Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNeves, Bruno Miranda-
dc.date.accessioned2025-04-07T13:52:14Z-
dc.date.available2025-04-07T13:52:14Z-
dc.date.issued2013-03-08-
dc.identifier.citationNeves, Bruno Miranda. O PROEJA no colégio Pedro II : formação e qualificação docente em questão. 2013. 116 f. Dissertação. (Mestrado em Educação Contextos Contemporâneos e Demanda Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20815-
dc.description.abstractEssa dissertação analisa como os professores do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Colégio Pedro II (CPII) entendem a adesão ao Programa e como percebem a necessidade de qualificação específica para trabalhar com a integração destas modalidades. Esta tradicional Instituição se dispôs a ministrar cursos na interface de duas modalidades da Educação Básica que, até então, não eram seu foco e sem estar legalmente obrigada a fazê-lo. Considerando que as políticas educacionais só podem ser compreendidas quando situadas no âmbito das relações sociais de produção e reprodução social da vida material, perquirimos os condicionantes postos pela Crise Estrutural do Capital, pela Reestruturação Produtiva e pela Pedagogia Política Renovada do Capital com seus desdobramentos na dinâmica das lutas por mudança no cenário educacional. Assumimos a referência de que diante do antagonismo estrutural, irreformável e incontrolável do capitalismo (MÉSZÁROS, 2002), a classe detentora do capital tem acionado novos mecanismos de mediação do conflito de classe, para obter o consenso das classes subalternas para o seu projeto de sociabilidade (NEVES, 2005). Os principais aspectos da reestruturação produtiva no Brasil foram analisados a partir do estudo de Alves (2010). Procuramos explicar em que aspectos estes processos demandaram a formação de trabalhadores de novo tipo, e compreender as relações entre o PROEJA e a reforma das políticas públicas de formação e de qualificação profissional engendradas pelo novo e precário mercado de trabalho brasileiro. Partimos da hipótese de que a Pedagogia Política subjacente a este Programa tenta responsabilizar os trabalhadores por sua condição no mercado de trabalho (desemprego, subemprego, precariedade, baixa escolaridade etc.), como se esta condição estivesse dissociada da estrutura econômico-social e fosse consequência do mérito pessoal do trabalhador. Para tanto, nos detivemos nas concepções contemporâneas das modalidades através da leitura do Relatório Delors; da legislação brasileira; das diretrizes e resoluções do Conselho Nacional de Educação (CNE); de dissertações; e, de trabalhos apresentados em reuniões da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd). Realizamos revisão de literatura sobre a formação e a qualificação dos docentes que atuam neste novo campo de interseção entre EJA e Educação Profissional. Analisamos o perfil do quadro docente que atua no PROEJA do CPII e os seus posicionamentos a respeito da qualificação específica para atuar neste Programa através do estudo dos dados obtidos em documentos oficiais do CPII; das publicações das entidades representativas dos educadores; das respostas ao questionário; das observações nos campi; e, da entrevista com o SINDSCOPE. A expansão dos campi, a diversificação dos cursos e a ausência de dados sobre o Programa sugerem que adesão do CPII se deveu a interesses políticos em se equiparar aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O fato de a maioria dos educadores apontar para a necessidade qualificação específica para o trabalho no PROEJA contrasta com o baixo percentual daqueles que participam de espaços formativos sobre o tema.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPROEJApt_BR
dc.subjectColégio Pedro IIpt_BR
dc.subjectFormação e Qualificação docentept_BR
dc.subjectFormation and Qualification of teacherspt_BR
dc.titleO PROEJA no colégio Pedro II : formação e qualificação docente em questãopt_BR
dc.title.alternativePROEJA at Pedro II college: teacher training and qualifications in questionen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present dissertation analyzes the way in which Pedro II’s teachers of the National Program for the integration between Professional and Basic Education for young people and adults (PROEJA) understand the adhesion to the Program and how they perceive the necessity of specific qualification to work on the integration of these modalities. This traditional institution volunteered to give courses in the interface of two modalities of Basic Education that, until that point in time, were not its focus, and without being legally bounded to do so. Considering that educational policies can only be apprehended if situated in the context of the social relations of production and reproduction of the material