Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20777
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamos, Marcelo Cerqueira-
dc.date.accessioned2025-04-03T12:38:56Z-
dc.date.available2025-04-03T12:38:56Z-
dc.date.issued2010-04-
dc.identifier.citationRAMOS, Marcelo Cerqueira. Comportamento do consumidor: contextos de interação social no consumo de cervejas. 2010. 80 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia em negócios) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20777-
dc.description.abstractO presente trabalho se propõe a estudar a influência do contexto social do consumo na preferência de marca de cervejas. Para tanto, foi necessário pesquisar a importância atribuída por esses consumidores a atributos de marca, bem como a categorização desses atributos. O universo populacional da pesquisa foi o conjunto dos alunos de administração da UFRRJ Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi utilizada uma pesquisa quantitativa e os dados foram submetidos à Análise Fatorial, com abordagem da análise dos componentes principais. O número de fatores foi determinado através do critério autovalor e se utilizou a rotação Varimax. As análises demonstraram uma influência determinante dos contextos sociais do consumo na alteração de preferência de marcas dos consumidores. Os diferentes papéis sociais desempenhados pelo consumidor influenciam o seu comportamento e seus objetivos sociais, através de benefícios sociais distintos. Em situações de interação social onde esse consumidor busca status e diferenciação beneficiam a priorização de marcas com uma imagem fortemente construída, com um posicionamento de preco premium as marcas aspiracionais. Situações de descontração social, onde o sentimento de pertencimento seja privilegiado, favorece a normatização de comportamento, com a réplica da escolha do grupo e priorização de marcas de posicionamento médio e inferior de preço.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectAbordagem Situacionalpt_BR
dc.subjectContextos Sociais de Consumopt_BR
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectMarcas Aspiracionaispt_BR
dc.subjectAnálise Fatorialpt_BR
dc.subjectSituational Approachpt_BR
dc.subjectSocial Contexts of Consumptionpt_BR
dc.subjectBrandspt_BR
dc.subjectAspirational Brandspt_BR
dc.subjectFactor Analysis.pt_BR
dc.titleComportamento do Consumidor: Contextos de interação social no consumo de cervejaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study aims to examine the social context of consumption in the beer brand preference. It was thus necessary to study the importance attached by consumers to these brand attributes as well as the categorization of these attributes. The world population of the research was all the students of management at UFRRJ - Rural Federal University of Rio de Janeiro. We used a quantitative research and data were submitted to Factor Analysis, with the approach of principal components analysis. The number of factors was determined by the eigenvalues criterion and Varimax rotation was used. The analysis showed an influence of the social contexts of consumption in changing consumer preference for brands. The different roles played by consumers influence their behavior and its social goals, through different social benefits. In social situations where that consumer search and status differentiation benefit, favored brands that image are strongly built, with a premium price positioning - the aspirational brands. Relaxed social situations, where the feeling of belonging that is privileged, favored the normalization of behavior, with a replica of the group's choice and prioritization of brand positioning middle and lower price.en
dc.contributor.advisor1Souza, Marco Antônio Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5708227944301103pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marco Antônio Ferreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5708227944301103pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Murilo Alvarenga-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2626-551Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1138897474101598pt_BR
dc.contributor.referee3Macedo, Marcelo Alvaro da Silva-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2071-8661pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4195343422847965pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6398946264791794pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.relation.referencesAAKER, David A. Marcas: Brand Equity gerenciando o valor da marca. 9 ed. São Paulo: Elsevier Editora, 1998. BARBOSA, Lívia. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. BLACKWELL, Roger D.; MINIARD, Paul W.; ENGEL, James F., Comportamento do Consumidor. São Paulo: Cengage Learning, 2008. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003. CORRAR, L.J.; PAULO, E; DIAS FILHO, J.M. (coords.). Análise Multivariada para cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, 2007 CHRISTINO, J. M. M.Comportamento do consumidor de refrigerantes. FEAD-Minas Centro de Gestão Empreendedora. Núcleo de Pós Graduação e Pesquisa. Mestrado em Administração. Modalidade Profissionalizante. Dissertação Belo Horizonte, 2004. GAZETA ESPORTE. Disponível em <http://www.gazetespor.com/resimler /nike.jpg>. Acessado em 16 abr 06. GRIFFIN, J. Como conquistar e manter o cliente fiel: transforme seus clientes em verdadeiros parceiros. São Paulo: Futura, 1998 HAIR, Joseph F. et al. Análise Multivariada de Dados. 6 ed. Porto Alegre: Bookman, 2009 70 INSTITUTO BRASILEIRO DE OPINIÃO PÚBLICA E ESTATÍSTICA. Ibope Monitor, 2009. Disponível em <http://www.observatoriodaimprensa.com.br /artigos.asp?cod=576FDS014>. Acessado em 28 maio 2010 KAPFERER, Jean-Noël. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004. KELLER, Kevin Lane e MACHADO, Marcos. Gestão estratégica das marcas. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. KOTLER, Philip e KELLER. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006 MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001. MC DONALD´S. Disponível em <http://www.mcdonalds.is>. Acessado em 16 abr 06. MEIO E MENSAGEM. Disponível em http://www.meioemensagem.com.br/ novomm/br/conteudo_maiusculo/index.jsp?Cintra_pede_vida_sem_frescura. Acessado em 15 de abril de 2006. MORAES, Odair Barbosa de e ABIKO, Alex Kenya. Considerações sobre a utilização de medidas de incerteza em dados de percepção do morador. XI Encontro Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído. Florianópolis, 2006. MURRAY, Raphael e RAPHAEL, Neil. Conquistando a fidelidade. Como transformar clientes eventuais em verdadeiros defensores de seu negócio. São Paulo: Futura, 1996. 71 NUNES, Gilson e HAIGH, David. Marca: valor do intangível, medindo, gerenciando seu valor econômico. 1ed. São Paulo: Atlas, 2003. PINHEIRO, Roberto M. CASTRO, Guilherme C.; SILVA, Helder H.; NUNES, Jose M. G.. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3. edição Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. PORTAL DA PROPAGANDA. Disponível em http://www.portaldapropaganda. com.br Portal G1. Disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,, MUL645479-9356,00.html. Acessado em 18 mar 10. PORTER, Michael. Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 31. reimpressão Rio de Janeiro: Elsevier, 1989. ROSSI, Carlos Alberto Vargas e SLONGO, Luiz Antonio. Pesquisa de satisfação de clientes: o estado-da-arte e proposição de um método brasileiro. Rev. adm. contemp. [online]. 1998, vol.2, n.1 [cited 2010-06-06], pp. 101-125 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65551998000100007 &lng=en&nrm=iso>. Acessado em 05/06/2010. SILVA, Edna Lúcia da e MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Produção - Laboratório de Ensino a Distância. 3ª ed. Florianópolis, 2001. Disponível em: <projetos.inf.ufsc.br/arquivos/Metodologia %20da %20 Pesquisa%203a%20edicao.pdf>. Acessado em: Out / 2007. SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CERVEJA. Disponível em http://www.sindicerv.com.br/. Acessado em maio/2010. SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor. Comprando, Possuindo e Sendo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.pt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Marcelo Cerqueira Ramos.pdf2.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.