Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20507Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Souza, Camilo Pinto de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-21T15:49:41Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-21T15:49:41Z | - |
| dc.date.issued | 2020-09-30 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Camilo Pinto. Proposição metodológica para análise dos serviços ambientais em Unidades de Conservação: estudo de caso do Parque Nacional de Itatiaia – PNI. 2020. 116 f. Tese (Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária) - Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal Rural de Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20507 | - |
| dc.description.abstract | Este estudo buscou desenvolver metodologias técnico-científicas para análises dos serviços ambientais em unidades de conservação - UC, aplicando-se este estudo no Parque Nacional do Itatiaia - PNI., aplicando-se na primeira Unidade de Conservação criada no Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia – PNI Itatiaia. A Matriz desta pesquisa, corroborou com “Matriz Brasileira Para Serviços Ecossistêmicos - 2015 Mecanismos e Incentivos Econômicos” e inclui mais um serviço, de desenvolvimento de pesquisas e estudos da UCs brasileiras e criação de novas e novos mecanismos e instrumentos econômicos, como o Programa Floresta+/Portaria 288/2020, aperfeiçoando e desenvolvendo novas ferramentas de Programas de Pagamentos de Serviços Ambientais (PSA) abrangentes em todos os biomas brasileiros. Os serviços observados na Matriz e sua avalição posterior, apresentaram-se em muitas sobreposições e coexistências, determinando duplicidades nos resultados, inerentes aos estudos de biodiversidade existentes. Como informado, os principais PSAs no PARNA Itatiaia, se voltaram exclusivamente se em: Sequestro e estoque de carbono – Visam mitigar emissões de gases dos efeitos estufa (GEE); Conservação da biodiversidade - Voltados à preservação e à recuperação de ecossistemas; Serviços hídricos – Voltados à produção de água em quantidade e qualidade; Beleza cênica – Projetos que visam preservar a paisagem natural para fins de turismo, apreciação da natureza e lazer. Desenvolvimento de pesquisas e estudos dos serviços ecossistêmicos gerados diretamente e indiretamente das UCs brasileiras. - Voltados a intensificação dos estudos e levantamentos das UCs brasileiras, mapeando e conhecendo os serviços diretos e indiretos em promoção da saúde e qualidade de vida da humanidade e o Uso público – Concessão do Parque, modelagem para sua gestão operacional e administrativa. A metodologia desenvolvida, precisará ser aperfeiçoada e aprimorada, para aplicação futura em outras UCs. Já os valores econômicos gerados e contabilizados chamados Produto Interno Bruto das Unidades de Conservação – PIBUCs/Produto Interno Bruto de Biodiversidade – PIBIO, poderão ser absorvidos e utilizados como referência para determinar essas indicações. Como informado nos itens anteriores, o PNI Itatiaia tem um PIBUC de R$ 4.925.485.714,29 (Quatro bilhões, Novecentos e vinte e cinco milhões, quatrocentos e oitenta e cinco mil, setecentos e quatorze reais e vinte nove centavos). Essa valoração poderá e deverá aumentar muito mais, considerando individualmente os componentes e serviços ambientais estudados. Essa estimativa gera oportunidade de possíveis mantenedores as UCs, problema vivenciado em todas as unidades no Brasil. Sabendo-se da necessidade de financiamento e manutenção, este montante poderá ser incorporado por empresas privadas e demais organizações, com interesse/necessidade comprovar seu desempenho ambiental, por meio da Lei n0 14.119 de 13 de janeiro de 2021, que instituiu à Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, assim como o Programa Nacional de Pagamento de Serviços Ambientais e suas derivações criadas pelo Programa Floresta +, da Portaria 288/2020 do Ministério do Meio Ambiente – MMA. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Pagamentos de Serviços Ambientais | pt_BR |
| dc.subject | Pagamentos de Serviços Ambientais | pt_BR |
| dc.subject | PARNA Itatiaia | pt_BR |
| dc.subject | Payment for environmental services | pt_BR |
| dc.subject | Economical Instruments | pt_BR |
| dc.subject | Itatiaia National Park – PARNA Itatiaia | pt_BR |
| dc.title | Proposição Metodológia para Análise dos Serviços Ambientais em Unidades de Conservação: Estudo de Caso do Parque Nacional de Itatiaia – PNI | pt_BR |
