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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20387Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Albuquerque, Valeria de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-18T14:54:09Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-18T14:54:09Z | - |
| dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
| dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Valéria de. Narrativas de estudantes do curso normal como exercício potente para uma educação antirracista. 2021. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2021. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20387 | - |
| dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado tem como objetivo identificar como estudantes adolescentes lidam com questões relacionadas ao seu pertencimento racial, o elemento disparador são narrativas de infâncias no campo das relações étnico raciais. O campo de pesquisa é o Instituto de Educação Carmela Dutra (IECD), localizado no bairro de Madureira, cidade do Rio de Janeiro, tendo como sujeitos estudantes do segundo ano do Curso Normal, considerando o recorte temporal dos anos 2018 e 2019. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando como metodologia e instrumentos na investigação: levantamento bibliográfico do tema, grupo focal, escrita de cartas, rodas de conversa e entrevista com estudantes. Como referencial teórico inicial, temos os estudos de Eliane Cavalleiro (2017), que evidencia o fato de o sistema formal de educação ser desprovido de elementos propícios à identificação positiva de estudantes negras/os com o sistema escolar. Esses estudos demonstram a necessidade de uma ação pedagógica de combate ao racismo e aos seus desdobramentos, tais como preconceitos e discriminação racial. Espera-se com este estudo contribuir para um processo de conscientização sobre a efetividade das legislações antirracistas e para que sejam ampliados no interior da escola novos debates acerca das diversas concepções de infâncias, da contribuição das culturas afro-brasileiras e indígenas na constituição da população brasileira. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | narrativas | pt_BR |
| dc.subject | racismo | pt_BR |
| dc.subject | educação antirracista | pt_BR |
| dc.subject | narratives | pt_BR |
| dc.subject | racism | pt_BR |
| dc.subject | anti-racist education | pt_BR |
| dc.title | Narrativas de estudantes do curso normal como exercício potente para uma educação antirracista | pt_BR |
| dc.title.alternative | Students of normal course narratives’ about childhoods as powerful exercise to production of anti-racist practices | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This master's thesis qualification text aims to identify how adolescent students deal with issues related to their racial identity having as a trigger element childhood narratives in the field of racial ethnic relations. The research field is the Institute of Education, located in the suburb of Rio de Janeiro and its subjects are sophomore students of the Normal Course, considering the time clipping of 2018/2019. The research adopts a qualitative approach using as methodology and instruments in the approach: bibliographical survey of the theme, focus groups, letter writing, dialogue circles and interviews with students. The initial theoretical references are the studies of Eliane Cavalleiro (2017) which indicate the fact that the formal educational system is devoid of favorable elements for the positive identification of black students with the school system. These studies demonstrate the need for a pedagogical action to combat racism and its deployments, such as ethnic prejudice and discrimination. This study is expected to contribute to a process of awareness about the effectiveness of anti-racist legislations, and to initiate new debates within the school grounds about the diverse conceptions of childhood and the contribution of Afro-Brazilian and indigenous cultures in the constitution of the Brazilian population. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Santos Junior, Renato Nogueira dos | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | - | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Santos Junior, Renato Nogueira dos | - |
| dc.contributor.referee2 | Pereira, Amauri Mendes | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2005836026921987 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Miranda, Claudia | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-6105-6356 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6732256946429649 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Alves, Luciana Pires | - |
| dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0002-8470-4966 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/1905146156271147 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7757415057070997 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
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