Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20311Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Costa, Tatiana Macedo da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-10T15:57:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-10T15:57:24Z | - |
| dc.date.issued | 2022-03-18 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA, Tatiana Macedo da. As tapeçarias do espraiado como referência cultural de identidade e memória da localidade de maricá, RJ: o resgate de um saber fazer de mais de sete décadas. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2022. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20311 | - |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa volta-se para o estudo da tradição do saber fazer das Tapeceiras do Espraiado, do município de Maricá, que fica no Estado do Rio de Janeiro, que envolve a produção de tapeçarias bordadas à mão, a partir de uma técnica original, que é o ponto brasileiro. Trata-se de tradição que remonta à vida e trajetória de Madeleine Colaço, que na década de 1950, foi morar no Espraiado, e lá difundiu essa técnica de bordar que se tornou elemento cultural relevante para a população local e referência brasileira, no que diz respeito ao campo da tapeçaria. Preserva-se a técnica ensinada por Madeleine Colaço, marcada por um ponto inspirado, segundo a própria artista-artesã, no ritmo e na cadência do samba, para a criação de tapeçarias. Hoje, as tapeçarias são realizadas pelo grupo das Tapeceiras do Espraiado e essa produção é exposta em um ateliê da localidade e em distintos eventos que se inscrevem tanto no calendário cultural da cidade como também em eventos externos ao próprio espaço da cidade. Descreve-se, para melhor percepção da importância da dimensão de salvaguarda do saber fazer das Tapeceiras do Espraiado, a tradição vinculada à memória de Madeleine Colaço, a difusão dessa tradição e sua apropriação pela comunidade local, ao longo de mais sete décadas, e, ainda, se defende que esse saber fazer institui-se como patrimônio cultural da cidade de Maricá. Para tanto, essa pesquisa dialoga com o campo da História Oral, e se assenta em um conjunto de entrevistas realizadas com os artesãos e as artesãs contemporâneas que preservam esse saber fazer e, ainda, com pessoas que conviveram com a artista-artesã e que se reconhecem nessa expressão que se associa ao campo não só do artesanato, mas também da arte. Este trabalho ancora-se, ainda, nos conceitos de identidade e memória, pois esse saber fazer marca a rotina dos artesãos e artesãs da cidade de Maricá, não só porque assegura sua sustentabilidade, mas especialmente porque cria vínculos de pertencimento, por meio dessa expressão, que se estende a um coletivo mais amplo de tapeceiras e admiradores das tapeçarias. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Maricá | pt_BR |
| dc.subject | saber fazer | pt_BR |
| dc.subject | Tapeceiras do Espraiado | pt_BR |
| dc.subject | identidade | pt_BR |
| dc.subject | memória | pt_BR |
| dc.subject | know how | pt_BR |
| dc.subject | Tapeceiras do Espraiado | pt_BR |
| dc.subject | identity | pt_BR |
| dc.subject | memory | pt_BR |
| dc.title | As tapeçarias do espraiado como referência cultural de identidade e memória da localidade de maricá, RJ: o resgate de um saber fazer de mais de sete décadas | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This research focuses on studying the tradition of know-how of the Tapeceiras do Espraiado, in the municipality of Maricá, which is in the State of Rio de Janeiro, which involves the production of hand-embroidered tapestries, using an original technique, which is the Brazilian point. It is a tradition that dates back to the life and trajectory of Madeleine Colaço, who in the 1950s, went to live in Espraiado, and there she spread this embroidery technique that became a relevant cultural element for the local population and a Brazilian reference, as far as respect to the field of tapestry. The technique taught by Madeleine Colaço is preserved, marked by a point inspired, according to the artist-artisan herself, in the rhythm and cadence of samba, for the creation of tapestries. Today, the tapestries are made by the Tapeceiras do Espraiado group and this production is exhibited in a local atelier and at different