Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20259
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Rosa Queiroz dos-
dc.date.accessioned2025-03-07T15:37:26Z-
dc.date.available2025-03-07T15:37:26Z-
dc.date.issued2023-04-26-
dc.identifier.citationSANTOS, Rosa Queiroz dos. Lícitos cativeiros negros: continuidades e rupturas na escrita do capuchinho Francisco José de Jaca (séculos XVI-XVII), RJ. 2023. 166 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20259-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é analisar a obra do frade capuchinho Francisco José de Jaca (1645 -1690), intitulada “Resolución sobre la libertad de los negros y sus originários, en estado de paganos y después ya cristianos”, cujo mote era denunciar a injustiça do tráfico e da escravização dos africanos. A hipótese de trabalho é que os questionamentos levantados por Francisco José de Jaca, no que concerne à legitimidade da escravização dos negros, inserem-se em uma tradição anterior de pensamento político, jurídico e teológico. Assim, adota-se a perspectiva teórico-metodológica do contextualismo linguístico, especialmente as considerações de Quentin Skinner, para analisar as continuidades e rupturas, na "Resolución" de F. J. de Jaca, em relação a tal tradição intelectual. Nesse sentido, almeja-se comparar a obra de F. J. de Jaca com a de um autor que o antecedeu (Luís de Molina, 1535-1600) e com a de um coetâneo (Diego de Avendaño,1596-1688), tendo como foco o grau de adesão ao probabilismo e a forma como estes autores utilizaram as noções de dúvida, ignorância invencível e boa-fé nos debates em torno da (in-) justiça do tráfico e da escravização dos africanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectescravidãopt_BR
dc.subjectteologia moralpt_BR
dc.subjectEscola de Salamancapt_BR
dc.subjectOrdem dos Frades Menores Capuchinhospt_BR
dc.subjectCartagena de Índiaspt_BR
dc.subjectSlaverypt_BR
dc.subjectMoral Theologypt_BR
dc.subjectSchool of Salamancapt_BR
dc.subjectOrder of Friars Minor Capuchinpt_BR
dc.subjectCartagena de Indiaspt_BR
dc.titleLícitos cativeiros negros: continuidades e rupturas na escrita do capuchinho Francisco José de Jaca (séculos XVI-XVII), RJpt_BR
dc.title.alternativeBlack captivity: continuities and ruptures in the writing of the capuchin Francisco José de Jaca (XVI-XVII centuries)en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe objective of this research is to analyze the work of the Capuchin friar Francisco José de Jaca (1645 -1690), entitled “Resolution on the freedom of blacks and their natives, in a state of pagans and later already Christians”, whose motto was to denounce the injustice of trafficking and the enslavement of Africans. The working hypothesis is that the questions raised by Francisco José de Jaca, regarding the legitimacy of the enslavement of blacks, are part of an earlier tradition of political, legal and theological thought. Thus, the theoretical-methodological perspective of linguistic contextualism is adopted, especially Quentin Skinner's considerations, to analyze the continuities and ruptures, in the “Resolution” de F. J. de Jaca, in relation to such an intellectual tradition. In this sense, the aim is to compare the work of F. J. de Jaca with that of an author who preceded him (Luís de Molina, 1535-1600) and with that of a contemporary (Diego de Avendaño, 1596- 1688), focusing on the degree of adherence to probabilism and the way in which these authors used the notions of doubt, invincible ignorance and good faith in the debates around the (in-) justice of the slave trade and the enslavement of Africans.en
dc.contributor.advisor1Faria, Patricia Souza de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5125-2940pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5859614423162912pt_BR
