Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Nely Monteiro dos Santos de-
dc.date.accessioned2025-04-24T16:07:10Z-
dc.date.available2025-04-24T16:07:10Z-
dc.date.issued2015-02-25-
dc.identifier.citationCARVALHO, Nely Monteiro dos Santos de. Políticas públicas de educação inclusiva: estudo sobre acessibilidade e tecnologias assistivas na rede municipal de Nova Iguaçu/RJ. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação, contextos contemporâneos e demandas populares) - Instituto de Educação e Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Seropédica, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21193-
dc.description.abstractEsta dissertação diz respeito ao estado da inclusão escolar através da implementação/utilização das tecnologias assistivas das escolas públicas do município de Nova Iguaçu/RJ. O contexto de investigação desse estudo, então, alicerça-se na Teoria Crítica da Sociedade, com base no pensamento de Theodor Adorno, na busca de promover a melhoria da qualidade no Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizado pelos professores. Esta pesquisa tem como participantes cinco professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) das escolas públicas no município de Nova Iguaçu/RJ, sob a coordenação do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e do Observatório de Educação Especial no Rio de Janeiro (OEERJ). As questões investigadas foram: O que tem se compreendido como Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) do Município de Nova Iguaçu/RJ na atualidade? Que documentos oficiais no âmbito do município de Nova Iguaçu/RJ preconizam o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como suporte à escolarização do público-alvo da Educação especial? Quais experiências podemos identificar na dinâmica cotidiana das práticas escolares observadas, relacionadas à implementação/utilização das tecnologias assistivas, no suporte à escolarização de estudantes da Educação Especial do município de Nova Iguaçu/RJ? Que tecnologias assistivas são utilizadas no suporte à escolarização de estudantes da Educação Especial nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do município de Nova Iguaçu/RJ? Por quê? Quais as concepções dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) sobre as tecnologias assistivas e seu uso no âmbito do suporte do serviço? Quais relações existem entre as concepções dos professores do AEE do município de Nova Iguaçu/RJ, as tecnologias assistivas e o seu uso no âmbito do suporte e sua formação? A partir desse conjunto de questões nos propusemos investigar o estado da acessibilidade dos estudantes público-alvo da Educação Especial por intermédio do uso das tecnologias assistivas, cuja realização encontra-se vinculada à circulação e apropriação das Políticas públicas destinadas à promoção da inclusão dos estudantes com deficiência nas escolas públicas do município de Nova Iguaçu/RJ.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectTecnologias assistivaspt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectinclusãopt_BR
dc.subjectAssistive technologiespt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.titlePolíticas públicas de educação inclusiva: estudo sobre acessibilidade e tecnologias assistivas na rede municipal de Nova Iguaçu/RJpt_BR
dc.title.alternativePublic policies of the inclusive education: an study about accessibility and assistive technologies in the city of Nova Iguaçu/RJen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation concerns the state of school inclusion through implementation/use of assistive technologies of public schools of the city of Nova Iguaçu/RJ. The research context of this study, then, is based on the Critical Theory of Society, on the thoughts of Theodor Adorno, in the search of promoting an improvement in the quality of the Specialized Educational Service (SES), held by the teachers. This research has as participants five teachers of the Specialized Educational Service (SES) of the Multifunctional Resource Classrooms (MRCs) of the public schools in the city of Nova Iguaçu/RJ, under the coordination of the National Observatory of Special Education (ONEESP) and of the Observatory of Special Education in Rio de Janeiro (OEERJ). The issues investigated were: What has been understood as the Specialized Educational Service (SES), held in the Multifunctional Resource Classrooms (MRCs) in the city of Nova Iguaçu/RJ nowadays? What official documents in the scope of the city of Nova Iguaçu advocates the Specialized Educational Service (SES) as support for the schooling of the target audience of Special Education? What experiences we can identify in the observed everyday school practices, related to the implementation/use of assistive technologies, in the support to the schooling of students of the Special Education in the city of Nova Iguaçu/RJ? What assistive technologies are used in the support to the schooling of students of the Special Education in the Multifunctional Resource Classrooms (MRCs) in the city of Nova Iguaçu/RJ? Why? What are the conceptions of the teachers of the Specialized Educational Service (SES) about the assistive technologies and their use in the scope of the service support? What relations exist between the teachers’ conceptions about the SES of the city of Nova Iguaçu/RJ, the assistive technologies and their use in the context of the support and its formation? Based on that set of questions we set out to investigate the state of the accessibility of the target students of Special Education through the use of the assistive technologies, whose realization is linked to the circulation and the appropriation of the Public Policies, designed to promote the inclusion of the students with disabilities in public school of the city of Nova Iguaçu/RJ.en
