Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20322
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Taís Carvalho-
dc.date.accessioned2025-03-13T15:51:57Z-
dc.date.available2025-03-13T15:51:57Z-
dc.date.issued2023-05-19-
dc.identifier.citationSOARES, Taís Carvalho. Laboratório de dança: análise do corpo e da subjetividade. 2023. 196 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20322-
dc.description.abstractA presente pesquisa é um aprofundamento da conexão corpo-mente através da condução de oficinas de dança contemporânea realizadas pela pesquisadora no Centro de Arte e Cultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Investigou-se as relações entre os corpos e sua produção de desejos e sentidos a partir das práticas propostas e estudos em filosofia, tendo como objetivo a realização de um estudo em psicologia do corpo sustentado por uma filosofia prática. Para tanto, produz uma análise das experiências corporais e processos subjetivos do Laboratório de Dança, pretendendo colaborar com estudos sobre o corpo e a subjetividade a partir de um olhar ético-estético-político. O método compreende uma cartografia somático performativa das oficinas de dança e estudos em filosofia, além da revisão de teses atuais em psicologia que abordam o corpo. Os resultados são a própria descrição e análise do processo que evidenciou a potência dos desejos nos encontros intensivos entre corpos e pensamentos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectcorpopt_BR
dc.subjectsubjetividadept_BR
dc.subjectdançapt_BR
dc.subjectcartografiapt_BR
dc.subjectoficinapt_BR
dc.subjectbodypt_BR
dc.subjectsubjectivitypt_BR
dc.subjectdancept_BR
dc.subjectcartographypt_BR
dc.subjectworkshoppt_BR
dc.titleLaboratório de dança: análise do corpo e da subjetividadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe present research is a deepening of the body-mind connection through the conduction of contemporary dance workshops carried out by the researcher at the Centro de Arte e Cultura of the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The relationships between bodies and their production of desires and meanings were investigated based on proposed practices and studies in philosophy, with the objective of carrying out a study in body psychology supported by a practical philosophy. To do so, it produces an analysis of the bodily experiences and subjective processes of the Dance Laboratory, intending to collaborate with studies on the body and subjectivity from an ethical-aesthetic-political perspective. The method comprises a performative somatic cartography of dance workshops and studies in philosophy, as well as a review of current theses in psychology that address the body. The results are the very description and analysis of the process that evidenced the potency of desires in the intensive encounters between bodies and thoughts.en
dc.contributor.advisor1Ericeira, Ronald Clay dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7411392702332062pt_BR
dc.contributor.referee1Ericeira, Ronald Clay dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7411392702332062pt_BR
dc.contributor.referee2Siqueira, Adilson Roberto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140391284870531pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Fernando Bonadia de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2160894883696321pt_BR
dc.contributor.referee4Monteiro, Rosa Cristina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917pt_BR
dc.contributor.referee5Lima, Thiago de Sousa Freitas-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801808528661526pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8341-0184pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133256703527759pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesAGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? In: O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Argos. 2009. BARDET, Marie. A Filosofia da Dança. Um Encontro entre Dança e Filosofia. São Paulo:Martins Fontes – Selo Martins. 2014. BERTÉ, Odailso Sinvaldo. Filosofazendo Dança com Pina Bausch: Bricolagem entre experiência, imagens e conceitos em processos criativos e pedagógicos. Dissertação de mestrado,UFBA. 2011. BIRMAN, Joel. Subjetividades Contemporâneas. Psychê: Revista de Psicanálise. 2001. BIRMAN, Joel. Arquivo da Biopolítica. In: Arquivos do mal-estar e da resistência. