Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21081
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMattei, Lauro-
dc.contributor.authorGabriel, Cristine Garcia-
dc.contributor.authorMartins, Milena Corrêa-
dc.contributor.authorMachado, Mick Lennon-
dc.contributor.authorPinto, Murilo Lyra-
dc.contributor.editorNúcleo de Estudos de Economia Catarinensept_BR
dc.date.accessioned2025-04-14T13:39:00Z-
dc.date.available2025-04-14T13:39:00Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMATTEI, L.; GABRIEL, C.G.; MARTINS, M. C.; MACHADO, M.L.; PINTO, M. L. Fome no estado de Santa Catarina: evolução, raízes e perspectivas em período de múltiplas crises. Revista NECAT, v. 11, p.103-121, 2022.pt_BR
dc.identifier.issn23178523pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21081-
dc.description.abstractO objetivo do artigo é discutir a evolução da fome em Santa Catarina à luz dos dados divulgados pelo IIº Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 (IIº VIGISAN / 2022) da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN). O Inquérito apontou que 40,6% da população catarinense viviam com algum grau de insegurança alimentar (IA) e que 4,6% dos catarinenses viviam em situação análoga à fome (IA Grave), o que correspondia a 338 mil pessoas. Em uma linha histórica, essas informações mostram que a fome é persistente em Santa Catarina, apesar de ser marginalizada na agenda dos governos e ocultada quando mensurada pelos rendimentos salariais médios e pelos indicadores de desenvolvimento humano, para fins de comparação com as demais unidades federativas brasileiras. Três aspectos parecem sintetizar os motivos para o aumento da fome em Santa Catarina: o desmonte das estruturas nacionais de proteção social; a incompetência da gestão pública em relação à crise socioeconômica e sanitária; e a desestruturação do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. A falta de investimento e os retrocessos nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional se apoiam em um ideário negacionista da existência da fome no estado. Estruturar e fortalecer políticas públicas de combate à fome e de garantia do direito humano à alimentação adequada é condição indispensável para superar a situação apresentada pelos dados do VIGISAN e evitar que novas crises e catástrofes resultem em um cenário tão trágico como o que foi vivenciado entre 2020 e 2022.pt_BR
dc.relation.ispartofRevista NECATpt_BR
dc.subjectSegurança alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectSanta Catarinapt_BR
dc.subjectFood an nutritional securitypt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.titleFome no estado de Santa Catarina: evolução, raízes e perspectivas em período de múltiplas crisespt_BR
dc.title.alternativeHunger in the state of Santa Catarina: evolution, cause and prospects in a period of multiple crisespt_BR
dc.typeArtigo em periódicopt_BR
dc.description.abstractOtherThe objective of the article is to discuss the evolution of hunger in Santa Catarina in the light of data released by the II National Survey of Food Insecurity in the Context of the Covid-19 Pandemic in Brazil (II VIGISAN / 2022) of the Brazilian Research Network on Food Sovereignty and Security and Nutrition (PENSSAN Network). The Survey pointed out that 40.6% of the Santa Catarina population lived in some degree of food insecurity (FI), a prevalence three times higher than that found by the 2017-2018 Family Budget Survey. Still, 4.6% of Santa Catarina lived in a situation similar to hunger (IA Severe). Hunger is persistent in Santa Catarina, despite being marginalized in the government's agenda, and hidden by average salaries and high incomes, and by outstanding human development indicators, when compared to other federative units. Three aspects seem to summarize the reasons for the increase in hunger in Santa Catarina: the dismantling of national social protection structures; the incompetence of public management in relation to the socioeconomic and health crisis; and the disruption of the Food and Nutrition Security System. The lack of investment and setbacks in public policies for food and nutrition security are supported by a denialist ideology of the existence of hunger in the state. Structuring and strengthening public policies to combat hunger and guarantee the human right to adequate food is a non-negotiable condition to enable a way out of the situation presented by VIGISAN data, and prevent new crises and catastrophes from resulting in a scenario as tragic as the one experienced between 2020 and 2022.en
dc.citation.epage121pt_BR
dc.citation.issue21pt_BR
dc.citation.spage103pt_BR
dc.citation.volume11pt_BR
dc.publisher.localSanta Catarinapt_BR
Appears in Collections:Publicações do OPPA

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.