Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21230
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMenezes, Daniel Dias de-
dc.date.accessioned2025-04-25T15:37:27Z-
dc.date.available2025-04-25T15:37:27Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationMENEZES, Daniel Dias de. O uso do jogo de RPG como ferramenta de estudo de ângulos para alunos do 6° ano do ensino fundamental. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21230-
dc.description.abstractO presente trabalho investiga o uso do jogo de Role-Playing Game (RPG) como ferramenta pedagógica para o estudo de ângulos, com foco em alunos do 6o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como objetivo principal explorar como as características interativas, narrativas e colaborativas do jogo de RPG podem ser aplicadas para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da resolução de problemas matemáticos. Especificamente, a proposta pedagógica aborda o ensino de ângulos, incluindo notação, uso, medida e classificação, por meio de um módulo de jogo de RPG contextualizado no universo da geometria. O estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa, com aplicação de práticas em sala de aula que mesclam narrativa ficcional e desafios matemáticos. A análise considera o engajamento dos alunos, os avanços na compreensão conceitual e a resolução prática de problemas relacionados a ângulos. Os resultados indicaram que os jogos de RPG promovem maior participação dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e significativo, além de potencializar a interdisciplinaridade ao conectar a matemática a contextos reais e imaginativos. Conclui-se que o uso do jogo de RPG em práticas educativas oferece uma alternativa inovadora para ensinar matemática, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes, especialmente no que se refere à capacidade de trabalhar em equipe, aplicar conhecimentos em situações desafiadoras e estabelecer conexões entre teoria e prática. Este trabalho reafirma a importância de metodologias lúdicas no ensino fundamental, apontando para novas possibilidades no ensino da matemática por meio de jogos narrativos e colaborativos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectângulospt_BR
dc.subjectRPGpt_BR
dc.subjectengajamentopt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectanglespt_BR
dc.subjectengagementpt_BR
dc.subjectteachingpt_BR
dc.subjectlearningpt_BR
dc.titleO uso do jogo de RPG como ferramenta de estudo de ângulos para alunos do 6° ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherThe present work investigates the use of the Role-Playing Game (RPG) as a pedagogical tool for studying angles, focusing on students in the 6th year of Elementary School. The main objective of the research is to explore how the interactive, narrative and collaborative characteristics of role-playing games can be applied to the development of logical reasoning, creativity and mathematical problem solving. Specifically, the pedagogical proposal addresses the teaching of angles, including notation, use, measurement and classification, through an RPG game module contextualized in the universe of geometry. The study is based on a qualitative approach, with the application of classroom practices that mix fictional narrative and mathematical challenges. The analysis considers student engagement, advances in conceptual understanding and practical problem solving related to angles. The results indicated that RPG games promote greater student participation, making the learning process more dynamic and meaningful, in addition to enhancing interdisciplinarity by connecting mathematics to real and imaginative contexts. It is concluded that the use of role-playing games in educational practices offers an innovative alternative to teaching mathematics, contributing to the integral development of students, especially with regard to the ability to work as a team, apply knowledge in challenging situations and establish connections between theory and practice. This work reaffirms the importance of playful methodologies in elementary education, pointing to new possibilities in teaching mathematics through narrative and collaborative games.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8102-5765pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8102-5765pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664pt_BR
dc.contributor.referee2Félix, Luciano Vianna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9362520082281314pt_BR
