Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLopane, Anna Rosa Maria-
dc.date.accessioned2025-04-25T17:01:44Z-
dc.date.available2025-04-25T17:01:44Z-
dc.date.issued2014-04-01-
dc.identifier.citationLOPANE, Anna Rosa Maria. Bacalhau no Brasil: um mercado sob o impacto da globalização.2014. 83 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21233-
dc.description.abstractA pesquisa trata do mercado do bacalhau como produto importante na cadeia agroalimentar brasileira. Atualmente, estamos assistindo a uma transformação do padrão de consumo de alimentos (para uma dieta mais saudável) e, especificamente, da forma de consumo do bacalhau, que não é mais ligada à tradição, com um consumo restrito a particulares períodos do ano (Páscoa, Natal). Além disso, o bacalhau não se encontra mais apenas no lar doméstico, mas é distribuído em cadeias de restaurantes a quilo ou nos botecos em forma de bolinho e se consome diariamente. A análise será construída a partir da ótica das Global Value Chains (GVC), que se distancia da teoria neoclássica, entendida como limitada por considerar apenas a qualidade do produto. Por sua vez, a crescente assimetria de informação enfraquece o papel dos consumidores. Analisar a cadeia de um produto significa inseri-lo num contexto global, estudando as formas de coordenação da cadeia ativadas por distintos atores, onde empresas e trabalhadores de regiões distantes do mundo se afetam reciprocamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectBacalhaupt_BR
dc.subjectGVCpt_BR
dc.subjectglobalizaçãopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectComércio Internacionalpt_BR
dc.subjectcodpt_BR
dc.subjectconsumept_BR
dc.subjectGlobalizationpt_BR
dc.subjectInternational Tradept_BR
dc.titleBacalhau no Brasil: um mercado sob o impacto da globalizaçãopt_BR
dc.title.alternativeCod in Brazil: a Market under the impact of globalization.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe research deals with the market of cod as an important product in the Brazilian agri-food chain. Currently, we are witnessing a transformation of the pattern of consumption of food (for a healthier diet) and, specifically, the form of consumption of cod, which is no longer linked to the tradition, with a consumption restricted to particular periods of the year (Easter, Christmas). In addition, the cod is no longer consumed only at home, but is distributed in chains of restaurants “a quilo” or in bars in the form of bolinhos that has a daily consume. The analysis will be built from the perspective of Global Value Chains (GVC), which differs from the neoclassical theory, understood as limited by only considering the quality of the product. In turn, the growing asymmetry of information weakens the role of consumers. Analyze the chain of a product means inserting it in a global context, studying the forms of coordination of the chain activated by different actors, where companies and workers from distant regions of the world that affect each other.en
dc.contributor.advisor1Wilkinson, John-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0227-3294pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2989426582410693pt_BR
dc.contributor.referee1Wilkinson, John-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0227-3294pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2989426582410693pt_BR
dc.contributor.referee2Portilho, Maria de Fátima Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4780-9547pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0274508709603902pt_BR
dc.contributor.referee3Castro, Ana Célia-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7070-6047pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821494129200374pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9114627110465403pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
dc.relation.references(s.d.). Fonte: Site da Riberalves: http://www.riberalves.pt/ Abel, M., & Consiglieri, C. (1998). O bacalhau na vida e na cultura dos portugueses. Academia do bacalhau de Lisboa. Abras, A. B. (2007). Cartilha Orientativa. Comercialização de Pescado Salgado e Pescado Salgado Seco. Fonte: http://www.anvisa.gov.br/alimentos/informes/cartilha_bacalhau.pdf Barbosa, L. (2007). Feijão com arroz e arroz com feijão: o Brasil nos pratos dos brasileiros. Horizontes Antropológicos, 87-116. Cerini Di Castegnate, L. (2008). Il grande libro del baccalá. Idea Libri. David, P. (1985). Clio and the economics of qwerty. . The American Economic Review, 332- 337. De Loture, R. (1949). Histoire de la Grande Pêche de Terre-Neuve. Gallimard. Dias, J. F., Filipe, J., Menezes, R., & Guerreiro, V. (2001). A saga do "Fiel Amigo". As indústrias portuguesas do bacalhau. Fold, N. (2002). Lead Firms and Competition in ‘Bi-polar’ Commodity Chains: Grinders and Branders in the Global Cocoa-chocolate Industry. Journal of Agrarian Change, 228- 247. Gereffi, G. (2001). beyond the producer-driven/buyer-driven dichotomy. The evolution of GVC in the internet era. 30-40. Gereffi, G., Humphrey, J., & Sturgeon, T. (2005). The governance of Global Value Chains. Review of International Political Economy, 78-104. Holm, P. (2007). Which Way Is Up on Callon. Em D. MacKenzie, F. Muniesa, & L. Siu, Do Economists Make Markets? (pp. 225-243). Princeton University Press. Johansen, O. (06 de 01 de 2014). Norway has never exported more cod . Fonte: Norwegian Seafood Council: http://en.seafood.no/News-and-media/News-archive/Pressreleases/ Norway-has-never-exported-more-cod Kurlansky, M. (2000). Bacalhau. A história do peixe que conquistou o mundo. MPA, M. d. (2010). Boletim estatístico da Pesca e da Aquicultura. MPA. Parlato, A. (2007). Sua maestà il baccalà. Storia del «Pesce in salato che ci vien d'oltremari». Colonnese. Reardon, T., & Berdegué, J. A. (2002). The rapid rise of supermarkets in Latin America: challenges and opportunities for development. Development Policy Review, 371-388. 77 Sassateli, R. (2007). Consumer Culture. History theory & politics. Trebbi, M. (1996). Il museo anseatico e le sale comuni. Bergen, Noruega: Museum Vest. Warde, A., & Lydia, M. (2000). Eating Out. Social differentiation, consumptionand pleasure. Cambridge University Press. Wilkinson, J. (2006). Fish: A Global Value Chain Driven on the Rocks. European Society for Rural Sociology.pt_BR
dc.subject.cnpqSociologiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Anna Rosa Maria.pdf3.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.