Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20313
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faustino, Sandra Regina de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T13:02:02Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12T13:02:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-06 | - |
dc.identifier.citation | FAUSTINO, Sandra Regina de Oliveira. Tecendo bordados sobre gênero e sexualidades: um estudo com professores/as e profissionais da socioeducação no contexto da pandemia da Covid-19. 2023. 220 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20313 | - |
dc.description.abstract | Esta tese de doutoramento se baseia na elaboração do curso pioneiro de Formação Continuada de Professores em Gênero e Sexualidades, no desenvolvimento desta ação extensionista formativa e nos resultados da análise vindos dos dados coletados das postagens dos/as interlocutores/as nas plataformas digitais. A inspiração da pesquisa nasceu da demanda apresentada por formação sobre os temas norteadores do curso em unidades feminina e masculinas por parte dos/das participantes de duas pesquisas empíricas anteriores. Devido à pandemia da covid-19 o projeto inicial foi reestruturado e foi elaborado um curso formativo para o ambiente digital com o amparo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) com a intenção de coletar dados. O curso foi promovido pelo Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (LEGESEX), que é vinculado ao Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (IM), campus de Nova Iguaçu, e foi oferecido através da Escola de Extensão da UFRRJ. Teve como público-alvo 37 pessoas, docentes e outros profissionais, das unidades socioeducativas do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (FUNDAÇÃO- CASA) – estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente. Estas instituições são responsáveis pelo atendimento de adolescentes autores/as de atos infracionais, que estão em cumprimento de medida socioeducativa. Trata-se de uma investigação de caráter qualitativo e de cunho etnográfico em educação amparada pelo aporte basilar dos teóricos dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais pós-estruturalistas. O percurso metodológico contou com a observação participante online durante o curso formativo, anotações no diário de campo, consultas as fontes primárias e secundárias, aplicação de questionário a 37 cursistas e 8 webs entrevistas. Teve como objetivo profícuo penetrar nas falas provenientes das 931 interações online realizadas pelos/as cursistas durante as atividades síncronas (5 rodas de conversas) e assíncronas (5 fóruns de debates). E, posteriormente, analisá-las para selecionar e compreender seus significados e entender como os/as interlocutores/as mobilizam saberes e práticas sobre gênero e sexualidades nos processos socioeducativos junto aos/as adolescentes. Depreendi que devido ao agenciamento institucional os posicionamentos sobre as temáticas sofrem patrulhamento impondo táticas aos corpos de disciplinamento e modelagem que vão desde o vestuário até quando dialogar com os/as socioeducandos/as. Os saberes são orientados pelas amarras culturais com forte influência da educação patriarcal em que o racismo, gênero e sexualidades discriminam mais as pessoas dissidentes. E, também, os enquadramentos produzidos nos dizeres e fazeres dos/as docentes e demais profissionais são permeados por silenciamentos em que apontaram como causa a falta de parceria para desenvolver as temáticas. Dentre a importância do estudo destaco a de ser fonte inspiradora para futuras pesquisas e a de colaborar na instrumentalização do fazer pedagógico dos/as docentes e das ações socioeducativas dos/as demais profissionais dentro das unidades/centros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | gênero | pt_BR |
dc.subject | sexualidades | pt_BR |
dc.subject | Socioeducation | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | gender | pt_BR |
dc.subject | sexualities | pt_BR |
dc.title | Tecendo bordados sobre gênero e sexualidades: um estudo com professores/as e profissionais da socioeducação no contexto da pandemia da Covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Weaving embroidery on gender and sexualities: a study with socioeducation teachers and professionals in the context of theCovid-19 pandemic | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This thesis is based on the development of the pioneering course of continuing education of teachers in Gender and Sexualities, on the development of this post-graduation studies action and on the results of the analysis coming from the data collected from the posts of the speakers on the digital platforms. The inspiration for the research was given by the demand for training on the guiding themes of the course in female and male units by participants in two previous trial studies. Due to the covid-19 pandemic, the initial project was restructured and a training course was designed for the digital platforms with the support of Information and Communication Technologies (ICTs) with the intention of collecting data. The course was promoted by the Laboratory of Gender, Education and Sexuality Studies (LEGESEX), which is linked to the Department of Education and Society of the Multidisciplinary Institute (IM), campus of Nova Iguaçu, and was offered through the Extension Program of UFRRJ. Its target audience was 37 people, teachers and other professionals, from the socio-educational units of the General Department of Socio-Educational Actions (DEGASE) and the Socio-Educational