Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21221
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJara, Gloria Petrona García-
dc.date.accessioned2025-04-24T18:11:07Z-
dc.date.available2025-04-24T18:11:07Z-
dc.date.issued2024-08-05-
dc.identifier.citationJARA, Gloria Petrona Garcia. Desenvolvendo habilidades em agricultura biodinâmica no Jardim Botânico do Rio de Janeiro: abordagens teóricas e práticas na formação agroecológica de jovens em jardinagem. 2024. 116 p. Dissertação (Mestrado em Práticas de Desenvolvimento Sustentável). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21221-
dc.description.abstractA mudança climática é um sinal ambiental de desequilíbrios ecossistêmicos, muitos dos quais têm sua origem no modelo de produção agrícola da Revolução Verde. Nossa situação de emergência planetária nos convida a repensar as consequências das atividades humanas, buscando novas propostas que respeitem os ciclos da natureza e sua resiliência. Nesse contexto global, em 2015, a Organização das Nações Unidas criou dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a agroecologia é apresentada como uma das alternativas possíveis para alcançá-los. Existem vários modelos agroecológicos, sendo o mais polêmico a Agricultura Biodinâmica, baseada na Antroposofia ou Ciência Espiritual, na importância da relação entre o Cosmos e seus efeitos sobre as plantas, os animais, o solo, as doenças e a relação entre os agricultores e suas unidades de produção. Esta dissertação tem como foco a Agricultura Biodinâmica e é composta por dois capítulos, sendo o primeiro um estudo bibliográfico para aprofundar o conhecimento biodinâmico, compreendendo suas origens, suas principais características e seu desenvolvimento prático no contexto brasileiro. A hipótese de que a Agricultura Biodinâmica é uma alternativa agroecológica versátil e aplicável a diversas situações fundamenta o conteúdo do segundo capítulo, que tem como objetivo documentar a experiência de um curso de Agricultura Biodinâmica na formação de jovens que estudam agroecologia no Jardim Botânico do Rio de Janeiro com a metodologia de pesquisa-ação e o estudo de caso. Através da experiência, verificou-se que esta alternativa agroecológica pode ser adaptada a vários contextos e pode ser uma estratégia viável para alcançar os ODS.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectJardim Botânicopt_BR
dc.subjectAgricultura Biodinâmicapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectBotanical Gardenpt_BR
dc.subjectBiodynamic Agriculturept_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectSustainable Development Goalspt_BR
dc.titleDesenvolvendo habilidades em agricultura biodinâmica no Jardim Botânico do Rio de Janeiro: abordagens teóricas e práticas na formação agroecológica de jovens em jardinagempt_BR
dc.title.alternativeDeveloping skills in biodynamic agriculture in the Botanical Garden of Rio de Janeiro: theoretical and practical approaches in the agroecological training of young people in gardeningen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherClimate change is an environmental sign of ecosystem imbalances, many of which have their origins in the Green Revolution model of agricultural production. Our situation of planetary emergency invites us to rethink the consequences of human activities, seeking new proposals that respect nature's cycles and its resilience. . In this global context, in 2015 the United Nations created seventeen Sustainable Development Goals and agroecology is presented as one of the possible alternatives for achieving them. There are various agroecological models, the most controversial of which is Biodynamic Agriculture, based on Anthroposophy or Spiritual Science, on the importance of the relationship between the Cosmos and its effects on plants, animals, soil, diseases and the relationship between farmers and their production units. This dissertation focuses on Biodynamic Agriculture and is made up of two chapters, the first of which is a bibliographical study to delve deeper into biodynamic knowledge, understanding its origins, its main characteristics and its practical development in the Brazilian context. The hypothesis that Biodynamic Agriculture is a versatile agroecological alternative that can be applied to a variety of situations underpins the content of the second chapter, which aims to document the experience of a Biodynamic Agriculture course in the training of young people studying agroecology in the Botanical Garden of Rio de Janeiro, using the methodology of action research and a case study. The experience showed that this agroecological alternative can be adapted to various contexts and can be a viable strategy for achieving the SDGs.en
dc.contributor.advisor1Lira, Catarina da Fonseca-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8971-4226pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4760323527316748pt_BR
dc.contributor.referee1Lira, Catarina da Fonseca-
dc.contributor.referee2Uzêda, Mariella Camardelli-
dc.contributor.referee3Amâncio, Robson-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012148806136134pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Florestaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Gloria Petrona Garcia Jara.pdf4.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.