Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20819Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Gomes, Luiz Rafael | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-07T15:20:49Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-07T15:20:49Z | - |
| dc.date.issued | 2023-02-28 | - |
| dc.identifier.citation | GOMES, Luiz Rafael. O continente africano nos currículos da Geografia: da BNCC à rede de ensino de Magé/RJ. 2023. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20819 | - |
| dc.description.abstract | Partindo da compreensão de que existe uma conduta racista em todas as esferas sociais do nosso cotidiano, buscamos analisar como o continente africano é retratado nos tópicos, conteúdos, e competências específicas, da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Junto a experiência da disciplina Ensino de História e Cultura Africana, Afrobrasileira e Indígena (EHCAI) implementada em 2021 na rede municipal de ensino de Magé no estado do Rio de Janeiro. Acreditamos que o racismo deve ser combatido e eliminado de nossa sociedade, e a sala de aula é um lugar privilegiado para isso. Nosso trabalho justifica-se por buscar, nos conteúdos da Geografia, mais instrumentos para esse combate através da valorização do conhecimento sobre África. Nossos pressupostos teórico-metodológicos são de base decolonial e antirracista, contextualizando, discutindo e refletindo com as ideias de: colonialidade do saber e do poder, eurocentrismo, sistema-mundo moderno colonial, e hierarquia sócio racial. O objetivo geral da pesquisa é analisar criticamente a Base Nacional Comum Curricular, para construir uma referenciação temática não racista sobre o continente africano no ensino de Gografia. A metodologia é composta pela revisão bibliográfica, análise das prescrições curriculares de ensino de Geografia presentes na BNCC, e das referentes a disciplina EHCAI na rede municipal de Magé; e entrevista com os responsáveis plea disciplina. Estabelecidas as críticas ao que é apresentado pelos textos das leis, bucamos contribuir para construirmos uma referencia temática minimamente equilibrada. E no entendimento sobre como novas experiencias curriculares, podem fazer a diferença na efetivação de uma educação antirracista. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | África | pt_BR |
| dc.subject | BNCC | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
| dc.subject | EHCAI | pt_BR |
| dc.subject | Magé | pt_BR |
| dc.subject | Africa | pt_BR |
| dc.subject | Geography Teaching | pt_BR |
| dc.title | O continente africano nos currículos da Geografia: da BNCC à rede de ensino de Magé/RJ | pt_BR |
| dc.title.alternative | The African continent in Geography curricula: from the BNCC to the teaching network of Magé/RJ | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Based on the understanding that there is racist behavior in all social spheres of our daily life, we seek to analyze how the African continent is portrayed in the topics, contents, and specific competences of the new National Common Curricular Base (BNCC). Together with the experience of the Teaching of African, Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture (EHCAI) discipline implemented in 2021 in the municipal teaching network of Magé in the state of Rio de Janeiro. We believe that racism must be fought and eliminated from our society, and the classroom is a privileged place for this. Our work is justified by seeking, in the contents of Geography, more instruments for this fight by valuing knowledge about Africa. Our theoretical-methodological assumptions are decolonial and anti-racist, contextualizing, discussing and reflecting on the ideas of: coloniality of knowledge and power, eurocentrism, modern colonial world-system, and socio-racial hierarchy. The general objective of the research is to critically analyze the National Common Curricular Base, to build a non-racist thematic reference on the African continent in the teaching of Geography. The methodology consists of a bibliographical review, analysis of the curricular prescriptions for teaching Geography present in the BNCC, and those referring to the EHCAI discipline in the municipal network of Magé; and interview with those responsible for the discipline. Having established the criticisms of what is presented by the texts of the laws, we seek to contribute to building a minimally balanced thematic reference. And in the understanding of how new curricular experiences can make a difference in the effectiveness of an anti-racist education. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Edileuza Dias de | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-2904-9938 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5730602348729651 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Queiroz, Edileuza Dias de | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-2904-9938 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5730602348729651 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Ferracini, Rosemberg Aparecido Lopes | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-1203-8893 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8002256908275888 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Santos, Clézio dos | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0001-8491-1802 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3525247325350570 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-2808-3317 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5889112667833205 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
