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dc.contributor.authorReis, Fabiano Alexandre Furtado dos-
dc.date.accessioned2025-04-01T14:35:58Z-
dc.date.available2025-04-01T14:35:58Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationREIS, Fabiano Alexandre Furtado. Contextualização do ensino do componente curricular química: experimentação como método pedagógico. 2024. 76 f . Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20769-
dc.description.abstractO ensino do componente curricular de Química tem sido conduzido por meio de aulas expositivas ao longo dos anos. No entanto, essa abordagem não está atendendo às necessidades dos estudantes, pois não estabelece uma conexão do conteúdo com a sua realidade. Este trabalho teve como objetivo mitigar essa realidade, analisando a contribuição dos experimentos contextualizados no ensino e na aprendizagem do componente curricular de Química, utilizando a Química inorgânica como tema de estudo, no Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Águia Branca/ES como prática pedagógica. Esta pesquisa teve uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, adotando uma perspectiva participante, sendo dividida em quatro momentos: uma revisão bibliográfica sobre o histórico do ensino de Química, aprofundando-se na educação do campo e na contextualização do ensino por meio de experimentos; uma pesquisa de campo, utilizando a técnica de coleta de dados com três diferentes instrumentos: dois questionários semiestruturados, aplicados via Google Forms como ferramenta digital, destinados aos estudantes da 2a série do Ensino Médio. O primeiro questionário teve como objetivo identificar as dificuldades dos estudantes em relação aos conhecimentos do conteúdo de Química inorgânica. Após a análise, foram aplicadas quatro práticas experimentais contextualizadas no campo, analisando as interações dos educandos por meio de relatos e observação de imagens. Após as práticas, foi aplicado o segundo questionário para analisar a contribuição da proposta pedagógica da pesquisa no processo de aprendizagem. Os resultados indicaram que a metodologia empregada se mostrou eficaz e relevante no contexto educacional, evidenciando que, ao vincular o conteúdo teórico à prática e adaptando as atividades ao contexto dos educandos, respeitando suas particularidades; houve promoção do crescimento individual e coletivo dos educandos. Também houve uma melhora significativa no engajamento dos educandos, incluindo àqueles que não tinham uma boa participação nas aulas regulares. Eles participaram ativamente das atividades e lideraram outras, demonstrando empenho, companheirismo e boa compreensão dos conceitos trabalhados, proporcionando uma aprendizagem significativa a partir das quatro práticas experimentais. Comprovou-se um progresso substancial no entendimento das funções inorgânicas trabalhadas (ácido, base, sais e óxidos), especialmente em função da contextualização e da relevância das atividades propostas para o cotidiano dos estudantes. As considerações finais mostraram que as tarefas em grupo contribuem para o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades sociais, como liderança e responsabilidade, evidenciando a importância da educação contextualizada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPráticaspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectpracticespt_BR
dc.subjectrural educationpt_BR
dc.titleContextualização do ensino do componente curricular química: experimentação como método pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeContextualizing the teaching of chemistry: experimentation as a pedagogical method.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherChemistry has been taught through lectures over the years. However, this approach is not meeting the needs of the students, as it does not establish a connection between the content and their reality. The aim of this work was to mitigate this reality by analyzing the contribution of contextualized experiments to the teaching and learning of the chemistry curriculum, using inorganic chemistry as the subject of study, at the Integrated State Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) in Águia Branca/ES as a pedagogical practice. This research had a methodological approach of a qualitative nature, adopting a participant perspective, and was divided into four moments: a bibliographical review on the history of chemistry teaching, delving into rural education and the contextualization of teaching through experiments; field research, using the data collection technique with three different instruments: two semi-structured questionnaires, applied via Google Forms as a digital tool, aimed at students in the 2nd grade of secondary school. The first questionnaire aimed to identify the students' difficulties in relation to their knowledge of inorganic chemistry content. After analysis, four contextualized experimental practices were applied in the field, analysing the students' interactions through reports and observation of images. After the practicals, the second questionnaire was applied to analyze the contribution of the research's pedagogical proposal to the learning process. The results indicated that the methodology employed proved to be effective and relevant in the educational context, showing that by linking theoretical content to practice and adapting the activities to the students' context, respecting their particularities, the students' individual and collective growth was promoted. There was also a significant improvement in the engagement of the students, including those who did not participate well in regular classes. They actively participated in the activities and led others, showing commitment, companionship and a good understanding of the concepts worked on, providing meaningful learning from the four experimental practices. There was substantial progress in understanding the inorganic functions worked on (acid, base, salts and oxides), especially due to the contextualization and relevance of the proposed activities to the students' daily lives. The final considerations show that group tasks contribute to collaborative work and the development of social skills such as leadership and responsibility, highlighting the importance of contextualized education.en
dc.contributor.advisor1Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448pt_BR
dc.contributor.referee1Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256pt_BR
dc.contributor.referee2Abreu, João Batista Rodrigues de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8615110424985448pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Gabriel de Araujo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680pt_BR
dc.contributor.referee4Freitas, Ismael Lourenço de Jesus-
dc.contributor.referee5Stefanuto, Vanderlei Antonio-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-0348-590Xpt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0700606379336264pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7721084863552185pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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