| dc.title.alternative | Methodological proposition for analysis of environmental services in Conservation Units: case study of Itatiaia National Park – PNI/RJ | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | The aim of this study was to develop technical-scientific methodologies for the analysis of environmental services in conservation units – UCs. The conservation unit chosen for this study was the first one created in Brazil, Itatiaia National Park – PNI. The Matrix part of this study corroborated with “Brazilian Matrix for Eco systemic Services - 2015 Economical Mechanisms and Incentives” and includes one extra service which is the development of researches and studies of the Brazilian UCs and the creation of new economical instruments and mechanisms, such as the Forest+ Program/Portaria 288/2020. This program helps to improve and develop new tools for Payment for Environmental Services Programs (PES) covering all Brazilian biomes. The services observed and assessed in the Matrix were present in many overlays and with coexistence, causing duplicity in the results, inherent to the studies related to the local biodiversity. As mentioned, the main PESs part of PARNA Itatiaia, focused mainly on: Carbon sequestration and storage – Aiming the mitigation of greenhouse gases emissions (GE); Biodiversity Conservation – Aiming the preservation and restoration of ecosystems; Water Services – Aiming water quality and quantity; Scenic Beauty – Projects focused on preserving the natural landscape for tourism, leisure, and nature appreciation. Development of researches and studies related to the ecosystemic services generated directly and indirectly in the Brazilian UCs. – Aiming studies and mapping of the Brazilian UCs, also understanding the direct and indirect services related to health and quality of life of people in these areas, and Public Use – Concession of the park, modeling for its operational and administrative management. The methodology developed will need adjustments, for future applications in other UCs. The generated and calculated economical values, called Conservation Units Gross Domestic Product – UCsGDP/ Biodiversity Units Gross Domestic - BGDP, may be internalized and used as a reference to determinate these indications. PARNA Itatiaia has a UCsGDP of R$ 4.925.485.714,29 (Four billion, nine hundred and twenty-five million, four hundred eighty-five thousand, seven hundred fourteen reals and nine cents). This valuation can and will increase highly, considering the environmental services studied individually. Although, this estimation creates new opportunities to potential UCs sponsors, which is a current problem in Brazilian natural conservancy unities. Knowing about the need for financial sponsoring and maintenance, this amount can be incorporated by the private companies and other organizations, with interest or need to prove its environmental performance, through the Law no. 14,119 of January 13, 2021, which instituted the National Policy for Payment for Environmental Services, as well as the National Program for Payment of Environmental Services and its derivations created by the Forest + Program, of Ordinance 288/2020 of the Ministry of the Environment - ME. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Anjos, Lúcia Helena Cunha dos | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-0063-3521 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7882538227876962 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor2 | Pimenteira, Cicero Augusto Prudencio | - |
| dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2249615002909902 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Pimenteira, Cicero Augusto Prudencio | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2249615002909902 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Pimenteira, Cicero Augusto Prudencio | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2249615002909902 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Paulo Cosme de | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8210817132678844 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Almeida, Josimar Ribeiro de | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-5993-0665 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3215586187698472 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Silva, Corbiniano | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6543872553198938 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | Freitas, Marcos Aurélio Vasconcelos de | - |
| dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0002-9242-1288 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/9945312650468275 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5526361137852985 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária | pt_BR |