life, we investigate the constraints posed by the structural crisis of capital, the Productive Restructuring and the Renewed Political Pedagogy of Capital, as well as by its unfoldments, to the dynamics of the struggles for change in the educational landscape. Our theoretical reference is that, faced with capitalism’s structural, irreformable and incontrollable antagonism (MÉSZÁROS, 2002), the class who owns the capital has been triggering new mechanisms of class conflict’s mediation in order to obtain the consensus of the subordinate classes to its own sociability project (NEVES, 2005). The main aspects of productive restructuring in Brazil were analyzed with base on the study realized by Alves (2010). We sought to explain in which aspects these processes required the formation of workers of new type, and to comprehend the relationship between the PROEJA and the reform of the public policies of professional formation and qualification engendered by the new and precarious Brazilian labor market. Our starting hypothesis is that the Political Pedagogy behind this Program tries to make workers accountable for their condition in the labor market (unemployment, underemployment, precariousness, few years of formal study, etc), as if this condition were dissociated from the social-economic structure and were a consequence of the worker’s personal merit. In order to do so, we focused on the contemporary conceptions of these modalities by reading: the Delors Report; the Brazilian legislation; the guidelines and resolutions of the National Council of Education (CNE); dissertations; and, papers presented in the meetings of the National Association for Research and Post-Graduation in Education (ANPEd). We reviewed the literature on the formation and qualification of the teachers who work in this new field of intersection between young people’s and adults’ education and professional education. We analyzed the profile of the teaching staff of Pedro II that is in PROEJA and its standpoints regarding the specific qualification to participate in this Program based on the study of: data obtained in CPII’s official documents; publications of educator’s representative entities; surveys; observations in locu; and, an interview with SINDSCOPE. The expansion of the campi, the diversification of courses and the absence of data on the Program suggest that CPII’s adhesion was due to political interests in being equiparated to the Federal Institutes of Education, Science and Technology. The fact that the majority of educators points out the need of specific qualification to the work in PROEJA contrasts with the low share of those who participate in formational spaces on the theme.en
dc.contributor.advisor1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966pt_BR
dc.contributor.referee2Frigotto, Gaudêncio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4535332644982596pt_BR
dc.contributor.referee3Sales, Sandra Regina-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5691-0255pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2405-9149pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6976874590352346pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesADCPII. Concessão de afastamento para estudo: a falta de respeito à legislação e à qualificação profissional. Disponível em: <www.adcpii.com.br>. Acesso em 07 dez 2012. ______. Informativo ADCPII, janeiro de 2008. Disponível em: <www.adcpii.com.br>. Acesso em: 09 mar 2012. ______. Ofício n.º 045, 24 de setembro de 2008. Disponível em: <http://www.adcpii.com.br/docs/boletins/Oficio45_08.pdf>. Acesso em 09 mar 2012. ______. Ofício n.º 051 de 01 de outubro de 2008. Disponível em: <http://www.adcpii.com.br/docs/boletins/ADCP2_MEC_07102008.pdf>. Acesso em 09 mar 2012. ALVES, Giovanni. O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo. São Paulo: Boitempo: FAPESP, 2010. ______. Toyotismo, novas qualificações e empregabilidade: mundialização do capital e a educação dos trabalhadores no século XXI. Disponível em: <http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/conteudo-2008-2/Educacao-MII/2SF/1-Alves2008.pdf>. Acesso em 01 mar 2012. ANDRADE, Vera Lúcia Cabana de Queiroz. Colégio Pedro II: um lugar de memória. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1999. ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009. AZEVEDO, Denise Sayde de. As vicissitudes da escola pública devido ao neoliberalismo e ao clientelismo. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2005. Disponível em: <99T99n://migre.me/826ik>. Acesso 10 mar 2007. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB n.º. 11, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em:<99T99n://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13252:parecer-ceb- 2000&catid=323:orgaos-vinculados>. Acesso em 01 mai 2005. ______. Decreto n.