dc.contributor.referee3Antunes, Gladson Octaviano-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3692-374Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6725560105680636pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6044895226641818pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, MEB; VALENTE, JA Tecnologias e ensino: práticas pedagógicas inovadoras no Brasil. Campinas: Papirus, 2019. ALVES, MC; PEREIRA, RT Jogos narrativos no ensino de matemática: práticas interdisciplinares para o fundamental II. Recife: EdUFPE, 2020. ANDRADE, MF Estratégias lúdicas para o ensino de matemática: jogos, desafios e aprendizagens. Recife: Edupe, 2018. AUSUBEL, DP A psicologia da aprendizagem verbal significativa. Nova York: Grune & Stratton, 2003. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994. BORBA, RÉ; ARAÚJO, MC Metodologias ativas e ensino de matemática: uma análise de práticas inovadoras. Revista Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, v. 2, pág. 45-62, 2019. BORBA, MC; PENTEADO, MG Educação matemática na era da informática: repensando práticas pedagógicas. São Paulo: Editora da UNESP, 2001. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018. COSTA, RA Jogos narrativos e ensino: caminhos para uma educação interdisciplinar. São Paulo: Cortez, 2015. COSTA, RA; PEREIRA, LS Jogos como estratégia pedagógica no ensino de matemática. Porto Alegre: Penso, 2020. D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. DANTE, LR Didática da matemática: uma abordagem prática. 5. ed. São Paulo: Ática, 2013. DEMO, P. Educação e qualidade. Campinas: Autores Associados, 2009. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GIL, AC Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. HUIZINGA, J. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2000. KISHIMOTO, TM Jogo, brinquedo e brincadeira na infância. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010. KISHIMOTO, TM Jogo, brinquedo, brincadeira e educação infantil. São Paulo: Cortez, 2011. KISHIMOTO, TM Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2018. LIMA, CR; COSTA, FR Narrativas e práticas pedagógicas com jogos educativos no ensino de matemática. Salvador: EdUFBA, 2020. LIMA, CR; ROCHA, JP Jogos digitais e narrativas no ensino de matemática: novas abordagens pedagógicas para o ensino fundamental. Belo Horizonte: EdUFMG, 2020. LÜDKE, M.; ANDRÉ, MEDA Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013. MINAYO, MCS O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2001. MOURA, MO Didática da matemática: reflexões sobre a prática pedagógica. Campinas: Mercado de Letras, 2017. MOURA, MO Ensino e aprendizagem da matemática: práticas mediadas por jogos educativos. São Paulo: FTD, 2019. MOURA, MO; SANTOS, DR Práticas pedagógicas inovadoras no ensino de matemática: a ludicidade como ferramenta educacional. Curitiba: Appris, 2019. MOURA, MO; SILVA, MC Jogos educativos e práticas colaborativas no ensino fundamental. Rio de Janeiro: LTC, 2018. NOGUEIRA, JF; ALVES, RM O uso de narrativas no ensino de matemática: aplicações práticas e pedagógicas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021. PAIS, L.; NACARATO, AM Educação matemática: práticas pedagógicas para o ensino fundamental. Campinas: Papirus, 2010. RAMOS, AL; SILVA, JR; FERREIRA, ML Jogos e desafios no ensino de matemática: práticas inovadoras em sala de aula. São Paulo: Ática, 2015. ROCHA, JP Jogos e aprendizagem: práticas educativas e experiências lúdicas. São Paulo: Ática, 2013. SANTOS, D.R.; OLIVEIRA, MA Jogos no ensino de matemática: metodologias práticas para a sala de aula. Fortaleza: EdUECE, 2019. SANTOS, D.R.; OLIVEIRA, MA Narrativas e ludicidade no ensino de matemática. Fortaleza: EdUECE, 2020. SANTOS, D.R.; OLIVEIRA, MA Jogos matemáticos e sua aplicação no ensino fundamental. Fortaleza: EdUECE, 2021. SANTOS, D.R.; SILVA, JA Jogos no ensino de matemática: novas abordagens pedagógicas. Porto Alegre: Penso, 2020. SILVA, MC; COSTA, FR Práticas pedagógicas mediadas por jogos no ensino fundamental. São Paulo: Ática, 2020. SILVA, MC; COSTA, FR Jogos educativos e o desenvolvimento do raciocínio matemático: reflexões para a sala de aula. Brasília: Liber Livro, 2021. SILVA, R.T.; GOMES, ML Metodologias lúdicas no ensino de matemática: um estudo sobre práticas pedagógicas. Revista de Educação Matemática, Rio de Janeiro, v. 2, pág. 34-49, 2020. SMOLE, KS; DINIZ, MI A matemática e a realidade: propostas de ensino através da resolução de problemas. São Paulo: Saraiva, 2007. TRIVIÑOS, ANS Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. VYGOTSKY, LS A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007. ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025 - Daniel Dias de Menezes.pdf7.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.