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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21108Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Costa, Calvim | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-16T14:55:53Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-16T14:55:53Z | - |
| dc.date.issued | 2023-08-30 | - |
| dc.identifier.citation | COSTA, Calvim. Os jogos africanos numa perspectiva etnomatemática como uma estratégia possível para uma educação escolar democrática e antirracista. 2023. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21108 | - |
| dc.description.abstract | O racismo é um problema de caráter social que está estruturado em nossa sociedade, vide as estatísticas de violência acerca das pessoas negras. A Escola, como uma instituição social, pode ser um ambiente crítico e inclusivo. Seguindo esta linha de raciocínio, o seguinte trabalho se utiliza de lei 10.639/03, legislação que visa inclusão e a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no ambiente escolar, e busca trazer a Etnomatemática como uma ferramenta metodológica, por meio da elaboração de uma sequência de atividades com o jogo africano Shisima na escola a partir de uma experimentação em sala de aula. Teve como objetivo uma matemática mais crítica, que busca valorizar a história e a cultura africanas. Com uma metodologia qualitativa de objetivo descritivo, a pesquisa buscou maior entendimento de ações no ambiente escolar. Em virtude de uma situação vivenciada pelo autor, na qual uma professora nunca tinha ouvido falar a respeito da Etnomatemática, o seguinte trabalho terá como produto educacional a elaboração de um vídeo documentário que trará a Etnomatemática como metodologia fundamental, através da qual serão tratados temas como o racismo no espaço escolar. O jogo africano Shisima foi utilizado como ferramenta metodológica a fim de proporcionar uma educação inclusiva, democrática e antirracista. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Racismo | pt_BR |
| dc.subject | lei 10.139/03 | pt_BR |
| dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
| dc.subject | Shisima | pt_BR |
| dc.subject | Racism | pt_BR |
| dc.subject | law 10.139/03 | pt_BR |
| dc.subject | ethnomathematics | pt_BR |
| dc.title | Os jogos africanos numa perspectiva etnomatemática como uma estratégia possível para uma educação escolar democrática e antirracista | pt_BR |
| dc.title.alternative | African games in an ethnomathematical perspective as a possible strategy for a democratic and antiracist education | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Racism is a problem of a social nature that is structured in our society, as we can see on violence statistics regarding black people. School, as a social institution, must be a critical and inclusive environment. Following this stream of thought, the present piece utilizes the law 10.639/03 about the inclusion and the obligation of “Afro-Brazilian History and Culture” theme in school environment and seeks to bring Ethnomathematics as a methodological tool, through a sequency of activity with the African game Shisima in school, aiming as its objective, a more critical mathematics that intends to value african history and culture. Using a descriptive qualitative methodology, this research chases a deeper understanding about actions on school environment. Due to a situation experienced by the author, in which a teacher had never heard about Ethnomathematics, the following work presents the transcription of a documentary video made by the researcher himself containing a discussion about racism in school. The african game Shisima will be used as a methodological tool in order to propose an inclusive, democratic and antiracist education. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Vianna, Márcio de Albuquerque | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6751-7926 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1194444335975667 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Vianna, Márcio de Albuquerque | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6751-7926 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1194444335975667 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | - |
| dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-8084-7126 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4832316123512245 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Costa, Claudio Fernandes da | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0004052801698371 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9592951739058291 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
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| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática | |
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