Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20319
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dc.contributor.authorCarvalho, Suelen Grace Araújo-
dc.date.accessioned2025-03-13T13:39:25Z-
dc.date.available2025-03-13T13:39:25Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.citationCARVALHO, Suelen Grace Araújo. Práticas laboratoriais: a importância para a formação profissional do técnico em nutrição e dietética. 2023. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20319-
dc.description.abstractA aula prática constitui um considerável recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas da área da saúde. Através da experimentação, a teoria se alia à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, ativando a curiosidade e o interesse do aluno. O discente é convertido em sujeito da aprendizagem, o que lhe permite desenvolver habilidades e competências específicas para atuar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Uma instituição de ensino ao trabalhar sob a perspectiva de protagonismo estudantil, permite que os alunos tracem sua própria trajetória de aprendizado, além de corroborar para a formação integral, em diferentes aspectos como cognitivo, social e emocional, o que impulsiona o processo de desenvolvimento intelectual e pessoal, e ao mesmo tempo estimula a construção de um indivíduo autônomo e com pensamento crítico. O presente estudo consistiu em verificar a percepção do aluno do curso Técnico Integrado em Nutrição e Dietética sobre a importância das práticas experimentais em laboratório, bem como das metodologias de ensino adotadas na formação profissional. Os resultados mostraram que para os alunos as aulas práticas laboratoriais são essenciais para a compreensão, entendimento e fixação dos conteúdos, e ainda os aproximam da realidade laboral e possibilitam o protagonismo e a autonomia estudantil. As metodologias utilizadas foram consideradas satisfatórias, entretanto, há necessidade de mudanças nos tempos de aula, com redução do intervalo entre teoria e prática, estrutura dos laboratórios, dinâmica de trabalho, entre outras. Em relação a formação profissional, as aulas demonstraram ser importantes ferramentas para o ensino, pois propiciam ao aluno experiências capazes de torná-los mais reflexivos e resolutivos em questões cotidianas do ambiente profissional. Portanto, acentua-se nessa pesquisa a relevância das aulas práticas laboratoriais para a construção e solidificação do conhecimento dos discentes em formação no curso técnico em Nutrição e Dietética. Ressalta-se que as metodologias empregadas atuam como facilitadores e indispensáveis para uma aprendizagem mais ampla e consolidada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAulas Práticaspt_BR
dc.subjectLaboratórios de ensinopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectTécnico em Nutrição e Dietéticapt_BR
dc.subjectPractical Classespt_BR
dc.subjectTeaching Laboratoriespt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.subjectNutrition and Dietetics technicianpt_BR
dc.titlePráticas laboratoriais: a importância para a formaçãoprofissional do técnico em nutrição e dietéticapt_BR
dc.title.alternativeLaboratory practices: the importance for the professional training of technicians in nutrition and dieteticsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe practical class is a considerable methodological resource that facilitates the teaching- learning process in the disciplines of the health area. Through experimentation, theory is allied to practice and enables the development of research and problematization in the classroom, activating the student's curiosity and interest. The student is converted into a subject of learning, which allows him to develop specific skills and competencies to act in the increasingly competitive labor market.. An educational institution when working from the perspective of student protagonism, allows students to trace their own learning trajectory, in addition to corroborating for the integral formation, in different aspects such as cognitive, social and emotional, which drives the process of intellectual and personal development, and at the same time stimulates the construction of an autonomous individual with critical thinking. The present study consisted of verifying the perception of the student of the Integrated Technical Course in Nutrition and Dietetics about the importance of experimental practices in the laboratory, as well as the teaching methodologies adopted in professional training. The results showed that for the students the practical laboratory classes are essential for the comprehension, understanding and fixation of the contents, and still bring them closer to the work reality and enable the protagonism and student autonomy. The methodologies used were considered satisfactory, however, there is a need for changes in class times, with reduction of the interval between theory and practice, structure of the laboratories, work dynamics, among others. In relation to professional training, the classes proved to be important tools for teaching, because they provide the student with experiences capable of making them more reflective and resolutive in everyday issues of the professional environment. Therefore, this research emphasizes the relevance of practical laboratory classes for the construction and solidification of the knowledge of students in training in the technical course in Nutrition and Dietetics. It is noteworthy that the methodologies employed act as facilitators and indispensable for a broader and consolidated learning.en
dc.contributor.advisor1Porte, Luciana Helena Maia-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1866pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Borges, Joao Tomaz da Silva-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9435046210463285pt_BR
dc.contributor.referee1Porte, Luciana Helena Maia-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0668-1866pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8693383089089266pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135319486932855pt_BR
dc.contributor.referee3Gorgônio, Cristiane Mesquita da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7690583089048553pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6591694764088238pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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