Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20823
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.contributor.authorSouza, Ana Lúcia Gomes de-
dc.date.accessioned2025-04-07T16:57:34Z-
dc.date.available2025-04-07T16:57:34Z-
dc.date.issued2013-02-20-
dc.identifier.citationSOUZA, Ana Lucia Gomes de. Formação continuada de alfabetizadores: uma experiência formativa de professores em Mesquita/RJ. 2013. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação contextos contemporâneos e demanda populares) – Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20823-
dc.description.abstractA formação continuada de professores vem conquistando um espaço de destaque nas políticas públicas educacionais brasileiras. Sua história apresenta alguns avanços e retrocessos, porém existe um certo consenso entre pesquisadores de que a LDB 9394/96 não atendeu as expectativas iniciais nesse quesito, deixando hiatos. Em linhas gerais, as avaliações demonstram que a formação inicial dos professores já não dá conta dos problemas decorrentes de sua prática. Sendo assim, os governos municipais têm buscado formas de aprimoramento profissional de seus professores, a chamada formação continuada, com apoio do Governo Federal. O presente trabalho apresenta e analisa um desses cursos: o Curso de Formação Continuada para Professores Alfabetizadores do município de Mesquita/RJ como uma política pública educacional implementada por seis anos consecutivos, através de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Mesquita e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, representado pelo Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – (CAp-UERJ), via projeto de extensão. O curso é uma reformulação do antigo PROFA – Programa de Formação de Professores do Ministério da Educação, elaborado em 2001 durante o Governo Fernando Henrique Cardoso. Em 2005, já no Governo Lula da Silva, o curso de formação ganhou novas características, contudo o objetivo principal permaneceu: formar professores alfabetizadores. Com o objetivo de analisar os impactos que esta formação trouxe à prática docente dos professores concluintes do curso, bem como seu reflexo na aprendizagem dos alunos, aplicaram-se questionários a trinta e três sujeitos e realizaram-se entrevistas com treze professoras egressas do referido curso, culminando na realização de dois grupos focais. Conclui-se que o curso atendeu ao seu propósito inicial sob o ponto de vista dos seus egressos, dos gestores municipais e dos professore formadores, ressaltando principalmente o fato do mesmo conseguir vincular teoria ao cotidiano escolar. Analisou-se que a implementação desta política pública foi uma opção acertada da equipe gestora municipal, entretanto, sinalizou-se alguns aspectos importantes que deixaram de acontecer para o implemento de uma política educacional consistente.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
dc.subjectFormação em serviçopt_BR
dc.subjectPublic Policy Educationpt_BR
dc.subjectContinuing Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Training Servicept_BR
dc.titleFormação continuada de alfabetizadores: uma experiência formativa de professores em Mesquita/RJpt_BR
dc.title.alternativeContinuing education for literacy: a formative experience of teachers in Mesquita/RJ.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe continuing education of teachers has gained a place of prominence in the Brazilian educational policies. His story presents some advances and setbacks, but there is some consensus among researchers that the LDB 9394/96 did not meet initial expectations in this regard, leaving gaps. In general, surveys show that the initial training of teachers no longer aware of the problems arising out of their practice. Thus, municipal governments have sought ways to improve their professional teachers, the call continued training, with support from the Federal Government. This paper presents and analyzes of these courses: Course of Continuing Education for Literacy Teachers municipality of Mesquita / RJ as a public educational policy implemented for six consecutive years, through a partnership between the City of Mosque and State University Rio de Janeiro - UERJ, represented by the Office of Enforcement Fernando Rodrigues da Silveira at the State University of Rio de Janeiro - (CAp-UERJ), via extension project. The course is a reformulation of old PROFA - Teacher Training Program of the Ministry of Education, established in 2001 during the government of Fernando Henrique Cardoso. In 2005, already in Government Lula da Silva, the training course has gained new features, but the main goal remained: to train literacy teachers. With the objective of analyzing the impact that this training has brought the teaching practice of teachers graduating and its reflection on student learning, questionnaires were applied to thirty-three subjects and interviews were conducted with thirteen teachers of that course alumni , culminating in the achievement of two focus groups. We conclude that the course met its initial purpose from the point of view of its graduates, the municipal managers and trainers professore, noting especially the fact achieve the same link theory to everyday school life. We analyzed that the implementation of this policy was a wise option of managing municipal staff, meanwhile, signaled to some important aspects that no longer happen to implement a policy consistent educational.en