º 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 18 abr 1997. Disponível em <99T99n://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm>. Acesso em 01 ago 2008. ______. Decreto n.º 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 18 abr 1997. Disponível em <99T99n://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm>. Acesso em 01 ago 2008. ______. Decreto n.º 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF, 26 jul 2004. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5154.htm#art9>. Acesso em 01 ago 2008. 100 ______. Decreto n.º 5.478, de 24 de junho de 2005. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília, DF, 27 jun 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2005/Decreto/D5478.htm>. Acesso em 01 ago 2008. ______. Decreto n.º 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito das instituições federais de educação tecnológica, o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF, 14 jul 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5840.htm>. Acesso em 01 ago 2008. ______. Decreto n.º 6.095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6095.htm>. Acesso 01 ago 2008. ______. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Sinopse do censo demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2011. ______. Lei n.º 11.741, de 16 de julho de 2008. Altera dispositivos da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para redimensionar, institucionalizar e integrar as ações da Educação Profissional técnica de nível médio, da educação de jovens e adultos e da Educação Profissional e tecnológica. Brasília, DF, 17 jul 2008. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11741.htm>. Acesso em 01 ago 2008. ______. Lei n.º 11.784, de 22 de setembro de 2008. Dispõe sobre a reestruturação [...] do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005[;] [...] do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e do Plano de Carreira do Ensino Básico Federal [...]; e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2008/lei/l11784.htm>. Acesso em 01 nov 2011. ______. Lei n.º 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em 13 jul 2012. ______. Lei n.º 12.513, de 26 de outubro de 2011. Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); [...]; e dá outras providências. Disponível em <http://www4.planalto.gov.br/legislacao/legislacao-1/leis-ordinarias/legislacao/legislacao-1/leis-ordinarias/2011-leisordinarias# content>. Acesso em 10 fev 2013. ______. Lei n.º 12.667, de 25 de junho de 2012. Dispõe sobre a criação de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas no âmbito do Ministério da Educação, destinados às instituições federais de ensino; [...] e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12677.htm>. Acesso em 25 jun 2012. ______. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 15 nov 2011. 101 ______. Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2005/Lei/L11091.htm>. Acesso em 08 mar 2011. ______. Ministério da Educação. Portaria Ministerial n.º 86, de 1º de fevereiro de 2013. Institui o Programa Nacional de Educação do Campo - PRONACAMPO, e define suas diretrizes gerais. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13218&Itemid=>. Acesso em 10 fev 2013. ______. Ministério da Educação. SETEC. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Proeja. Documento Base. Brasília, DF, 2007. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf>. Acesso em 01 ago 2008. BURNIER, Suzana. A docência na Educação Profissional. [Anais da] 29ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, Caxambu, MG, 2006. Disponível em <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT08-1838--Int.pdf>. Acesso em 01 out 2011. CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996. COLÉGIO PEDRO II. Diretoria de Ensino Médio. RELATÓRIO DO 1º ENCONTRO DO PROEJA, 2007, 5 p. [Mimeografado] ______. Portaria N.º 1911 de 19 de novembro de 2009. Normatiza procedimentos relativos à solicitação e concessão de afastamentos para estudos, no âmbito do Colégio Pedro II. Disponível em: <http://cp2.g12.br/UAs/dgp/requerimento/portarias/Portaria_1911_AFASTAMENTO.pdf>. Acesso em 09 mar 2012. ______. Portaria n.º 422, de 26 de março de 2004. Redefine a estrutura organizacional e as atribuições da Secretaria de Ensino e dá outras providências. ______. Portaria n.º 423, de 26 de março de 2004. Cria e organiza as Coordenações Pedagógicas por Série e Disciplina. ______. Portaria n.º 503, de 28 de setembro de 1987. Aprova o Regimento Interno do Colégio Pedro II. Regimento Interno do Colégio Pedro II. ______. Portaria n.º 70, de 12 de janeiro de 2012. Define as atribuições da Seção/ do Setor de Supervisão e Orientação. ______. Portaria n.