events that are part of the city's cultural calendar as well as events outside the city itself. To better understand the importance of the dimension of safeguarding the know-how of Tapeceiras do Espraiado, the tradition linked to the memory of Madeleine Colaço, the dissemination of this tradition and its appropriation by the local community, over another seven decades, is described. Furthermore, it is argued that this know-how is established as cultural heritage of the city of Maricá. To this end, this research dialogues with the field of Oral History, and is based on a set of interviews carried out with contemporary artisans who preserve this know-how and, also, with people who lived with the artist-artisan and who became recognize in this expression that it is associated with the field not only of crafts, but also of art. This work is also anchored in the concepts of identity and memory, as this know-how marks the routine of artisans in the city of Maricá, not only because it ensures their sustainability, but especially because it creates bonds of belonging, through this expression, which extends to a wider collective of tapestries and tapestries admirers. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Pereira, Raquel Alvitos | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1402-2588 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7366704633040953 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Oliveira, Otair Fernandes de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-8981-7970 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2554782696953531 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Pereira, Raquel Alvitos | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-1402-2588 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7366704633040953 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Oliveira, Sérgio Domingos de | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1308620825913970 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Viana, Uhelinton Fonseca | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/8383253900986905 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7269395727755167 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade | pt_BR |
| dc.relation.references | ARAGÃO, Ivan Rêgo; MACEDO, Janete Ruiz de. Turismo e consagração dos ― Lugares de Memória‖ nas cidades coloniais e imperiais brasileiras. Turismo & Sociedade. Curitiba, v. 4, n. 1, p. 91-106, abril de 2011. ARAUJO, Guilherme P. de; GELBCKE, Daniele Lima.Turismo comunitário: Uma Perspectiva Ética e Educativa de Desenvolvimento. Revista Turismo Visão e Ação, Itajaí, set./dez.2008. BARBOSA, Ana Mãe (org.); EISNER, A.; OTT, R. W.Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1998. BAUDRIHAYE, Jaime Axel Ruiz.El Turismo Cultural: Luces y Sombras. Madrid, Instituto de Turismo de España-Turespaña, Estúdios turísticos, 1997. BAPTISTA, Mário. 1997. Turismo: Competitividade Sustentável. São Paulo: Verbo. BARRETTO, Margarita. Manual de Iniciação ao Estudo do Turismo. 8°ed. São Paulo: Papirus, 1995. BARRETTO, Margarita. 1998. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 4.ed. Campinas: Papirus. BARRETTO, Margarita. Manual de iniciação ao estudo do turismo.13. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003. BARTHOLO, R; SANSOLO, D. G. e BURSZTYN (Orgs.).Turismo de Base Comunitária: Diversidade de Olhares e ExperiênciasBrasileiras.Rio de Janeiro: Letra e Imagem, 2009. BENEVOLO, Leonardo. História da Arquitetura Moderna. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976. BENI, Mario Carlos. 2000. Análise estrutural do turismo.3.ed. São Paulo: SENAC. BENSON, P., A. Chik& H–Y.Lim (2003). Becoming auto-nomous in an Asian context: Autonomy as a sociocultural process.In Palfreyman & Smith (eds.) BORDENAVE, Juan E. Díaz.O que é participação.8 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. BERGER, P, LUCKMANN, T.A Construção Social da Realidade. Vozes, 2005. BEUTTENMÜLLER, Alberto Frederico.Viagem pela arte brasileira. São Paulo: Aquariana, 2002. BONETTI, Daiane. A produção artística a partir do artesanato: um olhar sobre as fronteiras entre a arte e o artesanato. Criciúma, 2011. 