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dc.contributor.authorSilva, Bianca Moreira Mariquito Naime-
dc.date.accessioned2025-04-28T15:39:58Z-
dc.date.available2025-04-28T15:39:58Z-
dc.date.issued2015-05-11-
dc.identifier.citationSILVA, Bianca Moreira Mariquito Naime. A inserção de agricultores familiares de Pará de Minas nos circuitos de comercialização de alimentos. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21242-
dc.description.abstractNas últimas décadas, ocorreram mudanças nas formas de intermediação entre a produção familiar e o mercado de comercialização dos produtos agrícolas. Esses mercados, agora mais especializados, exigem a adoção de novas estratégias para acessá-los. Essas estratégias compreendem desde a busca por melhor qualidade dos produtos e mais eficiência na distribuição, assim como o engajamento em formas associativas e o rompimento de barreiras burocráticas nas relações de compras institucionais. Dentro do universo da diversidade da agricultura familiar, que inclui desde a produção para subsistência até incorporação de inovações tecnológicas, a inserção nos diversos mercados poderá ser diferente para cada indivíduo ou grupo familiar. Este trabalho pretendeu, portanto, entender quais os fatores que favorecem o acesso a um ou outro tipo de mercado, suas potencialidades e limites para o acesso diferenciado do universo heterogêneo da agricultura familiar. Ainda, objetivou-se conhecer as estratégias adotadas pelos agricultores no enfrentamento dessas transformações. Para um olhar mais específico, selecionou-se o município de Pará de Minas, no estado de Minas Gerais, no qual foi possível estabelecer maior aproximação com os agricultores e demais agentes estudados. Contando com um número significativo de agricultores familiares, essa cidade de 84 mil habitantes, localizada próxima a uma Central de Abastecimento, possui uma diversidade de mercados que têm sido potencializados e cujos agricultores veem enfrentando suas dinâmicas. A modernização capitalista no campo exige maior emprego de tecnologias, maquinários e insumos, que num contexto de maior concorrência pode culminar no abandono da atividade agrícola. Já a permanência da agricultura familiar pode evidenciar uma adaptação às transformações dos mercados. Os resultados dessa pesquisa apontaram para a existência de velhos mercados em Pará de Minas ainda mantidos a partir do estabelecimento de relações sociais de confiança e reconhecimento, apesar da influência dessas transformações. Sendo assim, as estratégias adotadas pelos agricultores estudados vão em direção a uma diversificação da produção e do acesso a mais de um canal de comercialização. Dessa forma, os agricultores familiares entrevistados em Pará Minas ainda acessam majoritariamente o que a bibliografia chama de velhos mercados, enfrentando assim, antigos problemas, como a presença de atravessadores. Para responderem melhor a esses já conhecidos dilemas, falta a esses agricultores uma expansão de suas redes sociais e a criação de marcas e selos de qualidade a fim de que outros canais sejam construídos como opções de comercialização frente às essas novas exigências.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectmercadospt_BR
dc.subjectagricultura familiarpt_BR
dc.subjectcircuitos comerciaispt_BR
dc.subjectmarketspt_BR
dc.subjectmarketspt_BR
dc.subjectfamily farmspt_BR
dc.titleA inserção dos agricultores familiares nos circuitos de comercialização de alimentos: uma análise sobre o caso de Pará de Minaspt_BR
dc.title.alternativeThe inclusion of Pará de Minas´s family farmers in food marketing channels.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherIn recent decades, there have been changes in the forms of intermediation between family production and the trading market for agricultural products. These markets, more specialized, require the adoption of new strategies to access them. These strategies range from the search for better quality products and more efficiency in distribution, as well as engaging in forms of association and the disruption of bureaucratic barriers in the institutional purchasing relationships. Within the universe of diversity of family farming, which includes everything from production to subsistence until incorporation of technological innovations, the insertion in the various markets may be different for each individual or family group. This study therefore, aims to understand the factors that promote access to either type of market, their potential and limits to the differential access of the heterogeneous universe of family farming. Still, the objective was to understand the strategies adopted by farmers in coping with these changes. For a more specific look, we selected the city of Pará de Minas, in Minas Gerais, in which it was possible to establish closer ties with farmers and other agents studied. With a significant number of farmers, this city of 84,000 inhabitants located near a Supply Center, has a range of markets that have been leveraged and whose farmers have being facing their dynamics. The capitalist modernization in the field requires greater use of technologies, machinery and inputs, which in a more competitive environment may result in the abandonment of agricultural activity. Although, the permanence of family agriculture may show an adaptation to changes in the markets. The results of this research pointed to the existence of old markets in Pará de Minas still kept from the establishment of social relations of trust and recognition, despite the influence of these transformations. Thus, the strategies adopted by farmers will toward a diversification of production and access to more than a marketing channel. Thus, the farmers interviewed in Pará de Minas still access mostly what the literature calls the old markets facing so old problems such as the presence of intermediaries. To better respond to these known dilemmas, is requiring from these farmers to expand their social networks and to create brands and quality labels so that other channels are constructed as marketing options in the face of these new requirements.en
dc.contributor.advisor1Maluf, Renato Sergio Jamil-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6565-7148pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2361433814816659pt_BR
dc.contributor.referee1Maluf, Renato Sérgio Jamil-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6565-7148pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2361433814816659pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Raquel Pereira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0384-5191pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763515965991411pt_BR
dc.contributor.referee3wilkinson, Jhon-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0227-3294pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2989426582410693pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4054235786164755pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadept_BR
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dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
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