Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20301Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Silva, Rosângela Martins da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-10T12:15:29Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-10T12:15:29Z | - |
| dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Rosangela Martins da. Escola Municipal Anton Dworsak: do sonho à institucionalização. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20301 | - |
| dc.description.abstract | Esse estudo buscou investigar o processo de criação da Escola Municipal Anton Dworsak no 2o distrito de Duque de Caxias e como ocorreu sua municipalização. O bairro, que havia sido inaugurado em 1947, estava em pleno crescimento e era habitado por muitos migrantes que chegavam tanto de outros estados como de outros países. A localidade, que já possuía um grande loteamento e diversas casas comerciais, apresentava também uma população em idade escolar que não frequentava a escola, porque não havia na localidade nenhuma escola pública. A ação educativa do governo não havia chegado ao local. Guiado por sua preocupação com aquelas crianças fora da escola e por sua história de vida em meio à Segunda Guerra Mundial, a qual o fez migrar da Iugoslávia para o Brasil, Anton Dworsak mobilizou a comunidade da região e, auxiliado por alguns moradores, buscou meios materiais e legais e construiu a escola. A construção foi realizada em um terreno cedido pela Prefeitura e o prédio, após sua edificação, passou a ser administrado e mantido por esse órgão. Como o poder público não documentou o patrimônio e Anton havia falecido poucos dias antes do término da obra, os moradores que participaram da ação e construção do prédio organizaram o Centro de Pró-Melhoramento da Vila Maria Helena e Jardim Primavera, erguendo, no mesmo terreno da escola, a sede da associação de moradores. Ao documentarem a cessão dessa instituição, incorporaram a ela, também, a unidade escolar, ficando a instituição escolar mantida pela Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e o prédio cedido pelo Centro de Pró-Melhoramento da Vila Maria Helena e Jardim Primavera. A escola foi inaugurada em 15 de novembro de 1962. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Escola Municipal Anton Dworsak | pt_BR |
| dc.subject | Comunidade escolar | pt_BR |
| dc.subject | Jardim Primavera | pt_BR |
| dc.subject | Prefeitura Municipal de Duque de Caxias | pt_BR |
| dc.subject | Anton Dworsak Municipal School | pt_BR |
| dc.subject | School Community | pt_BR |
| dc.subject | Municipality of Duque de Caxias. | pt_BR |
| dc.title | Escola Municipal Anton Dworsak: do sonho à institucionalização | pt_BR |
| dc.title.alternative | Anton Dworsak Municipal School: from the creation process to institutionalization | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This study sought to investigate the creation process of the Anton Dworsak Municipal School in the 2nd district of Duque de Caxias and how its municipalization occured. The neighborhood that had been inaugurated in 1947 was in full growth and inhabited by many migrants who arrived both from other states and from other countries. The locality, which already had a large allotment and several commercial houses, also had a school-aged population that did not attend school because because there was no public school in the locality. The educational action of the government had not reached the place. Guided by his concern for those children out of school, his life story in the midst of World War II, which made him migrate from Yugoslavia to Brazil. Anton Dworsak mobilized the region's community and, with the help of some residents, sought material and legal means and built the school. The construction was carried out on land provided by the City Hall and the building, when built, began to be managed and maintained by it. As the government did not document the heritage and Anton had died a few days before the end of the work, some residents who participated in the action and construction of the building, orga- nized a Center for the Improvement of Vila Maria Helena and Jardim Primavera and built the building for the residents' association on the same land as the school, and when documenting the building session, they also incorporated the building school. Until then, the school was maintained by the Municipality of Duque de Caxias and the building was donated by the Center for the Improvement of Vila Maria Helena and Jardim Primavera. That needs and does not go through the reforms that guarantee the community the education space it needs. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6984-8649 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4328826368811697 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6984-8649 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4328826368811697 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Gouvêa, Fernando César Ferreira | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3537-7559 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6186337020612168 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Silva, Gustavo da Motta | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-1874-3633 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3624979503444152 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | ABREU, G. S. A. Política de admissão ao ginásio (191-1945): conteúdos e forma revelam segmentação do primário. Revista HISTEDBR On-Line, Campinas, n.46, p.107-118, 2012. ALBERTI, V. Fontes orais: História dentro da História. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Orais. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 155-202. ALMEIDA, J. S. Mulheres na escola: algumas reflexões sobre o magistério feminino. Caderno de Pesquisas, São Paulo, n. 96, p. 71-78, 1996. ALVES, J. C. S. Dos Barões ao extermínio: Uma história de violência na Baixada Fluminense. 2. Ed. Editora Consequência, 2020. ALMEIDA, T. M. A.; BRAZ, A. A. De Merity a Duque de Caxias: Encontro com a História da Cidade. Duque de Caxias, 2. Ed. Associação dos amigos do Instituto Histórico, 2019. ARAÚJO, J. Estudo de Comunidade & História Oral. Cadernos de Campo, São Paulo, n.5, p. 43-62, 1999. AQUINO, R. S. L. História das Sociedades: das Sociedades Modernas às Sociedades Atuais. Rio de Janeiro. Editora: Ao Livro Técnico S/A - Indústria e comércio, l985. BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org). Fontes Históricas. - 2.ed., 1a reimpressão. - São Paulo: Contexto, 2008. p. 23- 76. BARROSO, J. A história das instituições escolares: a escola como objeto de estudo. In: PINTASSILGO, J.; CORREIA, L. A. L.; FELGUEIRAS, M. (Org.). A História da Educação em Portugal. Balanço e Perspectivas. Porto. ASA, 2007. file:///C:/Users/Particular/Desktop/Downloads/JBarroso-2007-HistriadasInstituiesEscolares- ASA.pdf. Acesso em 20/01/2023. BLOCH, M. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002. BONATO, Nailda Marinho da Costa. Os arquivos escolares como fonte para a história da educação. Rev. Bras. História da Educação, Maringá, v.5,n.2, p. 193-220,jul. /dez. 2005. BORGES,Vavy Pacheco. Grandezas e Misérias da Biografia. In: PINSKY, Carla Bassanezi. (Org.). Fontes Biográficas. 2a. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p.203. CARINO, J.A biografia e sua instrumentalidade educativa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n.67, p.153-182, 1999. COGGIOLA, O. História da Segunda Guerra: Causas, estrutura e consequências. 1. Ed. Livraria da Física, 2015. NORMAN, Davies. A Europa em Guerra. Lisboa: Edições 70, p. 350-351, 2006. DINIZ, C. A.; SOUZA, R. F. A colaboração dos municípios na expansão do ensino secundário no estado de São Paulo (1930-1964). Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v.18, n.1, p.93-121, 2019. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/eslovenia.ht> Acesso em: 15/01/2023. 122 Disponível em: <https://escola.britannica.com.br> Acesso em: 18/01/2023. Disponível em: <.https://www.ibge.gov.br/> Acesso em: 20/01/2023. Disponível em: <.http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/wp- Disponível em: <.content/uploads/2020/05/Cartografia-Conhecendo-o-munic%C3%ADpio-de-Duque-de- Caxias.pdf> Acesso em: 25/01/2023. Disponível em: <.http://www.cmdc.rj.gov.br> Acesso em: 26/01/2023. Disponível em: <.https://www.gov.br/inep/pt-br> Acesso em: 28/01/2023. Disponível em: <.http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn2.pdf> Acesso em: 1101/2023. Disponível em: <.https://www.cmdc.rj.gov.br/> Acesso em: 18/01/2023. FARIA FILHO, L. M.; VIDAL D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, p. 19-34, 2000. FARIA FILHO, Luciano Mendes. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teórico-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (orgs.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. FARIA FILHO, L. M.; BERTUCCI, L. M. Experiência e cultura: contribuições de E. P. Thompson para uma história social da escolarização. Currículo Sem Fronteiras, v.9, n.1, p.10- 24, 2009. FREIRE, Paulo – Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 1987 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. HERMANN, N. Hermenêutica e Educação. Rio de Janeiro: DP&A. 2002. História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas: Autores Associados, 1999, p. 67- 72 HOBSBAWN, E. A Era dos Extremos: o breve século XX. 1941-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. JUDT, T. Pós-Guerra: uma história da Europa desde 1945. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008 KRAUSE, C; KRAUSE, M. Educação de mulheres do período colonial brasileiro até a o início do século XX: do imbecilitussexus à feminização do magistério. X Simpósio Linguagens e Identidades da/na Amazônia Sul-Ocidental, 2016. LACERDA, S. J. S. A Emancipação Política do Município de Duque de Caxias: Uma tentativa De Compreensão. Revista Pilares da História, Duque de Caxias, n. 3, p. 9-27, 2003. 