Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20524
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKreutz, Ivar José-
dc.contributor.authorCazella, Ademir Antônio-
dc.contributor.authorPinheiro, Sergio Leite Guimarães-
dc.contributor.editorUniversidade Federal de Santa Mariapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-24T15:44:32Z-
dc.date.available2025-03-24T15:44:32Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationKREUTZ, I. J.; CAZELLA, A. A.; PINHEIRO, S. L. G. A construção de novas atribuições para a assistência técnica e extensão rural: a mediação com reconhecimento da identidade. Extensão Rural, v. 12, p. 41-68, 2005pt_BR
dc.identifier.issn23181796pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20524-
dc.description.abstractAs mudanças que começaram a se delinear na década de oitenta e se consolidaram no Brasil nos anos noventa, provocando alterações institucionais profundas, assimiladas mais rapidamente pelo setor privado. As instituições públicas têm levado mais tempo para se adaptar às mudanças, mais ainda, quando possuidoras de um passado reconhecido. As instituições de extensão rural oficial representam um destes segmentos, pois suas ações foram efetivas durante a implantação do modelo da modernização tecnológica especializada e produtivista. No entanto, o contexto está em transformação e requer novos atributos das instituições. O artigo discute as diferentes fases vividas pela extensão rural oficial, principalmente do RS, relacionado-as com os processos educacionais. Constituem-se assim elementos para visualizar caminhos alternativos, alicerçados em uma nova postura pedagógica dos profissionais, ancorada na mediação. A construção de um referencial de diálogo e administração de conflitos, encontra mais sentido com o reconhecimento do multiculturalismo, não dissociado das relações locais de poder. As novas competências formam uma rede de relações que a sociedade é capaz de construir, com ênfase para uma participação ativa dos atores sociais.pt_BR
dc.relation.ispartofExtensão Ruralpt_BR
dc.subjectExtensão ruralpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento ruralpt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectRural extensionpt_BR
dc.subjectRural developmentpt_BR
dc.subjectConflicit mediationpt_BR
dc.titleA construção de novas atribuições para a assistência técnica e extensão rural: a mediação com reconhecimento da identidadept_BR
dc.title.alternativeNew approaches and responsibilities for agricultural assistance an rural extension: conflict mediation with recognition of multicultural identitiespt_BR
dc.typeArtigo em periódicopt_BR
dc.description.abstractOtherIn Brazil some changes which started in the eighties and were consolidated in the nineties have promoted significant institutional impact more quickly at the private sector. Public institutions have demanded more time to accept changes, particularly the most conservative ones. Public rural extension institutions are one of these cases as their historical strategies and actions have been based on the “green revolution” agricultural model specialized on monoculture, technological modernization and productivity. However, the socio-economic and environmental context has changed, requiring new institutional roles and challenges. This article present and discuss different phases of the public rural extension institution of Rio Grande do Sul State, in south Brazil, in relation with educational processes. This experience involves an alternative educational approach for rural extensionists, based on dialogue, conflict mediation, recognition of multicultural identities and power relations. This new approach promotes different responsibilities for stakeholders and a socially constructed network which emphasizes active participation of social actors.en
dc.citation.epage67pt_BR
dc.citation.spage41pt_BR
dc.citation.volume12pt_BR
dc.publisher.localSanata Maria, RSpt_BR
Appears in Collections:Publicações do OPPA

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.