Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20317Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Kakpo, Sagbo Gautier Regis | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-13T12:11:32Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-13T12:11:32Z | - |
| dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
| dc.identifier.citation | KAKPO, Sagbo Gautier Regis. Aspectos psicossociais da evasão universitária: caso da UFRRJ. 2020. 50 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20317 | - |
| dc.description.abstract | O abandono do ensino superior é um fenômeno crescente no Brasil e tornou-se motivo de preocupação para pesquisadores de diferentes áreas, não apenas na educação, mas também na psicologia. Estudos de evasão, conduzidos até agora, sugerem que esse fenômeno tem duas faces distintas: 1) resulta da necessidade do aluno entrar no mercado de trabalho mais cedo e problemas pessoais específicos; ou 2) a situação escolar adversa que o aluno enfrenta, como: composição do programa universitário, professores, organização universitária, o que acaba por determinar sua saída da universidade. No entanto, as características do abandono no ensino superior no contexto brasileiro ainda são pouco estudadas, e há uma falta de informações mais consistentes sobre as razões e consequências desse abandono na vida do estudante. O fenômeno de abandono na universidade sugere uma vulnerabilidade da identidade profissional dos estudantes e a necessidade de se criar espaços institucionais de ajuda e orientação. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | representações sociais | pt_BR |
| dc.subject | abandono universitário | pt_BR |
| dc.subject | University education | pt_BR |
| dc.subject | social representations | pt_BR |
| dc.subject | university dropout | pt_BR |
| dc.title | Aspectos psicossociais da evasão universitária: caso da UFRRJ | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The dropout from higher education is a growing phenomenon in Brazil and has become a matter of concern for researchers from different areas, not only in education, but also in psychology. Evasion studies conducted so far suggest that this phenomenon has two distinct faces or results from the student's need to enter the job market earlier and specific personal problems or the adverse school situation he / she faces as: composition of the university program, teachers, university organization, which ends up determining the exit from the university. However, the characteristics of dropout in higher education in the Brazilian context are still poorly studied and there is a lack of more consistent information about the reasons and consequences of dropout in the student's life. The phenomenon of dropout at the university suggests vulnerability in the students' professional identity and the need to create institutional spaces for help and guidance for students. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Naiff, Luciene Alves Miguez | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-7075-9579 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8033891142878879 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Naiff, Luciene Alves Miguez | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-7075-9579 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8033891142878879 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Alcina Maria Testa Braz da | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-5424-9993 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2916840235736147 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Ericeira, Ronald Clay dos Santos | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7411392702332062 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1215809307538011 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
| dc.relation.references | ADACHI, Ana Amélia Chaves Teixeira. Evasão e evadidos nos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Dissertação de pós-graduação. Belo Horizonte, 2009. ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: Moreira, A.S. P.; Oliveira, D. C. (Orgs.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB, 1998. p. 27-38. ASSOCIAÇÃO Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior/ Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais/ Secretaria de Educação Superior/ Ministério da Educação. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília, 1996. ALMEIDA, Angela M. de O.; SANTOS, Maria de Fátima de S. A teoria das representações sociais. In: TORRES, Cláudio V.; NEIVA, Elaine R. (Orgs.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011. p.287- 295. ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A abordagem estrutural das representações sociais. Psicologia da Educação. São Paulo, v.14/15, p.17-37, 2002. CAPELAS, Mauricio. Análise de evasão de discentes em cursos de engenharia de produção. Universidade Paulista UNIP. Tese de Doutorado. São Paulo, 2014. CASTRO, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson. Evasão no ensino Superior: um estudo no curso de Psicologia da UFRGS. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012. COSTA, Alissa Xavier, et al. Condições de Permanência de Estudantes de Origem Popular no Espaço Acadêmico. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró Reitoria de Extensão,2010 CRUZ, Abdias Paulo Filho. et al. Condições de Permanência de Estudantes de Origem Popular no Espaço Acadêmico. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pró Reitoria de Extensão, 2010. FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GUARESCHI, Pedrinho. Representações sociais e ideologia. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, Especial Temática, p.33-46, 2000. INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sobre o Enem. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/web/enem/sobre-o- enem>. Acesso em: 7 jan. 2020. INSTITUTO Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Evolução da Educação Superior – Graduação. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br/web/censo-da- educacao-superior/evolucao-1980-a-2007>. Acesso em: 7 jan. 2020. SENADO. Lei no 9. 394, de 20 de Dezembro de 1996: 175o da Independência e 108o da República. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf?sequence=3>. Acesso em: 7 jan. 2020. 47 JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (Org.). As representações sociais. Tradução de Lilian Ulup. Rio de Janeiro: UERJ, 2001, p.17- 44 LOBO, Maria Beatriz de Carvalho. Panorama da Evasão no Ensino Superior Brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. Instituto Lobo para Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia. Mogi das Cruzes: São Paulo, 2012. MADEIRA, Margot Campos. Um aprender do viver: educação e representação social. In: MOREIRA, Antônia S. P.; OLIVEIRA, Denise C. de (Orgs.). Estudos interdisciplinares de representação social. 2.ed. Goiânia: AB, 2000. p. 239-250. MARTINS, Cleidis Beatriz Nogueira. Evasão de Alunos nos Cursos de Graduação em uma Instituição de Ensino Superior. Dissertação de Mestrado. Fundação Pedro Leopoldo. Rio Grande do Sul. 2007. MINISTÉRIO da Educação. Qualidade da Educação Superior. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4316- livretoqualidadeducacao&category_slug=abril-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 10 jan. 2020. MORAIS, Regis. Cultura Brasileira e Educação. Campinas, SP: Papirus, 1989. NAIFF, Luciene A. M.; SÁ, Celso P. de; NAIFF, Denis Giovanni M. Preciso estudar para ser alguém: memória e representações sociais da educação escolar. Paideia, Ribeirão Preto, v.18, n. 39, p. 125-138, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n39/v18n39a12.pdf>. Acesso em: 5 mar. 2020. REVISTA de Ensino em Engenharia. A Engenharia de Produção no Brasil: Um Panorama dos Cursos de Graduação e Pós- Graduação. V.29, n.1, p. 11-19, 2016. SÁ, Celso P. de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998. SANTOS, Nicolas Victor Martins. JUNIOR, Muris Lage. RIBEIRO, Monica Luiz de Lima. Evasão no curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Goiás. Região Catalão. Fortaleza: Ceará. 2015. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_WIC_215_270_27616.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2020. SILVA, Roberto Leal Lobo. et al. A Evasão no Ensino Superior Brasileiro. Instituto Lobo Para o Desenvolvimento da Educação, da Ciência e da Tecnologia. Mogi das Cruzes, SP, 2007. TINTO, V. Reconstructing the first year of college. Planning for Higher Education. Michigan, v.25, n,1 , p. 1-6 , 1996. WACHELKE, João Fernando R.; CAMARGO, Brígido V. Representações sociais, representaçõesindividuais e comportamento. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology, Flórida, v. 41, n. 3, p. 379-390, 2007. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Psicologia | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2020 - Sagbo Gautier Regis Kakpo.Pdf | 652.47 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
