Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21205Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Carvalho, Rosinere Evaristo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-04-24T16:43:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-04-24T16:43:24Z | - |
| dc.date.issued | 2013-02-28 | - |
| dc.identifier.citation | CARVALHO, Rosinere Evaristo. Herói ou anti-herói? A representação do Índio na Literatura Brasileira e no Livro Didático. 2013. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2013. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21205 | - |
| dc.description.abstract | Embora o debate em torno da representação, campo amplo e complexo, perpasse várias áreas do conhecimento, o objetivo precípuo, nesta pesquisa, é o de analisar como os povos indígenas são representados na Literatura Brasileira e nos Livros Didáticos de História, propósito gerado pelas inquietações da pesquisadora em torno das imagens e das representações desses povos no imaginário da sociedade brasileira. Para tanto, fez parte da investigação a análise de dois clássicos da Literatura Brasileira de distintos períodos: Iracema, de José de Alencar, do período do Romantismo, e Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, do período do Modernismo. Na contramão das obras supracitadas, estuda-se a Literatura Indígena na atualidade com a intenção de discutir como tal proposta aponta a riqueza da produção literária dos povos indígenas, os quais tiveram suas vozes emudecidas na colonização e nos períodos literários (como, por exemplo, no Romantismo e no Modernismo), e, entre outras vertentes, como se constitui instrumento de resistência, socialização de saberes e manutenção cultural. Em relação à representação desses povos nos Livros Didáticos de História, foram pesquisados doze livros que foram e serão utilizados em quatro escolas públicas do município de Seropédica/RJ. Após tais análises, percebeu-se que tanto a Literatura Brasileira, a partir dos dois clássicos em questão, quanto os Livros Didáticos de História carregam representações equivocadas e estereotipadas, já que, durante décadas, houve inúmeras tentativas de camuflar e estereotipar a imagem dos povos indígenas e, com isso, desprovê-los de suas culturas, de suas identidades e de suas diferenças. Em suma, a partir da opção teórico-metodológica e dos resultados, pode-se concluir que essas representações influenciam o imaginário de parte da sociedade em relação a esses sujeitos. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Representação | pt_BR |
| dc.subject | índios | pt_BR |
| dc.subject | Literatura Brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Literatura Indígena | pt_BR |
| dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
| dc.subject | representation | pt_BR |
| dc.subject | indian | pt_BR |
| dc.subject | Brazilian Literature | pt_BR |
| dc.subject | Indian Literature | pt_BR |
| dc.subject | Textbooks | pt_BR |
| dc.title | Herói ou anti - herói ? a representação do índio na literatura brasileira e no livro didático. | pt_BR |
| dc.title.alternative | Hero or anti-hero? tthe representation in the indian and brazilian literature textbook. | en |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Although the debate on the representation, broad and complex field, permeates various areas of knowledge, the main objective in this research is to analyze how indigenous peoples are represented in Brazilian Literature and History Textbooks, purpose generated by concerns the researcher around the images and representations of these peoples in the imagination of Brazilian society. For that, he was part of the research analysis of two classics of Brazilian literature from different periods: Iracema by José de Alencar, the period of Romanticism, and Macunaíma: the hero without any character, Mario de Andrade, the period of Modernism. Contrary to the above works, we study the Indigenous Literature in actuality with the intention of discussing how such a proposal indicates the richness of the literary production of indigenous peoples, who had their voices silenced in the colonization and literary periods (eg, in Romanticism and Modernism), and, among other aspects, as it constitutes an instrument of resistance, socialization of knowledge and cultural maintenance. Regarding the representation of the people in history textbooks were surveyed twelve books that have been and will be used in four public schools of Seropédica / RJ. After such analysis, it was found that both the Brazilian Literature, from the two classics in question, as the textbooks of history carry misrepresentations and stereotypes, since for decades, there have been numerous attempts to camouflage and stereotype image of people indigenous and thereby depriving them their cultures, their identities and their differences. In short, from the theoretical and methodological choice and results, we can conclude that these representations influence the imaginary part of society in relation to these subjects. | en |
