Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBastos, Denis Mendes-
dc.date.accessioned2025-04-15T19:17:06Z-
dc.date.available2025-04-15T19:17:06Z-
dc.date.issued2024-08-28-
dc.identifier.citationBASTOS, Denis Mendes. Jogos Transversais: problematizando temas contemporâneos nas aulas de Educação Física Escolar: Rio de Janeiro, RJ. 2024. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Instituto de Educação, Departamento de Educação Física, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21101-
dc.description.abstractEstudos, antigos e recentes, mostram que abordar temas contemporâneos nas aulas de Educação Física Escolar, ainda, continua sendo uma grande dificuldade para muitos professores, principalmente, para aqueles que trabalham com as perspectivas esportivista, biologicista e/ou recreacionista. A presente pesquisa problematiza uma experiência que vem sendo realizada em escolas do Município do Rio de Janeiro, denominada Jogos Transversais. Ela busca analisar, criticamente, as mudanças, nos campos prático e teórico dessa experiência, a partir de uma aproximação com os pressupostos da Pedagogia Freiriana. A referida experiência pode ser considerada uma das formas de abordagem ou de problematização dos temas contemporâneos. Como caminho metodológico, dois momentos importantes da pesquisa puderam ser descritos, apresentando suas conexões: o primeiro deu-se, por meio da análise dos pressupostos básicos da Pedagogia Freiriana. Esse momento ocorreu, ainda, quando estávamos cursando as disciplinas do mestrado e tivemos a oportunidade de aprofundar os conceitos que mais dialogavam com a experiência em questão. A partir desse aprofundamento, buscamos uma reflexão crítica, ressignificando elementos teóricos e práticos e oferecendo uma nova roupagem aos Jogos Transversais. A segunda etapa deu-se, por meio de 9 (nove) encontros com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, visando a identificar como essa ressignificação se materializava na práxis pedagógica, identificando outros possíveis caminhos indicadores da multiplicidade das rotas cotidianas. Os registros das aulas aconteceram, por intermédio do diário de campo. Em seguida, inspirados pelos estudos com os cotidianos, voltamos ao diário de campo e aos registros sensíveis da memória do pesquisador, buscando apreender outros sentidos e significados despertados, a partir da vivência dos jogos ressignificados durante os nove encontros, tanto nos educandos, quanto no pesquisador. Esse mergulho sensível no cotidiano da experiência vivenciada nos possibilitou afirmar que os educandos tiveram uma participação diferenciada dos momentos anteriores, tendo mais poder decisório, mais encorajamento para fazerem valer suas vozes, o que nos remete à ideia de empoderamento e maior centralidade em seus processos de aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEscola. Éticapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectTemas Transversaispt_BR
dc.subjectTemas Contemporâneos Transversaispt_BR
dc.subjectSchool; Ethicspt_BR
dc.subjectCitizenshippt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.subjectCross-cutting Themespt_BR
dc.subjectTransversal Contemporary Themespt_BR
dc.titleJogos Transversais: problematizando temas contemporâneos nas aulas de Educação Física escolar: Rio de Janeiro, RJpt_BR
dc.title.alternativeTransversal Games: problematizing contemporary themes in School Physical Education classes: Rio de Janeiro, RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherStudies, old and recent, show that addressing contemporary issues in School Physical Education classes still remains a great difficulty for many teachers. Especially for those who work with the sportsman, biologicist and/or recreationist perspectives. The present research problematizes an experience that has been carried out in schools in the city of Rio de Janeiro called Transversal Games. She seeks to critically analyze the changes in the practical and theoretical field of this experience, from an approximation with the assumptions of Freirean Pedagogy. This experience can be considered one of the ways of approaching or problematizing contemporary issues. As a methodological path, two important moments of the research could be described, presenting their connections: the first took place through an analysis of the basic assumptions of Freirean Pedagogy. This moment also occurred when we were taking the courses of the course.en
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1856-6005pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537pt_BR
dc.contributor.referee1Cupolillo, Amparo Villa-
dc.contributor.referee2Martins, Rodrigo Lema Del Rio-
dc.contributor.referee3Alves, Marcelo Paraiso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211032608179012pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Denis Mendes Bastos.pdf6.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.