Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21182Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Camara, Juliana Meireles Moreth da | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-17T19:52:37Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-17T19:52:37Z | - |
| dc.date.issued | 2024-08-29 | - |
| dc.identifier.citation | CAMARA, Juliana Meireles Moreth da. Trajetória formativa, políticas públicas e a precarização da formação docente - retrato da formação das professoras da educação infantil da rede municipal de Seropédica. 2024. 225 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21182 | - |
| dc.description.abstract | Muitos estudos discutem a formação docente, mas o debate é insuficiente, especialmente sobre a formação de professores na Educação Infantil. Nosso trabalho foca na trajetória formativa de docentes que atuam na Rede Municipal de Seropédica, analisando sua formação inicial e continuada para identificar possíveis precarizações na docência. A dissertação baseia-se em leituras teóricas, análises e pesquisa empírica. A coleta de dados envolveu questionários e um grupo focal, permitindo uma análise quantitativa e qualitativa da formação de professores na Educação Infantil. O trabalho está estruturado em três capítulos. O primeiro aborda a formação docente no Brasil, incluindo um breve histórico, a formação específica para a educação infantil e a importância da formação continuada para o desenvolvimento profissional. No segundo capítulo, discutimos as disputas por espaços formativos, considerando a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 e outras políticas públicas. Também abordamos a expansão do ensino superior e a disputa entre modalidades de ensino. O terceiro capítulo apresenta os resultados da pesquisa, começando com a contextualização do estudo, seguida pela análise dos questionários e do grupo focal. Os resultados permitiram refletir sobre a trajetória formativa das professoras da Educação Infantil em Seropédica e suas escolhas formativas. Observamos que, apesar do aumento de professoras cursando Pedagogia, muitas ainda têm o Ensino Médio Normal como formação inicial. Independentemente da formação, muitas não se sentem devidamente preparadas. A maioria das professoras que cursou o ensino superior escolheu instituições privadas, e a modalidade de ensino (presencial ou a distância) esteve equilibrada. A formação continuada é limitada, com poucas professoras realizando cursos de especialização. Quanto à formação oferecida em serviço, as palestras são vistas como pouco úteis no cotidiano, geralmente atendendo a interesses da iniciativa privada, com foco na Pedagogia das Competências, sem oferecer uma verdadeira formação continuada. As professoras enfrentam diversos desafios, como a sensação de precarização e desvalorização, o que atribuem à falta de respeito de pais e alunos, à escassez de materiais para trabalhar com as crianças, e às pressões da Secretaria Municipal de Educação de Seropédica (SMES). Elas relatam cansaço, mal-estar, desrespeito e questões salariais. Nossa pesquisa também sugere que políticas públicas contribuem para a precarização da docência, favorecendo o mercado e a privatização do ensino. Esperamos que este estudo contribua para reflexões sobre a formação docente e a desvalorização e precarização de professores da Educação Infantil. É necessário repensar a formação a distância e desenvolver políticas públicas que realmente valorizem a educação pública e seus profissionais. Como sugestão para futuras pesquisas, sugerimos um aprofundamento sobre a precarização da docência relacionada à formação em licenciaturas a distância e seus impactos na educação básica. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
| dc.subject | Precarização da Docência | pt_BR |
| dc.subject | Teacher training | pt_BR |
| dc.subject | Public Policies | pt_BR |
| dc.subject | Precariousness of Teaching | pt_BR |
| dc.title | Trajetória formativa, políticas públicas e a precarização da formação docente - retrato da formação das professoras da educação infantil da rede municipal de Seropédica | pt_BR |
| dc.title.alternative | Training trajectory, public policies and the precariousness of teacher training – portrait of the training of early childhood education teachers in the municipal network of Seropédica | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Many studies discuss teacher training, but the debate is insufficient, especially regarding teacher training in Early Childhood Education. Our work focuses on the training trajectory of teachers who work in the Seropédica Municipal Network, analyzing their initial and continued training to identify possible precariousness in teaching. The dissertation is based on theoretical readings, analyzes and empirical research. Data collection involved questionnaires and a focus group, allowing a quantitative and qualitative analysis of teacher training in Early Childhood Education. The work is structured into three chapters. The first addresses teacher training in Brazil, including a brief history, specific training for early childhood education and the importance of continued training for professional development. In the second chapter, we discuss disputes over training spaces, considering the 1996 National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN) and other public policies. We also address the expansion of higher education and the dispute between teaching modalities. The third chapter presents the research results, starting with the contextualization of the study, followed by the analysis of the questionnaires and the focus group. The results allowed us to reflect on the training trajectory of Early Childhood Education teachers in Seropédica and their training choices. We observed that, despite the increase in teachers studying Pedagogy, many still have Normal High School as their initial training. Regardless of training, many do not feel adequately prepared. The majority of teachers who attended higher education chose private institutions, and the teaching modality (face-to-face or distance learning) was balanced. Continuing training is limited, with few teachers taking specialization courses. As for the training offered in service, the lectures are seen as not very useful in everyday life, generally serving the interests of the private sector, focusing on the Pedagogy of Skills, without offering true continuing training. Teachers face several challenges, such as a feeling of precariousness and devaluation, which they attribute to the lack of respect from parents and students, the scarcity of materials to work with children, and pressure from the Seropédica Municipal Department of Education (SMES). They report tiredness, malaise, disrespect and salary issues. Our research also suggests that public policies contribute to the precariousness of teaching, favoring the market and the privatization of education. We hope that this study contributes to reflections on teacher training and the devaluation and precariousness of Early Childhood Education teachers. It is necessary to rethink distance learning and develop public policies that truly value public education and its professionals. As a suggestion for future research, we suggest a deeper look into the precariousness of teaching related to training in distance learning degrees and its impacts on basic education. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Rabelo, Amanda Oliveira | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6488-3138 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0130901342980541 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Rabelo, Amanda Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2 | Silva, Amanda Moreira da | - |
| dc.contributor.referee3 | Almeida, Patrícia Cristina Albieri de | - |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-9344-2398 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7580129195409983 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024 - Juliana Meireles Moreth da Camara.pdf | 5.18 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
