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dc.contributor.authorPacheco, Thiago Lemos-
dc.date.accessioned2025-04-28T14:20:09Z-
dc.date.available2025-04-28T14:20:09Z-
dc.date.issued2025-03-14-
dc.identifier.citationPACHECO, Thiago Lemos. Como a modelagem matemática com o ensino de funções do 1º grau podem auxiliar no aprendizado nas turmas da EJA: uma proposta interdisciplinar. 2025. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21239-
dc.description.abstractA presente dissertação investigou o impacto da Modelagem Matemática aliada a uma abordagem interdisciplinar no ensino de funções do 1o grau em uma turma da Eeducação de Jovens e Adultos (EJA) de nível médio, composta por 17 alunos com idades variando entre 19 e 65 anos, pertencentes a uma escola pública estadual localizada no município de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa, de natureza qualitativa exploratória e utilizando métodos mistos, buscou analisar como a integração do conteúdo matemático de função afim a diversos contextos do cotidiano, por meio de uma sequência didática interdisciplinarmente elaborado, poderia auxiliar no aprendizado e superar dificuldades tradicionais encontradas nessa modalidade de ensino. Os dados foram coletados através da aplicação de questionários de opinião antes e após a intervenção pedagógica, entrevistas semiestruturadas e registros em diário de bordo. De modo geral, os resultados da pesquisa indicaram que as atividades matemáticas desenvolvidas, que incluíram a utilização de exemplos contextualizados e a modelagem de situações reais como o custo de corridas de aplicativos de transporte, contribuíram significativamente para a compreensão do conceito de função afim pela maioria dos alunos, promovendo a percepção da relevância e aplicabilidade da matemática em outras disciplinas e no cotidiano, e despertando um maior interesse e motivação para o estudo da disciplina. Contudo, a análise também apontou para a persistência de desafios em relação à abstração e formalização dos conceitos matemáticos por parte de alguns estudantes, sugerindo a necessidade de estratégias pedagógicas complementares que fortaleçam a transição entre a compreensão intuitiva e o domínio teórico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectMathematical Modelingpt_BR
dc.titleComo a modelagem matemática com o ensino de funções do 1º grau podem auxiliar no aprendizado nas turmas da EJA: uma proposta interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present dissertation investigated the impact of Mathematical Modeling combined with an interdisciplinary approach in teaching first-degree functions in a class of Youth and Adult Education (EJA) at the high school level, consisting of 17 students aged between 19 and 65 years, from a state public school located in the municipality of Itaguaí, in the state of Rio de Janeiro. The research, of an exploratory qualitative nature and using mixed methods, aimed to analyze how the integration of the mathematical content of affine functions into various everyday contexts, through an interdisciplinarily designed didactic sequence, could assist in learning and overcome traditional difficulties encountered in this educational modality. Data were collected through the application of opinion questionnaires before and after the pedagogical intervention, semi-structured interviews, and field diary records. Overall, the research results indicated that the developed mathematical activities, which included the use of contextualized examples and the modeling of real-life situations such as the cost of ridesharing app trips, significantly contributed to the understanding of the concept of affine function by most students, promoting the perception of the relevance and applicability of mathematics in other disciplines and in daily life, and sparking greater interest and motivation for studying the subject. However, the analysis also pointed to the persistence of challenges regarding the abstraction and formalization of mathematical concepts by some students, suggesting the need for complementary pedagogical strategies to strengthen the transition between intuitive understanding and theoretical mastery.en
dc.contributor.advisor1Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7555-345Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510467649923999pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes Junior, Edivaldo Figueiredo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7555-345Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1510467649923999pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Orlando dos Santos-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8102-5765pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6519459974850664pt_BR
dc.contributor.referee3Valente, André Guimarães-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1190307564705419pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8872789591985242pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
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