Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20801Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Coube, Renata Jardim | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-04T15:29:57Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-04T15:29:57Z | - |
| dc.date.issued | 2012-08-21 | - |
| dc.identifier.citation | COUBE, Renata Jardim. Formação humana e dimensão estética: experiências de sujeitos políticos da licenciatura em educação do campo na UFRRJ. 2012. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos, e Demandas populares). Instituto Multidisciplinar / Instituto de Educação. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2012. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20801 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho pretende tratar da ideia de formação humana na atualidade do capital. Concebe a Dimensão Estética como ponto crucial no processo de formação do homem contemporâneo, por ser possível um exercício livre para a autoformação e a autoconsciência, refletindo na direção de uma razão sensível como proposto por Herbert Marcuse. Uma Educação Estética que valorize as experiências humanas, os sentimentos e a riqueza da subjetividade como estímulos da cognição. A partir do diálogo com as narrativas de histórias de vida/formação de educandos, os quais compõem a primeira turma do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFRRJ, iniciado em 2010, o estudo intenta uma reflexão sobre formação humana na ousadia de buscar entender o homem partindo dele mesmo, ou seja, valorizando a subjetividade como elemento fundador de sua identidade. Relacionar as formulações da crítica da economia política e do papel do trabalho (Marx) com a teoria dos instintos reprimidos e da negação da satisfação humana (Freud) suscita reflexões importantes no contexto atual da barbárie. Colocamo-nos o desafio político de pensar o retorno do reprimido nas narrativas dos sujeitos políticos da LEC, insistindo na memória de suas experiências sociais e psíquicas ao longo de seus processos de vida/formação. A dimensão educativa da estética aliada à narrativa dos sujeitos singulares são as bases conceituais de um projeto de educação em disputa, centrado na razão sensível e na libertação humana, como um bem jamais gozado pelos homens (Marcuse). | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Formação humana | pt_BR |
| dc.subject | dimensão estética | pt_BR |
| dc.subject | atualidade do capital | pt_BR |
| dc.subject | educação do campo | pt_BR |
| dc.subject | Human Formation | pt_BR |
| dc.subject | Aesthetic Dimension | pt_BR |
| dc.subject | Current Capitalism | pt_BR |
| dc.subject | Rural Education | pt_BR |
| dc.title | Formação humana e dimensão estética: experiências de sujeitos políticos da licenciatura em educação do campo na UFRRJ | pt_BR |
| dc.title.alternative | Human development and Aesthetic Dimension: experiences of political subjects Ofcountry Education Bachelor at UFRRJ | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | This work intends to discuss the idea of human formation on current capitalism. Conceives the Aesthetic Dimension as crucial in the formation of contemporary man, by being possible a free exercise to self-education and self-consciousness, reflecting toward a sensible reason as proposed by Herbert Marcuse. An Aesthetic Education that values human experiences, feelings and richness of subjectivity as cognitive stimuli. From the dialogue among the narratives, life stories and student training - which constitute the first graduation class in Rural Education at UFRRJ, started in 2010 – the study attempts a formulation of human formation in the temerity to seek man´s understanding from himself, in other words, valuing subjectivity as a founding element of their identity. Relating formulations of the critique of the political economy and the work role (Marx) with the theory of repressed instincts and denial of human satisfaction (Freud) raises important considerations in the current context of barbarism. We propose a political challenge by thinking about the return of the repressed in the narratives of LEC`s political subjects, insisting on the memory of their social and psychic experiences, throughout their life processes / training. The educational dimension of aesthetics coupled with the narrative of singular subjects are the conceptual foundations of an education project in dispute, centered on the sensible reason and human liberation, as a benefit ever enjoyed by men (Marcuse). | en |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Roberta Maria Lobo da | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1306253672621273 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Roberta Maria Lobo da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1306253672621273 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Monteiro, Aloísio Jorge de Jesus | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3934201639828808 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Xavier, Gelta Terezinha Ramos | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1851089001388372 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3949733177840452 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | BATISTA, M. S. X. . Os movimentos sociais cultivando uma educação popular do campo. In: 29ª Reunial Anual da ANPED, 2006, Caxambu. 