111 BRASIL. Ministério do Turismo. Plano Nacional de Turismo 2013-2016. Brasília, Ministério do Turismo, 2015. BRUNT, Paul e COURTNEY, Paul 1999.La percepción de los impactos sociocultural es del turismo por la población residente. Annals of Tourism Researchen Español,v.1, n.2, p.215-239. BURSZTYN, Ivan.Políticas Públicas de Turismo Visando a Inclusão Social. 2005. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005. CARDINI, Laura Ana. Artesanias em movimiento - Uma aproximación a lãs prácticas artesanales de La ciudad de Rosario.In: La Artesanía Urbana como Patriminio Cultural. Buenos Aires: Comisión para La Preservación Del Patrimonio Histórico Cultural de La Ciudad de Buenos Aires, 2004. CASCUDO, L.C. Civilização e cultura. Rio de Janeiro: José Olympio, 1973. CASTANHO, Sérgio.Teoria da história e história da educação: por uma história cultural não culturalista. Campinas: Autores Associados, 2010. CÁURIO, Rita.Artêxtil no Brasil: Viagem pelo Mundo da Tapeçaria. Apresentações de Pietro M. Bardi e Ferreira Gullar. Rio de Janeiro: [edição da autora], 1985. COLAÇO, M.A tapeceira dos Trópicos.Catálogo da Exposição Caixa cultural. Rio de Janeiro, 2009. COLAÇO, M. Madeleine Colaço. Editora Index. Rio de Janeiro, 1998. DURCELICE, C. M.Atuação do Sistema SEBRAE no Artesanato. Brasília, 2010. FELIX, L.História e memória: a problemática da pesquisa. EDIUPF, 1998. COSTA, TATIANA MACEDO DA & OLIVEIRA, SERGIO DOMINGOS DE. Análise Temporal do desenvolvimento organizacional do evento Espraiado de Portas Abertas nos anos de 2008 a 2016 no município de Maricá. In: Turismo, sustentabilidade e hospitalidade 2. Atena Editora, 2019. DANTAS, B, C, C. A tapeçaria artística na Bahia nas décadas de 1960 – 1970. Salvador, 2014. DREYFUS, Hubert L.; RABINOW, Paul.Michel Foucault, uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. DROPA, Márcia Maria (Coord.) Danielle Ane Gadotti, Guimarães, Cláudio Jorge (or) Dropa, Márcia Maria (coor.) EDUCAÇÃO TURÍSTICA: ALIANDO PRÁTICAS DE INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO NO SABER-FAZER TURÍSTICO. Danielle Ane Gadotti, Guimarães, Cláudio Jorge (org) Dropa, Márcia Maria (coor.). https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/28-educacao-turistica.pdf ELIAS, N.Sobre el Tiempo.Fondo de Cultura Econômica, Espanha, 1989. 112 FAGUNDES, Antonio Fernandes. Na cadência do 'samba bordado'. In: Madeleine Colaço. Rio de Janeiro: Index, 1988. FAJARDO, Elias. Tintas e texturas: oficina de artesanato. São Paulo: Senac, 2002. FARIAS, E. K. V. A construção de atrativos turísticos com a comunidade. In: MURTA, S. M.; ALBANO, C. (org.).Interpretar o patrimônio:um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Território Brasilis, 2002. FARIA, Nathalie Danif Moreira; WOORTMANN, Ellen Fensterseifer.A Educação Patrimonial como elemento de socialização para jovens em situação de risco. São Paulo, 2009 Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/turismo/index.php/hospitalidade/article/view/302/2 94. Acesso em: 13/11/2021. FELIX, L.História e memória: a problemática da pesquisa. EDIUPF, 1998. FOCILON, Henri. O Elogio da mão. Samuel Titan Junior. São Paulo. 2012. FONSECA, M. C. L. Referências Culturais: base para novas políticas depatrimônio.IPHAN, Inventário Nacional de Referências Culturais: Manual de Aplicação. Brasília: IPHAN/ Minc/DID, 2000. FONSECA, M. C. L.O Patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2a. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ/MinC/ Iphan, 2005. FRATUCCI, Aguinaldo César.Refletindo sobre a gestão dos espaços turísticos: perspectivas para as redes regionais de turismo.Revista Turismo em Análise, São Paulo, dez. 2009. GRADIM, Maria Izabel de Souza. A tapeçaria no Brasil entre as décadas de 1960 e 1980. São Paulo. 2018. HALBWACHS. São Paulo: Vértice, 1990. HORODYSKI, G. S. Artesanato dos Campos Gerais do Paraná. Itajaí, 2006. HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz.Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN, 1999. HOUDELIER, Cláudia. Historia dos Bordados. Disponível em < http://houdelier.com/paginas/bordadoshistoria.html> Acesso em: 05 abr 2016. HÜLSE, Elke Otte. As tramas dos tapeceiros narradores: técnica e criação. Centro de Artes, Universidade Estadual de Santa Catarina, Florianópolis, 2009. LAMBRAKI, Alexandra–2005.Compêndios da História de Maricá.Cop Editora e gráficaltda. 