| dc.relation.references | AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS – ANA. Programa Produtor de água. Disponível em: https://www.ana.gov.br/programas-e-projetos/programa-produtor-de-agua. Acessado em 12.06.2020. AMATA. Plano de Manejo Florestal Sustentável. Categoria de PMFS: Pleno. Flona Jamari – UMF III. São Paulo/SP. 2009. 142p. ANDRADE, D. C.; ROMEIRO, A. R. Capital natural, serviços ecossistêmicos e sistema econômico: rumo a uma ‘Economia dos Ecossistemas’. Campinas: Instituto de Economia, Unicamp, 2009. 24 p. (IE/UNICAMP. Texto para discussão, 159). ALMEIDA, J.R. e BASTOS, A.C.S. Licenciamento Ambiental Brasileiro no Contexto da Avaliação de Impactos Ambientais In:CUNHA, B.C e GUERRA, A.J.T. Avaliação e Perícia Ambiental. 3a Ed. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro.1994; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14.001: Sistema de Gestão Ambiental – Especificação e diretrizes para usos. Rio de Janeiro. 2004; ARAÚJO, D. M. B. & FRANCA-ROCHA, W. J. Análise de índices de vegetação para mapeamento de sequestro de carbono em áreas de caatinga. Disponível em: < http://www2.uefs.br/semic/upload/2011/2011XV-039DAY231-220.pdf> Acessado em: 01/10/2015; BALMFORD, A., GREEN, J.M.H., ANDERSON, M., BERESFORD, J., HUANG, C., NAIDOO, R., WALPOLE, M., MANICA, A. Walk on the Wild Side: Estimating the Global Magnitude of Visits to Protected Areas. PLoS Biol 13(2): e1002074. doi:10.1371/journal.pbio.1002074. 2015. BAPTISTA ,J. A.; BARBOSA, V. A.; HENRIQUE, M. R.; SILVA, N. S.; Silva, A. A.; A Utilização da Matriz Swot como Ferramenta Estratégica – um Estudo de Caso em uma Escola de Idioma de São Paulo. VIII Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2005. Disponível em: < http://eng.aedb.br/seget/artigos11/26714255.pdf>. Acesso em: 15/12/2017; BARATA, M. M. L. Aplicação de uma Estrutura Contábil para Apropriação dos Custos Ambientais e Avaliação da sua Influência no Desempenho Econômico das Empresas (Tese de Doutorado). (COPPE/UFRJ). Rio de Janeiro. 2007; BRASIL. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução CONAMA n0. 237. Estabelece critérios para o licenciamento ambiental. 19/12/1997. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legislação. Acessado em: 06/2007; BRASIL. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução CONAMA n0. 01. Considerando a necessidade de se estabelecerem as definições, as responsabilidades, os critérios básicos e as diretrizes gerais para uso e implementação da Avaliação de Impacto Ambiental como um dos instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente. 23/01/1986. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res86/res0186.html. Acessado em: 06/2007; BRASIL. Lei da Política Nacional do Meio Ambiente – LEI n0 6.938. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, em 31 de agosto de 1981; 104 BRASIL. Lei dos Crimes Ambientais – Lei n0 9.605. Atos do Poder Legislativo, dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 13 de fevereiro de 1998; BRASIL. Decreto n0 1.713 de 14 de junho de 1937: Dispõe sobre a Criação do Parque Nacional de Itatiaia – PARNA Itatiaia; BRASIL. Decreto no 23.793, de 23 de janeiro de 1934. Aprova o código florestal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/d23793.htm>. Acesso em 11 ago. 2013. ______. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao34.htm>. Acesso em 11 ago. 2013. ______. Lei no 4.771, de 15 de setembro de 1965. Institui o novo código florestal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4771.htm>. Acesso em 11 ago. 2013. ______. Lei no 12.651, de 25 de maio de 2012. Dispõe sobre a proteção da vegetação nativa; altera as Leis nos 6.938, de 31 de agosto de 1981, 9.393, de 19 de dezembro de 1996, e 11.428, de 22 de dezembro de 2006; revoga as Leis nos 4.771, de 15 de setembro de 1965, e 7.754, de 14 de abril de 1989, e a Medida Provisória no 2.166-67, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12651.htm>. Acesso em 10 outubro. 2020. ______. Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm>. Acesso em 11 ago. 2013, 23:30:00. ______. Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9605.htm>. Acesso em 11 ago. 2013, 23:55:00. ______. Lei no 9.985, de 18 de julho de 2000. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9985.htm>. Acesso em 13 ago. 2013, 13:55:00. ______. Decreto no 4.340, de 22 de agosto de 2002. Regulamenta artigos da lei no 9.985, de 18 de julho de 2000, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4340.htm>. Acesso em 13 ago. 2013, 14:10:00. ______. Lei no 11.516, de 28 de agosto de 2007. Dispõe sobre a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11516.htm>. Acesso em 30 jan. 2014, 12:30:00. BRASIL. Lei no 12.187, de 29 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional de Mudanças do Clima (PNMC). Brasília, DF, 2009. BRASIL. Lei no 14.119, de 13 de janeiro de 2021. Institui a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA). Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n- 14.119-de-13-de-janeiro-de-2021-298899394. Acessado em 14 de janeiro de 2021. 