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2006. BONADIA, Fernando. Lucrécio: Por uma Psicologia da Alma Mortal. Texto-base da palestra realizada na V Semana Acadêmica de Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro no dia 10.05.2017. Versão preliminar. BORGES, Hélia. Sobre o Movimento. O Corpo e a Clínica. Tese de Doutorado em Saúde Coletiva. Instituto de Medicina Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2009. BORGES, Hélia. A Poética do Corpo: uma leitura do trabalho de Angel Vianna. Performatus, v. 2. 2013. CLIFFORD, James. A Experiência Etnográfica; Antropologia e Literatura no Século XX. Rio de Janeiro, Editora da UFRJ. 2002. DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo: Comentários Sobre a Sociedade do Espetáculo. Riode Janeiro: Contraponto. 1997. DELEUZE, Gilles. Espinosa: Filosofia Prática. São Paulo: Escuta. 1970/2002. DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1a ed. – 1992: 7a reimpressão: 2008. DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo. Editora 34, volume 1. 1995. (original publicado em 1980). DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. São Paulo.Editora 34, volume 5. 1995. (original publicado em 1980). ESPINOSA, Baruch. Ética. Tradução Grupo de Estudos Espinosanos. Edusp. São Paulo, 2015, c. 1677. ESPINOSA, Baruch. Tratado Político. Clube de Autores, Managed. 2020. FELDENKRAIS, Moshé. Consciência pelo Movimento. Trad. Daisy A. C. de Souza. São Paulo: Summus.1977. FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: Sintonia, Sensibilidade, Integração. Art Research Journal. Revista de Pesquisa em Artes, v. 1, n. 2, p. 76-95. 2014. FORTEI, Marcelo. Processos Metodológicos na Investigação de um Professor-Artista. Revista Digital do LAV, v. 12, n. 3, p. 005-019. 2019. 183 FOUCAULT, Michel. Direito de Morte e Poder Sobre a Vida. In: História da sexualidade: a vontade desaber, Rio de Janeiro: Graal. 1999. FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade 1: a vontade de saber. Rio: Graal. 1999. FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. Colégio da França (1981-1982). Paris: Gallimard. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes. 2006. GALLO, Silvio. Educação Menor: Produção de Heterotopias no Espaço Escolar. In: Grupo Transversal. (Org.). Educação menor: conceitos e experimentações. 2a ed. Curitiba: Prismas/Appris. 2015. GIL, José. Movimento Total: O Corpo e a Dança. Relógio D'Água. 2001. GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolíticas. Cartografias do Desejo. Editora Vozes Ltda. 2a Edição. Petrópolis, RJ. 1986. GUATTARI, Félix. Caosmose. Um Novo Paradigma Estético. Rio de Janeiro: Ed. 34. 1992. LIMA, Thiago de Sousa Freitas. Gesto Sutil: Pequenas Passagens pelas Anatomias do Encontro. Tese de Doutorado em Psicologia. Universidade Federal Fluminense. Niterói. Rio de Janeiro. 2020. LISPECTOR, Clarice. Água Viva. 1973. LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Guerreiras e Heroínas em Performance: Da Artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas. Tese de doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284426. 2011. LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Escrita Acadêmica Performática.... Escrita F(r)iccional: Pureza e Perigo. Urdimento-Revista de Estudos em Artes Cênicas, v. 2, n. 38, p. 1-13. 2020. MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A Árvore do Conhecimento. As Bases Biológicas do Conhecimento Humano. Campinas: Psy. 1995. MILLER, Jussara Corrêa. A Escuta do Corpo: Abordagem da Sistematização da Técnica Klauss Vianna.Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP. 2005. NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falou Zaratustra. SP: Círculo do Livro, PARNET. 1976. PARNET, Claire. O Abecedário de Gilles Deleuze. Dirigido por: Pierre-André Boutang. Recuperado de http://aquileana. wordpress. com/2011/02/07/gilles-deleuze-el-abecedario. 1988. SANDER, Jardel. Camelos Também Dançam. Movimento Corporal e Processos de Subjetivação Contemporâneos: um olhar através da dança. Tese de Doutorado em Psicologia. PUCSP. São Paulo. 2006. SILVA, Patrick V. da; SIQUEIRA, Adilson R.; PRADO, Aneliza R. O Corpo-Quebrada como Elemento de Criação de Espaços de Possibilidades na Comunidade da Rua do Ouro. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 10, n. 2, p. 29-40. 2020. STRAZZACAPPA, Márcia. Educação Somática e Artes Cênicas: Princípios e Aplicações. Papirus Editora. 2013.pt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Taís Carvalho Soares.pdf1.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.