| dc.contributor.advisor1 | Siss, Ahyas | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6465-5952 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1745461007466177 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Siss, Ahyas | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6465-5952 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1745461007466177 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | klauss, Vera Lucia Teixeira | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0939330019381276 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Santos, Ramofly Bicalho dos | - |
| dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-0571-6481 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3815218617988955 | pt_BR |
| dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0002-4893-6989 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7384567294583575 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto de Educação | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | pt_BR |
| dc.relation.references | ALVES, Rubem. Aprendiz de mim: um bairro que virou escola. Campinas, SP: Papirus, 2004. AMOROSO, Marta Rosa; SAÈZ, Oscar Calavia. Filhos do Norte: o indianismo em Gonçalves Dias e Capistrano de Abreu. In: GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. (Org.). Índios no Brasil. São Paulo: Global, 1998. p. 237-256. ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. 30. ed. Rio de Janeiro; Belo Horizonte: Villa Rica, 1997. ANTUNES, Celso. Como transformar informações em conhecimento. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009. ARRAIS, Cristiano Alencar. A Escola Metódica e o Conhecimento Histórico Como Problema. Disponível em: <http://www.catalao.ufg.br/historia/boletimemblemas/Sumario/sumariov1n2/05.pdf>. Acesso em: 05 de jun. de 2012. ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS (AAB). Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística: contribuição para o estabelecimento de uma terminologia arquivística em língua portuguesa. São Paulo, CENEDEM, 1990. AZIBEIRO, Nadir Esperança. Educação Popular e Movimentos Sociais: O que tem feito as assessorias? Anais do XXVII Encontro Nacional da Associação nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). GT: 03 movimentos sociais e educação. Caxambu: MG, 2000. BAKHTIN, Michail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BAUMAN, Zygmunt. A Sociedade Líquida. São Paulo, Folha de são Paulo, 19 de out. 2003. Entrevista à Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke. _______. Identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. _______. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. _______. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2004. BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I, Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987. 104 BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. 2ª Ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 15. BHABHA, Homi K. A questão do “outro”: diferença, discriminação e o discurso do colonialismo. (tradução Francisco Caetano Lopes Jr.). In: BUARQUE DE HOLANDA, Heloisa. Pós-modernismoe política. Rio de Janeiro: Rocco, 1992, p. 330-347. _______. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia RenateGonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BITTENCOURT, C. M. F. Conteúdos históricos: como selecionar? In: BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 135-173. BOSI, Alfredo. Literatura e Resistência. São Paulo: Cia. Das Letras, 2002. BRASIL, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Entre 1991 e 2010, população indígena se expandiu de 34,5% para 80,5% dos municípios do país. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=2119&id_pagina=1>. Acesso em 9 de jan. de 2013. ________.Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Casa Civil; Texto promulgado em 5 de outubro de 1988: Brasília. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 12 de jan. de 2011. _________. Fundo nacional de Desenvolvimento da Educação- FDE. Livro Didático: Histórico. Brasília. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-historico>. Acesso em: 2 dez. de 2012. _________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Texto promulgado em 20 de dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 08 de nov. de 2011. _________. Plano Nacional de Educação. Brasília: INEP, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf>. Acesso em: 08 de nov. de 2011. _________. Lei que Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para Incluir no Currículo Oficial da Rede de Ensino a Obrigatoriedade da Temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Brasília, 2008. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm>. Acesso em 05 de jun. de 2012. CAIXI, Daniel Matenho. Um Índio In: MUNDURUKU, Daniel; WAPICHANA, Cristino, orgs. Antologia Indígena. Cuiabá: Palavra de Índio- SEC, 2009. 105 CALDEIRA, Claudia Passos. Revisitando o ethos indígena e a Nação no caminho da construção das identidades. 2006. 155 p. Dissertação. (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG. CANCLÍNI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2008. CÂNDIDO, Antonio. Dialética da Malandragem. In: Candido, A. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas cidades, 1993, p. 19-54. ___________. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. Belo Horizonte: Itatiaia, 2000. ___________. Radicalismos. In: CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. pp. 265 – 292. ___________. Uma palavra instável. In: CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995. pp. 293–306. CARDOSO, Marília. Do Bom Selvagem ao Herói sem Escrúpulo: o índio na Literatura Brasileira. Disponível em <http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/especiais-19d.asp>. Acesso em: 16 de jan. de 2013. CASANOVA, Pascale. A Republica Mundial das Letras. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O Mercado do Livro Didático no Brasil: da Criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à Entrada do Capital Espanhol (1885-2007). 2007. 251 f. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade). Pontifica Universidade Católica de São Paulo. São Paulo. CASTELO BRANCO, Uyguaciara Velôso. A construção do mito do “meu filho doutor”: fundamentos históricos do acesso ao ensino superior no Brasil-Paraíba. João Pessoa: Universitária/UFPB, 2005. CASTRO, Celso. Evolucionismo cultural: textos de Morgan, Tylor e Frazer. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. CASTRO. Eduardo Viveiro de. No Brasil, todo mundo é índio, exceto quem não é. Instituto Socioambiental, Povos Indígenas no Brasil. 2006, 16 pp. Disponível em : <http://pib.socioambiental.org/files/file/PIB_institucional/No_Brasil_todo_mundo_%C3%A9_%C3%ADndio.pdf>. Acesso em 12 de jan. de 2013. CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008. CHARTIER, Roger. A História Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand, 1990. ___________. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: DIFEL, 1988. 106 ___________. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Tradução Mary del Priore. Brasília: UnB, 1999. CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000. ________. O que é ideologia. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. _______.500 Anos - Caminhos da Memória, Trilhas do Futuro. In GRUPIONI, Luís Donisete Benzi; CHAUÍ, Marelena de Souza. (Orgs.). Índios no Brasil: Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, 1994. COUTINHO, Afrânio, Introdução à Literatura no Brasil. 9ª ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1976. COMINO, Liany Bonilla da Silveira: FREIRE, José Ribamar Bessa. Apresentação. In: FREIRE, José Ribamar Bessa; MALHEIROS, Márcia Fernanda. Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro. 2º ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2010, 99 pp. DAYRELL, J. (org.) Múltiplos Olhares sobre Educação e Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. DUSSEL, Enrique. 1492. O Encobrimento do outro. A origem do mito da modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993. ÉPOCA, Redação. Maior Segmento do Mercado Editorial é o de Livros Didáticos. Autores de Livros para Escolas são os que mais Vendem no País. 2007. Edição nº 492. Disponível em: <http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/1,,EDG79649-5856,00.html>. Acesso em: 5 de fev. de 2013. FARIA, Ana Lúcia G. de. Ideologia no livro didático. 13º ed. São Paulo: Cortez, 2000. FASTO, Boris. História do Brasil. 13ª Ed. São Paulo: Edusp, 2010. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 10ª Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1975. FIGUEIREDO, N.M.A. Método e metodologia na pesquisa científica. 2º ed. São Caetano do Sul, São Paulo, Yendis Editora, 2007. FIORIN, José Luiz. Identidades e diferenças na construção dos espaços e atores do novo mundo. In: BARROS, Diana Luz Pessoa. (Org.). Os discursos do descobrimento. São Paulo: FAPESP, 2000. p. 27-49. FONSECA, Maria Augusta. Carta pras Icamiabas. In: ANDRADE, Mário. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Florianópolis: UFSC, 1988. FOUCAULT, Michel. Linguagem e literatura. In: MACHADO, Roberto. Foucault, a filosofia e a literatura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001, pp. 137-174. 107 ___________ A ordem do discurso. 14 ed. São Paulo: Loyola, 2006. ___________. Microfísica do Poder. 18ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003. ___________. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. FRANÇA-Mboessara, Josenice Souza. O que os indígenas acham da representação do índio na Literatura Brasileira e no Livro Didático. Porto Seguro, IFECT, 23 de out. de 2012. FRANCHETTO, Bruna e HECKENBERGER, Michael (orgs.). Os Povos do Alto Xingu: História e Cultura. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 2001. 496 pp. FREIRE, José Ribamar Bessa; MALHEIROS, Márcia Fernanda. Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro. 2º ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009. 99 pp. ___________. Cinco Idéias Equivocadas sobre os Índios. In SISS, Ahyas; MONTEIRO, Aloisio Jorge de Jesus. (Org). Educação, cultura e Relações Interétnicas. Rio de Janeiro: Quartet: Edu, 2009. ___________. et al Trajetória de Muitas Perdas e Poucos Ganhos. In: Educação escolar indígena em Terra Brasilis, tempo de novo descobrimento. Rio de Janairo: Ibase, 2004. ___________. Tem índio no Rio. Disponível em: <http://www.proindio.uerj.br/indiosrj.htm>. Acesso em: 30 de mai de 2010. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 47ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008. GAROFANO, Rafael Roque. Capitalismo e democracia na pós-modernidade: uma análise crítica da teoria democrática de Boaventura de Sousa Santos. Disponível: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11216>. Acesso em 28 jan. 2013. GOLDENBERG, Miriam. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 2005. GRAMSCI, Antonio. Alguns Pontos Preliminares de Referencia. In GRAMSCI, Antonio. Caderno do Cárcere vol. I caderno 11, edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho; co-edição, Luiz Sergio Henrique e Marco Aurélio Nogueira – 3º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p 93-115. GRAÚNA, Graça. Literatura Indígena: desconstruindo estereótipos, repensando preconceitos.Disponível em: http://tecidodevozes.blogspot.com/p/artigos.html. Acesso: em 25 outubro 2012. GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. Educação e povos indígenas: construindo uma política nacional de educação escolar indígena. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 198, p. 273-283, maio/ago. 2000. ___________. Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º grau. São Paulo: Global, 1995. p. 481-525. ___________. Livros didáticos e fontes de informações sobre as sociedades indígenas no Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. (Orgs.). Imagens contraditórias e fragmentadas: sobre o lugar dos índios nos livros didáticos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v.77, p.422-437, 1996. HALL, Stuart. ―The work of representation‖. In: HALL, Stuart (org.) Representation. Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New Delhi: Sage/Open University, 1997. ___________. A identidade cultura na pós-modernidade. 11ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. ___________. Da diáspora: Identidades e mediações culturais. Organização Liv Sovik; Tradução Adelaine La Guardia Resende et al. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. ___________.Quem precisa da identidade? In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 103-133. ÍNDIOS, Nordeste. Lista de Vereadores e Prefeitos Indígenas Eleitos em 2012. Disponível em: http://indiosnonordeste.com.br/wp-content/uploads/2012/10/LISTA-DE-IND%C3%8DGENAS-ELEITOS-EM-2012.pdf. Acesso em 18 de fev. 2012 JECUPÉ, Olívio. Literatura Escrita Pelos Povos Indígenas. 1ª ed. São Paulo: Scortecci Editora. 2009. JUSTINO, Luciano Barbosa. Literatura: há lutas desiguais? Paraíba, UFPB, 6 de nov. de 2011. Entrevista à Rosinere Evaristo Carvalho. KAUSS, Vera Lúcia Teixeira. Literatura Indígena: o Resgate da Oralidade Ancestral na Escrita Polifônica do Presente.Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. Volume VIII Número XXIX Abr-Jun 2009. Disponível em: <http://publicacoes.unigranrio.com.br/index.php/reihm/article/viewFile/521/513>. Acesso: em 15 de jan. de 2013. ISSN-1678-3182. KLEIN, Simone Elisa; MESCKA, Paulo Marçal. O livro didático x leitura crítica. São Paulo. Editora Paz e Terra, 2009. KLEIMANN, Angela. Texto e Leitor: aspectos cognitivos da leitura. 8. ed. Campinas: Pontes, 2002. KZURE-CERQUERA, Humberto. CENAS DA CIDADE, IMAGENS DO CINEMA: Representações do Rio de Janeiro e Berlim nos filmes de Nelson Pereira dos Santos e Wim Wenders ou Quando a Cidade é Personagem. 