Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Fabio Monteiro de-
dc.date.accessioned2025-04-07T20:25:53Z-
dc.date.available2025-04-07T20:25:53Z-
dc.date.issued2024-11-28-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Fábio Monteiro. Resolução de equações polinomiais do 2° grau com uma incógnita por meio do aplicativo EQUAFÁCIL: uma experiência com alunos que possuem necessidades educacionais especiais. 2024. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20882-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como tema principal a resolução de equações polinomiais do segundo grau com uma incógnita por meio do aplicativo Equafácil. A proposta foi realizar uma experiência com um grupo de alunos selecionados em suas respectivas turmas, que possuem necessidades educacionais especiais, devidamente amparado por laudo de um profissional fazendo uso do aplicativos no ensino da matemática. Essa estratégia tem ganhado destaque devido ao seu potencial para tornar o aprendizado mais interativo, personalizado e eficaz, por essa razão buscou se com o uso de tecnologia em sala de aula pelo uso deste aplicativo, tendo em vista a dificuldade que muitos dos alunos possuem para desenvolver processo resolutivo desse tipo de equação. Portanto, essa pesquisa possui caráter qualitativo, e contou com a participação de alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e dos alunos do 1° ano, 2° ano e do 3° ano do Ensino Médio com NEE. As estratégias didáticas utilizaram o princípio do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) que prevê a adaptação de metodologias e adoção de estratégias inovadoras no ensino-aprendizagem de todos os educandos. Os resultados da análise dos dados coletados mostraram que o uso do aplicativo Equafácil é um grande facilitador para esse processo, tornando uma ferramenta útil com fácil acesso e bem interativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectNecessidades Educacionais Especiaispt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEquação Quadráticapt_BR
dc.subjectAplicativopt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subjectSpecial Educational Needspt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.subjectQuadratic Equationpt_BR
dc.subjectApplicationpt_BR
dc.titleResolução de equações polinomiais do 2º grau com uma incógnita por meio do aplicativo EQUAFÁCIL: uma experiência com alunos que possuem necessidades educacionais especiaispt_BR
dc.title.alternativeSolving second-degree polynomial equations with one unknown using the EQUAFÁCIL application: an experience with students who have special educational needsen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study addresses the resolution of second-degree polynomial equations with one variable through the use of the Equafácil application. The research involved an experiment conducted with a group of students from their respective classes, identified as having special educational needs and supported by professional assessments, employing the application as a tool in mathematics education. This strategy has gained prominence due to its potential to make learning more interactive, personalized, and effective. For this reason, technology was introduced in the classroom through the use of this application, considering the difficulties many students face in developing a solution process for this type of equation. Thus, this research adopts a qualitative approach and involved students from the 9th grade of elementary school, as well as 1st, 2nd, and 3rd-year high school students with special needs. The didactic strategies were based on the principles of Universal Design for Learning (UDL), which promotes the adaptation of methodologies and the adoption of innovative strategies in teaching and learning for all students. The results of the data analysis showed that the use of the Equafácil application is a great facilitator for this process, making it a useful, accessible, and highly interactive tool.en
dc.contributor.advisor1Araújo, Leandro Tomaz de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0009-0006-5568-1706pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5898311635778281pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Leandro Tomaz de-
dc.contributor.referee2Pereira, André Luiz Martins-
dc.contributor.referee3Martins, Rafael-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9990364127312581pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Fábio Monteiro de Oliveira.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.