Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKorting, Matheus Sehn-
dc.contributor.editorUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-21T16:11:12Z-
dc.date.available2025-03-21T16:11:12Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationKORTING, M. S. Analisando efeitos da política auto-declaratória do cadastro ambiental rural: sobreposições e grilagem em terras públicas. Prelúdios - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA, v. 9, n. 9, p. 37-63, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn23187808pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20509-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo demonstrar efeitos da política pública do Cadastro Ambiental Rural (CAR) através das noções de efeito-instrumento de James Ferguson e de legibilidade e simplificação do território de James Scott, buscando na antropologia das políticas públicas um aporte capaz de compreender o que efetivamente ocorre nos territórios quando determinada tecnologia de poder é acionada. Será feita uma historicização das legislações ambientais e fundiárias brasileiras, visualizando que mesmo sob diversos dispositivos ainda possuímos grande insegurança jurídica que os novos dispositivos devem tentar suprir. Assim, será apresentado o CAR, seu regramento do Novo Código Florestal Brasileiro, algumas características da política de mapeamento e cadastro dos “posseiros/proprietários rurais” e a implantação da política pública de regularização ambiental. Para analisar esses dados, será utilizada literatura sobre efeitos de política pública e da antropologia das políticas públicas, tentando demonstrar que a política autodeclaratória do CAR produz efeitos através das sobreposições de cadastros em terras públicas, favorecendo grilagem de terras. Por fim, o método utilizado contará com análise quali-quantitativa de dados dos resultados da política, como o Boletim Informativo do CAR, realização de um mapa através dos shapefiles apresentados no sistema do CAR e dados secundários obtidos de atores que participam ativamente das questões ambientais e fundiárias brasileiras.pt_BR
dc.relation.ispartofPrelúdios - Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA.pt_BR
dc.subjectMapeamentopt_BR
dc.subjectRegularização ambientalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectCadastro ambiental ruralpt_BR
dc.subjectMappingpt_BR
dc.subjectEnvironmental regularizationpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectEnvironmental rural registerpt_BR
dc.titleAnalisando efeitos da política autodeclaratório do cadastro ambiental rural: sobreposições e grilagem em terras públicaspt_BR
dc.title.alternativeAnalyzing the efects of the self-declaratory policy of the rural environmental registry: overlaps and grilagem in public landspt_BR
dc.typeArtigo em periódicopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study shows the effects of the public policy of the Environmental Rural Registry (CAR) through the James Ferguson’s notion of instrument effect and James Scott’s notion of legibility and simplification of territory, seeking in the anthropology of public policies a capable contribution to understand what actually happens in the territories when a specific technology power is activated. A historicization of Brazilian environmental and land laws will be made, showing that even under different provisions we still have great legal uncertainty that the new provisions must try to supply. Thus, the CAR, the regulation of the New Brazilian Forest Code, some characteristics of the mapping and registration policy of the “squatters/ rural landowners”, and the implementation of the public policy of environmental regularization are presented. To analyze these data, literature on the effects of public policy and the anthropology of public policies were used, showing that CAR’s self-declared policy produces effects by overlapping of registers in public lands, favoring land grabbing. Lastly, the method used includes qualiquantitative analysis based on policy results such as the CAR Newsletter, resulting in a map with shapefiles presented in the CAR system, and secondary data obtained from actors who actively participate in Brazilian environmental and land issues.pt_BR
dc.citation.epage63pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage37pt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.publisher.localSalvadorpt_BR
Appears in Collections:Publicações do OPPA

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.