| dc.relation.references | ADAS, Melhem & ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas, 8° ano. Moderna, 3 ed. São Paulo, 2018. BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Proposta de Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Setembro de 2016. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 01/02/2023. _______. Ministério da Educação; Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006. _______. Ministério da Educação; Grupo de Trabalho Interministerial Instituído por Meio da Portaria Interministerial n° 605. Proposta de Plano Nacional de Implementação das diretrizes curriculares nacionais da educação das relações Étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana – Lei 10.639/2003. MEC/MJ/SEPPIR, Brasília, 2008. ______. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Diretoria de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania. Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica: diversidade e inclusão. CNE/SECADI, Brasília, 2013. DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e Eurocentrismo. In: Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. FREYRE, Gilberto. Vida Social no Brasil nos Meados do Século XIX [1922]. Recife: Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, 1964. _______. Casa Grande & Senzala; Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal. [1933]. 21 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981. GOMES, Luiz Rafael. África no currículo da Geografia. In. AnaisI Simpósio Internacional de Educação Popular, Agroecologia e Memória e II Seminário de Educação do Campo, 2021. GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, Editora Vozes, 2012. GRINBERG, Silvia; LEVY, Esther. Pedagogía, currículo y subjetividad: entre pasado y futuro, Bernal, Universidad Nacional de Quilmes, 2009. GROSFOGUEL, Ramón; BERNARDINO-COSTA, Joaze. Decolonialidade e perspectiva negra. In: Revista Sociedade e Estado – Volume 31 Número 1 Janeiro/Abril 2016. 115 GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Depois da democracia racial. In: Tempo Social, revista de sociologia da USP. v. 18, n. 2. São Paulo – USP. pp. 269-287, 2006. HALL, Stuart. El espectáculo del “Otro”. In: Sin garantías: Trayectorias y problemáticas en estudios culturales, 2010. HOFBAUER, Andreas. Raça, cultura e identidade e o “racismo à brasileira”. In: De Preto a afrodescendente. São Carlos : Edufscar, 2003, p. 51-68. LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo, Cortez, 2011. MAGÉ; Secretaria de Educação e Cultura. Orientações para implementação das novas disciplinas do currículo diversificado no Município de Magé Normativas 001/2021 e 003/2021. COPIED, Departamento de Ensino. 2021. _______. Deliberação CME 006, 15 de março de 2019. CMEM. _______. Documento Curricular da Rede Municipal de Ensino de 2022, 2022; _______. Oficío SMEC n° 007-2021, 2021; _______. Portaria 01-2021, 2021; MALDONADO-TORRES, Nelson . Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá. Siglo del Hombre Editores; Universidad Central; Instituto de Estudios Sociales Contemporáneos y Pontificia Universidad Javeriana; Instituto Pensar; 2007. MARTINS, L. A. M. e PEIXOTO JUNIOR, C. A. Genealogia do biopoder. Psicologia & Sociedade; 21 (2): 157-165, 2009. MARTIUS, Karl Friedrich Philipp Von. Como se deve escrever a história do Brasil. In: Jornal do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. N. 24, janeiro de 1845. MONTAIGNE, Michel de. Os canibais. In Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1972. MIGNOLO, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da modernidade. In: LANDER, E. A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. 3° Seminário Internacional de Relações Raciais e Educação. Palestra conduzida em PENESB-RJ. 05 de novembro de 2003. ________. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. In: Vozes. Petrópolis, RJ, 1999. 116 ________. Diversidade, etnicidade, identidade e cidadania. In: Movimento Revista de Educação do programa de pós-graduação da faculdade de educação da UFF. Número 12 – setembro de 2005. OLIVEIRA, Luiz Fernandez de. Educação e militância decolonial. Editora Selo Novo, RJ, 2018. PANTA, M.; PALLISSER, N. “Identidade nacional brasileira” versus “identidade negra”: reflexões sobre branqueamento, racismo e construções identitárias. In.: Revista Espaço Acadêmico, 17(195), 116-127. http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/34664 QUIJANO, A. A Colonialidade do Poder. Eurocentrismo e América Latina. In: A Colonialidade do Saber: eurocentrismo e ciências sociais latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. SANTOS, Boaventura de Souza. O fim das descobertas imperiais, Jornal da Agb, 2002. ________. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. In: Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, 237-280. 2002. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociedade brasileira. Editora Enigma, São Paulo, 2012. ________. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questões raciais no Brasil. Companhia das Letras, São Paulo, 1993. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma Introdução às Teorias de Currículo. 3° Edição. Editora Autêntica. 2010. ________. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte, Editora Autêntica, 2001 STRIEDER, Inácio Reinaldo. Democracia Racial – A partir de Gilberto Freyre. In: Anais do VII Simp6sio de la Revista lnternacional de Filosofia Polilica", em Cartagena de lndias/Colombia, no período de 20 a 22 de novembro de 2000. WALSH, Catherine. Pedagogías decoloniales, prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)viver. Tomo I, Editora Catherine Walsh, Equador, 2013. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Geografia | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Luiz Rafael Gomes.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
