquisa de cunho qualitativo e foram utilizados como instrumentos metodológicos: um questionário online semi-estruturado para entender as perspectivas de licenciandos sobre o estágio supervisionado em modelo remoto; dois grupos focais; análise de relatórios de estágios e projetos de extensão desenvolvidos pelos licenciandos, além da observação de aulas nas disciplinas Práticas de Estágio Supervisionado em Geografia I e II. Em análises, percebeu-se que há grandes expectativas, por parte dos licenciandos sobre o estágio supervisionado, por entenderem a importância deste momento formativo para o docente. Essas expectativas se tornaram, em parte, negativas por grande parte dos licenciandos por serem desenvolvidas de forma remota, distantes da realidade das salas de aula. Identificou-se também o desconhecimento sobre a importância da extensão para o processo formativo. Entretanto, percebe- se que, ao fim dos estágio supervisionados, onde se desenvolveu como prática a produção de materiais didáticos em conjunto com os professores das escolas, os licenciandos se viram satisfeitos com o estágio supervisionado e com as contribuições possibilitadas por essa vivência. Dentre as conclusões obtidas ao término da pesquisa, verificou-se que as experiências nas perspectivas de Larrosa (2017), oriundas do estágio supervisionado podem contribuir com a extensão universitária, e tem grandes possibilidades de realização de ações tanto nas escolas quanto nas comunidades onde as mesmas estão inseridas, colaborando para o necessário diálogo universidade-sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino Remotopt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectExtensão Universitáriapt_BR
dc.subjectFormação em Tempos de Pandemiapt_BR
dc.subjectLicenciatura em Geografiapt_BR
dc.subjectRemote Teachingpt_BR
dc.subjectSupervised Internshippt_BR
dc.subjectUniversity Extensionpt_BR
dc.subjectTraining in Pandemic Timespt_BR
dc.subjectDegree in Geographypt_BR
dc.titleA formação docente em geografia e a extensão: caminhos possíveis através do estágio supervisionadopt_BR
dc.title.alternativeThe teacher training in geography and extension: possible paths through the supervised internshipen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe supervised curricular internship is the moment when the teacher in training is faced with the reality of the profession (PIMENTA E LIMA, 2006; LIMA, 2012; ZABALZA, 2014), analyzing and starting the construction of his teaching journey. Considering that the supervised internship presents itself as an important formative moment where the teacher in formation correlates theory and practice in the environment where the profession is developed, this moment can be understood as a possibility of bringing the university and the community together through the intern, that can develop a "bridge", function, enabling dialogic activities through the completion of the internship, especially in the Degree in Geography, as it is a science that enables the reading and understanding of reality. On the other hand, university extension, which has been gaining strength, is part of the founding tripod of the university, together with teaching and research, and, following what Freire (1985) teaches us, the realization of the knowledge developed at the university reverted into direct actions and together with the community, thus fulfilling part of the social functions of the university. Therefore, this research aims to identify and analyze the potential of university extension through the supervised internship in the Degree in Geography of the Multidisciplinary Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (IM-UFRRJ). It is important to highlight that much of this research was developed in the context of the COVID 19 pandemic and was developed in remote mode. It is a qualitative research and the following methodological instruments were used: a semi-structured online questionnaire to understand the perspectives of undergraduates on the supervised internship in a remote model; two focus groups; analysis of reports of internships and extension projects developed by the undergraduates, in addition to the observation of classes in the Practical disciplines of Supervised Internship in Geography I and II. In the analyses, it was noticed that there are great expectations on the part of the undergraduates about the supervised internship, as they understand the importance of this formative moment for the teacher. These expectations became, in part, negative for most undergraduates because they were developed remotely, far from the reality of classrooms. Lack of knowledge about the importance of extension for the training process was also identified. However, it can be seen that, at the end of the supervised internship, where the production of teaching materials together with school teachers was developed, the undergraduates were satisfied with the supervised internship and with the contributions made possible by this experience. Among the conclusions obtained at the end of the research, it was found that the experiences in the perspectives of Larrosa (2017), arising from the supervised internship can contribute to university extension, and has great possibilities of carrying out actions both in schools and in the communities where they are inserted, collaborating for the necessary university-society dialogue.en
dc.contributor.advisor1Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2904-9938pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730602348729651pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Edileuza Dias de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2904-9938pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730602348729651pt_BR
dc.contributor.referee2Bonomo, Lorena Lopes Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3039646246645136pt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Rosa Maria Marcos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8316753264980772pt_BR
dc.contributor.referee4Santos, Clézio dos-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-8491-1802pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525247325350570pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8233879790031226pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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