Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21110
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBezerra, Erika da Costa-
dc.date.accessioned2025-04-16T16:21:23Z-
dc.date.available2025-04-16T16:21:23Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.citationBEZERRA, Erika da Costa. Robótica educativa: narrativas autobiográficas. 2023. 59 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21110-
dc.description.abstractA Robótica Educacional se constitui como um recurso em expansão nas escolas, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas. No entanto, também necessário destacar o desafio que essa abordagem pedagógica representa para os educadores, que devem se adaptar a um cenário em constante mudança. Esta dissertação tem como objetivo investigar a relação entre as narrativas autobiográficas desta autora e a pedagogia da robótica educativa, com análise de conteúdo de pesquisas relacionadas. O problema dessa dissertação é como as narrativas pessoais influenciam a abordagem pedagógica na robótica educativa e seu impacto no ensino e no envolvimento dos alunos. Com o intuito de contribuir para a realização do texto foram analisadas quinze dissertações que versam sobre a temática deste trabalho, relacionando ações docentes na robótica educativa. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações foi o banco de dados utilizado para a obter as dissertações selecionadas para a análise. Como principais referenciais teóricos na robótica, Seymour Papert, robótica educativa, Flavio Campos, na análise de conteúdo, Laurence Bardin. Ao explorar a interação entre as histórias das narrativas autobiográficas e as práticas pedagógicas em robótica educativa, esta dissertação visa oferecer uma contribuição para o avanço contínuo do campo da educação com o emprego da robótica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectRobótica Educativapt_BR
dc.subjectNarrativas Autobiográficaspt_BR
dc.subjectAnálise de Conteúdopt_BR
dc.subjectEducational Roboticspt_BR
dc.subjectAutobiographical Narrativespt_BR
dc.subjectContent Analysispt_BR
dc.titleRobótica educativa: narrativas autobiográficaspt_BR
dc.title.alternativeEducational robotics: autobiographical narrativesen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherEducational Robotics is an expanding resource in schools, promoting critical thinking and problem solving. However, it is also necessary to show the challenge that this pedagogical context represents for teachers, who must adapt to a constantly changing scenario. This dissertation has to investigate the relationship between this author's autobiographical narratives and the pedagogy of educational robotics, content analysis of related research. This work problem is how personal narratives influence the pedagogical approach in educational robotics and their impact on teaching and student engagement. To contribute to the creation of the text, fifteen dissertations were analyzed that deal with the theme of this work, relating teaching actions in educational robotics. The Digital Library of Theses and Dissertations was the database used to obtain the dissertations selected for analysis. As main theoretical references in robotics, Seymour Papert, educational robotics, Flavio Campos, in content analysis, Laurence Bardin, on the autobiographical aethod, the authors Antonio Nóvoa and Matthias Finger. By exploring the interaction between the stories of autobiographical narratives and pedagogical practices in educational robotics, this dissertation aims to offer a contribution to the continuous advancement of the field of education utilizing robotics.en
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8084-7126pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245pt_BR
dc.contributor.referee2Bahia, Bruno Cardoso de Menezes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8976-0035pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0728241677912831pt_BR
dc.contributor.referee3Toman, Alexandre-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9547386076944233pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5621-4900pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9572682118078482pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesALBERTONI, Neumar Regiane Machado. Robótica educacional no ensino de matemática: como os conteúdos se fazem presentes. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós- Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica. Curitiba, 2021. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br /jspui/handle/1/24346. Acesso em: 08 jan. 2023. ANDRADE, Juliana Wallor de. Robótica educacional: uma proposta para a educação básica. 2018, 59 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional. Chapecó, 2018. Disponível em: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2168. Acesso em 20 jan. 2023. ANDRADE, Thais Marcelle. Matemática Interligada: trigonometria, fenômenos periódicos e programação. São Paulo: Scipinone, 2020. ARAGÃO, Franciella. Robótica educativa na construção do pensamento matemático. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado) - Fundação Universidade de Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Blumenau, 2019. Disponível em: https://bu.furb.br//docs/DS/2019/366252_1_1.pdf. Acesso em 20 mar. 2023. ARAÚJO, Carlos Alberto Pedroso; MAFRA, José Ricardo e Souza. Robótica e Educação: ensaios teóricos e práticas experimentais. Curitiba, PR: CRV, 2025. ARMÃO, Tiago Pereira. Uma aplicação da robótica educacional no estudo do número irracional [Pi] utilizando LEGO Mindstorm EV3. 2018. 111f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - da Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/8764. Acesso em: 04 fev. 2023. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Content/technology. Acesso em 30 mar. 2023. BANZI, Massimo; SHILOH, Michael. Primeiros passos com Arduino: a plataforma de prototipagem eletrônica open source. 2o ed. São Paulo: Novatec, 2015. CAMPOS, Flavio Rodrigues. A robótica para uso Educacional. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2019. CAMPUS PARTY. Sobre a Campus Party. Disponível em: https://brasil.campus- party.org. Acesso em: 10 ago. 2023. CARVALHO, Geisla Aparecida de. A robótica no ensino e aprendizagem de física e matemática no ensino fundamental II. 2021, 155 f. Dissertação (Mestrado 57 Profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Uberlândia, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789 /33433. Acesso em 04 fev. 2023. CLANDININ, D. Jean.; CONNELLY, F. Michael. Narrative and story in practice and research. In: SCHON, D. (Ed.). The refletive turn: case studies of refletive practice. Nova Iorque: Teachers College Press, 1991. CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. 2a ed. Tradução: GPNEP - Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. UBERLÂNDIA: UDUFU, 2015. 250 p. COSTA, Cristhian Pires da. A abstração da função exponencial de interações entre engrenagens lego®. 2020, 196 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Goiás, Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional. Catalão, 2020. Disponível em: http://repositorio.ufcat.edu.br/tede/handle/tede/10594. Acesso em: 25 fev. 2023. LOPES, Roseli de Deus; FICHEMAN, Irene Karaguilla; SAGGIO, Elena (Org.). FEBRACE 11: criatividade e inovação. São Paulo: EPUSP, 2013. FREITAS, Maria Teresa Menezes; FIORENTINO, Dario. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Horizontes, v. 25, n. 1, p. 63-71, jan./jun. 2007. Disponível em: https://lyceumonline.usf.edu.br/webp/portalUSF/itatiba/ mestrado/educacao/uploadAddress/edicao_completa%5B11019%5D.pdf#page=63. Acesso em: 2 ago. 2023. FREITAS, Denise de; GALVÃO, Cecília. O uso de narrativas autobiográficas no desenvolvimento profissional de professores. Ciência e Cognição, Vol 12, 219-233, 2007. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/656/438. Acesso em: 12 ago. 2023. GALVÃO, Angel Pena. Robótica Educacional e o ensino de matemática: um experimento educacional em desenvolvimento no ensino fundamental. 2018. 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santarém, 2018. Disponível em https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/handle/123456789/224. Acesso em: 15 abr. 2023. GAVAZZI, Adriana Nascimento Figueira. Robótica pedagógica como ferramenta para aplicação da metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) no Ensino Fundamental. 2020, 156 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, Programa de Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências. Lorena, 2020. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138 /tde-29042022- 111332/publico/PED20001_O.pdf. Acesso em 20 jan. 2023. 58 GROSS, Giane Fernanda Schneider. Cultura digital frente às demandas das escolas do campo: a robótica educacional como possibilidade para o ensino de matemática. 2020, 151 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação Em Formação Científica, Educacional E Tecnológica. Curitiba, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24363. Acesso em 10 abr. 2023. IBICT. Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Disponível em: https://www.gov.br/ibict/pt-br/acesso-a-informacao/sobre-o-ibict-1/institucional. Acesso em: 25 mar. 2023. LEGO. Guia do Usuário Lego Mindstorms EV3. 2015. 79 p. Disponível em: https://le-www-live-s.legocdn.com/sc/media/files/user- guides/ev3/ev3_user_guide_ptbr-239a9c0ea7115a07ad83d3ce7dff6773.pdf. Acesso em: 20 fev. 2023 MACEDO, Murilo Alves. Um estudo sobre o que pensam os professores a respeito da implementação do projeto de robótica educacional na escola pública da rede estadual na Cidade Caldazinha - GO. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Goiás, PROFMAT - Programa de Pós- graduação em Matemática em Rede Nacional, Goiânia, 2021. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/11623 handle/tede/9816. Acesso em: 8 abr. 2023 MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. Conversando sobre metodologia da pesquisa científica. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2020. MNR. Mostra Nacional de Robótica. Disponível em: https://www.mnr.org.br/sobre. Acesso em: 25 jan. 2023. OBR. Olimpíada Brasileira de Robótica. Disponível em https://www.obr.org.br/o- que-e-a-obr/. Acesso em: 25 jan. 2023. PAPERT, Seymour. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. 2o ed. New York, NY: Basic Books, 1993. SANTOS, Erica Oliveira dos. Robótica educacional nas escolas de Curitiba: possibilidades pedagógicas para o ensino de matemática com o Ludobot. 2020, 134 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24624. Acesso em: 05 mar. 2023. SOUZA, Crhistiane da Fonseca. Estudo de aula de matemática com robótica educacional na formação inicial do professor de matemática. 2021, 449 f. Dissertação (Mestrado) - Universidde Federal de Uberlândia, Programa de Pós- Graduação Multi-Instituicional em Educação (UFU - ULisboa), 2021. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789 /32933. Acesso em: 14 mar. 2023. VALLE, Luciene Angélica Cardoso. Um olhar sobre a integração de tecnologias digitais e os conhecimentos profissionais do professor durante a ação 59 pedagógica. 2020, 135 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Campinas, Programa de Pós-Graduação Multiunidades. Campinas, 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639801. Acesso em 10 fev. 2023. ZILLI, Silvana do Rocio. A Robótica Educacional no Ensino Fundamental: perspectivas e práticas. 2004. 89 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Florianópolis, 2004. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/86930/224814.pdf?sequ ence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 jun. 2023 ZILIO, Charlene. Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática. 2020, 72 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-Graduação em Educação em Ciências. Porto Alegre, 2020. Diponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/210389/001115190.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023 ZIGNAGO, Rangel. Robótica educacional nas aulas de matemática: trabalhos colaborativos com alunos do 8o ano do ensino fundamental. 2020, 136 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pós-Graduação em Educação Matemática, Mestrado Profissional em Educação Matemática, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12434. Acesso em: 20 abr. 2023.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIKA DA COSTA BEZERRA.pdf2.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.