105 BRASIL. MMA. Serviços Ambientais. Disponível em https://www.gov.br/mma/pt- br/assuntos/servicosambientais. Acessado em: 11/11/2020. BRASIL. MMA. Floresta +. Disponível em https://www.gov.br/mma/pt- br/assuntos/servicosambientais/floresta. Acessado em: 11/11/2020. BRASIL. MMA. Portaria no 5181, de 29 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-518-de-29-de-setembro-de-2020-280524591. Acessado em: 20/11/2020. BRASIL. MMA. Floresta + Carbono. Disponível em https://www.gov.br/mma/pt- br/assuntos/servicosambientais/floresta/floresta-carbono. Acessado em: 20/11/2020. BRASIL. MMA. Plano Nacional para Controle do Desmatamento Ilegal e Recuperação da Vegetação Nativa 2020 – 2023. Disponível em https://www.gov.br/mma/pt- br/assuntos/servicosambientais/controle-de-desmatamento-e-incendios-florestais/plano- nacional. Acessado em: 20/11/2020. BRASIL. MMA. Balanço 2018 E 2019 do PPCDAM e do PPCERRADO. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/servicosambientais/controle-de-desmatamento-e- incendios-florestais/balancos-anuais. Acessado em: 20/11/2020. BRASIL. MMA. Municípios Prioritários. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt- br/assuntos/servicosambientais/controle-de-desmatamento-e-incendios-florestais/municipios- prioritarios. Acessado em: 20/11/2020. BRASIL. MMA. Ecossistemas. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt- br/assuntos/servicosambientais/ecossistemas-1. Acessado em: 20/11/2020. BRASIL. MMA. Conservação. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt- br/assuntos/servicosambientais/ecossistemas-1/conservacao-1/conservacao. Acessado em: 20/11/2020. BRASIL. MMA. Áreas Prioritárias. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt- br/assuntos/servicosambientais/ecossistemas-1/areas-prioritarias. Acessado em: 20/11/2020. BRASIL. MMA. Recuperação. Disponível em: https://www.gov.br/mma/pt- br/assuntos/servicosambientais/ecossistemas-1/recuperacao. Acessado em: 20/11/2020. BRITO, Maria Cecília Wey de. Unidades de conservação – intenções e resultados. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2000. 230 p. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=0kHmbtQX_FkC&printsec=frontcover&hl=pt- BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em 30 jan. 2013, 11:45:00. BRAGA, Ricardo Augusto Pessoa. Unidades de Conservação de Conceição de Macabu (RJ): Caracterização, Serviços Ambientais e Proposta de Plano Diretor. Rio de Janeiro, 2002. Institute for Ecological Economics e Instituto Pro- Natura – IPN, 2002. BORNER, J., and S. WUNDER. 2008. “Paying for avoided deforestation in the Brazilian Amazon: From cost assessment to scheme design.” International Forestry Review, 10(3), pp.496-511. CARVALHO, J.L.N.; AVANZI, J. C.; Silva, M. L. N.; Mello, C. R.; Carlos E. P. Cerri .Potencial de sequestro de carbono em diferentes biomas do brasil. Rev. Bras. Ciênc. Solo vol.34 no.2 Viçosa mar./abr. 2010. Disponível em: 106 <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010006832010000200001&lng=pt &nrm=iso&tlng=pt> Acessado em: 08/10/2015; CAMILO. G, V, de G. O Pagamento Por Serviços Ambientais e o Alcance da Sustentabilidade. V Simpósio do Instituto de Ciências Sociais - Meio Ambiente e Direito À Vida: PUC MINAS. 2016 Disponível em:http://portaleventosacademicos.pucminas.br/index.php/simposioics/VSICS/paper/view/65 0. Acessado em: 13/12/2020. CUNHA, F.A.G.C. Unidades de conservação como fornecedoras de serviços ambientais. (Dissertação) Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. 2014; ICMBIO/CNUC/MMA.(2019) Cadastro Nacional das Unidades de Conservação. Disponível em: – www.mma.gov.br/cadastro_uc (atualizado em 2019). Acessado em: 01.04.2020; CONSTANZA, Robert. (Org.) The Value of the World’s Ecosystem Services and Natural Capital. Nature, EUA, vol. 387, p. 253-260, 15 maio 1997. CUNHA, F,A. G. C. 2014. Unidades de conservação como fornecedoras de serviços ambientais / Fábio Adônis Gouveia Carneiro da Cunha. – Recife: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Programa de Pós–Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, 2014. CROMPTOM, J. (2010). Measuring the Economic Impact of Park and Recreation Services. National Recreation and Park Association, Research Series. Ashburn, VA. DE SOUZA, P.M.M. 2011. “Analise dos modelos de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil e no Mundo no que concerne a restauração e conservação de matas ciliares e outras Áreas de Preservação Permanentes (APP), a fim de contribuir para o modelo de PSA para as Regiões de Planejamento e Gestão das Aguas – RPGA do leste e do Paraguaçu.” Salvador: Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. EBATA. Plano de Manejo Florestal Sustentável de Uso Múltiplo. Concessão Florestal na Floresta Nacional Saraca-Taquera - Umf II. 2011. Engel, S., S. Pagiola, and S. Wunder. 