dc.contributor.referee1Faria, Patricia Souza de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5125-2940pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5859614423162912pt_BR
dc.contributor.referee2Sá, Eliane Garcindo de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4519674409071834pt_BR
dc.contributor.referee3Gandelman, Luciana Mendes-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3648-4364pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932214057729415pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8422262406278795pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.relation.referencesFontes: a) Fontes principais AVENDAÑO, Diego. Corregidores, encomenderos, cabildos y mercaderes. Thesaurus Indicus, vol. I, Tít. VI-IX. Traducción de Á. Muñoz García, 1. ed. Espana: Universidad de Navarra, S.A. (EUNSA), 2007. 13 - 485 p. v. 93. ISBN 978-84-3 13-2493-3. JACA, Francisco José. Resolución sobre la libertad de los negros y sus originários, em estado de paganos y después ya cristianos. Tradución de Miguel Anxo Pena González. Madrid: Consejo de Investigaciones Científicas, 2002. MOLINA, Luís de, S.J. Tratado da Justiça e do Direito. Debates sobre a Justiça, Poder, a Escravatura e a Guerra. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012. b) Fontes complementares ARISTÓTELES. Política. Tradução de António Campelo Amaral e Carlos Gomes. São Paulo, Vega, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/357991/mod_resource/content/1/Aristoteles_Pol%C 3%ADtica%20%28VEGA%29.pdf. Acesso: 12/05/2021. MENDOZA, Juan de Palafox y. Luz a los vivos y escarmiento en los muertos. Ed Villa- Diego, 1668. Biblioteca Nacional da Áustria, 16 maio 2012. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=nztRAAAAcAAJ&hl=ptBR&source=gbs_book_other _versions_r&cad=3. Acesso: 24/04/2022. MERCADO, Tomás de. Suma de tratos y contratos, lib. 2, cap. 21, p. 108r, apud JACA, Francisco José. 2002. VILLALOBOS, Enrique de. Suma de la teologia moral y canónica II, tract. 5, dif 13, n1. Barcelona 1640. 58. https://books.google.cl/books?id=CifiMrABLCMC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=f alse. Acesso: 05/04/2022. VITORIA, Francisco de. De legibus / Francisco de Vitoria; estudio introductorio Simona Langella; transcripción y notas del texto latino, José Barrientos García y Simona Langella; traducción al español Pablo García Castillo; traducción al italiano Simona Langella. —1a. Ed.—Salamanca: Ediciones Universidad de Salamanca, 2010. “Testigos e Fuentes” in Resolución sobre la libertad de los negros y sus originários, em estado de paganos y después ya cristianos. Ed. Miguel Anxo Pena González. Madrid: Consejo de Investigaciones Científicas, 2002:  Carta de Antonio Pedro Álvarez Osorio, Marqués de Astorga, a Marcelo Durazzo, Nuncio da Espanha, Madrid, 23 de febrero 1688. ASV, Arch. Nunz. Madrid, vol. 35, ff. 525r-v.  Carta de Francisco José de Jaca ao Rei Carlos II, Cartagena de Indias, 2 junio 1681. AGI, Audiencia de Santo Domingo, leg. 527, ff. 65rv.  Carta de Vicente Gonzaga, Governador do Conselho das Indias, a Savo Millini, Nuncio da España. La posada, 12 setiembre 1683. ASV, arch, Nunz. Madrid, vol. 35, ff.54r- 161 v. APF, SC. America Meridionale, vol. 1, ff. 276r-v.  Ofício do Consejo de Estado a Carlos II, La Habana, 15/06/1682.  Oficio del consejo de Estado a Carlos II, Madrid, 18 diciembre 1685. AGS, Secretaría de Estado, leg. 3071.  Real Cédula de Carlos II as Audiencias e Governadores das Índias. Buen Retiro, 12 octubre 1683. AGI, Indiferente General, leg. 430, libro 42, ff. 297 v-298r. Bibliografia: ALCAIDE, Elisa Luque. El primer ciclo evangelizador hispano y lusoamericano. Anuario de Historia de la Iglesia, n. 9, p. 115-130, 2000. ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes. A Formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo, Companhia das Letras, 525 páginas, 2000. AÑOVEROS, Jesús María García. Luis de Molina y la esclavitud de los negros africanos en el siglo XVI. Principios doctrinales y conclusiones. Revista de Indias, v. 60, n. 219, p. 307-329, 2000. AÑOVEROS, Jesús María García. Los argumentos de la esclavitud. Tres grandes cuestiones de la historia de Iberoamérica. Madrid: Fundacion Historica Tavera, 2005. AZEVEDO, Carlos Moreira. – Dicionário de história religiosa de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores. ISBN 972-42-2838-3. Vol. 2.2000. AZOPARDO, Ildefonso Gutierrez. Fray Francisco José de Jaca y Fray Epifanio de Moirans: Abolicionistas e Impugnadores de la Trata Negrera en el Siglo XVII. Blog Acadêmicos-fundação Sur departamento África, s/n 2009. Disponível em: https://www.africafundacion.org/IMG/pdf/Jaca.pdf. Acesso em: 24/06/2021. BATISTA, Rafael Bosch. Entre o espiritual e o temporal: o probabilismo e a teologia moral dos séculos XVI ao XVIII. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/clio.v3i1.40554, 2012. BETHELL, Leslie. História da América Latina, vol 2, São Paulo, EDUSP, 1999. BOXER, Chales R. A Igreja militante e a expansão ibérica, 1440-1770. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. CABALLERO, Alberto González (coord). CARROCERA, Buenaventura de (e col). Los Capuchinos en la Peninsula Iberica: 400 años de historia (1578 – 1978). Espanha: El Adalid Seráfico – Sevilha, 1985. CABRAL, Gustavo César Machado. Ius commune: uma introdução à história do direito comum do Medievo à Idade Moderna. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2019. CARVAJAL ARENAS, Lorena. La buena fe mercantil en la tradición jurídica occidental. Rev. estud. hist.-juríd., Valparaíso, n. 36, p. 345-364, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.cl/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0716 54552014000100012&lng=en&nrm=iso>. http://dx.doi.org/10.4067/S0716-54552014000100012. Acessado em 04 out. 2022. 162 CHAVES MALDONADO, María Eugenia. El oxímoron de la libertad. La esclavitud de los vientres libres y la crítica a la esclavización africana en tres discursos revolucionarios. Fronteras de la Historia, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 174–200, 2014. Disponível em: https://revistas.icanh.gov.co/index.php/fh/article/view/208. Acesso em: 25 mar. 2021. CONCINA, Daniel, Theologia christiana dogmático-moral, compendiada en dos tomos. Traducida al idioma castellano y añadida en muchas partes de las obras delmismo autor por el p. d. Joseph Sánchez de la Parra. Madrid: Tercera Impresión, en la oficina de la viúda de Manuel Fernández, 1773, apud RUIZ, Rafael. Os espaços da ambiguidade: os poderes locais e a justiça na América espanhola do século XVII. Revista de História, n. 163, p. 81-101, 2010. CORELLA, Jaime de. Practica de el confessionário. Preambulo para la inteligencia y modo de practicar este Dialogo, sin pagina, apud SOTELO, Anel Hernández. Op. Cit., p. 268. COXITO, Amândio. Luis de Molina e a escravatura. Revista Filosófica de Coimbra, v. 8, n. 15, 1999. DECOCK, Wim. Luis de Molina: De iustitia et iure (1593-1609). In S. Dauchy et al. (eds.), The Formation and Transmission of Western Legal Culture. 150 Books that Made the Law in the Age of Printing, 2016. DA MOTA, Avelino Teixeira. Viagens espanholas das Canárias à Guiné no século XVI segundo documentos dos arquivos portugueses. Coloquios de Historia Canario Americana, p. 219-250, 1978, apud GONZÁLEZ, Miguel Anxo Pena. 2003, p. 75 D’OCAS, Fernando Rodrigues Montes. Tráfico de escravos e consciência moral: o pensamento antiescravista de Epifânio de Moirans. Revista Dissertatio de Filosofia, v. 46, p. 130-172, 2017. DUSSEL, Enrique. Historia general de la iglesia en América Latina. Tomo I: introducción general a la historia de la iglesia en América Latina. Ediciones Sígueme CEHILA. Salamanca 1983. DUVE, Thomas; LUIS EGÍO, José; BIRR, Christiane. The School of Salamanca: A case of