Assistance Center for Adolescents (FUNDAÇÃO-CASA) – states of Rio de Janeiro and São Paulo, respectively. These institutions are responsible for assisting teenagers who commit crimes and are in compliance with socio-educational measures. This is a qualitative and ethnographic investigation in education supported by the basic contribution of theorists of Gender Studies and post-structuralist Cultural Studies. The methodological path included online participants observation during the training course, notes in the field diary, consultation with primary and secondary sources, application of a questionnaire to 37 course participants and 8 web interviews. It had a rewarding goal that produced powerful statements from the 931 online interactions carried out by the course participants during the live meetings (5 conversation circles) and recorded lessons (5 debate forums) activities. And afterwards, analyze them to select and understand their meanings, find out how the speakers summed up knowledge and practices about gender and sexualities in the socio-educational processes with adolescents. I understood that due to the institutional agency, the procedures on the themes are subject to patrolling, with hard forcing guidelines on the faculty that dictates what clothes they should wear and even when is apropriate to dialogue with the socio-educational students. Realizing that knowledge is guided by cultural ties with a strong influence of patriarchal education in which racism, gender and sexualities discriminate more against divergent people. And also, the frameworks produced in the sayings and actions of teachers and other professionals are filled by silencing in which they pointed out the lack of mutual interest to develop the themes brought out in the studies. Among the importance of the study, I highlight that of being an inspiring source for future research and that of collaborating in the useful tools for the pedagogical work of the teachers and the socio-educational actions of the other professionals within the units/centers. | en |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Joyce Alves da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2346924222027160 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Joyce Alves da | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2346924222027160 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Fabiana de Moura Maia | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-4987-2737 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1757475868025140 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Oliveira, Esmael Alves de | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-9235-5938 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5410375038960540 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Garay Hernández, Jimena de | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-0564-1056 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/0307412011770894 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Hilario, Rosangela Aparecida | - |
dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0003-0308-8557 | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/8819241283467661 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5842779763742764 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
dc.relation.references | ABRAMOVAY, Miriam. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: Desafios para políticas públicas. Brasília: Unesco. Disponível em: http://repositorio.minedu.gob.pe/handle/123456789/1379. Acesso em 20 ago. 2022. ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CRUZ, Ana Cristina Juvenal da. A diferença e a diversidade na educação. Contemporânea - Dossiê Relações Raciais e Ação Afirmativa, n. 2, p. 85-97 Jul.–Dez. 2011. Disponível em: file:///C:/Users/UNIQUE%20S1991/Downloads/rosangela,+Gerente+da+revista,+dossieabra mowicz.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023. AGUIAR, Márcia Angela da Silva. Reformas conservadoras e a “nova educação”: orientações hegemônicas no MEC e no CNE. Educação e Sociedade, Campinas, v.40, e0225329, 2019. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/fdCK8QDyRGNwBFWKsMYtvFv/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2022. ALMEIDA, Sandra Maciel de. Educação de mulheres e jovens privadas de liberdade: um estudo de abordagem etnográfica. Tese de doutorado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de janeiro, 2013, 165f. ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019. 264 p. (Coleção Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro). ALVARADO-PRADA, Luiz Eduardo. Formação participativa de docentes em serviço. Taubaté: Cabral Editora Universitária, 1997. AMARO, Ivan. A docência no armário: o silenciamento das relações de gênero nos planos de educação. Revista Espaço Pedagógico, v. 24, n. 1, Passo Fundo, p. 139-159, jan./abr. 2017. Disponível em: www.upf.br/seer/index.php/rep. Acesso: 12 set. 2021. ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da Prática Escolar. Papirus, 1995. – (Série Prática Pedagógica). Disponível em: http://lab.cua.ufmt.br/lepega/file/2018/03/etnografia.pdf. Acesso: 12 ago. 2021. ANZALDÚA, Glória. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Tradução Édna de Marco, revisão Claudia de Lima Costa e Simone Pereira Schmidt. Revista Estudos Feministas. Seção Ensaio. Ano 8, v. 8, n. 1, 2000. Florianópolis. P. 229- 236. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/9880/9106. Acesso em: 28 jul. 2022. AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 152p. (Coleção Feminismos Plurais – coordenação de Djamila Ribeiro). BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011, 229 p. BARROS, Aline da Fonseca. Gênero, Sexualidades e Corporeidade: problematizações do corpo dentro do sistema socioeducativo do Rio de Janeiro. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado 182 em Educação), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Vol. II. 3.ed. Trad. Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. BIANCHINI, Alice; BAZZO, Mariana; CHAKIAN, Silvia. Crimes contra mulheres. 4ª ed. revisada, ampliada e atualizada. São Paulo: JusPodivm, 2022. In: BUENO, Samira; LAGRECA, Amanda; SOBRA, Isabela. Violência contra meninas e mulheres no 1º semestre de 2022. São Paulo: FBSP, 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp- content/uploads/2022/12/violencia-contra-meninas-mulheres-2022-1sem.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023. . Lei 8069/90, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 102, n. 8, p. 13563, 16 jul. 1990. PL 5172/1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm. Acesso em: 05 ago. 2021. . Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 23 dez. 1996, Seção 1, p. 27.833-27.841. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 jun. 2020. . Lei 12.594/12, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 124, n. 9, p. 3, 19 jan. 2012. PL 1627/2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12594.html. Acesso em 12 ago. 2021. . Portaria nº 1.082, de 23 de maio de 2014. Estabelece novas diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes em Conflito com a Lei, em Regime de Internação e Internação Provisória (PNAISARI), incluindo-se o cumprimento de medida socioeducativa em meio aberto e fechado; e estabelece novos critérios e fluxos para adesão e operacionalização da atenção integral à saúde de adolescentes em situação de privação de liberdade, em unidades de internação, de internação provisória e de semiliberdade. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 126, n. 11, p. 1-28, 26 maio 2014. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt1082_23_05_2014.html. Acesso em: 13 ago. 2021. . Decreto 8.727/16, de 28 de abril de 2016. Dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 128, p. 1, 29 abr. 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8727.html. Acesso em: 13 ago. 2021. . Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018. Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências. Conselho Nacional de Educação (CNE/MEC). Disponível em: 183 http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85591-rces001-18/file. Acesso em: 10 jan. 2021. . Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. [BNCC]. Brasília: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 ago. 2018. . Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União: seção 1 - Extra, Brasília, DF, ano 132, ed. 24-A, p. 1- 28, 04 fev. 2020. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2020/prt0188_04_02_2020.html. Acesso em: 11 ago. 2018. . Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus responsável pelo surto de 2019. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019- 2022/2020/lei/L13979compilado.htm. Acesso em: 20 mar. 2022. . Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19). Órgão: Ministério da Saúde/Gabinete do Ministro. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-356-de-11-de-marco-de-2020- 247538346. Acesso em: 20 mar. 2022. . Resolução CNE/CP nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 132, ed. 208, p. 103, 29 out. 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao- superior/composicao-da-conaes. Acesso em: 13 ago. 2021. BUENO, Samira; LAGRECA, Amanda; SOBRA, Isabela. Violência contra meninas e mulheres no 1º semestre de 2022. São Paulo: FBSP, 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2022/12/violencia-contra-meninas- mulheres-2022-1sem.pdf. Acesso em: 10 jan. 2023. BUTLER, Judith. Corpos que Pesam: sobre os limites discursivos do “sexo”. In: O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Guacira Lopes Louro (org.). Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. 3. ed. Belo Horizonte – Minas Gerais: Autêntica, 2010. . Quadros de Guerra – quando a vida é passível de luto? Tradução de Sérgio Lamarão e Arnaldo Marques da Cunha. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. . Problema de Gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. 15. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017. 184 CABELO, Mariangela; GHIRALDELLI JR., Paulo. (Org.) Pandemia e Pandemônio: Ensaios sobre biopolítica no Brasil. São Paulo: CEFA Editorial, 2020. Disponível em: https://cefa.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Pandemia-e-Pandemonio.pdf. Acesso em: 13 ago. 2021. CAETANO, Márcio et. al. “A Ferro e Fogo”: questionamentos à linguagem e aos corpos educados. In: MORAES, Lorena Lima de; CAVALCANTI, Larissa de Pinho (Orgs.). Deslocamentos e Permanências: trabalho, educação e interseccionalidades. Belo Horizonte, Minas Gerais: Pontes, 2022. CAMPANELLA, Bruno. Por uma etnografia para a internet: transformações e novos desafios. [Entrevista Christine Hine]. Revista Matizes, São Paulo, 9, nº 2, p. 167-173, jul./dez. 2015. Disponível em: https://www.revistas.usp.br. Acesso em: 10 out. 2022. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Formação Continuada de Professores: tendências atuais. Petrópolis: Vozes, 1997. CARNEIRO, Aparecida Sueli. Negros de pele clara. CEERT, 2016. Disponível em: https://www.ceert.org.br/notícias/genero-mulher-/13570/sueli-carneiro-negros-de-pele-clara. Acesso em: 26 jun. 2022. CAVALCANTE, Pedro. A Questão da Desigualdade no Brasil: como estamos, como a população pensa e o que precisamos fazer. Texto para discussão. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Brasília, Rio de Janeiro: Ipea, 2020. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/10263/1/td_2593.pdf Acesso em : 20 ago. 2022. CONFERÊNCIA MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS. Jomtien, Tailândia, de 5 a 9 de março de 1990. Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de- jomtien-1990. Acesso em: 20 jun. 2021. CONNELL, Robert W. Masculinities. Cambridge: Polity Press, 1995. CORDEIRO, Fabíola. Criminalidade, gênero e sexualidade em uma penitenciária para mulheres no Brasil. Trivium: Estudos Interdisciplinares, Ano IX, Ed. 1, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/trivium/v9n1/v9n1a02.pdf. Acesso em: 23 ago. 2022. CORRAZE, Jacques. A Homossexualidade. 6. ed. Paris: Rés Formalpress, 2000. CORREIA, Sandro Costa; COLLING, Leandro. Quando a Pedagogia encontra o punhetódromo: masturbação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, e4446, maio/ago. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4446/4043. Acesso em: 12 nov. 2022. CRENSHAW, Kimberle. A interseccionalidade da discriminação de raça e gênero. Cruzamento: raça e gênero. Brasília, DF: Unifem, 2002. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4253342/mod_resource/content/1/Intersecionalidade NaDiscriminacaoDeRacaEGenero_KimberleCrenshaw.pdf. Acesso em 10 ago. 2022. 185 DAMATTA, Roberto. O ofício do etnólogo, ou como ter “Anthropological Blues”. In: Publicações do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, 1974. Disponível em: https://ppgasmn-ufrj.com/publicaccedilotildees-seriadas.html. Acesso em: 07 ago. 2022. DAVIS, Angela. Estarão as prisões obsoletas? Tradução de Marina Vargas. 3. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2019. 144p. DE GARAY-HERNÁNDEZ, Jimena. O Adolescente dobrado: cartografia feminista de uma unidade masculina do Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro. 2018. 442 f. Tese (Doutorado em Psicologia Social), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, 2018. DOMINGUES, Petrônio José. Uma história não contada: negro, racismo e branqueamento em São Paulo no pós-abolição. São Paulo: Senac, 2004. FACCI, Marilda Gonçalves Dias; SILVA, Silvia Maria Cintra; RIBEIRO, Maria Julia Lemes. Medicalização na escola e fracasso escolar: novamente a culpa é do aluno? In: FACCI, Marilda Gonçalves Dias; MEIRA, Marisa Eugênia Melillo; TULESKI, Silvana Calvo. (Org.). A exclusão dos “incluídos”: uma crítica da Psicologia da Educação à patologização e medicalização dos processos educativos. 2ª ed. Maringá: EDUEM, 2012. p. 157-186. FAZENDA, Ivani. Metodologia da Pesquisa Educacional. São Paulo: Cortez, 2010. FAUSTINO, Sandra Regina de Oliveira. A Criação do Curso de Agropecuária Orgânica do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/RJ (CTUR). 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012. FAUSTINO, Sandra Regina de Oliveira.; SILVA JR., Jonas Alves. Performatividades de Gênero em Unidades Socioeducativas Femininas no Município do Rio de Janeiro – RJ. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO, 4, 2019, Recife. Anais [...]. Recife: 2019. p. 242-252. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais- iv-desfazendo-genero. Acesso em: 15 ago. 2021. FAUSTINO, Sandra Regina de O.; STOCO, Natália; SILVA JR., Jonas Alves. Histórias de João e Maria: uma análise interseccional na socioeducação. In: Educação, Raça, Gênero e Sexualidades: perspectivas plurais. HILÁRIO, Rosangela Aparecida; SILVA, Tiago Dionísio da; SILVA JR., Jonas Alves; RIBEIRO, Igor Veloso (Orgs.). Curitiba: CRV, 2021. 256 p. https://doi.org/10.24824/978652510195.8 FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: o nascimento da prisão. [Tradução de Raquel Ramalhete]. 27. ed. Petrópolis – Rio de Janeiro: Vozes, 1987. 288p. . A História da Sexualidade I: a vontade de saber. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13ª ed. Rio de Janeiro, Edições Graal, 1988. . Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002. . Nascimento da Biopolítica. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008. (Coleção Tópicos). 186 . Microfísica do poder. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011. FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set.-dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 ago. 2022. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974. . A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991. . Pedagogia da Esperança – um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1992. . Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura). 168p. FRASER, NANCY. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas na justiça numa era “pós- socialista”. Tradução de Julio Assis Simões. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 14/15, p. 1- 382, 2006. Disponível em: file:///C:/Users/UNIQUE%20S1991/Downloads/50109- Texto%20do%20artigo-61939-1-10-20130118.pdf. Acesso em: 26 jun. 2021. GARCIA, M. M. A. O comum e a qualidade nos currículos do ensino e da formação de professores. [Entrevista concedida à] Marcia Serra Ferreira; Juliana Marsico. Em Aberto. Brasília, v. 33, n. 107, p. 203-214, jan./abr. 2020. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4548/pdf. Acesso em: 17 ago. 2020. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1ª ed., 13ª reimpressão. Rio de Janeiro: LTC, 2008. 