2007. 229 f. Tese. (Doutorado em Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A formação da leitura no Brasil. São Paulo: Ática, 1999. LÉRY, Jean de. Viagem à Terra do Brasil. São Paulo: Edusp; Belo Horizonte: Itatiaia, 1980. LEMOS. Roma Gonçalves. Entrevista com o Professor Daniel Munduruku. In: Pedagogia em Foco. Nov. de 2010. Disponível em: <http://www.pedagogiae mfoco.pro.br/ent02.pdf>. Acesso em: 21 jan. de 2013. LUCIANO, Gersem dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. MACHADO, Anny Karine Matias Novaes; JUSTINO, Luciano Barbosa. LITERATURA: espaço de lutas antagônicas? 2010. Disponível em: <http://www.letras.uepb.br/catedra/revista/semiar_8.html>. Acesso em: 10 out. 2011. MAHER, Terezinha Machado. A Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. In GRUPIONI, Luís Donisete Benzi (Org). Formação de professores indígenas: repensando trajetórias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. P 15-20. MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Cortez, 2006. TELLES, Lucia Silva. Coord. Editorial. MAINO’ĩ RAPÉ: O Caminho da Sabedoria. Coord. Editorial: Lucila Silva Telles. Rio de Janeiro: IPHAN, CNFPC: UERJ. 2009. p. 76. MARIANO, Nayana Rodrigues Cordeiro. A Representação sobre os Índios nos Livros Didáticos de História do Brasil. 2007. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Popular, Comunicação e Cultura) - Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Palavras aos Jovens Oralistas. Oralidades. Revista de História Oral. São Paulo: NEHO, ano 2, n.3, (jan-jun 2009), p. 141-50 MOSCOVICI, Serge. La Psychanalyse son image et son publique. 2º editon entire mentre fundue. Paris: PUF, 1976. ___________. On social representations. Em J.P. Forgas (org.), Social Cognition - Perspectives on Everyday understanding. London: Academic Press, 1981. MOURA, Manuel Fernandes. Lamento Nacional de um Guerreiro. In: MUNDURUKU, Daniel; WAPICHANA, Cristino, orgs. Antologia Indígena. Cuiabá: Palavra de Índio-SEC, 2009. MUNDURUKU, Daniel; WAPICHANA, Cristino, orgs. Antologia Indígena. Cuiabá: Palavra de Índio-SEC, 2009. ___________. Mundurukukando. Blog do Daniel Munduruku. Disponível em <http://danielmunduruku.blogspot.com.br/p/daniel-munduruku.html>. Acesso em: 22 de jan. de 2013a . __________.Dignidade individual. Revista de História.com.br. Edição nº 91. Entrevista concedida a Ronaldo Pelli em 2 de abril de 2013. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/entrevista/dignidade-individual>. Acesso em 4 jan. 2013b. ___________. Sobre Tempo e Trabalho. In Antologia Indígena. Cuiabá: Palavra de Índio-SEC, 2009. NETO, Lobbe. Requer a realização de Audiência Pública na Comissão de Educação e Cultura, com a finalidade de debater os critérios adotados pelo Ministério da Educação para avaliação e distribuição de livros didáticos para escolas públicas. Câmara dos Deputados. Brasília. 2007. Disponível em: <http://www.cam ara.gov.br/sileg/integras/505688.pdf>. Acesso em: 8 fev. 2003. NEVES, Eduardo Góes. Os Índios antes de Cabral: Arqueologia E História Indígena No Brasil. In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luís Donisete Benzi. (Orgs.). A temática indígena na escola: novos subsídios para professores de 1º e 2º grau. São Paulo: Global, 1995. p. 481-525. OLIVEIRA, Francisco de; RIZEK, Cibele Saliba (orgs.). A Era da Indeterminação. São Paulo: Boitempo, Coleção Estado de Sítio. 2007. ORLANDI, Eni Pulcinelli. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4 ed. Campinas: Pontes, 1996. __________. Discurso & Leitura. Campinas – SP, Cortez Ed. UNICAMP, 1988. PAIVA, Fabrícia Vellasquez. Qual é o seu Olhar em Relação à Literatura Brasileira? Seropédica, UFRRJ, 13 de jan. de 2013. Entrevista concedida à Rosinere Evaristo Carvalho. PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e história cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. PERRONE, Moises Leyla. Vira e mexe, nacionalismo: paradoxos do nacionalismo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p.28-49. 111 PESQUISA, Sua. Mário de Andrade. Biografia. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/biografias/mariodeandrade/>. Acesso em 13 de jan. 2013. _________. José de Alencar. Biografia. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/biografias/josedealencar/>. Acesso em 18 de jan. 2013. PHILLIPIS, B.S. Pesquisa social: estratégias e táticas. Rio de Janeiro, Livraria Agir Editora, 1974. PUNTONI, Pedro. O Sr. Varnhagen e o patriotismo caboclo: o indígena e o indianismo perante a historiografia brasileira. In: JANGSÓ, István. (Org.). Brasil: formação do estado e da nação. São Paulo: Hucitec; Unijuí; Fapesp, 2003. p. 633-675. QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales - CLACSO, 2005, pp. 227-278. RAMA, Angel. Transculturación narrativa en América Latina. México: Siglo XXI, 1982. SAAB, William George Lopes; GIMENEZ, Luiz Carlos Perez; RIBEIRO, Rodrigo Martins. Cadeia de Comercialização de livros: situação atual e propostas para desenvolvimento. 