Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuedes, Ana Cecília-
dc.contributor.authorCazella, Ademir Antonio-
dc.contributor.authorCapellesso, Adinor José-
dc.contributor.editorUniversidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓpt_BR
dc.date.accessioned2025-03-21T16:39:26Z-
dc.date.available2025-03-21T16:39:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationGUEDES, A. C.; CAZELLA, A. A.; CAPELLESSO, A.J. O arrendamento de terras no Brasil: subsídios para políticas públicas. Revista Grifos, v. 27, n. 44, p. 104-125, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn21750157pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20514-
dc.description.abstractOs contratos agrários de arrendamento são uma prática recorrente no Brasil, sendo grande parte deles realizada sem documentos comprobatórios. O objetivo principal deste artigo é demonstrar que o recurso ao arrendamento vem ganhando expressão enquanto mecanismo de acesso a terra no país, fenômeno subestimado pela metodologia de coleta de dados censitários e pelos elaboradores de políticas públicas. A coleta de dados adotou dois recursos metodológicos: questionários com agricultores familiares participantes da disciplina Vivência em Agricultura familiar; e entrevistas semiestruturadas com gestores públicos, agricultores (familiares e não familiares) e proprietários de terras absenteístas de municípios do Oeste Catarinense. A análise comparativa dos dados demonstra a (in) visibilidade parcial do recurso ao arrendamento de terras pelos dados censitários. O sistema de coleta de informações adotado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) subestima o arrendamento por dois fatores: i) o caráter declaratório das informações censitárias, visto que o recurso ao arrendamento é, com frequência, ocultado pelo receio de muitos agricultores em perder o acesso a certas políticas públicas; e ii) a categorização exclusiva de produtor “proprietário” quando um agricultor cultivar concomitantemente terras próprias e arrendadas dentro de um mesmo “setor censitário”. A apresentação do caso francês permite demonstrar a importância que pode assumir o arrendamento de terras na política fundiária. Conclui-se apontando a carência de políticas públicas que normatizem e fortaleçam esse instrumento de acesso a terra no Brasil.pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Grifospt_BR
dc.subjectContratos agráriospt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectGovernança fundiáriapt_BR
dc.subjectAgricultural contractspt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectLand governancept_BR
dc.titleO arrendamento de terras no Brasil: subsídios para políticas públicaspt_BR
dc.title.alternativeThe lease of land in Brazil: subsidies for public policiespt_BR
dc.typeArtigo em periódicopt_BR
dc.description.abstractOtherAgrarian lease contracts are a recurrent practice in Brazil, most of which are carried out without the proper documents. The main objective of this article is to demonstrate that the use of leasing has been gaining expression as a mechanism of land access in the country, a phenomenon by the collecting census data methodology and by the public policies elaborators of public policies. Data collection adopted two methodological resources: questionnaires with family farmers who participated in the Family Living Experience course; and semi-structured interviews with public managers, farmers (relatives and non-relatives) and owners of absentee land in municipalities of the West Of Santa Catarina. The comparative analysis of the data demonstrates the partial (in) visibility of the land rent use in the census. The information collection system adopted by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) underestimates the lease by two factors: i) the census information has a declaratory character and the use of lease is often concealed by many farmers, fearing to lose access to certain public policies; and (ii) the exclusive categorization of an “owner” producer when a farmer concomitantly cultivates own and leased land within a single “census sector”. The presented French case demonstrates the importance of leasing land in land policy. It’s concludeby pointing out the lack of public policies that normalize and strengthen this instrument of land access in Brazil.pt_BR
dc.citation.epage125pt_BR
dc.citation.issue44pt_BR
dc.citation.spage104pt_BR
dc.publisher.localSanta Catarinapt_BR
Appears in Collections:Publicações do OPPA

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O arrendamento de terras no Brasil_subsidios para politicas publicas.pdf272.87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.