dc.contributor.advisor1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863596390001966pt_BR
dc.contributor.referee2Linhares, Célia Frazão Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7281306371405447pt_BR
dc.contributor.referee3Araújo, Ivanildo Amaro de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8813-5510pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227626565074890pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8170-5827pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6189074395720414pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, Nilda: OLIVEIRA, Inês Barbosa de (orgs) Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas – sobre redes de saberes. Petrópolis/RJ: DP et ali, 2008a, p. 15- 38. AZEVEDO, Janete M. Lins de. A educação como política pública. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. – (Coleção Polêmica do nosso tempo: v. 56) BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2009. ______. Estética da criação verbal. 4ª ed – São Paulo: Martins Fontes, 1997. BASSI, M. E.AGUIAR, L. C. (org). Políticas públicas e formação de professores. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2009. – 288 p. ISBN 978-85-7429-854-2. CRUZ NETO, O.; MOREIRA, M. R.; SUCENA, L. F. M. Grupos focais e pesquisa social qualitativa: o debate orientado como técnica de investigação. In: XIII ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESTUDOS POPULACIONAIS - ABEP, 4 a 8 de novembro de 2002, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto, 2002. Compact Disc. DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 13ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. _______. Futuro e reconstrução do conhecimento. 4ª edição. Petrópolis RJ: Vozes, 2004. _______. Ser professor é cuidar que o aluno aprenda. Porto Alegre: Mediação, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011. _______. Professora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Editora olha D´água. 1997 131 GATTI, A. Bernadete. A formação dos docentes: o confronto necessário professor x academia. Cadernos de Pesquisa, n.81, maio. SP: 1992 GATTI, Bernadete Angelina e BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. 294p. GATTI, A. Bernadete. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores. Vol.1, n.1, p.90-102, maio/2009. KRAMER, Sonia. Entrevistas coletivas: uma alternativa para lidar com a diversidade, hierarquia e poder na pesquisa em ciências humanas. In: FREITAS, Maria Tereza; SOUZA, Solange Jobim e; KRAMER, Sônia. Ciências Humanas e Pesquisas: leituras em Mikhail Bakhtin (orgs.). 2. ed – São Paulo, Cortez, 2007. LARROSA, Jorge. “Tecnologias do eu e educação”. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86. LEOPARDI, Maria Terza; BECK, Carmem Lúcia Colomé, NIETSCHE, Elisabeta Albertina; GONZALES, Rosa Maria Barcini. Metodologia da pesquisa na saúde. Santa Maria: Pallotti; 2001. LINHARES, Célia. Políticas de Formação de Professores e experiências instituintes. Revista Eletrônica do Grupo Aleph – Faculdade de Educação – UFF- Ano II- Número 09 – Fevereiro e Março de 2006 – ISNN 1807-6211 MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; KRAMER, Sonia. Contemporaneidade, Educação e Tecnologia. Revista Educação e Sociedade, Campinas: Vol. 28, n.100. 2007. NÓVOA, A. (Org.). Formação de professores e profissão docente. In: ______. Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: D. Quixote, 1992. (Temas da Educação, n.1). ______. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf. Acessado em 28/04/2010. PIMENTA, Selma Garrido, GUEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um processo. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005. 132 QUEIRÓS, Bartolomeu C. de. Para ler em silêncio. 1ª Ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2007. RANCIÈRE, Jacques. O Mestre Ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2007 RESSEL, L.B.; BECK, C.L.C., GUALDA D.M.R.; HOFFMANN, I.C, SILVA, R.M.; SEHNEM, .G.D. O uso do grupo focal em pesquisa qualitativa. Texto Contexto Enferm. 2008;17(4):779-86. SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Campinas: SP. Revista Brasileira de Educação, 2009, p. 143-155, v. 14, nº 40. SILVA, Maria Fatima Souza. Das Terras de mutambo ao Município de Mesquita – RJ: Memórias da Emancipação nas vozes da Cidade – Mesquita/RJ: Entorno, 2007. TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 61-88, maio/ago. 2000 TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005. TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemoogia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação a formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, nº13, jan/abr. 2000.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013 -Ana Lucia G Souza.pdf2.31 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.