º 71, de 12 de janeiro de 2012. Redefine as atribuições dos Chefes de Departamentos Pedagógicos e dos Coordenadores Pedagógicos/ Responsáveis por Coordenação Pedagógica de Disciplina do Colégio Pedro II. ______. Projeto Político-Pedagógico. Brasília: Inep/MEC, 2002. ______. Relatório de gestão do exercício 2011. Rio de Janeiro: CPII, 2012. Disponível em: <http://www.cp2.g12.br/contas_publicas/contas_2011/Relatorio%20de%20Gestao%202011.pdf>. Acesso em: 01/06/2012. ______. Relatório de Gestão Exercício 2003. Rio de Janeiro: CPII, 2003. Disponível em: <http://migre.me/825Xl>. Acesso em: 01 jun 2012. ______. Relatório de Gestão exercício 2005. Rio de Janeiro: CPII, 2005. 01 jun 2012 102 ______. Relatório de Gestão Exercício 2009. Rio de Janeiro: CPII, 2009. Disponível em: <http://migre.me/825YX>. Acesso em: 01 jun 2012. ______. Relatório de Gestão Exercício 2010. Rio de Janeiro: CPII, 2010. Disponível em: <http://migre.me/82672>. Acesso em: 01 jun 2012. ______. Requerimento n.º 23480017436201220 de 10 de outubro de 2012. ______. Requerimento n.º 23480019587201212 de 18 de novembro de 2012. ______. Requerimento n.º 23480020248201289 de 26 de dezembro de 2012. ______. Requerimento n.º 23480021303201339 de 21de janeiro de 2013. COSTA, Rita de Cássia Dias. O PROEJA para além da retórica: Um estudo de caso sobre a trajetória da implantação do programa no Campus Charqueadas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Porto Alegre, RS, 2009. DELORS, Jacques (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998. DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS/ COLÉGIO PEDRO II. Disponível em: <http://cp2.g12.br/UAs/dgp/pagina/index.php>. Acesso 01 jul 2012. FIGUEIREDO, Bruno de Oliveira. Diálogo social e políticas públicas de trabalho, qualificação e geração de renda: aspectos da nova institucionalidade da conformação das classes subalternas. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2012. FRANÇA, Márcia Maria Granja. Idas e vindas do processo de implementação de um programa de avaliação formativa no Colégio Pedro II. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://migre.me/826lq>. Acesso em: 01 jun 2012. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 2006. ______. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2003. ______. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. Revista Brasileira de Educação, n. 46, jan/abr, 2011, p. 235-254. ______; CIAVATTA, Maria. A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. ______; ______; RAMOS, Marise (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. GALINDO, Juraci Torres. Integração curricular no PROEJA: a experiência do Instituto Federal de Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2010. GALVÃO, Maria Cristina da Silva. “Nós somos a história da educação”: identidade institucional e excelência escolar no Colégio Pedro II. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/RJ, 2009. Disponível em: <http://migre.me/827xj>. Acesso em: 01 jun 2012. ______. A jubilação no Colégio Pedro II, que exclusão é essa? Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003. 103 ______. Quem são os alunos que vencem o Percurso Escolar numa Escola Pública de Prestígio? O Caso do Colégio Pedro II. GT: Sociologia da Educação/n.14. ANPED, 2007. GAMA, Aline Costa Longa; LEITE, Sidnei Quezada Meireles. Formação continuada de professores em PROEJA: necessidade e importância. In: FREITAS, Rony (Org.). Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos: caminhos para fortalecimento do PROEJA no Estado do Espírito Santo. Vitória: IFES, 2012, p. 95-123. GOI, Cleusa Rosane Fassbinder. PROEJA e inclusão social: qualificação, emprego e desemprego de egressos do Curso de Informática da EAF/RS. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2009. GOTARDO, Renata Cristina Da Costa. A Formação Profissional no Ensino Médio Integrado: Discussões Acerca do Conhecimento. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Oeste Do Paraná. Cascável, PR, 2009. GRAMSCI, Antonio. Americanismo e Fordismo. In: ______ Maquiavel, a Política e o Estado Moderno. RJ: Civilização Brasileira, 1989, p. 375-413. ______. Cadernos do cárcere, volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011. ______. Cadernos do cárcere, volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. ______. Cadernos do cárcere, volume 3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultura. São Paulo: Loyola, 2001, p. 117-162. KLINSKI, Cláudia Dos Santos. Ingresso e Permanência de Alunos com Ensino Médio Completo no Proeja do If Sul-Rio-Grandense / Campus Charqueadas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2009. KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969. LEITE, José Fernandes De Araújo. A Educação de Jovens e Adultos no Curso Técnico Proeja de Nível Médio no Colégio Agrícola Vidal de Negreiros. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, PB, 2009. LOPES, Thiago. Sinal de alerta no Colégio Pedro II. Folha Dirigida, texto on line, 20 ago 2012. MAGALHÃES, Jonas Emanuel Pinto; NEVES, Bruno Miranda. O PROEJA e a formação de professores: O desafio da integração curricular. Rio de Janeiro, 2013, 16p. [Mimeografado] ______; ______. Análises preliminares sobre o PROEJA. [Anais do] IV Seminário Internacional – Direitos Humanos, Violência e Pobreza, Rio de Janeiro, RJ, novembro de 2012. MARTINS, André Silva. Estratégias burguesas de obtenção do consenso nos anos de neoliberalismo da Terceira Via. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. Rio de Janeiro, 2005, p. 154-220. [Mimeografado] MEC. SETEC. Capacitação de profissionais do ensino público para atuar na educação profissional técnica de nível médio integrada ao Ensino Médio na modalidade EJA. Propostas Gerais para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Curso de Especialização. Brasília: MEC/SETEC, 2006. 104 MELO, Marcelo Paula de; FALLEIROS, Ialê. Reforma da aparelhagem estatal: novas estratégias de legitimação social. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias da burguesia brasileira para educar o consenso na atualidade. Rio de Janeiro, 2005, p. 222-243. [Mimeografado] MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. Revista Outubro, São Paulo, n.º 04, p. 07-15, 2002. MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. ______. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. São Paulo: Boitempo, 2011. MOURA, Dante Henrique. EJA: formação técnica integrada ao ensino médio. Boletim Salto para o Futuro, n.º 16, setembro de 2006. Brasília: MEC, 2006b. ______. O PROEJA e a rede federal de Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Salto para o Futuro, n.º 16, setembro de 2006. Brasília: MEC, 2006a, p. 76-93. NASCIMENTO. Martha de Cássia. Práticas Administrativas e Pedagógicas Desenvolvidas na Implementação do Proeja na EAFAJT: Discurso e Realidade. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2009. NEVES, Bruno Miranda. O Ensino Médio Integrado no contexto da mundialização do capital. Rio de Janeiro: Multifoco, 2010. ______; FRIGOTTO, Gaudêncio; PARANHOS, Michelle Pinto. A crescente opacidade das relações de classe e da ampliação de sua violência. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Coord.). Sociabilidade no capitalismo dependente no Brasil e as políticas públicas de formação, emprego e renda: A juventude “com vida provisória e em suspenso”. [Mimeografado] ______; REIS, Marcela Cristina Moraes; PIMENTEL JUNIOR, Carlos Alberto Gomes. Anotações sobre a Educação de Jovens e Adultos no contexto da reestruturação produtiva. [Anais do] IV Seminário Internacional – Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina, Rio de Janeiro, RJ, novembro de 2012. NEVES, Lúcia Maria Wanderley. As reformas da educação escolar brasileira e a formação de um intelectual urbano de novo tipo. Trabalho apresentado no GT Estado e Política Educacional. In: [Anais] 27ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, novembro de 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reuniões/27/gt05/t0510.pdf>. Acesso: em 14 mai 2012. ______; SANT`ANA, Ronaldo. Introdução: Gramsci, o Estado educador e a nova pedagogia da hegemonia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley (Org.). A Nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. Rio de Janeiro, 2005, p. 14-42. [Mimeografado] NEY, Antonio Vieira. A reforma do Ensino Médio Técnico: concepções, política e legislação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. A formação do cidadão produtivo: a cultura do mercado no ensino médio técnico. Brasília: INEP, 2006, p. 259- 281. OLIVEIRA, Edna Castro de; CEZARINO, Karla Ribeiro de Assis. Os sentidos do Proeja: possibilidades e impasses na produção de um novo campo de conhecimento na formação de professores. [Anais] 31ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu: ANPEd, 2008. OLIVEIRA, Francisco de. Crítica a razão dualista: O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo Editorial, 2006. 105 OLIVEIRA, M. M. de. Do profissionalizante ao integrado: A trajetória da Educação Profissional no Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2006. [Mimeografado] OTRANTO, Celia Regina. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs. RETTA, Seropédica, RJ, Vol. 01, n.º 01, p. 89-108, 2010. PAIVA, Jane. Desafios da formação de educadores na perspectiva da integração da Educação Profissional e EJA. In: OLIVEIRA, Edna Castro de. EJA e Educação Profissional: desafios da pesquisa e da formação no Proeja. Brasília: Líber Livro, 2012, p. 45-65. ______. Os sentidos do direito à educação de jovens e adultos. Petrópolis, RJ: DP et Alli; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009. PIO, Alessandra. Técnicos em Assuntos Educacionais do Colégio Pedro II: história, identidade e limites de atuação. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. PÓLON, Thelma Lúcia Pinto. Políticas públicas para o Ensino Médio nos anos 90: a trajetória do Colégio Pedro II/RJ. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. PORCARO, Rosa Cristina; SOARES, Leoncio José Gomes. Caminhos e desafios a formação de educadores de jovens e adultos. [Anais da] 34ª Reunião Anual da ANPEd, Natal, RN, outubro de 2011. Disponível em: < http://www.anped.org.br/app/webroot/34reuniao/images/trabalhos/GT18/GT18-659%20res.pdf>. Acesso em 10 mai 2012. RAMOS, Marise Nogueira. O ensino médio ao longo do século XX: um projeto inacabado. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Petrópolis, RJ: 2005, V. III, p 229-242. ______. O projeto unitário de ensino médio sob os princípios do trabalho, da ciência e da cultura. Brasília, DF: 2004. [Mimeografado] ______. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). O Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005a, p. 106-127. Revista Contemporânea de Educação, vol. 3, n.º 6, 2008. RODRIGUES, Manoel Antonio Quaresma. O Proeja No CEFET-PA: O Currículo Prescrito, Concebido e Percebido na Perspectiva da Integração. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília. Brasília, DF, 2009. RODRIGUES, Vera Maria. Discurso da professora Vera Maria Ferreira Rodrigues, Diretora-Geral do Colégio Pedro II [na solenidade de inauguração do Complexo Escolar Realengo em 04 de maio de 2012]. Disponível em<http://www.cp2.g12.br/component/content/article/98- comunicacaodestaques/destaques2012/192-discurso-da-professora-vera-maria-ferreira-rodrigues,-diretora-geral-do-colégio-pedro-ii.html>. Acesso em 14 mai 2012. RUMMERT, Sonia. A marca social da educação de jovens e adultos trabalhadores. Trabalho & Educação (UFMG), v. 17, 2008, p. 13-30. ______; VENTURA, Jaqueline Pereira. Políticas públicas para a educação de jovens e adultos no Brasil: a permanente (re)construção da subalternidade - considerações sobre os Programas Brasil Alfabetizado e Fazendo Escola. Educar em Revista, v. 29, 2007, p. 29-45. 106 SAVIANI, Demerval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n.º 34, 2007, p. 152-180. SINDSCOPE. Boletim do SINDSCOPE, nº 06, setembro de 2006, 4 p. [Mimeografado] ______. Boletim do SINDSCOPE, nº 08, novembro de 2007, 4 p. [Mimeografado] ______. Boletim do SINDSCOPE, nº 09, novembro de 2006, 4 p. [Mimeografado] ______. Propostas para pauta interna de reivindicações, Assembleia de 24 de julho de 2012, 1 p. [Mimeografado] ______. SINDSCOPE Informa, nº 03, abril de 2007, 4 p. [Mimeografado] SOARES, Leoncio José Gomes. O educador de jovens e adultos em formação. [Anais da] 29ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, MG, outubro de 2006. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT18-2030--Int.pdf>. Acesso em 10 mai 2012. SOUZA, José dos Santos. A qualificação do trabalhador no contexto da construção de nova regularidade para a produção social da vida material no capitalismo contemporâneo. In: TUMOLO, Paulo Sérgio e Batista, Roberto Leme (Org.). Trabalho, economia e educação: perspectivas do capitalismo global. Maringá, PR: Práxis; Massoni, 2008, p. 313-341. ______. Trabalho, educação e luta de classes na sociabilidade do capital. In: _______; ARAÚJO, Renan (Org.). Trabalho, educação e sociabilidade. Maringá, PR: Práxis; Massoni, 2010, p. 133-157. ______. Trabalho, educação e sindicalismo no Brasil: anos 90. Campinas, SP: Autores Associados, 2002. ______. Trabalho, qualificação, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo: fundamentos teóricos para uma análise da política de Educação Profissional. In: ______ (org.). Trabalho, qualificação e políticas públicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2011, p. 13-33. ______.; SALES, Sandra Regina (Org.). Educação de Jovens e Adultos: políticas e práticas educativas. Rio de Janeiro: NAU Editora, 2011. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Formação de professores no Brasil: perspectivas e desafios. In: ______. A aventura de formas professores. São Paulo: Papirus, 2009, p. 13-21. VENTURA, Jaqueline Pereira. Educação de jovens e adultos ou educação da classe trabalhadora? Concepções em disputa na contemporaneidade brasileira. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2008. WOOD, Ellen Meiksins. Classe como processo e como relação. In: ______. Democracia contra capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 73-98.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - BRUNO MIRANDA NEVES.pdf1.94 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.