2008. “Designing payments for environmental services in theory and practice: An overview of the issues.” Ecological Economics, 65(4), pp.663-674. FOREST TRENDS, GRUPO KATOOMBA e PNUMA. Pagamentos por Serviços Ambientais: um manual sobre como iniciar. Nairobi: UNON/Publishing Services Section, 2008. FUNDO AMAZÔNIA SUSTENTÁVEL – FAZ. Programa Bolsa Floresta. Disponível em: http://www.fundoamazonia.gov.br/pt/projeto/Bolsa-Floresta-00001/. Acessado em 02.09/2020; FAJARDO, A. M. P. & JUNIOR, R.T. Avaliação financeira do sequestro de carbono na Serra de Baturité, In: Flor@m - Floresta e Ambiente 2015. Brasil .ISSN 2179-8087 (online); FIDALGO, E. C. C.; PRADO, R. B.; TURETTA, A. P. D.; SCHULER, A. E. Manual para pagamento por serviços ambientais hídricos: seleção de áreas e monitoramento”. EMBRAPA.2017; FGBPN (Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza). Projeto Oásis – Apucarana – Resumo Executivo. Curitiba, PR, 2011a. FGBPN (Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza). Projeto Oásis – São Paulo – Resumo Executivo. Curitiba, PR, 2011b. 107 FUNBIO. Quanto Custa uma Unidade de Conservação Federal? Uma visão estratégica para o financiamento do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) - 2009. Disponível em: https://www.funbio.org.br/wp-content/uploads/2017/07/QUANTO-CUSTA-UMA- UNIDADE-DE-CONSERVACAO-FEDERAL.pdf. Acessado em 01.04.2020 GUEDES, F.B., e S.E. SEEHUSEN (Eds.). 2011. Pagamentos por Serviços Ambientais na Mata Atlântica: lições aprendidas e desafios. Brasília: Ministério do Meio Ambiente. GIL, A. C.. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas. 50 ed. 1999; ICMBIO/MMA: Plano de Manejo do Parque Nacional do Itatiaia: Encarte 1 – Contextualização. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-planos-de- manejo/pm_parna_itatiaia_enc1.pdf Acessado em: 01/10/2015; ICMBIO/MMA: Plano de Manejo do Parque Nacional do Itatiaia: Encarte 2 – Análise Regional. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-planos- de-manejo/pm_parna_itatiaia_enc2.pdf Acessado em: 01/10/2015; ICMBIO/MMA: Plano de Manejo do Parque Nacional do Itataiai: Encarte 3 - Análise da Unidade de Conservação. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-planos-de- manejo/pm_parna_itatiaia_enc3.pdf Acessado em: 01/10/2015; ICMBIO/MMA: Plano de Manejo do Parque Nacional do Itataiai: Encarte 4 - Planejamento da UC. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs- planos-de-manejo/pm_parna_itatiaia_enc4.pdf. Acessado em: 01/10/2015; ICMBio. Relatório de Gestão. Instituto Chico Mendes de Conservação da Natureza. Brasília, DF, Brasil. 2016. IBAMA. Plano de Manejo da Reserva Biológica de Saltinho. Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/imgs-unidades- coservacao/pm_rebio_saltinho_encartes.pdf>. Acesso em 04 jun. 2012. IBAMA. Conversão de Multas Ambientais. Disponível em: https://conversaodemultas.ibama.gov.br/#/selecao-perfil Acessado em 23/04/2020. IBAMA. Conversão de Multas Ambientais: Diferenças entre Modalidades. Disponível em: https://www.ibama.gov.br/conversao-multas-ambientais#quais-as-diferencas-entre-as- modalidades-de-conversao-estabelicidas-na-inc-01-03. Acesso em 23.04.2020. IBAMA (2002). Metodologia para Cálculo de Compensação Ambiental. Acessado em: https://www.mma.gov.br/informma/item/402-metodologia-de-c%C3%A1lculo-da- compensa%C3%A7%C3%A3o-ambiental.html. 28.03.2020; INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS (MG) Bolsa verde: manual de princípios, critérios e procedimentos para a implantação da lei n.17.727 de agosto de 2008 / Diretoria de Desenvolvimento e Conservação Florestal. --- Belo Horizonte: Instituto Estadual de Florestas, 2010. INEA. Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PRO-PSA) Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/biodiversidade-territorio/pagamento-servicos-ambientais-psa/. Acessado em 26.03.2020. INEA. Produtores de Água e Floresta – PAF. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/Portal/Agendas/GESTAODEAGUAS/PagamentosproServiosAmbie 108 ntais/ProjetosdePSA/ProjetoProdutores/index.htm%26lang=#ad-image-0. Acessado em: 20.05.2020; IMAZON; FGV. Marco regulatório sobre pagamento por serviços ambientais no Brasil / Organização de Priscilla Santos; Brenda Brito; Fernanda Maschietto; Guarany Osório; Mário Monzoni. – Belém, PA:. CVces, 2012. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA –IBGE. Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) - 2016 “ JACOBS, S.; BURKHARD, B.; VAN DAELE, T.; STAES, J.; SCHNEIDERS, A. “The Matrix Reloaded”: A review of expert knowledge use for mapping ecosystem services. Ecological Modelling, v. 295, n. October 2017, p. 21–30, 2015. LE BLANC, David. Towards integration at last? The sustainable development goals as a network of targets. DESA Working Paper, no 141, 2015. Disponível em: <http://www.un.org/esa/desa/papers/2015/wp141_2015.pdf>. Acesso em: 29 de novembro de 2020. MACHADO, P. L. O. A. Carbono do solo e a mitigação da mudança climática global. Quím. Nova. vol.28.no.2. São Paulo. Mar./Apr.2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422005000200026> Acessado em: 08/10/2015; MATTOS, K.M.C.,MATTOS, A. Valoração Econômica do Meio Ambiente – Uma Abordagem Teórica e Prática. Rima/Fapesp. São Carlos. 