Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPereira, Guilherme Alves-
dc.date.accessioned2025-04-24T18:38:08Z-
dc.date.available2025-04-24T18:38:08Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.citationPEREIRA, Guilherme Alves. O trabalho como princípio educativo na pedagogia do centro estadual integrado de educação rural de Vila Pavão - ES. 2024. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21222-
dc.description.abstractAtravés do trabalho, o ser humano tem a possibilidade de intervir na natureza, e essa intervenção é denominada trabalho. Sendo ele uma categoria fundante do ser social, está intrinsecamente relacionado ao processo educativo, uma vez que a transmissão de conhecimento, em determinado momento da história da humanidade, ocorreu por meio dos processos que hoje compreendemos como trabalho. O presente estudo investigou as contribuições do tema "trabalho como princípio educativo" na proposta pedagógica do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Vila Pavão, no Estado do Espírito Santo, instituição que promove a modalidade educacional de educação do campo. A metodologia adotada foi qualitativa, com levantamento documental, para analisar os documentos que fundamentaram a construção pedagógica e jurídica do objeto de pesquisa. Para o diálogo com os participantes, foram utilizados questionários e entrevistas, cujos dados foram organizados em categorias e analisados por meio do método de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram a relevância da metodologia desenvolvida ao longo de quarenta anos de prática pedagógica. Contudo, os mesmos resultados apontaram contradições no contexto atual, no qual a proposta pedagógica enfrenta um conflito de identidade. O embasamento teórico do estudo foi construído a partir de autores como Arroyo, Caldart e Molina (2012); Freire (2007); Shulgin (2013); Pistrak (2000); Saviani (2021); Marx e Engels (2020); Caldart et al. (2012), entre outros. Esses autores fundamentaram a discussão sobre a educação do campo e o trabalho como princípio educativo. Ao final das análises, constatou-se que, embora o CEIER-VP possua um histórico sólido de defesa de uma educação afastada do modelo tradicional, conforme estabelecido em seus documentos institucionais, atualmente enfrenta um processo de crise identitária em sua proposta pedagógica.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectTrabalho como princípio educativopt_BR
dc.subjectPesquisa documentalpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectWork as an educational principlept_BR
dc.subjectDocumentary researchpt_BR
dc.titleO trabalho como princípio educativo na pedagogia do centro estadual integrado de educação rural de Vila Pavão - ESpt_BR
dc.title.alternativeThe category of work as an educational principle in the pedagogy of the Integrated State Center for Rural Education of Vila Pavão - ESen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThrough work, human beings have the ability to intervene in nature, and this intervention is referred to as work. Being a fundamental category of social existence, work is intrinsically linked to the educational process, as the transmission of knowledge, at a certain point in human history, occurred through processes that we now understand as work. This study investigated the contributions of the theme "work as an educational principle" in the pedagogical proposal of the Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) in Vila Pavão, Espírito Santo, Brazil, an institution that promotes the rural education modality. The adopted methodology was qualitative, with documentary research conducted to analyze the documents that underpin the pedagogical and legal framework of the research subject. To engage with participants, questionnaires and interviews were employed for data collection. The collected data were categorized and analyzed using the content analysis method. The results highlighted the significance of the methodology developed over forty years of pedagogical practice. However, the findings also revealed contradictions in the current context, where the pedagogical proposal faces an identity conflict. The theoretical framework of the study was based on authors such as Arroyo, Caldart, and Molina (2012); Freire (2007); Shulgin (2013); Pistrak (2000); Saviani (2021); Marx and Engels (2020); Caldart et al. (2012), among others. These authors supported the discussion on rural education and work as an educational principle. In conclusion, it was observed that although CEIER-VP has a solid history of advocating for an education model distinct from the traditional format, as established in its institutional documents, it is currently undergoing a process of pedagogical identity crisis.en
dc.contributor.advisor1Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256pt_BR
dc.contributor.referee1Gregorio, Sandra Regina-
dc.contributor.referee2Gregorio, Tania Cristina da Conceiçao-
dc.contributor.referee3Amaral, Debora Monteiro do-
dc.contributor.referee4Miranda, Marina Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9539503580093986pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Guilherme Alves Pereira.pdf2.67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.