1999. (Publicações BNDES). Relatório desenvolvido pela Gerência Setorial de Comércios e Serviços do BNDES. Disponível em: <http://wwwbndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/relato/rel-livr.pdf>. Acesso em jan. 2013. SAID, Edward W. Orientalismo: o oriente como invenção do ocidente. São Paulo: Cia. das Letras, 1990. SANTOS, Boaventura, Souza; RODRÍGUEZ, C. Introdução: para ampliar o cânone da produção. In: SANTOS, B. S. (org.). Produzir para viver: os caminhos da produção não capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. (parte 1.1.1 A tradição cooperativa). SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17ª. ed.Campinas: Autores Associados, 2007. SCHWARZ, Roberto. Cultura e Política, 3ª ed. São Paulo: Paz e Terra. 2009. SCHWARCZ, Lília Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil 1870-1930. São Paulo: Cia das Letras, 1993. SILVA, Aracy Lopes da. Mito, razão, história e sociedade: inter-relações nos universos socioculturais indígenas. In: LOPES DA SILVA, A.; GRUPIONE, L.D.B. (orgs.). A temática indígena na escola. Brasília: MEC: MARI: UNESCO, 1995, p. 317-335. SILVA, Edna Lúcia da & MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3ª ed. rev. Atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001. 121p. SILVA, Ezequiel Theodoro da. Criticidade e leitura: ensaios. Campinas: Mercado das letras, 1998. SILVA, Tomaz Tadeu da. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pósmoderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Territórios contestados. Petrópolis: Vozes, 2004. SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. As visões da anaconda: a narrativa escrita indígena no Brasil, 2003. Revista Semear 7. Disponível em: <http://www.letras.pucrio.br/catedra/revista/semiar_7.html>. Acesso em: 18 jun. 2013. SPYER, Márcia. A questão da identidade étnica na sala de aula: a cultura indígena. In: Múltiplos Olhares sobre a educação e cultura. Ed. UFMG, 1996. SUA PESQUISA. Mario de Andrade. Biografia. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/biografias/mariodeandrade >. Acesso em 20 jan. 2013. TEKOÁ MBOY-TY. Sobre a Aldeia Indígena Guarani de Camboinhas. Disponível em: <http://www.tekoamboytyitarypu.site90.com/index.php?p=1_2_Aldeia>. Acesso em : jan. 2012. VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo; PEIXOTO, Maria do Rosário da Cunha; KHOURY, Yara Maria Aun. A pesquisa em história. 4ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2002. (Série Princípios). WAPICHANA, Cristino. Makunaima X Macunaíma. In: Revista Educação em Linha- Encontros com a Literatura. Rio de Janeiro: Secretara de estado de Educação, Ano IV, nº 13, julho-setembro/2010. WHAIKON, Rosi. País das Fichas. In: MUNDURUKU, Daniel; WAPICHANA, Cristino, orgs. Antologia Indígena. Cuiabá: Palavra de Índio-SEC, 2009. WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. ZILBERMAN, Regina. Políticas de Leitura e formação do leitor no Brasil. Revista da Biblioteca Mário de Andrade, São Paulo: SME, v.56, p. 53-63, 1998. REFERÊNCIAS DOS LIVROS PESQUISADOS APOLONÁRIO, Maria Raquel. Projeto Araribá. São Paulo. 9º ano. 2º ed. Editora Moderna, 2007. _________, Maria Raquel. Projeto Araribá. São Paulo: 6º ano. 2º ed. Editora Moderna, 2007. __________, Maria Raquel. Projeto Araribá. São Paulo: 8º ano. 2º ed. Editora Moderna, 2007. __________, Maria Raquel. Projeto Araribá. São Paulo: 7º ano. 2º ed. Editora Moderna, 2007. CARDOSO, Oldimar.Tudo é História. São Paulo: 8º ano. 1º ed. Editora Ética, 2011. DOMINGUES, Joelma Ester. História em Movimento: Imagem e Texto. São Paulo: 2009. 1º ed. Editora FTD, 2009. NOGUEIRA, Fausto Gomes; CAPELLARI, Marcos A. Ser Protagonista. São Paulo: 1º ano do Ensino Médio. 1º ed. Edições SM. 1º ed. 2010. _________, Fausto Gomes; CAPELLARI, Marcos A. Ser Protagonista. São Paulo: 3º ano do Ensino Médio. 3º ed Edições SM, 2010. PETTA, Nicolina Luiza de; OJEDA, Eduardo A. Baez; DELFINI Luciano. História uma Abordagem Integrada. São Paulo: V. U. Ensio Médio. 1ª ed. Editora Moderna, 2005. SANTOS, Georgina dos; FARIA, Sheila de Castro; VAINFAS, Ronaldo; FERREIRA, Jorge. História: o Longo do Século XIX. São Paulo: 2º ano do Ensino Médio. 1º ed. Editora Saraiva, 2010. SCHMIDT, Mario. Nova história crítica. São Paulo: 6º ano. Nova Geração, 2005. SPINOLA, Siomara Sodré. Historia. Rio de Janeiro. São Paul: 4º ou 5º ano. 1ª ed. Editora Ática, 2010. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.