2004; MALTA, Ricardo Rodrigues. Valoração econômica dos serviços recreativos e ecoturísticos em unidade de conservação: o caso do Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro - RJ). 2008. 147 p. Dissertação (Mestrado em Geografia)–Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. MAY, Peter H. Introdução . In: MAY, Peter H.; AMARAL, Carlos; MILLIKAN, Brent, ASCHER, Petra. (Org.). Instrumentos econômicos para o desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. MARTÍNEZ-HARMS, M. J.; BALVANERA, P. Methods for mapping ecosystem service supply: A review. International Journal of Biodiversity Science, Ecosystem Services and Management, v. 8, n. 1–2, p. 17–25, 2012. MMA. Projeto Estruturação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) – LifeWeb. https://www.mma.gov.br/areas-protegidas/programas-e-projetos/2014-10-21-11-41- 24.html. Data: 22/03/2020. MMA. O que é o REDD+. Disponível em http://redd.mma.gov.br/pt/pub- apresentacoes/item/82-o-que-e-redd. Acessado em: 18 de outubro de 2020. MEDEIROS, R.; YOUNG, C.E.F.; PAVESE, H. B.; ARAÚJO, F. F. S. Contribuição das unidades de conservação brasileiras para a economia nacional: sumário executivo. Brasília: UNEP-WCMC, 2011. 44p. MILLENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT. Ecosystems and Human Wellbeing: a Framework for Assessment. Washington DC: Island Press, 2003; MILLENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT. Ecosystems and human well-being: a framework for assessment. Washington, DC: Island Press, 2003. 245 p. Disponível em: <http://pdf.wri.org/ecosystems_human_wellbeing.pdf>. Acesso em: 9 out. 2014. 109 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs>. Acesso em 13 ago. 2013, 14:30:00. MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/consulta-por- uc>. Acesso em 01/02/2018. MEDEIROS, R. e YOUNG, C.E.F., Quanto vale o verde: a importância econômica das unidades de conservação brasileiras. – Rio de Janeiro: Conservação Internacional, 2018. 180p. MEDEIROS, R; YOUNG, C.E.F. Contribuição das unidades de conservação brasileiras para a economia nacional. Relatório Final. Brasília: UNEP-WCMC, 2011 MINISTERIO DA CIENCIA E TECNOLOGIA E INOVACAO – MCTI. Estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Relatório técnico. Brasília, DF, 2013. MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Disponível em: http://www.mma.gov.br/mma-em-numeros/ programa-arpa. Acesso em: 22 de fevereiro de 2018. MONTEIRO A, G. Metodologia De Avaliação De Custos Ambientais Provocados Por Vazamento De Óleo O Estudo De Caso Do Complexo Reduc-Dtse. Tese de Doutorado. UFRJ, Planejamento Energético e Ambiental, RJ, Brasil, 2003 MOREIRA, M.S. Estratégia e Implantação de Sistema de Gestão Ambiental modelo ISO 14000. Ed Desenvolvimento Gerencial. Belo Horizonte.2001; MOTTA, R.S. Manual para Valoração Econômica de Recursos Ambientais. IPEA/MMA/PNUD/CNPq. Brasília, 1998; MOTTA, R.S. Economia Ambiental. Ed. FGV. Rio de Janeiro.2006; MUNOZ-PINA, C., A. GUEVARA, J. TORRES, AND J. BRANA. 2008. “Paying for the hydrological services of Mexico's forests: Analysis, negotiations and results.” Ecological Economics, 65(4), pp.725-736. MMA. Portaria n0 288 de 2 de Julho de 2020. Institui o Programa Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais - Floresta+, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. |Edição: 126, Seção: 1, Página: 87, Publicado em: 03/07/2020 NAHUR, A.; TAKAKO, M. Desmatamento e Mudanças Climáticas. In: WWF-BRASIL. Arpa – um novo caminho para a conservação da Amazônia. Disponível em: https://d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net/downloads/desmatamento_e_mudancas_climauticas. pdf. Brasilia, DF, 2012. OBANDO ESPINOZA, M. 2007. “Evolucion de la experiencia de los PSA hídricos en Nicaragua: El caso de la micro cuenca Paso de los Caballos, Municipio de San Pedro del Norte, Chinandega.” Serie Técnica No.2/2007. Tegucigalpa: PASOLAC. OBSERVATORIO DO CLIMA. Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções de Gases do Efeito Estufa (SEEG). Disponível em: http://seeg.eco.br/. Acesso em 12 de dezembro de 2017. 110 ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU. Plataforma Agenda 2030 - Acelerando as transformações para a Agenda 2030 no Brasil. Disponível em < http://www.agenda2030.com.br/>. Acessado em: 29 de novembro de 2020. ORTIZ, R.A., MOTTAA, S. R. E FERRAZ, C. Estimando o Valor Ambiental do Parque Nacional do Iguaçu: Uma Aplicação do Método de Custo de Viagem. IPEA. Rio de Janeiro, 2001. (ISSN 1415-4765) PAGIOLA, S., VON GLEHN, H.C; TAFFARELLO, D. 2012. Experiências de pagamentos por serviços ambientais no Brasil. São Paulo (Estado). Secretaria do Meio Ambiente / Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais. São Paulo : SMA/CBRN, 2013. 336p. : il. color.; 19 x 25 cm. PAGIOLA, S., AND G. PLATAIS. 