Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21116Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Andrade, Silvana Alves de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-16T20:55:11Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-16T20:55:11Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| dc.identifier.citation | ANDRADE, Silvana Alves de. Classes especiais e atendimento educacional especializado: para que e para quem? Desenhos organizacionais distintos e simultâneos no processo de inclusão da Rede Municipal de Duque de Caxias/RJ. 2024. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21116 | - |
| dc.description.abstract | Nesse estudo analisamos as políticas públicas de educação com ênfase na análise da inclusão de estudantes público da Educação Especial, tendo centralidade a problematização de desenhos organizacionais distintos e que ocorrem simultaneamente em quatro unidades escolares, no município de Duque de Caxias – RJ, a saber: as classes especiais e o Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa se fundamentou na Teoria Crítica da Sociedade, com ênfase nos estudos de Theodor Adorno (2005; 2010) e de outros estudiosos como Damasceno (2006; 2010; 2020) por suas significativas contribuições para a discussão aqui desenvolvida. Os procedimentos/instrumentos metodológicos utilizados foram a análise documental da legislação federal e municipal Caxiense, especificamente atribuídas à Educação Especial; a análise dos Projetos Pedagógicos de quatro escolas pesquisadas e aplicação de questionário de caracterização e entrevista semiestruturada aos sujeitos da pesquisa. Os objetivos da pesquisa foram: debruçar-se sobre a realidade de quatro escolas públicas municipais de Duque de Caxias, caracterizando os desenhos organizacionais utilizados no processo de inclusão dos estudantes com deficiência, visando contribuir para a ressignificação de suas práticas potencializadas pela teoria; e caracterizar as propostas de cada um dos desenhos organizacionais instituídos nas unidades pesquisadas e como os objetivos propostos para eles tem se apresentado. Quatro escolas da Rede de Ensino do município de Duque de Caxias (uma em cada um dos Distritos) foram o lócus da pesquisa e os sujeitos entrevistados foram quatorze profissionais da educação: cinco professores-regentes de Classes Especiais, quatro professores do AEE; quatro membros da Equipe Técnico-Pedagógica e um profissional da Secretaria Municipal de Educação (SME), lotado no DAIE (Departamento de Acessibilidade e Inclusão Educacional). Os resultados obtidos na presente dissertação revelaram que a proposta de Classes Especiais e AEE, num mesmo ambiente escolar, simultaneamente, atuam não obedecendo a um padrão uniforme; em algumas situações funcionam paralelamente, pouco contribuindo para uma proposta inclusiva integrada, mas em outras situações apresentam-se de forma complementar, o que contribui para processos inclusivos eficientes. Assim, concluímos que a proposta de concomitância entre os desenhos organizacionais caxienses pesquisados precisa avançar na discussão sobre a organização/implementação entre o que é pensado e o que é executado no que tange a inclusão dos estudantes público da Educação Especial, considerando que propostas complementares demonstraram resultados que fortalecem o acolhimento dos estudantes com deficiência e a efetividade de sua inclusão. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Classes Especiais | pt_BR |
| dc.subject | Atendimento Educacional Especializado | pt_BR |
| dc.subject | Público da educação especial | pt_BR |
| dc.subject | Special Classes | pt_BR |
| dc.subject | Specialized Educational Service | pt_BR |
| dc.subject | Special education Public | pt_BR |
| dc.title | Classes especiais e atendimento educacional especializado: para que e para quem? Desenhos organizacionais distintos e simultâneos no processo de inclusão da Rede Municipal de Duque de Caxias/RJ | pt_BR |
| dc.title.alternative | Special classes and specialized educational service: for what and for whom? Distinct and simultaneous organizational designs in the inclusion process of the Municipal Network of Duque de Caxias/RJ | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | In this study, we analyzed public education policies with an emphasis on analyzing the inclusion of public students in Special Education, with the centrality of problematizing distinct organizational designs that occur simultaneously in four school units, in the municipality of Duque de Caxias – RJ, the know: special classes and Specialized Educational Assistance (AEE). The research was based on the Critical Theory of Society, with an emphasis on the studies of Theodor Adorno (2005; 2010) and other scholars such as Damasceno (2006; 2010; 2020) for their significant contributions to the discussion developed here. The methodological procedures/instruments used were the documentary analysis of federal and municipal legislation in Caxiense, specifically attributed to Special Education; the analysis of the Pedagogical Projects of four researched schools and the application of a characterization questionnaire and semistructured interview to the research subjects. The objectives of the research were: to look into the reality of four municipal public schools in Duque de Caxias, characterizing the organizational designs used in the process of inclusion of students with disabilities, aiming to contribute to the reframing of their practices enhanced by theory; and characterize the proposals of each of the organizational designs established in the researched units and how the objectives proposed for them have been presented. Four schools in the Education Network of the municipality of Duque de Caxias (one in each of the Districts) were the locus of the research and the subjects interviewed were fourteen education professionals: five teachers-regents of Special Classes, four AEE teachers, four members of the Technical-Pedagogical Team and a professional from the Municipal Department of Education (SME), working at DAIE (Department of Educational Accessibility and Inclusion). The results obtained in this dissertation revealed that the proposal for Special Classes and AEE, in the same school environment, simultaneously, do not follow a uniform standard; In some situations they work in parallel, contributing little to an integrated inclusive proposal, but in other situations they are presented in a complementary way, which contributes to efficient inclusive processes. Thus, we conclude that the proposal for concomitance between the organizational designs researched in Caxias needs to advance the discussion on the organization/implementation between what is thought and what is implemented with regard to the inclusion of public students in Special Education, considering that proposals complementary studies demonstrated results that strengthen the reception of students with disabilities and the effectiveness of their inclusion. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Damasceno, Allan Rocha | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-0577-805X | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0177717397152120 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Damasceno, Allan Rocha | - |
| dc.contributor.referee2 | Lima, Miriam Morelli | - |
| dc.contributor.referee3 | Azevedo, Sonia Maria Lourenço de | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4141004854921355 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Silvana Alves de Andrade.Pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
