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dc.contributor.authorMartins, Tamires-
dc.date.accessioned2025-03-14T13:56:51Z-
dc.date.available2025-03-14T13:56:51Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.citationMARTINS, Tamires. Formação de educadores ambientais no curso normal: construção de saberes ambientais a partir de práticas educativas. 2023. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20376-
dc.description.abstractDiante do cenário atual da sociedade onde uma pandemia assolou o mundo, a degradação ambiental vem crescendo constantemente sendo o fator principal para que mais pandemias apareçam. Tudo isso vem sendo impulsionado pelo consumismo e o uso desenfreado de recursos não renováveis. Partindo do pressuposto de que a Educação Ambiental (EA) é uma ferramenta transformadora deste paradigma moderno, esta pesquisa teve como objetivo principal analisar como estão sendo desenvolvidas as práticas educativas relacionadas à EA no Curso Normal de nível médio, a partir da análise de publicações sobre a temática. Numa abordagem de revisão sistemática de literatura, o procedimento adotado para conduzir o estudo contou com a busca de palavras em duas bases de dados: periódicos da Capes e Google Acadêmico, com uma delimitação temporal de seis anos (2017-2022). Foram encontrados 356 trabalhos que diante dos critérios de exclusão e inclusão, foram considerados apenas 12 para análise. Foi possível identificar que existem pesquisas que abordam a temática ambiental no Curso Normal em nível médio e que a Educação Ambiental Crítica é discutida pelos pesquisadores. Porém no campo em que os mesmos estão realizando essas análises, o quantitativo de trabalhos que possuem resultados que enviesam para a macrotendência pragmática e conservacionista se torna maior do que a crítica. Isso demonstra que o conhecimento em relação à EA se afasta do campo Crítico, Emancipatório e Transformador. Consideramos importante a busca da autonomia do sujeito em relação aos padrões hegemônicos da sociedade moderna. De forma que possamos resgatar os saberes ambientais e a amorosidade que é necessária para mitigar os danos causados pela crise socioambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação emancipadorapt_BR
dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
dc.subjectFormação de professores em nível médiopt_BR
dc.subjectEmancipatory educationpt_BR
dc.subjectCritical environmental educationpt_BR
dc.subjectTeacher training at secondary levelpt_BR
dc.titleFormação de educadores ambientais no curso normal: construção de saberes ambientais a partir de práticas educativaspt_BR
dc.title.alternativeTraining of environmental educators in the normal course: construction of environmental knowledge based on educational practicesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherFaced with the current scenario of society where a pandemic has ravaged the world, environmental degradation has been constantly growing being the main factor for more pandemics to appear. All this has been driven by consumerism and the unbridled use of non- renewable resources. Based on the assumption that Environmental Education (EE) is a transformative tool of this modern paradigm, this research had as main objective to analyze how the educational practices related to EE are being developed in the Normal Course of medium level, from the analysis of publications on the subject. In a systematic literature review approach, the procedure adopted to conduct the study included the search for words in two databases: Capes journals and Google Scholar, with a time delimitation of six years (2017- 2022). A total of 356 papers were found and, given the exclusion and inclusion criteria, only 12 were considered for analysis. It was possible to identify that there are researches that address the environmental theme in the Normal Course at medium level and that Critical Environmental Education is discussed by researchers. However, in the field in which they are carrying out these analyzes, the number of works that have results that bias towards the pragmatic and conservationist macrotrend becomes greater than the critical one. This shows that knowledge in relation to EE moves away from the Critical, Emancipatory and Transformative field. We consider it important to seek the autonomy of the subject in relation to the hegemonic standards of modern society. So that we can rescue the environmental knowledge and the amorousness that is necessary to mitigate the damage caused by the socio-environmental crisis.en
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-313Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-313Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Ana Maria Dantas-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Clélia Christina Mello Silva Almeida da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5575-2272pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9205412629771883pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5285-8066pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3161932917165279pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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