global knowledge production. Brill, 2021. ELTIS, David; BEHRENDT, Stephen D.; RICHARDSON, David. A participação dos países da Europa e das Américas no tráfico transatlântico de escravos: novas evidências. Afro-Ásia, n. 24, 2000. ENCONTRA, María José et al. Españolas y esclavas negras en el siglo XVI novohispano. TEMPUS Revista en Historia General, n. 8, p. 59-79, 2018. FARIA, Patrícia Souza de. O Pai dos Cristãos e as populações escravas em Goa: zelo e controle dos cativos convertidos (séculos XVI e XVII). História (São Paulo), v. 39, 2019. FREITAS, Ludmila Gomides. Princípios Jurídicos na Colonização do Novo Mundo: O debate sobre a escravidão indígena nas Américas portuguesa e espanhola. Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica Rio de Janeiro: vol. 7, no. 3, setembro- dezembro, 2015. 163 FREITAS, Ludmila Gomide. A Câmara Municipal da vila de São Paulo e a Escravidão Indígena no século XVII (1628-1696). Dissertação de Mestrado apresentada ao Departamento do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas, 2006. GARCÍA, Ángel Muñoz. Diego de Avendaño (1594-1698): filosofía, moralidad, derecho y política en el Perú colonial. UNMSM, 2003. GARCÍA, Antonio Bueno. El apóstol de los negros: Pedro Claver y sus intérpretes. Mutatis Mutandis, 2015 -revista estudios políticos. udea.edu.com. p. 182 GARCÍA, José Tomáz Lópes. Dos defensores de los esclavos negros en el siglo XVII, Francisco José de Jaca y Epifanio de Moirans. Universidad Catolica Andres, 1982. GARRIGA, Carlos. Orden jurídico y poder político en el Antiguo Régimen. Istor: revista de historia internacional, año IV, número 16, primavera de 2004, pp 1-21, 2004. GRADO, Giovanni Merlo. Em nome de São Francisco, História dos Frades Menores e do franciscanismo até inícios do século XVI, Ed. Vozes e FFB, Petrópolis, 2005. GONÇALVES, Rosana Andréa. África Indômita. Missionários capuchinhos no reino do Congo (século XVII). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008 (Dissertação de Mestrado). GODINHO, Vitorino Magalhães. Os Descobrimentos ea Economia Mundial, vol 1 and 2. Arcádia, Lisbon, 1965. GONZÁLEZ, Miguel Anxo Pena. Propuesta Teológico-Liberadora de Francisco José de Jaca, en el Siglo XVII, Sobre La Esclavitud Negra. Tese de Doutoramento, Universidad Pontificia de Salamanca. 2001 GONZÁLEZ, Miguel Anxo Pena. Un documento singular de Frey Francisco José de Jaca, acerca de la esclavitud práctica de los índios. Revista de Indias, 2001. GONZÁLEZ, Miguel Anxo Pena. Resolución sobre la libertad de los negros y sus originários, em estado de paganos y después ya cristianos. Ed. Miguel Anxo Pena González. Madrid: Consejo de Investigaciones Científicas, 2002. GONZÁLEZ, Miguel Anxo Pena. Los capuchinos y la esclavitud negra en los siglos XVII y XVIII. Laurentianum, Núm. 1-2, v. 44, pp. 63-105. 2003. GONZÁLEZ, Miguel Anxo Pena.Epifanio de Moirans, cap, Siervos libres. Una propuesta antiesclavista a finales del siglo XVII. C S I C Madrid 2007. GUEDES, Edson Claiton.; PASQUINI, Adriana Salvaterra. A “Questão franciscana” e a reforma capuchinha do século XVI: reinterpretações do carisma na ordem dos menores. In: Anais do XII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais, [da] XVII Jornada de Estudos Antigos e Medievais, [da] VII Jornada Internacional de Estudos Antigos e Medievais [e do] I Encontro Internacional Francisco e Franciscanismo 1. Londrina-PR: Universidade Estadual de Londrina, 2018. n.p. Disponível em: https://www.academia.edu/37670796/A_QUEST%C3%83O_FRANCISCANA_E_A_REFO RMA_CAPUCHINHA_DO_S%C3%89CULO_XVI_REINTERPRATA%C3%87%C3%95E S_DO_CARISMA_NA_ORDEM_DOS_MENORES. 164 HERNÁNDEZ, Angel Santos. Orígenes históricos de la Sagrada Congregación De Propaganda Fide: En el 350 aniversario de su fundación. Revista española de derecho canónico, ISSN 0034-9372, Vol. 28, No 81, 1972. HERZOG, Tamar. A short history of European law: the last two and a half millennia. Harvard University Press, 2018. HESPANHA, António Manuel. “Luís de Molina e a Escravização Dos Negros. ” Análise Social, vol. 35, no. 157, 2001, pp. 937–60. JSTOR. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/41011477. Accessed 23 mar. 2023. HESPANHA, António M. Imbecillitas. As bem-aventuranças da inferioridade nas sociedades de Antigo Regime. São Paulo: Annablume, p. 47-67, 2010. JIMÉNEZ ALEIXANDRE, José Manuel. IX, Gregório et al. Regulae iuris–Regras do direito. Lumen Veritatis-Revista tomista| Filosofia Teologia-Tomás de Aquino, v. 11, n. 42- 43, p. 99-115, 2019. JUNIOR, Joel Decothé. Aspectos da crítica de Francisco José de Jaca à ideologia da escravidão na escolástica colonial. Problemata: Revista internacional de filosofia, v. 8, n. 3, p. 20-38, 2017. LANGUE, Frédérique. Origenes y desarrollo de una élite regional. Aristocracia y cacao en la provincia de Caracas, XVI – XVIII. Tierra Firme, Revista de Historia y Ciencias Sociales, n°34, abril-junio de 1991. OLIVEIRA, Ingrid Silva de. Cristandade controversa: jesuítas x capuchinhos na cristianização da África Centro-Ocidental durante o século XVII. SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, v. 26, 2011. OLIVEIRA, Mariane Farias de. O “método dos endoxa” interpretado à luz de Tópicos I 1, 100b20-22. 2016. Disponivel em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/6_marianefariasolive ira.pdf. Acesso em; 23/09/2021. PAGDEN, Anthony. La caída del hombre natural. Ed cast: Alianza Editorial A, Madrid, 1988. PEREIRA, Ana Margarida. A escravidão na doutrina da Igreja: temas e questões em debate da Antiguidade à época moderna. Escritas do Tempo, v. 1, n. 3, p. 8-33, 2019. PEREIRA, Antônio Celso Alves. Os Teólogos Ibérico da Segunda Escolástica e a Fundação da Economia Moderna. RFD-Revista da Faculdade de Direito da UERJ, n. 34, p. 1-25, 2018. PICH, Roberto Hofmeister. Probabilismo, escravidao negra e critica: Francisco Jose de Jaca OFM Cap. (c. 1645-1689) interpreta Diego de Avendano SJ (1594-1688). THAUMAZEIN (SANTA MARIA), 2019 PINCKAERS, Servais. Las Fuentes de la moral cristiana su método, su contenido, su historia. In.: ¿Qué es la teología moral? A la búsqueda de una definición. Ediciones Universidad de Navarra, S. A Pamplona, 1985. PIQUERAS, J. A. La esclavitud en las Españas: un lazo transatlántico. Madrid: Catarata, 2012. 165 PROSPERI, Adriano. Tribunais da consciência. Inquisidores, Confessores, Missionários. Tradução de Homero Freitas de Andrade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013. QUADROS, Eduardo Gusmão de. O Téo-político da dominação colonial. Horizonte, Belo Horizonte, v. 7, n. 15, p.32-52, dez. 2009. REBALDE, João. A questão da escravatura em Luís de Molina. Civitas Augustiniana, vol. 9, p. 59-71. 2021. RIBEIRO, Ester Tomás Natal; DE SÁ, Lucilene Antunes Correia Marques. MAPEAMENTO HISTÓRICO SOBRE TRÁFICO DE ESCRAVOS EM ÁFRICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 4, p. 905–911, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/49115. Acesso em: 25 mar. 2020. ROCHA, Carlos Guilherme. Da terra ao mar: Cartagena de Índias no início do século XVII.Revista Ameríndia, Vol. 9, n. 1, novembro de 2010. p. 3. RUIZ, Rafael. Os espaços da ambiguidade: os poderes locais e a justiça na América espanhola do século XVII. Revista de História, n. 163, p. 81-101, 2010. RUIZ, Rafael. O sal da consciência: Probabilismo e justiça no mundo ibérico. São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon Llull), p. 16, 2015. SALA-MOLINS, Louis. Esclavage et reparation. Les Lumières des capucins et les lueurs des pharisiens. Paris: Lignes, 2014. SALINAS ARANEDA, Carlos. Un influjo frustrado del Derecho Canónico en el Código Civil de Chile: mala fides superveniens nocet. Rev. estud. hist.