2007. Payments for Environmental Services: From Theory to Practice. Washington: World Bank. PAGIOLA, S. 2008. “Payments for environmental services in Costa Rica.” Ecological Economics, 65(4), pp.712-724. PAGIOLA, S. 2010. “Using PES to implement REDD.” Paper presented at the special session on Fourth World Congress of Environmental and Resource Economists, Montreal, June 28 to July 2, 2010. PAGIOLA, S., AND A. CAMHI. 2011. “Payment for Environmental Services Mechanisms in Brazil.” Washington: World Bank. PAGIOLA, S., AND G. PLATAIS. 2007. Payments for Environmental Services: From Theory to Practice. Washington: World Bank. PÁDUA, José Augusto. A ocupação do território brasileiro e a conservação dos recursos naturais. In: MILANO, M.; TAKAHASHI, L.; NUNES, M. (Org.). Unidades de Conservação: Atualidades e Tendências. Curitiba: Fundação O Boticário, 2004. PARLAMERICAS - Programa de Mudanças Climáticas do ParlAmericas. Manual sobre o Regime de Mudanças Climáticas das Nações Unidas. Disponível em <https://www.parlamericas.org/uploads/documents/Manual_sobre_Regimen_de_Mudanca_Cl imatica_das_Nacoes_Unidas.pdf>, Acessado em: 20 de outubro de 2020. PELLEGRINO, G. Q.; ASSAD, E. D.; MARIN, F. R. Mudanças climáticas globais e a agricultura no Brasil. Revista Multiciência. Campinas . Edição no. 8. Mudanças Climáticas. Maio 2007. Disponível em: https://www.multiciencia.rei.unicamp.br/artigos_08/a_08_8.pdf Acessado em: 08/10/2015; REZENDE, A. J; DALMÁCIO, F. Z; RIBEIRO, M. S., ROSAS, M. P.A Potencialidade dos créditos de carbono na geração de lucro econômico sustentável da atividade de reflorestamento brasileiro: Um Estudo de Caso no Estado do Mato Grosso do Sul. 300 Encontro da ANPAD. EnANPAD 2006. Disponível em: <http://www.fucape.br/_public/producao_cientifica/2/Rezende-A%20Potencialidade.pdf> Acessado em: 09/10/2015; RIGOLIN, I. M., SANTOS, C. H., CALONEGO, J. C. , TIRITAN, C. S. Estoque de carbono do solo em sistemas vegetais com manejo agrícola diferenciado no oeste paulista Colloquium Agrariae, v. 9, n.2 Jul-Dez. 2013, p.16-29. DOI: 10.5747/ca.2013.v09.n2.a089. Disponível em: http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ca/article/viewFile/830/1087 Acessado em: 08/10/2015; 111 ROCHA, D.A.B. F. Formação e Monitoramento de Juristas leigos. A Experiência de uma ONG com a Educação Popular na Região Sisaleira da Bahia. (Dissertação). Programa de Pós- Graduação em Educação. Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2004. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br:8080/ri/bitstream/ri/10193/1/Dissertacao_Denise%20Rocha.pd f. Acessado em: 10/12/2017; RODRIGUES, R. M. O. Risco ambiental: avaliação da aderência das Tabelas de Referência do documento CETESB/SP (ACBR) ao exemplo apresentado no item X.2 da norma E1739-95 (RBCA/ASTM).Tese de Msc. UFRJ/ EQ, Rio de Janeiro:2006. SÁNCHEZ, L.E. Avaliação de Impacto Ambiental: conceitos e métodos. Ed. Oficina de Textos. São Paulo. 2008; SANTOS, P.; BRITO, B; MASCHIETTO, F.; OSÓRIO, G.; MONZONI, M. Marco regulatório sobre pagamento por serviços ambientais no Brasil / Organização de. – Belém, PA: IMAZON; FGV. CVces, 2012. SANTOS, R.J.S. A Gestão Ambiental em Posto Revendedor de Combustíveis como Instrumento de Prevenção de Passivos Ambientais. Universidade Federal Fluminense - UFF(Tese de Mestrado). Niterói. 2005; SALZMAN, J. 2005. “Creating Markets for Ecosystem Services: Notes from the Field.” New York University Law Review, June,pp.870-961. SOUTHGATE, D., AND S. WUNDER. 2009. “Paying for watershed services in Latin America: A review of current initiatives.” Journal of Sustainable Forestry, 28(3-5), pp.497-524. SEMMA - Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros/MG. Ecocrédito. Disponível em https://semma.montesclaros.mg.gov.br/ecocredito. Acessado em: 18.07.2020. SOUZA, T. V. S. B.; THAPA, B.; RODRIGUES, C. G. O.; IMORI, D. Contribuições do Turismo em Unidades de Conservação Federais para a Economia Brasileira- Efeitos dos Gastos dos Visitantes em 2015: Sumário Executivo. ICMBio. Brasília, 2017. SOARES-FILHO, B.S. O papel das áreas protegidas da Amazônia, em especial as com apoio do ARPA, na redução do desmatamento. Rio de Janeiro: Funbio, 2016. 13 p. SERVIÇO FLORESTAL BRASILEIRO – SFB, 2020. Concessões Florestais em Andamento. Disponível em: http://www.florestal.gov.br/florestas-sob-concessao. Acessado em 12.09.2020. SEAS/INEA. Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PRO-PSA). Disponível em:http://www.inea.rj.gov.br/biodiversidade-territorio/pagamento-servicos- ambientais-psa/ Acessado em 26.03.2020. SEAS/INEA. Inciativas de PSA em municípios no Estado do Rio de Janeiro Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/uploads/2019/01/tabela_PSA.png. Acessado em 26.03.202. SISTEMA NACIONAL DE INFORMACOES FLORESTAIS (SNIF). 2017. Concessão Florestal. Disponível em: <http://www.florestal.gov.br/snif/gestao-florestal/ concessao- florestal.>Acesso em: 04 nov. 2017. SINDICONSTRU.