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120pt_BR
dc.contributor.referee1Damasceno, Allan Rocha-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0577-805Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120pt_BR
dc.contributor.referee2Gouvêa, Fernando César Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3537-7559pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Mônica Pereira dos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7057-7804pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8795823734042859pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8257-4176pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7612193962235691pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra. 1995. __________________. Indústria cultural e sociedade; seleção de textos Jorge Mattos Brito de Almeida trazido por Juba Elizabeth Levy. [et al.]. São Paulo: Paz e Terra, 2002. __________________. Introdução à sociologia. São Paulo: Editora Unesp. 2008. __________________. Minima moralia: reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Editora Ática. 1992. ___________________. Notas marginais sobre teoria e práxis (1969b). Disponível em <http://adorno.planetaclix.pt/tadorno2.htm> Acesso em: 18/04/2014. __________________. Sobre o sujeito e o objeto (1969A). Disponível em: <http://adorno.planetaclix.pt/tadorno2.htm > Acesso em 24/06/2013. AINSCOW, Mel. Tornar a educação inclusiva: como essa tarefa deve ser conceituada? In: Osmar FÁVERO, O.; FERREIRA, W.; IRELAND,T.; BARREIROS, D. (Orgs.), Tornar a educação inclusiva, – Brasília : UNESCO, 2009. ARANHA, M. S. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Artigo publicado na Revista do Ministério Público do Trabalho, Ano XI, n. 21 março, 2001. P. 160-173. Disponível em: <http://www.centroruibianchi.sp.gov.br/usr/share/documents/08dez08_biblioAcademico_paradigmas.pdf> Acesso em: 19/07/2014. BABOUR, Rosaline. Grupos focais; Porto Alegre: Artmed, 2009. BERSCH, Rita; SCHIRMER, C. Tecnologia Assistiva no processo educacional. In: Brasil. Ministério da Educação. Ensaios Pedagógicos: construindo escolas inclusivas. 2006. ________________________. A Legislação Brasileira em TA e as Ações Governamentais Disponível em: < www.assistiva.com.br • rita@assistiva.com.br > Acesso em 08/01/2014. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. BORGES, C. D.; SANTOS, M. A. Aplicações da técnica do grupo focal: fundamentos metodológicos, possibilidades e limites, Revista da SPAGESP – Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo Jan.Jun. 2005, Vol. 6 No. 1, pp. 74-80 pelo site http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1677-29702005000100010 Acesso em: 17/10/2013. 135 BRASIL. Ministério de Educação/Secretaria de Educação Especial. Educação Inclusiva. Direito à Diversidade. Curso de Formação de Gestores e Educadores Brasília: MEC/SEESP, 2004. BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, Brasília, DF, 2008a. _______. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 2009a. ________. Decreto n.º 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 2011. _______. Decreto n. 99.678, de 8 de novembro de 1990. Aprova a Estrutura Regimental do Ministério da Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 nov. 1990, revogado em 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Antigos/D99678.htm>. Acesso em: 07/09/2014, 1990. _______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n.º 9.394, de 20 de dezembro, Brasília, DF, 1996. ________. Resolução/CD/FNDE nº 10, de 18 de abril de 2013. Dispõe sobre os critérios de repasse e execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), em cumprimento ao disposto na Lei 11.947, de 16 de junho de 2009, 2013a. ________. Resolução CNE/CEB nº 4, de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília. MEC/SEESP, 2009b. _________. Resolução/CD/FNDE nº 19, de 21 de maio de 2013. Dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal da educação básica, com matrículas de alunos público alvo da educação especial em classes comuns do ensino regular, que tenham sido contempladas com salas de recursos multifuncionais, 2013b. _______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.º 8.069, Brasília, DF. Estatuto da Criança e do Adolescente no Brasil. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Brasília: Senado Federal, 1990. _______. Constituição da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 1988. BUENO, José Geraldo S. Educação especial brasileira: integração, segregação do aluno diferente. São Paulo: EDUC, 1993. CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. COMITE DE AJUDAS TECNICAS, CAT, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH/PR), Brasília, 2008. UNESCO. COSTA, V.; DAMASCENO, A. Políticas públicas de educação e inclusão: sociedade, cultura e formação. In: Damasceno, A. R. [Et.al] (organizadores), Educação profissional inclusiva: desafios e perspectivas - Seropédica, RJ: EDUR, 2012. COSTA, V.A.; [et al.] (organizadores) Formação de professores e educação inclusiva: experiências na escola pública. In: Políticas públicas e produção do conhecimento em educação inclusiva – Niterói: Intertexto, 2011. COSTA, V.A.; [et al.] (organizadores) Formação de professores e educação inclusiva. In: Educação Básica, Educação Superior e inclusão escolar: pesquisas, experiências e reflexões – Niterói: Intertexto, 2012. _______________. Educação Escolar Inclusiva: demanda por uma sociedade democrática. Revista do Centro de Educação: cadernos educação especial. Edição: 2003, número 22. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/ceesp/2003/02/a2.htm> Acesso em: 21/01/2014. ______________. Políticas públicas em educação no Brasil: experiências na formação continuada de professores para a inclusão. Texto base do trabalho apresentado no “Congresso Internacional: Integração Educativa e Inclusão Social”, ocorrido na Universidade Popular Autônoma de Puebla/UPAEP-México, de 6 a 8 de setembro de 2007, na Mesa Coordenada sobre “Políticas Internacionais e Nacionais sobre Integração Educativa e Inclusão Social.”, 2007. CROCHÍK, J. L. Preconceito e Educação Inclusiva. Brasília: SDH/PR, 2012. ____________. Preconceito, indivíduo e cultura. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011a. ____________. Teoria critica da sociedade: alguns ensaios. Araraquara: SP: Junqueira&Marin; Brasília, DF, 2011b. ____________. Teoria crítica e novas tecnologias da educação. In: PUCCI, B. e outros. Tecnologia, cultura e formação ... ainda Auschwitz. São Paulo: Cortez, 2003. DECLARAÇÃO DE SALAMANCA. Necessidades Educativas Especiais – NEE In: Conferência Mundial sobre NEE: Acesso em: Qualidade - UNESCO. Salamanca/Espanha: UNESCO, 1994. DAMASCENO, Allan Rocha, Educação Inclusiva e organização da escola: projeto pedagógico na perspectiva da teoria crítica, Tese de Doutorado, Niterói, 2010. DAMASCENO, Allan Rocha; PEREIRA, A. S., Democratização da educação – o projeto pedagógico e a organização a escola inclusiva: experiências de escolas públicas. In: CARVALHO, M. B. W. Educação básica, educação superior e inclusão escolar: pesquisas experiências e reflexões, Niterói, Intertexto, 2012. ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Lei Orgânica do Município de Nova Iguaçu, promulgada dia 30 de maio de 1990. Disponível em <http://www.cmni.rj.gov.br/legislacao/lom/> Acesso em 19/08/2013. ____________________________. Lei nº 3.881, de 05 de novembro de 2008. “Institui o Sistema Municipal de Educação (SME), e dá outras providências". Nova Iguaçu, 2008. __________________________. Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu – Gabinete do Prefeito Projeto de Lei Complementar nº., de 12 de maio de 2008. “Institui o Plano Diretor Participativo e o Sistema de Gestão Integrada e Participativa da Cidade de Nova Iguaçu, nos termos do artigo 182, da Constituição Federal, do capítulo da lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001 – Estatuto da cidade – e do Art. 14, § 3º da Lei Orgânica da Cidade de Nova Iguaçu”. Nova Iguaçu, 2008. FERNANDES, Sueli. Metodologia da Educação Especial. Curitiba: IBPEX, 2006. GARCIA, V. G. As pessoas com deficiência na história do Brasil. (2011). Disponível em <http://www.bengalalegal.com/pcd-brasil> Acesso em: 04/08/2014. GUGEL, M. A pessoa com deficiência e sua relação com a história da humanidade. In: Pessoas com Deficiência e o Direito ao Trabalho. Florianópolis: Obra Jurídica, 2007. Disponível em: <http://www.deficienteciente.com.br/2012/01/a-pessoa-com-deficiencia-e-sua-relacao-com-a-historia-da-humanidade-parte-1.html> Acesso em: 16/03/2014. HORKHEIMER, Max, ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. HOUAISS, Antonio & VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa, Rio de Janeiro, Objetiva, 2001. IBGE Dados sobre o número de professores no Município de Nova Iguaçu, 2012. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=330350&idtema=117&search=rio-de-janeiro%7Cnova-iguacu%7Censino-matriculas-docentes-e-rede-escolar-2012> Acesso em: 11/04/2014. JANUZZI, Gilberta S, de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI – 3 ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012. LANNA JUNIOR, Mário Cleber Martins (comp.). História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010. 443p LUNARDI, Márcia Lise. Medicalização, reabilitação, normalização: uma política de educação especial, 2002. Disponível em <http://www.educacaoonline.pro.