Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20828
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerro, Fabiano Monção-
dc.date.accessioned2025-04-07T19:47:01Z-
dc.date.available2025-04-07T19:47:01Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationFERRO, Fabiano Monção. O uso de materiais manipuláveis para o estudo de polígonos em uma turma do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município do Rio de Janeiro. 2024. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20828-
dc.description.abstractEste trabalho aborda o ensino-aprendizagem de Geometria com o uso de materiais manipuláveis, tendo como meta analisar suas contribuições no estudo de polígonos. A justificativa da pesquisa está baseada na importância da compreensão dos conceitos geométricos para a formação dos estudantes e na dificuldade que vários alunos possuem ao lidar com conceitos abstratos, como polígonos. O uso de materiais manipuláveis pode propiciar uma aprendizagem de Geometria mais acessível e interessante, ao permitir que os alunos visualizem e manipulem objetos concretos que representam conceitos geométricos. Mediante o exposto, o objetivo principal deste trabalho foi analisar as contribuições do uso de materiais manipuláveis no estudo de polígonos, em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município do Rio de Janeiro. A metodologia da dissertação foi composta por uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de materiais manipuláveis no ensino-aprendizagem de Geometria Plana e por uma pesquisa-ação com o uso de materiais manipuláveis no estudo de polígonos, realizada em uma turma de sétimo ano. Foram aplicados um Questionário Inicial, para verificar o conhecimento prévio dos educandos sobre polígonos, um Questionário Final para verificar a aprendizagem dos alunos sobre o assunto após as atividades e uma Pesquisa de Satisfação, para verificar as impressões dos participantes diante das atividades realizadas. Os resultados desta pesquisa nos mostraram que houve uma evolução dos alunos participantes da pesquisa em identificar e classificar polígonos, sejam regulares ou irregulares, bem como a compreensão de conceitos básicos como ângulos, vértices e lados de polígonos, mediante a utilização de materiais manipuláveis. Também foi observado na pesquisa um progresso no engajamento dos participantes na realização das atividades.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectMateriais Manipuláveispt_BR
dc.subjectPolígonospt_BR
dc.subjectEnsino de Geometriapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectManipulativespt_BR
dc.subjectPolygonspt_BR
dc.subjectGeometry Teachingpt_BR
dc.subjectMiddle Schoolpt_BR
dc.titleO uso de materiais manipuláveis para o estudo de polígonos em uma turma do Sétimo Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Município do Rio de Janeiropt_BR
dc.title.alternativeThe Use of Manipulatives for the Study of Polygons in a Seventh-Grade Class at a Public School in the City of Rio de Janeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study addresses the teaching and learning of Geometry using manipulatives, aiming to analyze their contributions to the study of polygons. The research justification lies in the importance of understanding geometric concepts for students' academic development and the difficulty several students face when dealing with abstract concepts such as polygons. The use of manipulatives can provide a more accessible and engaging Geometry learning experience by allowing students to visualize and manipulate tangible objects that represent geometric concepts. Accordingly, the main objective of this study was to analyze the contributions of manipulatives to the study of polygons in a seventh-grade class at a public school in the city of Rio de Janeiro. The methodology comprised a bibliographic review on the use of manipulatives in teaching and learning Plane Geometry and action research involving the use of manipulatives in the study of polygons, conducted with a seventh-grade class. A Preliminary Questionnaire was administered to assess the students' prior knowledge of polygons, in addition to a Final Questionnaire to evaluate their learning after the activities, and a Satisfaction Survey to gather participants' feedback on the activities performed. The results of this study demonstrated progress among participating students in identifying and classifying regular and irregular polygons, as well as in understanding fundamental concepts such as angles, vertices, and polygon sides using manipulatives. The research also revealed an improvement in participant engagement during the activities.en
dc.contributor.advisor1Barbosa, Aline Mauricio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3926-8648pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio-
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Montauban Moreira de-
dc.contributor.referee3Freire, Emerson Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9698574391041307pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Fabiano Monção Ferro.pdf4.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.