Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Camila Souza da-
dc.date.accessioned2025-03-21T13:59:02Z-
dc.date.available2025-03-21T13:59:02Z-
dc.date.issued2023-02-24-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Souza da. Uma relação conceitual a partir da análise de obras de Achille Mbembe, Gilles Deleuze e Félix Guattari. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20499-
dc.description.abstractEsta dissertação objetivou investigar, através da análise e interpretação das obras Crítica da Razão Negra (2018) e Necropolítica (2014) de Achille Mbembe, bem como O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia (1994) de Gilles Deleuze e Felix Guattari, marcadores estruturais produzidos pelo sistema capitalista, consolidado e sustentado, ainda agora, sob o esgotamento humano. Buscou-se refletir sobre a racialização e desumanização de sujeitos alvos da ilusão convencionada pela crença na superioridade racial entre humanos, o que condiciona a exploração da vida, utilizada como energia (consumida de forma violenta e brutal) de manutenção do sistema de privilégios, em contextos capitalistas. As referidas obras, alinhadas a outros construtos de autores como Lélia Gonzalez, Carolina Maria de Jesus, Abdias Nascimento, Ailton Krenak, Valentin Mudimbe e Angela Daves, problematizam ações éticas e políticas nas relações e condicionamentos sociais. Este texto refliu sobre a formação do sujeito racial, o devir-negro, o conceito de homem-moeda, máquina social capitalista e produção desejante e as implicações políticas, sociais do exercício da necropolítica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectDevir-negro do mundopt_BR
dc.subjectcapitalismopt_BR
dc.subjectmáquinapt_BR
dc.subjectprodutopt_BR
dc.subjectbecoming black of the worldpt_BR
dc.subjectcapitalismpt_BR
dc.subjectmachinept_BR
dc.subjectproductpt_BR
dc.titleUma relação conceitual a partir da análise de obras de Achille Mbembe, Gilles Deleuze e Félix Guattaript_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation aimed to investigate – from the studies produced under the interpretation of the Critique of Black Reason and Necropolitics, by Achille Mbembe, and Anti-Edipo: capitalism and schizophrenia, by Gilles Deleuze and Felix Guattari – how the capitalist system was consolidated and sustained, even today, under human exhaustion, where those affected represent a select group of people racialized and dehumanized by structures originally from the delusion of the racial superiority’s theory, which conditions the life’s exploration, used as energy (consumed by violenty and brutality) for keeping the system of privileges, in capitalist contexts. These texts discuss political and social aspects, on the relationship between society and racialized individuals and “non-garanteed” or incorporating in the capital. Thus, we will reflect on the formation of the racial subject, which drives the "black-becoming", as well as the concept of "merchandise man", which designates the emptying promoted by the accumulation system, whose theoretical reference is extracted from the interpretation of the naming “capitalist’s social machine”, “desiring production” and “desire”, itself as the stimulus to the production of the feeling of lack of something. We will also discuss aspects suggested through the political, social and epistemological implications arising from the process of causing and managing daily deaths, supported by the exercise of necropolitics – derived from the Foulcoutian notion of biopower.en
dc.contributor.advisor1Santos Júnior, Renato Nogueira dos-
dc.contributor.advisor1Lattes-pt_BR
dc.contributor.referee1Santos Júnior, Renato Nogueira dos-
dc.contributor.referee2Duarte, Michelle Bobsin-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8210-7498pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1214739484433070pt_BR
dc.contributor.referee3Eugênio, Naira Paula-
dc.contributor.referee4Nascimento, Wanderson Flor do-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-3250-3476pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919296655781448pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9791855362092013pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.relation.referencesASANTE, M. K. Uma origem africana da filosofia: mito ou realidade? In: Capoeira- Revista de Humanidades e Letras. V1, p.117, 2014. ASPIS, R. O professor de filosofia: o ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica. 2004. ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Editora Martins Fontes, 2007. BLACKBURN, S. The Oxford Dictionary of Philosophy. By Oxford University Press, 2008. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988, São Paulo, Saraiva, 1989. ______. Lei 13.146 - Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 jun. 2022. ______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069/90, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, Brasília, Ministério da Justiça, 1995. ________. Notificação de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes pelos Profissionais de Saúde: um passo a mais na cidadania em saúde, Brasília. Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde, 2002. ________. Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual InfantoJuvenil. Brasília, SEDH/DCA, 2002. CESAIRE, Aimé. Discurso sobre o colonialismo. Porto: Poveira, 1971. CERLETTI, A. La filosofía y sus encuentros con la educación. 2013. DANELON, M. Por um ensino de filosofia como diagnóstico do presente: uma leitura a luz de Nietzsche. 2019. DAVIS, A. Mulheres, Cultura e Política. Ed. Boitempo; tradução de Heci Regina Candiani, São paulo,2016. ______, A. Mulheres, Raça e Sociedade. Ed. Boitempo; tradução de Heci Regina Candiani, São paulo,2016. EDUARDO TADDEO. Estamos mortos. São Paulo: Eduardo produções, 2020. 109 ______. Necrotério dos vivos. São paulo: Eduardo produções, 2020. FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Ed. EDUFBA; tradução de Renato da Silveira, Salvador, 2008. GONZALEZ, L. O papel da mulher na sociedade brasileira. Apresentado no Spring Symposium The Political Economy of the Black World, Los Angeles, Center for Afro- American Studies:UCLA, 1979. ______. A Categoria Político-Cultural de Amefricanidade. Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: Edição Revista Tempo Brasileiro, 92/93 janeiro – junho, 1988. JESUS, C.M. Quarto de despejo. São Paulo: Francisco Alves, 1960; Ática,1993. (KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.) JANZ. Forget Deleuze. 2012 MBEMBE, A. Crítica da razão negra. Ed. Antígona, Lisboa, 2017. ______. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018. MOORE, C. Racismo e sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. – Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. MUDIMBE, V. The invention of Africa: gnosis, philosophy, and the order of knowledge. Ed. Indiana, Bloomington, 1988. NABUCO, J. O abolicionismo. Ed. Nova fronteira, Rio Janeiro, 2000. NASCIMENTO, A. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Ed. Perspectivas, São paulo, 2016. NOGUERA, R. Ensino de filosofia e a lei 10639. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 2014. ______; SEIXAS, R; ALVES, B. A necropolítica na eminência do devir-negro do mundo, 2018. ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Unicefe, 1948. PEREIRA, A. Trajetória e perspectivas do movimento negro brasileiro. Ed. Nadal. Belo Horizonte, 2008. PIMENTEL, C. Por uma crítica da dimensão sacrificial do neoliberalismo. Revista de Filosofia Atribuição (CC BY-NC4.0), 2020. SOUZA, M. África e Brasil africano. Ed. Ática, São Paulo, 2012. 110 RODNEY, Walter. De como Europa subdesenvolveu a África. México: Siglo XXI, 1982. SILVA, E; SILVA, M. O Brasil frente a pandemia de Covid-19: da bio à necropolítica, 2020. SANTOS, D. Experiência negra, tempos de coronavírus. REL UFRJ, no 4, vol 2, 2020. SMOLKA, A. Relações de Ensino e Desenvolvimento Humano: Reflexões sobre as (trans)formações da atividade (ensinar a) ler e escrever. Texto apresentado no IV Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf), ago. 2019.pt_BR
dc.subject.cnpqFilosofiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Filosofia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Camila Souza da Silva.pdf605.82 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.