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29:medicalizacao-reabilitacao-normalizacao-uma-politica-de-educacao-especial&catid=5:educacao-especial&Itemid=16> Acesso em: 25/07/2014. MACEDO, P.; CARVALHO, L. & PLETSCH, M. Atendimento Educacional Especializado: uma breve análise das atuais políticas de inclusão. P. 35-45. In: PLETSCH, M. D. & DAMASCENO, A. (Orgs.). Educação Especial e Inclusão Escolar: Reflexões Sobre o fazer pedagógico. Seropédica, RJ: Ed. Da UFRRJ, 2011. MAZZOTTA, Marcos José Silveira, Educação especial no Brasil: história e políticas públicas, São Paulo: Cortez, 2005. MEC/SECADI/DPEE. Documento Orientador Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais (Face aos dados apresentados no corpo do texto supõe-se que o documento teve elaboração e/ou atualização no ano de 2013.) MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Rev. Bras. Educ., Dez 2006, vol.11, no.33, p.387-405. ISSN 1413-2478 ________________________. Deficiência mental: a construção científica de um conceito e a realidade educaional. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo. São Paulo, 1995. MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2007. MIRANDA, A. A. B. Educação especial no Brasil: desenvolvimento histórico - Cadernos de História da Educação – n. 7, p. 29-44. jan./dez. 2008 p. 29-44 NIMA – Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente; PETROBRÁS. Educação ambiental: formação de valores ético-ambientais para o exercício da cidadania no Município de Nova Iguaçu. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2010. Disponível em < http://www.nima.puc-rio.br/projetos/novaiguacu/livro_educacao_ambiental_nova_iguacu.pdf>. Acesso em 05/02/2014. NOVA IGUAÇU. Lei nº 3.881, de 05 de novembro de 2008.“Institui o Sistema Municipal de Educação (SME), e dá outras providências". OBSERVATÓRIO DO PROGRAMA VIVER SEM LIMITES. Disponível em: <http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-com-deficiencia/observatorio/acesso-a-educacao/salas-de-recursos-multifuncionais>. Acesso em 21/12/2014. ONEESP. (2010). Observatório Nacional da Educação Especial: estudo em rede nacional sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas comuns. São Paulo: UFSCAR. OEERJ. (2011). Observatório Estadual da Educação Especial; estudo em rede sobre as Salas de Recursos Multifuncionais nas Escolas Municipais. Rio de Janeiro: UFRJ. PINTO, A. V. O Conceito de Tecnologia. São Paulo: Contraponto, v. 1, 2005. PR/SNPDPD/SDH. Avanços das Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência: Uma análise a partir das conferências internacionais, 1ª Edição, 2012. PROGRAMA IMPLANTAÇÃO DE SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NOVO. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17430&Itemid=817>. Acesso em 11/04/2014. RESULTADO DO CENSO ESCOLAR, 2011. Disponível em: <http://www.qedu.org.br>. Acesso em: 15/05/2013. RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Educação especial: história, etiologia, conceitos e legislação vigente / Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues, Elisandra André Maranhe In: Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental / Vera Lúcia Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru: MEC/FC/SEE, 2008. 12 v.: il. SÁ, Nathalia Araujo de, Políticas públicas de educação inclusiva: formação de professores e experiências do atendimento educacional especializado (AEE) no município de Nova Iguaçu/RJ / Dissertação de Mestrado, Seropédica, 2014. SANFELICE, José Luís, O estado e a política educacional no regime militar. In: SAVIANI, Demerval (org.), Estado e políticas educacionais da educação brasileira, Vitória: EDUFES, 2010. SANTOS, Monica Pereira dos; PEREIRA, Michele; MELO, Sandra Cordeiro de (org.), Inclusão em educação: diferentes interfaces, Curitiba: editora CRV, 2009. SASSAKI, Romeu Kazumi, Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de janeiro: WVA, 1997. _________, Romeo Kazumi, Necessidades Especiais por Romeo Sassaki. Disponível em: <http://www.deficienteciente.com.br/2010/08/necessidades-especiais.html>. Acesso em 01/12/2014. SILVA, Ana Maria Monteiro; TAVARES, Celma (organizadores). Direitos humanos na educação básica: qual o significado? – São Paulo: Cortez, 2010. STOBÄUS, C. D.; MOSQUERA, J. J. M. (Org.) Educação especial: em direção à educação inclusiva. 2 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. TEIXEIRA, Anísio. Valores proclamados e valores reais nas instituições escolares brasileiras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 64, n. 148, p. 243-256, set./dez. 1983. 140 UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: Plano de Ação para satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem. Brasília, CORDE, 1990. __________. Declaração de Salamanca e suas Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília, CORDE, 1994. VIEIRA, José Carlos, Democracia e direitos humanos no Brasil, São Paulo, 2005. Vainfas, Ronaldo. Dicionário do Brasil Colonial [1500 – 1808]. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva, 2000. p. 308) VIGOTSKI, Lev Semenovich, A formação social da mente, 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Nely Monteiro.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.