29ª Reunial Anual da ANPED Anais 2006. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação, 2006. v. 1. p. 1-15. BENJAMIM, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. ______. Sobre o conceito de história. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2004. ______. Teses sobre a pedagogia do Movimento. Porto Alegre. Janeiro de 2005 (Em elaboração). CANDA, Cilene Nascimento. As finalidades da arte: a autonomia e a liberdade na estética hegeliana. Griot, Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia. Brasil, v.2, n.2, dezembro/2010. CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica sobre o salário. Trad. Iraci D. Poleti. 7. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 46. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo. Segunda carta: do direito e do dever de mudar o mundo. In: ______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000. FROMM, Erich. Conceito marxista do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis: Vozes, 2007. GOLDENBERG, Ricardo Davi. Política e psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004. ______. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singularplural. In: PASSEGGI, M. C. (Org.). Tendências da pesquisa autobiográfica. São Paulo; Natal: Paulus; EDUFRN, 2008. 70 JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007 ______. As histórias de vida como territórios simbólicos nos quais se exploram e se descobrem formas e sentidos múltiplos de uma existencialidade evolutiva singularplural. LOBO, Roberta; SANTOS, Leandro Machado. Herbert Marcuse: Elementos para a Filosofia da Educação na Contemporaneidade. In: V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010, Caxias do Sul, RS. V CINFE - Congresso Internacional de Filosofia e Educação, 2010. v. 1. p. 1-11. LOBO, Roberta. Educação e Barbárie em Marcuse. Reflexões sobre Educação e Barbárie. Seropédica, RJ: Ed. da UFRRJ - EDUR, 2010, v. 1, p. 7-309. MARCUSE, Herbert. Eros e civilização. Uma interpretação filosófica da obra de Freud. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1968. ______. Cultura e psicanálise. São Paulo: Paz e Terra, 2001. ______. A dimensão estética. Lisboa: Edições 70 Ltda, 2007. ______. Cultura e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2006. v. 1. MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Anoar Aiex e E. Jacy Monteiro. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978. Coleção Os Pensadores. MENEGAT, Marildo. A atualidade da barbárie. Antivalor Artigos. Rio de Janeiro, 1994. ______. O giro dos ponteiros do relógio no pulso de um morto. Revista EPOS; Rio de Janeiro – RJ; vol2, nº1, janeiro-junho de 2011; ISSN 2178-700X. ______. A crise da modernidade e a barbárie. Physis: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 2000. ______. Sem lenço nem aceno de adeus [Formação de massas em tempo de barbárie: como a esquerda social pode enfrentar esta questão?]. Revista Praia Vermelha, vol. 08. Nº 1, 2008. Versão online ISSN 1984-669X. MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002. ______. A teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2006. MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011. 71 NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. PASSADOR, C. S. Projeto Escola do Campo: Casas Familiares Rurais do Estado do Paraná. Em Novas Experiências em Gestão Pública e Cidadania. Marta Ferreira Santos Farah e Hélio Batista Barboza (Orgs.). São Paulo: Editora FGV, 2000. PERISSÉ, Gabriel. Estética e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. REIS, Ronaldo Rosas. Educação e estética: ensaios críticos sobre arte e formação humana no pós-modernismo. São Paulo: Cortez, 2005. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, educação e luta de classes na sociabilidade do capital. In: SOUZA, José dos Santos; ARAÚJO, Renan (Orgs.). Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá: Práxis: Massoni, 2010. THOMPSON, E. P. Educação e experiência. In: ______. Os Românticos: a Inglaterra na era revolucionária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. ______. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2012 - Renata Jardim Coube.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