-juríd., Valparaíso, n. 26, p. 471-489, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0716-54552004002600015&lng=pt&nrm=iso>. http://dx.doi.org/10.4067/S0716-54552004002600015. Acessos em 24 mar. 2023. SANDOVAL, Alonso de. De instauranda aethiopum salute, lib. 1, cap. 18, p. 8, apud GONZÁLEZ, Miguel Anxo Pena. 2001a. p.142. SILVA, Lucas. Duarte. Um estudo sobre a escravidão negra no primeiro tomo do Thesaurus Indicus de Diego de Avendaño (1594-1698): seria ele um teórico contrário ao comércio ou a escravidão? Intuitio, v. 12, n. 1, 11 jul. 2019. SILVA, Lucas Duarte. A Escola de Salamanca: entre o medievo e a modernidade. Revista Seara Filosófica, 2013. SILVA, Ricardo. O Contextualismo Linguístico na História do Pensamento Político: Quentin Skinner e o Debate Metodológico Contemporâneo. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 53, no 2, 2010. SILVA JUNIOR, W. L. No limiar da escravidão: Uma mirada global sobre os debates em torno de coartados em Cuba (1856) e statuliberi no Brasil (1857). Revista de História, [S. l.], n. 179, p. 01-33, 2020. DOI:10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.153407. 166 Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/153407. Acesso em: 8 jun. 2022. SILVA JÚNIOR, Waldomiro Lourenço da. A escravidão hispano-americana: uma perspectiva de longa duração. In: CANIZARES-ESGUERRA, J.; FERNANDES, L. E. O.; MARTINS, M. C. B (orgs). As Américas Na Primeira Modernidade: 1492 - 1750. 1ed. Curitiba: Editora Prismas, v. 2, p. 147-180. 2018. SCHUESSLER, Rudolf. The Debate on Probable Opinions in the Scholastic Tradition. Brill's studies in intellectual history volume 302, Leiden Boston Brill, 2019. SKINNER, Quentin. As Fundações do Pensamento Político Moderno. São Paulo: Companhia da Letras, 1978. SOTELO, Anel Hernández. Una historia cultural de los frailes menores capuchinos. Discurso, representación e ideología en la España de los siglos XVII y XVII. 2011. Tese de Doutorado. Universidad Carlos III de Madrid. 2011 SOTO, Domingo de. De iustitia et iure libri decem, p. 103r. Cf. Apéndice, doc. 7, n. 2, f. lv. Salmanticae 1569, Apud GONZÁLEZ, Miguel Anxo Pena. 2001a. SOUZA, S. B. Política e administração na sociedade colonial hispânica. In: WASSERMAN, C, (coord.). Et al. História da América Latina: cinco séculos (temas e problemas). Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1996. SOUZA, António José Ferreira Marnoco, História das instituições: direito romano, peninsular e português. 3a Edição. Coimbra, Portugal: Franca Amado Ed; 1910. TAVARES, Odair Mendes. Pecado: perspetiva teológico-moral: da Teologia Moral Casuística à Teologia Moral renovada. 2021. 105 f. (Dissertação de mestrado em Teologia) – Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2022. TEN, José Rodrigues. Versão em espanhol das Normas Jurídicas do Corpus de Direito Canônico (edição bilíngue de 11+ 88 Regulae Iuris). Anuário jurídico e econômico do Escorial, n. 41, pág. 287-312, 2008. TURRINI, Miriam. La coscienza e le leggi: Morale e diritto nei testi per la confessione della prima Età moderna. Società Ed. il Mulino, 1991. TOSI, Giuseppe. Raízes teológicas dos direitos subjetivos modernos: o conceito de dominium no debate sobre a questão indígena no séc. XVI. Prim@ Facie, v. 4, n. 6, p. 42-56, 2005. VANALI, Ana Crhistina; GOULART, Monica Helena Harrich Silva. O que vale é a intenção... Texto, contexto, autor e linguagem na perspectiva de Quentin Skinner. Revista Diálogos Mediterrânicos, n. 7, p. 174-186, 2014. VEREECKE, Louis et al. Historia de la teología moral. AA. VV., Nuevo Diccionario de Teología Moral, p. 837-841, 1992. VIDAL, Marciano. Nueva moral fundamental: el hogar teológico de la ética. Desclée de Brouwer, 2000. ZERON, Carlos Alberto de Moura Ribeiro. Linha de fé: a Companhia de Jesus e a escravidão no processo de formação da sociedade colonial (Brasil, séculos XVI e XVII). Edusp, 2011.pt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.