123 LAURETTI C. F. Centros de memória e arquivos históricos: semelhanças e diferenças. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Departamento de Biblioteconomia e Documentação. Escola de Comunicações e Artes, 2011. LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. LUSTOSA, J. Cidade De Duque De Caxias: Desenvolvimento Histórico do município- Dados Gerais, 1958. MAGNOLI, D. História das guerras. 3. Ed. São Paulo, Contexto, 2006. MAGALHÃES, J. P. Breve apontamento para a história das instituições educativas. In: SANFELICE, J. L.; SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C. (org.). História da educação: perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas: Autores Associados, 1999a. MANHÃES, A. (Orgs.). Jardim Primavera: lugar de refúgio e sobrevivência. Revista Pilares da História. Duque de Caxias, n. 4, 2004. MOGARRO, Maria João. Arquivos e educação: a construção da memória educativa. Rev. Bras. História da Educação, Maringá, v.5 - n.2 - jul./dez. 2005, p. 75-99. MOURA, G. Eslovênia - O Livro na Rua. Série Diplomacia ao Alcance de Todos, Biblioteca do Cidadão. Thesaurus Editora do Brasil-2012. file:///C:/Users/escol/Downloads/eslovenia.pdf NOSELLA, P; BUFFA, E. As pesquisas sobre Instituições Escolares: o método dialético marxista de investigação. ECCOS. São Paulo, v.7, n.2, p. 351-368, 2005. NOSELLA, P.; BUFFA, E. As pesquisas sobre instituições escolares: balanço crítico. Navegando na história da educação brasileira, 2006.Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, vol.15, no.43, jan./apr.2010 OLIVEIRA, L. H. M. M.; GATTI JÚNIOR, D. História da Instituições Educativas: Um novo olhar historiográfico. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 1, n.1, p. 73-76, 2002. PERES. E. M. Aprendendo formas de ensinar, de pensar e de agir: A escola como oficina da vida. Discursos pedagógicos e práticas escolares na escola pública primária gaúcha (1909- 1959). Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação (UFMG), Belo Horizonte, 2000. POLLACK, M. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, CPDOC/FGV, v 2, n.3, p. 3-15,1989. RIBEIRO, I.; SILVA, V. L. G. Das materialidades da escola: o uniforme escolar. São Paulo: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 3, p. 575-588, 2012. RIBEIRO, A.; COUTINHO, M. A. Editorial: História da Educação Revisitada. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 3, n. 2, p. 2, 2016. SALLES, M. R. R.; BASTOS, S. R. Migrações: Implicações passadas, presentes e futuras - Política Imigratória e Imigração Italiana no Pós-Segunda Guerra Mundial: Perfil das Entradas e Trajetórias – Marília/Unesp, 2012 124 _______. (1999a). Breve apontamento para a História das Instituições Educativas.IN: SANFELICE, José Luis, SAVIANI, Dermeval e LOMBARDI, José Claudinei. História da Educação; perspectivas para um intercâmbio internacional. Campinas: Autores Associados. p. 67-72. SANFELICE, J. L.; SIQUELLI, S. A. Desafios à Democratização da Educação no Brasil Contemporâneo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2016. SANFELICE, José Luís - História das instituições escolares: desafios teóricos, Ponta Grossa: UEPG, 2007. SAVIANI D. Instituições Escolares: Conceito, História, Historiografia e Práticas. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, n. 4, 2005. SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013. 473p. ________História das idéias pedagógicas no Brasil– Campinas SP: Autores associados, 2007. (Coleção memória). SOUZA, M. S.; Escavando o passado da cidade: história política da cidade de Duque de Caxias. Duque de Caxias: APPH-Clio, 2014. TENREIRO, A. Atlas Escolar do Município de Duque de Caxias. 2. Ed. Duque de Caxias, RJ Secretaria Municipal de Educação, 2015. VALLE, Lílian do. A Escola e a Nação: as origens do projeto pedagógico brasileiro. São Paulo: Letras& Letras, 1997. VIANNA, R. C. S. L. História e Geografia: O Município de Duque de Caxias: Duque de Caxias 2006. Centro de Pesquisa, Memória e História da Educação da Cidade de Duque de Caxias - CEPEMHed PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS. Câmara Municipal de Duque de Caxias. Lei n. 2.713, de 30/06/2015. Disponível em: <http://www.cmdc.rj.gov.br/?p=5837>. Acesso em: 18 de abril de 2016. _______ Secretaria Municipal de Educação. Decreto 6.542, de 11/05/2015 publicado no Boletim Oficial no 6228 de 12/05/2015. Dispõe sobre Eleições para Diretores e Vice-Diretores das Unidades Escolares do município de Duque de Caxias. PREFEITURA MUNICIPAL DE DUQUE DE CAXIAS. Câmara Municipal de Duque de Caxias. Lei No 2.713, de 30/06/2015. Disponível em <http://www.cmdc.rj.gov.br/?p=5837>. Acesso em: 18 de abril de 2016. _______Secretaria Municipal de Educação. Decreto 6.542, de 11/05/2015 publicado no Boletim Oficial no 6228 de 12/05/2015. Dispõe sobre Eleições para Diretores e Vice-Diretores das Unidades Escolares do município de Duque de Caxias. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Rosangela Martins da Silva.Pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