(2012). Sustentabilidade: suas normas e legislações. Disponível em http://www.sindiconstru-cg.sicomercio.org.br/sustentabilidade-suas-normas-e-legislacoes Ref no 79.998/12. Acessado em: 07.08.2020. 112 STYNES, D., PROPST, D., CHANG, W., & SUN, Y. Estimating National Park Visitor Spending and Economic Impacts; The MGM2 Model. Michigan State University, 2000. STYNES, D. Economic impact concepts. Retrieved from http://www.msu.edu/course/prr/ 840/econimpact/ concepts.htm. SLOTTJE, P.; SLUIJS, J. P. Van Der; KNOL, A. Expert Elicitation: Methodological suggestions for its use in environmental health impact assessments. RIVM Letter report 630004001/2008. 2008. Disponível em: Acesso em: 1 de dezembro de 2015. TEEB. MAPEAMENTO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NO TERRITÓRIO Cartilha metodológica segundo a experiência de Duque de Caxias – RJ. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE/GIZ – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH. Brasília. 2018. Disponível em: file:///C:/Users/LENOVO/Downloads/TEEB_cartilhaDC_final%20(2).pdf. Acessado em: 16.06.2020; TEEB - A Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade para Formuladores de Políticas Locais e Regionais. (2010). Disponível em: . Acesso em: 8 de maio de 2018. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIAO – TCU. Amazônia: unidades de conservação - auditoria coordenada. Brasília: TCU, 2012. TOBAR, F.; YALOUR, M. R. Como fazer teses em saúde pública: conselhos e ideias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisa. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001. 172p. TOLMASQUIM, M.T., Metodologias de Valoração do Meio Ambiente para o Setor Elétrico. 1 ed, Rio de Janeiro, COPPE/UFRJ, 2000. VIEIRA, S. S., ZOTTI, C. A., PAULINO, V. T. Práticas de manejo para minimizar a emissão de gases do efeito estufa associadas ou não ao uso de fertilizantes. Disponível em: http://www.caprilvirtual.com.br/Artigos/PraticasMinimizarEfeitoEstufa.pdf Acessado em: 08/10/2015; YOUNG, C. E. F.& BAKKER, L. B. D. Instrumentos econômicos e pagamentos por serviços ambientais no Brasil. In: Forest Trends (ed.) Incentivos Econômicos para Serviços Ecossistêmicos no Brasil. p.33-56. Rio de Janeiro: Forest Trends. 2015. ISBN 978-1-932928- 58-7; YOUNG, C. E. F., BAKKER, L. B. D., BUCKMANN, M. F. Y., MATOS, C. H., TAKAHASHI, L., SILVA, M. L. B., 2015. Valoração de Unidades de Conservação: benefícios econômicos e sociais gerados pelas Reservas Particulares de Patrimônio Natural da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Curitiba, Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. YOUNG, C. E. F. & JUNIOR, M.A. 2017. Custos e benefícios da implementação de um mercado de Cota de Reserva Ambiental (CRA) no Brasil. Anais do XII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Uberlândia, MG. YOUNG, C.E.F; JUNIOR, M. A; SOUSA, F. H.; DA COSTA, L. A.N; MENDES, M. P. 2017. “Conservação ambiental, concessões privadas e dinamismo econômico: estudo de caso do Parque Nacional do Iguaçu. Anais do XII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica. Universidade Federal de Uberlândia. Setembro de 2017. 113 YOUNG, C. E. F. (Coord.). Estudos e produção de subsídios técnicos para a construção de uma Política Nacional de Pagamento por Serviços. Relatório Final. Instituto de Economia, UFRJ, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 93, 2016. WWF-BRASIL. Unidades de Conservação: Conservando a vida, os bens e os serviços ambientais. são paulo: acqua gráfica, 2008. disponível em: <http:// d3nehc6yl9qzo4.cloudfront.net /downloads /cartilha_ucs_versao_para_internet.pdf>. Acessado em: 01/10/2017; WORLD BANK. 2007. “Venezuela Expanding Partnerships for the National Parks System Project: Project Appraisal Document.” Report No.37502-VE. Washington: World Bank. WORLD BANK. 2010. “Colombia Mainstreaming Sustainable Cattle Ranching Project: Project Appraisal Document.” Report No.52688-CO. Washington: World Bank. WORLD BANK. 2012. “Nicaragua Adaptation of Nicaragua’s Water Supplies to Climate Change Project Project: Project Appraisal Document.” Report No.67746-NI. Washington: World Bank. WUNDER, S. 2005. “Payments for environmental services: Some nuts and bolts.” CIFOR Occasional Paper No.42. Bogor: CIFOR. WUNDER, S., S. PAGIOLA, AND S. ENGEL. 2008. “Taking stock: A comparative analysis of payments for environmental services programs in developed and developing countries.” Ecological Economics, 65(4), pp.834-852. WUNDER, S., AND M. ALBAN. 2008. “Decentralized payments for environmental services: The cases of Pimampiro and PROFAFOR in Ecuador.” Ecological Economics, 65(4), pp.685- 698 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Engenharia Agrícola | pt_BR |
| Appears in Collections: | Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2020 - Camilo Pinto de Souza.Pdf | 3.11 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