2005. LE GOFF, J.História e Memória. Campinas, Unicamp, 1984. 113 LEITE, Maria Isabel; OSTETTO, Luciana E.Museus, Educação e Cultura. Campinas, SP: Papirus Editora, 2005. LEMOS JÚNIOR, C. B. Patrimônio Cultural: conceitos, proteção e direito pela educação patrimonial.Revista do Curso de Direito do UNIFOR, Formiga, UNIFOR, v. 3, n. 2, 15 de outubro de 2012. Disponível em: https://perio- dicos.uniformg.edu.br:21011/ojs/index.php/cursodireitouniformg/article/view/136. Acesso em 30 de março de 2020. LETURIONDO, Fernanda.QUEM AUMENTA UM PONTO, TECE UM CONTO. Minas Gerais, 2017. LIMA, Carlos. 2003. Turismo Cultural: que formação? In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos; MARQUES, R. C. T. O. A história e técnica dos tapetes de arraiolos: Estudo dos tapetes T763 e T764 (CNMC). Lisboa, 2007. MARTINS, Leandro.Monte seu próprio negócio.São Paulo: Digerati Books, 2007. MATTOS, Tarcísio.Feito a mãos–o artesanato em Santa Catarina. Florianópolis: Tempo Editorial, 2010. MELO, Alessandro de; Cardozo, Poliana Fabiula. Patrimônio, Turismo Cultural e Educação Patrimonial. Campinas. 2015. MORAIS, Frederico.Arte é o que você e eu consideramos arte–801 definições sobre arte e o sistema da arte. Rio de Janeiro: Record, 2002. MOTTA, Paulo Roberto. PIMENTA, Roberto. TAVARES, Elaine. (orgs) Novas idéias em Administração 2. Rio de Janeiro: FGV, 2008. NOGUEIRA, E. E. Identidade organizacional: estudo de caso da alfândega brasileira. 2000. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2000. NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares.Revista Projeto História, São Paulo, Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, n. 10, 1993. NOVAES, Sylvia Caiuby (et al).Escrituras da imagem.São Paulo: Fapesp, 2004. OLIVEIRA, M. C. G. O Uso Social da Informação na Rede de Desenvolvimento de Santo Amaro. 2007. Tese de Doutorado em Serviço Social apresentada à Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007, 146. OLIVEIRA, Cássio G. S.Turismo Rural: procedimentos para a implantação e o desenvolvimento dessa atividade em propriedades rurais.Dissertação de Mestrado. São Paulo: ECA/USP, 2001. 114 ORIÁ, Ricardo. Memória e Ensino de História. In: BITTENCOURT, Circe (Org.).O Saber Histórico na Sala de Aula. 5. ed. São Paulo: Contexto. 2001. PAIVA, O. C. Imigração, patrimônio cultural e turismo no Brasil.Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 23, n. 2, pp. 211-237, julho de 2019. POLLAK, Michael..Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro: vol. 2, no 3, 1989. . “Memória e identidade social”. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, no 10, 1992; POLLAK, Michael. Memória e Identidade social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 200-212. RONCADA DE FREITAS, Natalia; RAMALHO DE SOUZA, Pedro Augusto; ZAMBRA, Elizandra Mariza; DA SILVA PEREIRA, Raquel; ROMEIRO, Maria do Carmo. As discussões sobre a sustentabilidade na atividade turística: uma análise para o Brasil na última década.El Periplo Sustentable. N. 27, Julho–dezembro 2014, p. 54-91. Universidad Autónoma del Estado de México Toluca, México. RUBIM, A. A. C. Políticas Culturais: entre o possível e o impossível.In: NUSSBAUMER G. M. (Org).Teorias políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador: EDUFBA, 2007. SANTOS, J. T.Divertimentos estrondosos: batuques e sambas no século XIX, ritmos em trânsito: sócio-antropologia da música baiana.In: SANSO- NE, L.; SANTOS, J. T. (Orgs.). São Paulo: Dynamis; Salvador: Programa A Cor da Bahia, 1997. SARLO, B.Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. SECCO. Lorilei. Para além das tramas: Tecendo sentidos em imagens de tapeçarias artísticas. PASSO FUNDO, 2017. SILVA, Paulo Fernando Teles de Lemos.Bordados Tradicionais Portugueses.Portugal, 2006. TOLSTOI, Leon. O que é arte? São Paulo: Ediouro, 2002 UNESCO. Convenção para a salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. Trad.: Ministério das Relações Exteriores, Brasília, 2006. Paris,17 de outubro de 2003. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/ima- ges/0013/001325/132540por.pdf. Acesso em 3 de fevereiro de 2020. VIEIRA, G. S. O.Artesanato: identidade e trabalho. 2014. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| TATIANA MACEDO DA COSTA.pdf | 7.53 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
