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dc.contributor.authorReis, Luan de Paiva dos-
dc.date.accessioned2025-04-28T12:35:48Z-
dc.date.available2025-04-28T12:35:48Z-
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationREIS, Luan de Paiva dos. O OPDCA como plano de ação para superar a indisciplina e a desmotivação por meio da estatística para a terceira série do ensino médio à luz da BNCC. 2025. 311 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21236-
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito explorar o ciclo OPDCA (Observar, Planejar, Fazer, Verificar, Agir), uma variação do ciclo PDCA, voltado para a melhoria contínua de processos, com a abordagem da Educação Matemática Crítica, promovendo reflexões sobre a prática pedagógica, como plano de ação para superar a indisciplina e a desmotivação por meio da Estatística, aplicados à terceira série do Ensino Médio, à luz da BNCC. O estudo analisa os aspectos disciplinares, motivacionais e o aprendizado dos alunos em Estatística, com ênfase na produção de relatórios detalhados, utilizando tabelas para complementar a visualização dos dados. A pesquisa se classifica como pesquisa-ação, alinhada ao ciclo OPDCA, que orienta o desenvolvimento e a aplicação do estudo. A metodologia, estruturada pelo OPDCA e acompanhada de um recurso educacional com quinze planos de aula, visa explorar, de maneira diversificada, os conceitos de Introdução à Estatística, Medidas de Tendência Central e Dispersão, e Pesquisa Estatística. A pesquisa também aborda a importância da implementação de metodologias diferenciadas no ensino de Matemática, especialmente na rede pública, considerando que a falta dessas abordagens pode contribuir para o desinteresse dos estudantes, destacando que, à medida que novas ações forem implementadas e pesquisas realizadas, as práticas pedagógicas poderão ser aprimoradas, proporcionando um contínuo aperfeiçoamento no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se que os alunos utilizem a Estatística como ferramenta para a resolução de problemas sociais, tornando-se mais motivados e disciplinados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectOPDCApt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectStatisticspt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectTeaching Sequencept_BR
dc.titleO OPDCA como plano de ação para superar a indisciplina e a desmotivação por meio da estatística para a terceira série do ensino médio à luz da BNCCpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis paper aims to explore the OPDCA cycle (Observe, Plan, Do, Check, Act), a variation of the PDCA cycle, focused on continuous process improvement, with the approach of Critical Mathematics Education, promoting reflections on pedagogical practice as an action plan to overcome indiscipline and demotivation through Statistics, applied to the third year of high school, in light of the BNCC. The study analyzes disciplinary, motivational aspects, and student learning in Statistics, with an emphasis on the production of detailed reports, using tables to complement data visualization. The research is classified as action-research, aligned with the OPDCA cycle, which guides the development and application of the study. The methodology, structured by the OPDCA and accompanied by an educational resource with fifteen lesson plans, aims to explore, in a diversified manner, the concepts of Introduction to Statistics, Measures of Central Tendency and Dispersion, and Statistical Research. The research also addresses the importance of implementing differentiated methodologies in Mathematics teaching, especially in public education, considering that the lack of these approaches may contribute to students' disinterest, emphasizing that as new actions are implemented and research is conducted, pedagogical practices can be improved, leading to continuous enhancement in the teaching-learning process. It is expected that students will use Statistics as a tool for solving social problems, becoming more motivated and disciplined.en
dc.contributor.advisor1Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8102-5765pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664pt_BR
dc.contributor.advisor2Martinho, Andréa Luiza Gonçalves-
dc.contributor.advisor2IDhttps://orcid.org/0009-0002-0876-4438pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091881705638294pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Araujo, Leandro Tomaz de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0009-0006-5568-1706pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5898311635778281pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8102-5765pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Andre Luiz Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040pt_BR
dc.contributor.referee3Freire, Emerson Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229442671399164pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6551158386651376pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
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