323 p. GESSER, Marivete; BLOCK, Pamela; MELLO, Anahí Guedes de. Estudos da deficiência: interseccionalidade, anticapacitismo e emancipação social. In: GESSER, Marivete (org.). Estudos da deficiência: anticapacitismo e emancipação social. Curitiba: CRV, 2020. GOMES, R. et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. p. 185-221. GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016 (Séries Manuais Acadêmicos). 2ª reimpressão, 2019. GOMES, Nilma Lino. A Educação Contra o Racismo. Entrevistadora. SAMANTA Klein. 187 Jornal da Universidade, 2019, v. 22, n. 223, p. 8, maio. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/215371. Acesso em: 12 ago. 2021. GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciência Sociais Hoje, Associação Brasileira de Pós-graduação e Pesquisa nas Ciências Sociais (ANPOCS), Brasília, p. 223-244, 1984. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4584956/mod_resource/content/1/06%20- %20GONZALES%2C%20L%C3%A9lia%20%20Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileir a%20%281%29.pdf. Acesso em: 20 out. 2020. GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos.7ª ed. Tradução de Dante Moreira Leite. São Paulo: Perspectiva, 1987. . Estigma: notas sobre a manipulação da sociedade deteriorada. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. 4ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 1975. GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. DEGASE. Secretaria de Estado do Educação (SEEDUC). Plano de Integridade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Governo do Estado do Rio De Janeiro – Fevereiro, 2022. Disponível em: https://www.degase.rj.gov.br/sites/degase/files/arquivo_texto/Plano_de_Integridade DEGA SE_.pdf. Acesso em: 10 maio de 2022. HILÁRIO, Rosangela Aparecida. A afetividade como estratégia metodológica: transgredir para (re)existir. Revista Espaço Acadêmico, nº 238, jan.-fev. Bimestral. Editora Universidade Estadual de Maringá (UEM), Paraná, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico. Acesso em: 13 jul. 2023. HINE, Christine. A internet 3E: uma internet incorporada, corporificada e cotidiana. In: LINS, Beatriz Accioly; PARREIRAS, Carolina; FREITAS, Eliane Tânia. (2020). Estratégias para pensar o digital. Cadernos de Campo (São Paulo, online), v. 29, n. 2, p. 181-370, USP, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/181821/168729 Acesso em: 20 mar. 2022. HIRATA, Helena. Gênero, patriarcado, trabalho e classe. Revista Trabalho Necessário, Rio de Janeiro, ano 16, nº 29. 2018, p. 14 - 27. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/4552. Acesso em: 11 nov. 2022. HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de Maecelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013. JULIÃO, Elionaldo Fernandes. Escola na ou da prisão? Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, n. 98, p. 25-42, jan.- abr., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/tQrmp78mcFp47TrN4qhhtHm/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 jul. 2022. JULIÃO, Elionaldo Fernandes; BENISTI, Luciana R. de Araujo; MARCONDES, Flávia da Silva. Perfil dos adolescentes e jovens em conflito com a lei no município do Rio de Janeiro - 2019 [livro digital] / Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, CAO Infância e Juventude, Universidade Federal Fluminense. – Rio de Janeiro, RJ: MPRJ, 2020. 110 f. Disponível em: 188 https://www.mprj.mp.br/documents/20184/1751341/2019_perfildosadolescentesejovensemco nflito_19_11.pdf. Acesso em 20 ago. 2020. JULIÃO, Elionaldo Fernandes; MENDES, Claudia Lucia Silva. Trajetórias de Vida de Jovens em Situação de Privação de Liberdade no Sistema Socioeducativo do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: DEGASE, 2019. JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Pedagogia do armário: a normatividade em ação. In: Dossiê Educação e Diversidade. Revista Retratos da Escola. Publicação da Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (ESFORCE), v.7, n.13, p. 481-498. jul./dez. 2013. Brasília: CNTE, 2007. Disponível em https://www.cnte.org.br/images/stories/retratos_da_escola/retratos_da_escola_13_2013.pdf Acesso em: 12 ago. 2021. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8ª ed. São Paulo: Atlas, 2017. LAQUEUR, T.W. Sexo solitário: una história cultural de la masturbación. In: CORREIA, Sandro Costa; COLLING, Leandro. Quando a Pedagogia encontra o punhetódromo: masturbação em uma Comunidade de Atendimento Socioeducativo de Salvador. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 2, e4446, maio/ago. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4446/4043. Acesso em: 12 nov. 2022. LEITE, Vanessa. A sexualidade adolescente a partir de percepções de formuladores de políticas públicas: Refletindo o ideário dos adolescentes sujeitos de direitos. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, vol. 24, n.1, p. 89 – 103, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/tRSSYdNgzVdTbtxhqJ5Tspv/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 10 nov. 2022. LERNER, Gerda. A criação do patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. Tradução Luiza Sellera. São Paulo, Cultrix: 2019. LIBÂNEO, José Carlos. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw545x8jwpGFsXT3Ct/?format=pdf&lang=pt acesso em 1 ago. 2022. LINS, Beatriz Accioly; PARREIRAS, Carolina; FREITAS, Eliane Tânia. (2020). Estratégias para pensar o digital. Cadernos de Campo (São Paulo, online), v. 29, n. 2, p. 1-10, USP, 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/181821/168729 Acesso em: 20 mar. 2022. LOPES, Paulo Vitor Leite; LEITE, Fabiana. Atendimento a Homens Autores de Violência Doméstica: desafios à política pública. Rio de Janeiro: ISER, 2013. LORDE, Audre. Irmã outsider. Tradução de Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. 