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dc.contributor.authorFerreira, Vanessa Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-18T15:15:23Z-
dc.date.available2025-03-18T15:15:23Z-
dc.date.issued2023-08-09-
dc.identifier.citationFERREIRA, Vanessa Cristina da Silva. A Língua Brasileira de Sinais e o ensino bilíngue de astronomia. 2023. 259 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20388-
dc.description.abstractAo longo da história a educação de surdos sofreu algumas variações e atualmente a estratégia que se observa a maior eficiência para tal é a educação bilíngue, já que esta prioriza a Libras como língua materna deste público. Sendo assim é urgente que diferentes áreas de conhecimento estejam refletindo sobre como adequar as suas estratégias de ensino para a comunidade surda. Há algumas áreas de conhecimento em que já existem muitos profissionais surdos atuando, tanto trazendo novas abordagens dos conteúdos relacionados, quanto repensando ou criando um vocabulário adequado para a comunicação dos seus conceitos, com base em uma pedagogia visual. Porém essa ainda não é uma realidade para todas as áreas, como por exemplo, a astronomia. Apesar de haver alguns vocabulários associados aos conceitos dessa área, alguns termos carecem de uma maior reflexão sobre a sua representação em Libras, por isso esta pesquisa propõe essa análise tanto sobre os significados de seus termos como dos seus possíveis sinais em Libras para trazer novas propostas que possibilitem um letramento científico visual. Para tanto foi necessário realizar um levantamento de seus significados em língua portuguesa, bem como de seus significantes em Libras em quatro fontes distintas (Spread the Sign, HandTalk, @astronomiaemlibras e TV INES), para posteriormente analisa-los linguisticamente, tanto de forma individual, quanto de forma relacional para verificar sua coerência. Foram selecionados 54 termos para a pesquisa e encontradas apenas 41 representações em Libras em pelo menos uma plataforma. Com os resultados foi possível observar a carência de termos adequados em Libras bem como de uma explicação objetiva, na mesma língua, sobre os seus significados. Com estes resultados novas propostas de sinais foram pensadas, considerando as características visuais da Libras, como a Descrição Imagética e as transferências, os sinais foram propostos desde pequenas correções até neologismos. Além disso a estratégia de pensar previamente em classificadores para cada corpo celeste também foi utilizada, chegando a produção de 15 vídeos. Com esses registros iniciou-se a ampla divulgação através de algumas das mídias sociais mais utilizadas pela comunidade surda. Esperamos ao fim da pesquisa contribuir significativamente, através do produto educacional, para a construção de um vocabulário cientificamente e linguisticamente adequado, que auxilie a comunidade surda na apropriação dos conceitos bem como na comunicação sobre os temas relativos à astronomia.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectLetramento Científico Visualpt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectSign Languagept_BR
dc.subjectScientific Visual Literacypt_BR
dc.titleA Língua Brasileira de Sinais e o ensino bilíngue de astronomiapt_BR
dc.title.alternativeBrasilian sign language and the bilingual teaching of astronomyen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherAlong the history, the education of Deaf people has been through some variations and currently the most efficient strategy that is observed is a bilingual education, which prioritizes Libras as the deaf community's first language. Therefore, it is urgent that different fields of knowledge must reflect on how to adapt their teaching strategies for the Deaf community. There are already many deaf professionals working in certain fields of knowledge, bringing new approaches to related contents, and reconsidering or creating an appropriated vocabulary for communicating their concepts based on a visual pedagogy. However, this is not yet a reality for all fields, such as astronomy. Despite the existence of some vocabulary associated with concepts in this field, some terms lack further reflection on their representation in Libras. Therefore, this research proposes an analysis of the meanings of these terms and their possible signs in Libras to offer new proposals that enable visual scientific literacy. To do so, a survey was conducted on their meanings in the Portuguese language, as well as their signifiers in Libras from four different sources (Spread the Sign, HandTalk, @astronomiaemlibras, and TV INES), which were subsequently analysed linguistically, both individually and relationally, to verify their coherence. Fifty-four terms were selected for the research, and only 41 representations in Libras were found on at least one platform. The results revealed a lack of adequate terms in Libras as well as an objective explanation in the same language about their meanings. Based on these results, new sign proposals were developed, considering the visual characteristics of Libras, such as the Imagery Description and transfers, the signs were proposed from small corrections to neologisms. In addition, the strategy of previously thinking about classifiers for each celestial body was also used, resulting in the production of 15 videos on the topic. These records initiated extensive dissemination through some of the most commonly used social media platforms by the deaf community. At the end of the research, it is expected to significantly contribute, through the educational product, to the construction of a scientifically and linguistically appropriate vocabulary that assists the deaf community in acquiring concepts and communicating about topics related to astronomy.en
dc.contributor.advisor1Almeida, Viviane Morcelle de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8648-635Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9299869787775731pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Castro, Fernanda Grazielle Aparecida Soares de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8803582741277804pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Viviane Morcelle de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8648-635Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9299869787775731pt_BR
dc.contributor.referee2Porto, Claudio Maia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1719806038650785pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Rodrigo de Sousa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8399553557216846pt_BR
dc.contributor.referee4Nunes, Valeria Fernandes-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912784488508209pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8112-646Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887086789481298pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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