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dc.contributor.authorDINIZ, MARIO NOGUEIRA DE SANT’ANNA-
dc.date.accessioned2025-03-21T18:31:49Z-
dc.date.available2025-03-21T18:31:49Z-
dc.date.issued2024-12-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20517-
dc.description.abstractAo longo dos últimos anos, houve um aumento em estudos na área de localização indoor, utilizando tecnologias como Wi-Fi, Bluetooth e UWB para obter a localização. Este trabalho foca em posicionamento passivo baseado em fingerprint usando RSSI, com fases offline e online. A fase offline coleta dados dos Access Points para criar uma base de dados de fingerprint, enquanto a fase online prediz a localização com base nesses dados. Contudo, mudanças frequentes em ambientes podem exigir refazer a fase offline, o que eleva custos. Como alternativa, está sendo analisado o uso de simuladores como o ns-3, para modelar ambientes internos, reduzindo a necessidade de coletas físicas de dados. A análise comparativa entre simulação e ambiente real mostra a viabilidade da simulação para resolver problemas de localização indoor.pt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectlocalização indoorpt_BR
dc.titleViabilidade do uso de simulação para o treinamento de sistemas de localização indoor por fingerprintpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
Appears in Collections:TCCs do Curso de Ciência da Computação

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