189 LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós- estruturalista. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1997. . Gênero e Sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n. 2 (56) - maio/ago. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/fZwcZDzPFNctPLxjzSgYvVC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 13 ago. 2021. . Pedagogias da Sexualidade. In: O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Guacira Lopes Louro (org.). [Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva]. 3. ed. Belo Horizonte – Minas Gerais: Autêntica, 2010. MAGNANI, José Guilherme Cantor. DE PERTO E DE DENTRO: notas para uma etnografia urbana Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, jun. São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/KKxt4zRfvVWbkbgsfQD7ytJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 21 jun. 2022. MALINOWSKI, Bronislaw Kasper. Os argonautas do Pacífico Ocidental. São Paulo: Abril Cultural, 1976. MARX, Karl. O capital. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1989. Livro 1.vol.1 MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder soberania estado de exceção política a morte. Arte e Ensaios, Revista do ppgav/eba/UFRJ. nº 32, dezembro, 122-151p, 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169. Acesso em: 17 out. 2022. MÉSZAROS, István. A educação para além do capital. Tradução Isa Tavares. 2ª ed. São Paulo: Boi Tempo Editorial, 2008. MIGUEL, Luis Felipe. O mito da “ideologia de gênero” no discurso da extrema direita brasileira. Cadernos Pagu (62), 2021:e216216 Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/CsFcz5vm5bLShxPN3LHDYkk/#. Acesso em: 12 nov. 2022. MILLER, Daniel; SLATER, Don. Etnografia on e off-line: cibercafés em Trinidad. Revista Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 10, n. 21, p. 41-65, jan-jun. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ha/a/byXgK3hjvpRs4snhb8MSbGy/?lang=pt Acesso em: 20 mar. 2022. MILLER, Daniel. Como conduzir uma etnografia durante o isolamento social. Blog do Sociofilo, 2020. [Publicado em 23 de maio de 2020]. Disponível em: https://blogdolabemus.com/2020/05/23/notas-sobre-a-pandemia-como-conduzir-uma- etnografia-durante-o-isolamento-social-por-daniel-miller. Acesso em: 10 jul. 2021. MINAYO, Maria Cecília de Souza. Introdução. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza; ASSIS, Simone Gonçalves de; SOUZA, Edinilsa Ramos de (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. . O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa. 14. ed. São Paulo: HUCITEC, 2014. 190 MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016 (Séries Manuais Acadêmicos). 2ª reimpressão, 2019. MUNANGA, Kabengele. Teoria Social e Relações Raciais no Brasil Contemporâneo. In: OLIVEIRA, Iolanda de; GONÇALVES, Maria das Graças; MÜLLER, Tânia Mara Pedroso (orgs.). Cadernos PENESB – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na sociedade brasileira (FEUFF), n. 12, Niterói. Rio de Janeiro: Alternativa/EdUFF, 2010. NATIVIDADE, Marcelo. Deus me aceita como eu sou? A disputa sobre o significado da homossexualidade entre evangélicos no Brasil. 2008. 201 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2008. NARDI, Henrique Caetano; QUARTIERO, Eliana. Educando para a diversidade: desafiando a moral sexual e construindo estratégias de combate à discriminação no cotidiano escolar. Revista Latinoamericana, nº11, ago. 2012, 59-87p. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sess/a/R5yj8sS5khtBxVRXZPYgK8H/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2022. NASCIMENTO, Abdias. O Genocídio do Negro Brasileiro: processo de um racismo mascarado. Paz e Terra. Rio de Janeiro: 1978. NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira. Transfeminismo. São Paulo: Jundiaí, 2021. (Coleção Feminismos Plurais – coordenação Djamila Ribeiro). NÓBREGA, T. P. Corporeidade e Educação Física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. Natal: EDUFRN, 2005. NÓVOA, Antônio. Concepções e práticas da formação contínua de professores: In: Nóvoa A. (org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro, 1991. . Formação de professores e profissão docente - Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33 Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em: 11 jun. 2018. . Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em educação, Porto, n. 3, 2015. Disponível em: http://pages.ie.uminho.pt/inved/index.php/ie/article/view/83. Acesso em: 23 jun. 2019. OLIVEIRA, Amurabi. Por que etnografia no sentido estrito e não estudos do tipo etnográfico em educação? Revista FAEEBA, Salvador, v. 22, n. 40, p. 69-82, 2013. OLIVEIRA, Esmael Alves de et al. “Salve-se quem puder”: Dilemas de estudantes das Universidades Federais de Mato Grosso do Sul em tempo de pandemia. Cadernos de Campo (USP), v. 29, p. 65-74, 2020a. Disponível em: file:///C:/Users/UNIQUE%20S1991/Downloads/169109-Texto%20do%20artigo-424055-1- 10-20200727%20(2).pdf. Acesso em: 06 ago. 2022. 191 OLIVEIRA, Esmael Alves de et al. Inquietações sobre Educação e Democracia em tempos de pandemia. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, p. 207-228, 2020b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51647. Acesso em: 06 ago. 2022. OLIVEIRA, Iolanda de; SACRAMENTO, Mônica. Raça, Currículo e Práxis Pedagógica: relações raciais e educação – o diálogo teoria/prática na formação de profissionais de magistério. In: OLIVEIRA, Iolanda de; GONÇALVES, Maria das Graças; MÜLLER, Tânia Mara Pedroso (orgs.). Cadernos PENESB – Periódico do Programa de Educação sobre o Negro na sociedade brasileira (FEUFF), n. 12, Niterói. Rio de Janeiro: Alternativa/EdUFF, 2010. OLIVEIRA, Rogério Cruz de; DAOLIO, Jocimar. Pesquisa etnográfica em educação física: uma (re)leitura possível. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 15, n. 1, p. 137- 143, 2007. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/740. Acesso em: 12 nov. 2020. O DIA EM QUE A TERRA PAROU. [Compositor e intérprete]: Raul Seixas. Rio de Janeiro: a Warner Music do Brasil, 1977. LP e Fita Cassete. (34-40 min). Disponível em: https://www.letras.com.br/raul-seixas/o-dia-em-que-a-terra-parou. Acesso em: 20 abr. 2020. PAECHER, Carrie. Meninos e Meninas: aprendendo sobre masculinidades e feminilidades. Trad. Rita Terezinha Schmidt. Porto alegre: Artmed, 2009. PARREIAS, Carolina. Pornografias.com: as convenções do altporn. Revista Antropolítica. Niterói, n. 42. Niterói, p. 16-42, semestre 1, 2017. Disponível em: https://periodicos.uff.br/antropolitica/article/view/41883/pdf. Acesso em: 06 jun. 2022. PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990. PEREIRA, Ingrydy Patrycy Schaefer. Adolescentes e o exercício da sexualidade: uma análise no espaço de privação de liberdade. ARACÊ – Direitos Humanos em Revista, ano 3, n. 4, fevereiro, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/UNIQUE%20S1991/Downloads/100-183-1- SM%20(1).pdf. Acesso em: 15 nov. 2022. PINO, Nádia Perez. A teoria queer e os intersex: experiências invisíveis de corpos des-feitos. Cadernos Pagu, nº 28, janeiro-junho, 149-174p. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cpa/a/knKyktZNBTwJrkF9dL3zvbB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 4 jun. 2022. RIBEIRO, Paulo Fernando Lopes. De menor a adolescente: o papel da escola na política socioeducativa do Rio de Janeiro, 2016. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11047?show=full Acesso em: 20 jul. 2022. RIBEIRO, Djamila. Lugar de Fala. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 112p. (Coleção Feminismos Plurais). 192 RIO DE JANEIRO. Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense (UFF). JULIÃO, Elionaldo Fernandes; BENISTI, Luciana R. de Araújo; MARCONDES, Flávia da Silva. Perfil dos Adolescentes e Jovens em Conflito com a Lei no Município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2018. Disponível em http://www.mprj.mp.br/documents/20184/1168141/perfildosadolescentesejovensemconflito.p df. Acesso em: 12 ago. 2021. RODRIGUES, Raquel Fonseca. Adolescentes em situação de acolhimento institucional: vulnerabilidade às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Tese (doutorado), Faculdade de Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), 2016. 138 f. RODRIGUES, A. Direitos humanos, segurança pública e cultura de paz: o que a escola tem a ver com isso? In: VINUTO, Juliana; BARBOSA, Débora; DE GARAY HERNÁNDEZ, Jimena. Covid-19 no Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro: trabalho essencial e seus paradoxos na socioeducação. Política & Sociedade, Florianópolis, v. 20, nº 48, Maio/Ago., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/78764/48336. Acesso em: 22 fev. 2022. RODRIGUES, Tatiane Cosentino; ABRAMOWICZ, Anete. O debate contemporâneo sobre a diversidade e a diferença nas políticas e pesquisas em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/WskqTPrZgtc8k56XHvr8XBz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 jun. 2023. SAFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987. (Coleção Polêmica). 134p. SAFFIOTI, Heleieth I. B.; ALMEIDA, Suely Souza. Violência de gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Livraria e Editora Revinter, 1995. SANTOS, Jader de Oliveira. Relações entre fragilidade ambiental e vulnerabilidade social na susceptibilidade aos riscos. Mercator, [s.l.], v. 14, n. 02, p.75-90, 20 jul. 2015. Mercator - Revista de Geografia da UFC. Disponível em: http://dx.doi.org./10.4215/rm2015.1402.0005. Acesso em: 28 maio 2017 SANTOS, Macaé Maria Evaristo dos; NUNES, Maria do Rosário; GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade: direito e ação afirmativa. In: Dossiê Educação e Diversidade. Revista Retratos da Escola. Publicação da Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (ESFORCE), v.7, n.13, p. 231-254. jul./dez. 2013. Brasília: CNTE, 2007. Disponível em https://www.cnte.org.br/images/stories/retratos_da_escola/retratos_da_escola_13_2013.pdf Acesso em: 12 ago. 2021. SANTOS, Macaé Maria Evaristo dos; NUNES, Maria do Rosário; GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade: direito e ação afirmativa. In: Dossiê Educação e Diversidade. Revista Retratos da Escola. Publicação da Escola de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (ESFORCE), v.7, n.13, p. 231-254. jul./dez. 2013. Brasília: CNTE, 2007. Disponível em https://www.cnte.org.br/images/stories/retratos_da_escola/retratos_da_escola_13_2013.pdf Acesso em: 12 ago. 2021. 193 SEDGWICK. Eve Kosofsky. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, n. 28, janeiro- junho, p. 19-54, 2007. Disponível em: A epistemologia do armário | Cadernos Pagu (unicamp.br). Acesso em: 29 jan. 2023. SEGATA, Jean. A colonização digital do pensamento. Cadernos de Campo, São Paulo, vol. 29, n.1, p.163-171, USP, 2020a. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/171297/161503 Acesso em: 20 jun. 2021. . A Pandemia e o Digital. Revista Todavia, Porto Alegre, v. 7, n.l, ed. 8, p. 7-15, dez. 2020b. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/218973/001123389.pdf?sequence=1 Acesso em: 20 jun. 2021. SEGATA, Jean; RIFIOTIS, Theophilos. Digitalização e dataficação da vida. Revista Civitas 21 (2), 186-192, maio-ago. 2021. Rio Grande do Sul. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/civitas/article/view/40987/26949 Acesso em: 26 abr. 2020. SIERRA, Vânia Morales; MESQUITA, Wania Amélia. Vulnerabilidades e fatores de risco na vida de crianças e adolescentes. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 148- 155, 2006. Disponível em; http://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/v20n01/v20n01_11.pdf. Acesso em: 15 set. 2021. SILVA JR., Jonas Alves da. Rompendo a Mordaça: representações de professores e professoras do ensino médio sobre homossexualidade. 2010. 300 f. (Doutorado em Educação), Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 2010. . Gênero, Sexualidades e Masculinidades em Instituições Socioeducativas. Projeto de Pós-Doutorado. Universidade de São Paulo (USP), Brasil. São Paulo: 2018. SILVA JUNIOR, Jonas Alves da. SILVA, Maria de Lourdes Ramos da. “Não tem nenhum viado aqui”: a construção de masculinidades em uma unidade socioeducativa do município do Rio de Janeiro. In: CAETANO, Marcio. SILVA JUNIOR, Paulo Melgaço (org.) De guri a cabra macho: masculinidades no Brasil. Rio de Janeiro: Lamparina, 2018. p. 86-107. SILVA JUNIOR, Jonas Alves da; SILVA, Maria de Lourdes; SILVA, Leandro Rodrigues Nascimento da. Travestilidades no espaço socioeducativo: (des)patologização, monstruosidade, violência, abjeção e negação das identidades transgêneras. Revista Dialogia, São Paulo, n. 32, p. 93-107, maio/ago. 2019. Dossiê Temático: Violências na Escola. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/ Acesso em: 12 ago. 2021. SILVA, Monica Ribeiro da. Impertinências entre trabalho, formação docente e o referencial de competências. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 123-135, jan./mai. 2019. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/965/pdf. Acesso em: 13 out. 2020. SILVA, Nilcea Moreno. Professor e sistema socioeducativo: conquistas, desafios e perspectivas para a promoção do desenvolvimento do adolescente. Dissertação (Mestrado em Educação). Brasília, Universidade de Brasília (UnB), 2017. 185p. SILVÉRIO, Valter Roberto; WERMELINGER, Vitória Marinho. A BNCC em Questão: 194 críticas básicas à base. In: AGUIAR, Márcio Mucedula; GALHERA, Katiuscia Moreno FAISTING, André Luiz (Orgs.). Refletindo Sobre Educação: impactos da BNCC e temas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2022, 227 p. SOUZA, Patrícia Laurindo Calado de. Trajetórias sociais e profissionais: A ambiguidade identitária dos Agentes no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE). Dissertação (Mestrado em Educação), Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 2013. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002. TAFAKGI, Mariana. A escolarização de adolescentes que cumprem Medidas Socioeducativas e os desafios à proteção integral. Revista Serviço Social em Debate, v. 5, n. 1, 2022, p. 198- 219. Disponível em: https://revista.uemg.br. Acesso em: 12 jan. 2023. TEIXEIRA, Faustino; MENEZES, Renata (orgs.). Religiões em Movimento: o censo de 2010. Petrópolis: Vozes, 2013. 310p. UZIEL, Ana Paula. Família e Homossexualidade: velhas questões, novos problemas. Campinas. Tese (Doutorado em Antropologia), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), 2002, 262p. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280718. Acesso em: 08 ago. 2021. VAINFAS, Ronaldo. Casamento, amor e desejo no ocidente cristão. São Paulo: Ática, 1992. VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: NUNES, Edson de Oliveira (org.). A aventura sociológica: objetividade, paixão, improviso e método na pesquisa social. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. 121-132 p. VINUTO, Juliana; BARBOSA, Débora; DE GARAY HERNÁDEZ, Jimena. Covid-19 no Sistema Socioeducativo do Rio de Janeiro: trabalho essencial e seus paradoxos na socioeducação. Política e Sociedade, Florianópolis, v. 20, nº 48, Maio/Ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/78764/48336 Acesso em: 20 ago. 2022 WACQUANT, Loïc. 1999. As Prisões da Miséria. Paris: Raisons d'Agir. 190 p. WARSCHAUER, Cecília. Rodas em rede – oportunidades formativas na escola e fora dela. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017. WEEKS, Jeffrey. O Corpo e a Sexualidade. In: O Corpo Educado: pedagogias da sexualidade. Guacira Lopes Louro (org.). [Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva]. 3ª ed. Belo Horizonte, Minas Gerais: Autêntica, 2010. WELZER-LANG, Daniel. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas, ano 9, 2º semestre, p. 460-482, 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ref/v9n2/8635.pdf. Acesso em: 20 ago. 2021. XVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – Conhecimento, história e diálogo social. 195 Associação Nacional de História (ANPUA). Natal/RN, 22 a 226 de julho de 2013. Anais. DAMASCENO, Caetana Maria. “Cor” e “Boa Aparência” no Mundo do Trabalho Doméstico: problemas de pesquisa da curta à longa duração. http://www.snh2013.anpuh.org/resources/anais/27/1364682879_ARQUIVO_2013_TEXTOan puh_CaetanaDamasceno.pdf. Acesso em: 13 dez. 2022. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023 - Sandra Regina de Oliveira Faustino.pdf | 2.31 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.